Musashi

Musashi Eiji Yoshikawa

Resenhas - Musashi

Paty 31/03/2021

Ele causou algumas discussões entre o povo aqui em casa
Olha, tem uma porção beeeeem grande de coisas que eu gostei nesse livro, de verdade, mas não sei se agora eu vou lembrar delas porque ainda estou sob efeito de nervosismo pós passei-no-semestre-graças-a-Deus. Eu faço questão de começar falando da tradutora.

"Ah, mas ela não é a única que traduz do japonês pro português". Sim, eu sei, e não é isso que vou discutir, quero apenas parabenizá-la pelo magnífico trabalho pois não ser a única não torna o trabalho mais fácil, e preciso dizer que o trabalho da Leiko foi magistral. Obrigada por existir, Leiko, e ter traduzido esse livro para nós, sua tradução ficou sublime.

Agora, vamos para o livro em si. Eu poderia soltar uma ininterrupta ladainha sobre os aspectos formais do texto e blablabla mas não vou fazer isso (a muito custo, porque acostumei tanto na universidade a fazer isso nas análises... isso acabou se tornando um vício contra o qual tento lutar asokpsoakopskpaks). Mas, preciso dizer que toda a construção textual foi muito boa mesmo... eu senti uma certa progressão textual às vezes, mas nada que alguém vá pensar "que droga". A poesia aqui também é maravilhosa. É o tipo de livro que eu SENTI o que o cara estava descrevendo, sabe? Paisagens, por exemplo: eu simplesmente conseguia imergir na descrição da coisa, o ribeirinho que ele descrevia, da mesma forma que eu conseguia ver as ruas enlameadas, os bambuzais e enfim; ele coloca de uma forma tão poética até as coisas mais simples, tipo "ah, o Musashi comeu um bolinho de arroz lá", e não de um jeito que ficasse chato, mas de um jeito que eu pensava "pô, deve tá mó bom esse bolinho aí, queria um também". Isso foi muito legal pra mim.

Agora, sobre os personagens: a verdade é que eu gosto muito da Otsu, ela é uma personagem com muita presença mesmo, ela é uma personagem forte e gosto muito disso, porque ela suporta uma coisas que a galera no geral não ia suportar não (não vou falar porque acho que seria spoiler). Mas não consigo deixar de pensar que ela é bem otária de ficar correndo atrás do Musashi (foi essa a parte que causou mais dissenções aqui entre nós... todos aqui já leram os livros dele, menos eu hehehe). Ela é incrível, mas o que falta de amor próprio nessa mulher é deprimente num ponto que dá vontade de pegar na mão dela e mandar ela se tratar. Eu não entendo como um ser humano em plena consciência se daria ao trabalho de quase morrer por um cara que, por mais que diga que ama, não demonstra nada disso. Do Joutaro não tenho o que falar, ele verdadeiramente ama a Otsu, não de jeito romântico, mas ele tem imenso carinho por ela de um jeito que o protagonista dessa história aparentemente nunca vai ter (esperemos o segundo volume para ver o que tem a nos dizer). Só não gostei quando ele matou o cachorro, isso foi maldade, mas ele é um mulequinho meio burro às vezes, então... Agora, o Musashi... mano. Tá, assim, gosto muito dele, mas do jeito que você encontra um personagem meio imbecil do qual você não consegue desgostar... Porque eu gosto super dele, ele é um ótimo personagem, mas ele é bem otário também. E egoísta. E mentiroso (não é sempre). E mala. MAS é um cara legal do jeito dele. Mas as coisas que ele faz quando diz respeito à Otsu me deixa virada no jiraya, não faz o sentido nenhum. Mas continuo na torcida para que ele consiga seguir nesse caminho da espada que ele escolheu... eu só queria que a Otsu acordasse pra vida ou sei lá, coitada, muito burrinha, nossa...

Mas enfim, é isso, o livro é muito bom e não é porque os personagens são um bando de bocós que vou desgostar da história, muito pelo contrário, isso até torna a história melhor pra mim. Lê aí, mó bom. (resenha confusa de novo, mas quem ler, perdoa eu, sou universitária com apenas uns três neurônios realmente funcionais, os outros se aposentaram).
CaRoL3000 01/04/2021minha estante
Se quiser podemos continuar nossa discussão por aqui kkkkk ;3
O Musashi ama a Otsu............do jeito guerreiro-muito-ocupado-tentando-alcançar-a-iluminação-superior-e-por-isso-não-posso-me-distrair dele...... Mas ama sim... ^ ^

Paty 01/04/2021minha estante
Em casa a gente conversa _

CaRoL3000 01/04/2021minha estante
...........Rude.... :3

Michelle 02/09/2013

Uma surpresa boa
Descobri esse livro por um acaso em uma promoção, enquanto garimpava o site de uma livraria. Um livro de proporções nada modestas, um preço bem acessível e uma sinopse bastante interessante foram suficientes para me fazer comprá-lo, apesar de não conhecer nada sobre o autor ou literatura japonesa em geral. Bem, posso dizer que foi uma das melhores compras aleatórias que eu já fiz!

Partindo para a história em si, o livro, baseado na vida de um famoso samurai, trata da vida do jovem Takezo, que na primeira cena acorda, junto a seu amigo Matahachi, em meio a cadáveres no campo da batalha de Sekigahara, da qual participou, sendo derrotada a facção apoiada por ele. Takezo retorna à sua aldeia natal, mas torna-se fugitivo. A partir de então, e influenciado por outros personagens, Takezo, que ao longo de sua jornada muda o nome para Musashi, viaja pelo Japão em busca de aperfeiçoamento na arte da esgrima. Ao longo da história, somos apresentados a personagens cativantes, dos quais pouco a pouco as histórias vão se entrelaçando até todos estarem em maior ou menor grau relacionados.

O livro, que tem cenas violentíssimas (que, inclusive, me fizeram lembrar dos animes que assistia na infância) possui um contraponto romântico: a bela Otsu, ex noiva de Matahachi, que por amor a Musashi , também percorre o país em busca de seu amado. O fato de uma mulher percorrer o país atrás do homem que ama, poderia indignar leitores modernos em outra circunstância. Mas por se tratar de outra cultura e uma outra época, esse sentimento não existe, pelo contrário, a personagem torna-se digna de admiração por sua força de caráter.

Uma característica riquíssima do livro são as cenas em que Musashi compara o manejo da espada com o trabalho de outros tipos de artistas, aprimorando seu aprendizado com esse tipo de observação. Essas comparações e descrições detalhadas (a maneira que a flor foi cortada, indicando o grau de perícia daquele que a cortou, só para citar um exemplo) dão uma beleza imensa ao livro, tornando cada página prazerosa.

Não sei como a história termina, o Volume 2 ainda me espera. Mas independentemente do desfecho, a qualidade deste livro já está mais do que garantida para mim! :)

Pedro.Melo 28/03/2022

Uma verdadeira obra prima
Excelente leitura, fluida, com personagens cativantes e nos leva ao Japão feudal e seus costumes. Recomendação garantida!

Reccanello 15/03/2022

Com mais de 120 milhões de cópias vendidas em suas diversas edições, Musashi é o romance mais vendido da história do Japão (um dos mais vendidos de toda a história da literatura, de fato) e conta a história de Miyamoto Musashi, o Santo Guerreiro japonês.
===
Publicado entre 1935 e 1939 em capítulos no jornal Asahi Shimbun, o romance histórico é uma ficção acerca da vida de Miyamoto Musashi, o samurai mais famoso do Japão, criador do estilo de esgrima Niten Ichi Ryū e autor de O Livro dos Cinco Anéis. Apesar de o esqueleto da narrativa seguir a trajetória histórica do espadachim, ela é bastante romantizada, misturando aos personagens reais outros completamente fictícios. De qualquer forma, e desde a famosa e importante Batalha de Sekigahara, em 1600, acompanhamos a vida de Musashi e seus duelos contra Muso Gonnosuke, Shishido Baiken, contra os mestres e discípulos da Academia Yoshioka, até seu último e mais famoso de todos, contra Sasaki Kojiro, em 1612. Entre um duelo e outro, o livro traça a transformação de Musashi de um samurai caipira, selvagem e vingativo em herói nacional e símbolo do Bushido, essência da cultura e da filosofia japonesas. Apesar de toda sua profundidade cultural e filosófica, o livro é uma aventura folhetinesca leve e divertida na qual, além da vida de Musashi, se aprende bastante sobre a história e os costumes do Japão medieval, com muitos encontros, desencontros, coincidências, fugas, lutas e suspense, na melhor tradição das histórias de swashbuckler e comparado às obras de Alexandre Dumas. Apesar de muitos criticarem seu valor literário, é uma leitura cativante e divertida, o que explica seu enorme sucesso mundial.

site: https://www.instagram.com/p/CVq7kzRgrGb/

Ludmila 07/01/2010

Um grande clássico, definitivamente, e leitura obrigatória para qualquer um que queira entender um pouco da cultura Japonesa. O Japão visto pelos olhos dos próprios japoneses, desmistificou muita coisa para mim.

É claro que um leitor ocidental vai ficar perdido em boa parte da narrativa história, por simples falta de conhecimento. E faz falta uma descrição mais detalhada dos rituais e costume cotidianos. Correndo o risco de ser linchada, "Xogum", de James Clavell, se sai melhor nessa parte, pelo simples fato de se tratar do olhar ocidental sobre a cultura do Japão, e por isso perder mais tempo esmiuçando pequenos rituais cotidianos que para eles são desinteressantes (mas isso não justifica a total falta de zelo histórico e cultural de Clavell ao retratar alguns personagens).

É um livro muito rápido de se ler, a linguagem é simples e direta, e a excelente tradução atual de Leiko Gotoda, direto do japonês, inclui diversas notas de rodapé que ajudam a compreender as passagens mais indecifráveis.

Uma história "capa e espada" com reviravoltas inverossímeis, mas bem humorada e repleta de passagens belíssimas de filosofia e zen oriental. Em boa parte do texto, me senti assistindo a um anime, e me peguei até mesmo imaginando a expressão que determinado personagem teria no desenho. Nada surpreendente, se considerarmos que "Musashi" é o grande clássico japonês, que mais influencia sua cultura, e que definitivamente fundou as bases de boa parte dos personagens caricatos dos mangás.

No todo, um livro surpreendente por sua leveza e bom-humor. Não é o melhor livro que já li, mas vale o tempo gasto com as mais de 1800 páginas de seus dois volumes.

Marcos 09/03/2010minha estante
3 estrelas para um livro tão bom ? Sua média de avaliação é 3,7, significa que ele ficou abaixo da média, embora você tenha elogiado. Achei incoerente sua avaliação.

Marcos 09/03/2010minha estante

Moya2 07/11/2023

Pra chover no molhado: simplesmente épico
Demorei para criar coragem e ler esse calhamaço.
Que leitura fluida e agradável, apesar da violência impregnada do começo ao fim.
O aperfeiçoamento contínuo do samurai itinerante versus a abdicação da esperada vida cotidiana faz o personagem se remoer diversas vezes, equilibrando entre se entregar de corpo e alma ao estudo das artes marciais ou abrir mão de tudo por um motivo maior.
Bora pro segundo livro!

Charles Lindberg 29/01/2021

Obra-prima absoluta do gênero, e um épico acessível
Bookstagram: @teachernoctowl

Não é à toa que este é um dos meus romances favoritos (e eu nem li até o fim ainda). Tão logo retomei a leitura, me peguei prisioneiro das páginas, lendo até 50 ou 70 por dia (o que é muito pra mim).

A narrativa de Yoshikawa é tremendamente leve e casual; dificilmente haveria um épico dessas proporções que fosse igualmente acessível. A experiência da leitura por si só é empolgante, e, no Livro 4, os temas filosóficos são um pouco reduzidos e a ação escala exponencialmente, com Musashi metido em duelos e situações de morte certa tais que você se pega perguntando "Como diabos isto ainda é só A METADE da história??"

Pretendo concluir a saga no ano que vem. Definitivamente um dos melhores livros que já li. Recomendo pra qualquer um e todos, mesmo que não sejam fãs de histórias de samurai e cultura japonesa. Estas são 900 páginas que recompensam seu tempo investido a cada minuto.

Nota: 5/5 katanas

Marcelo.Castro 01/05/2020

Clássico japonês
Inegavelmente uma obra clássica da literatura japonesa que lança as bases para tudo que consumimos atualmente em termos de samurais, lutas de espadas e artes marciais, seja em livros, filmes, séries, HQs, etc. Não é uma leitura fácil, não tanto pela compreensão mas certamente pela extensão e ritmo. Momentos mais lentos da narrativa podem desanimar, mas como toda obra de extensão épica é recompensador acompanhar a evolução dos personagens e ver o desenrolar da trama rumo ao seu desfecho.

Vinicius 29/03/2022

O livro é fluido, mas confesso que achei a história maçante em algumas partes. Demorei mais tempo que o habitual para terminar o livro.
O livro traz muitos detalhes da cultura japonesa e as notas de rodapé nos auxiliam bastante no entendimento da história e da construção do cenário.
No geral, achei um livro interessante. Recomendo.

Carla D 01/12/2010

Quase mil páginas, que são tão deliciosas de ler que passam rapidamente, a ponto de eu me lançar imediatamente ao volume 2, também de quase mil páginas. Neste primeiro volume, conhecemos apenas metade da história de vida de Miyamoto Musashi, mas o mais legal é que não é apenas o caminho de Musashi que seguimos, mas os dos vários personagens coadjuvantes, que se cruzam de maneiras intrigantes por toda a cruzada. Joutaro, discípulo de Musashi, na inocência infantil às vezes parece mais sensato que seu mestre. Otsu, descrita sempre como bela e frágil, que devota um amor incondicional ao protagonista, e que, graças a esse amor, se transforma numa guerreira quando necessário. Akemi, uma menina esperta e corajosa, que vemos crescer e passar por maus bocados, fazendo-me sofrer junto com ela. O monge Takuan com sua sabedoria além da nossa compreensão e os atrapalhados vingadores Matahachi e sua mãe Osugi, entre outros. É incrível como é fácil se apegar a esses personagens, mesmo aparecendo esporadicamente, mas com ações muitas vezes decisivas para as supresas que a história frequentemente nos apronta. Impossível ser fã de Musashi e ao mesmo tempo não adorar Joutaro, Otsu e até mesmo Akemi, a jovem que parece ser a rival pelo amor do samurai.

Não vou escrever mais porque preciso correr para o volume 2!

Wanderlei 15/04/2009

Acabei lendo esse livro por acaso e pelas suas belas críticas, deixo agora minha avaliação que com certeza é ótimo. Apesar do tamanho pouco animador, quem acaba lendo logo se vê envolvido pela profundidade tanto dos personagens quanto da história e ainda pelas lições que extraímos das situações narradas, muitas vezes até sem notar. A Cultura Japonesa é fabulosamente escrita pelas palavras do autor e para quem gosta de romance é um prato cheio, e mesmo para os que não apreciam tanto tal gênero, o livro trata por recompensar com uma fabulosa aventura no Japão feudal. Em todo o livro os fatos estão todos muito bem interligados, prendendo a atenção do leitor, que não consegue parar de ler. Nunca pensei que pudesse aprender tanto e ainda por cima, conhecer mais sobre os bushi e o Japão Feudal!

"Quem não conheceu a escuridão, jamais reconhecerá a verdadeira Luz."

"Quando não puder mais ser enganado pelos outros homens, terá finalmente compreendido a sabedoria da estratégia."

"Voce esta na origem de todas as suas ações! Todos os seus atos são realizações pessoais! E como pode uma pessoa incapaz de pensar em si ser capaz de fazer algo pelos outros"

Luhhh ^___^ 15/04/2009minha estante
Eu já ouvi falar muito bem desse livro =]

Eu gosto muito de romance, então acho que vou gostar e a história do Japão já é interessante por si.

Muito bom!!!

"Quem não conheceu a escuridão, jamais reconhecerá a verdadeira Luz."

Pura verdade!

rafaelimbiriba 13/12/2021

Clássico da literatura japonesa
Musashi é uma fantástica viagem ao Japão Feudal. Com grandes personagens carismáticos, muitos deles figuras históricas que marcaram essa incrível época do Japão incluindo diversos locais como Kyoto, Osaka e Edo (antigo nome de Tokyo). Só tenham cuidado para não confundir a realidade com a ficção pelo qual essa obra consegue fazer tão bem. Não se assustem com o tamanho do livro, pois tudo vale muito a pena. Vocês vão adorar a sabedoria do monge Takuan, a obstinada Otsu, a velha orgulhosa e nojenta da Osugi junto com o seu filho fracassado Matahachi que é o melhor amigo do Takezo (antigo nome de Musashi) e, por fim, o arrogante rival Sasaki Kojiro que tem um emocionante duelo final com Musashi. Outros personagens incríveis aparecem durante essa longa história e tenho certeza de que irão curtir bastante também. Recomendo por demais para todos que admiram a história e cultura do Japão. Irão aprender muito sobre o código samurai, política, artes e religião por exemplo. Além de tirarem grandes lições para o resto de suas vidas.

Ptah 02/12/2009

Nunca li algo tão rápido
Bom, os dois volumes são imensos, mas os li em 5 dias. Praticamente não parei de ler porque não conseguia. O livro é viciante de tão bem escrito. Mesmo sendo uma realidade distante do nosso imaginário comum (acostumado com o medieval europeu) me senti em plena epopéia de Rolando, por exemplo.

Altamente recomendável para quem é apaixonado por japão, ou para quem mesmo não conhece.

Nathi Rocha 14/05/2011

Uma grade história de vida!
Uma história veridica de um samurai, que atraves de muitas conquistas, desafios e aprendizado, superou suas próprias expectativas e fez da espada uma arte e um estilo de vida.

Um dos melhores livros que eu já li, com certeza.

Amei.