Musashi

Musashi Eiji Yoshikawa

Resenhas - Musashi

César Ricardo Meneghin 20/11/2020

Maravilhosa estória e muito sensível.
Uma estória que encanta e deixa maravilhado com a sensibilidade das personagens. A demonstração de como uma cultura pode ser rica sem ser rebuscada.
Uma aventura de capa e espada que mostra a profundidade da filosofia e do caráter de uma época. ??

Nathi Rocha 14/05/2011

Uma grade história de vida!
Uma história veridica de um samurai, que atraves de muitas conquistas, desafios e aprendizado, superou suas próprias expectativas e fez da espada uma arte e um estilo de vida.

Um dos melhores livros que eu já li, com certeza.

Amei.

Ptah 02/12/2009

Nunca li algo tão rápido
Bom, os dois volumes são imensos, mas os li em 5 dias. Praticamente não parei de ler porque não conseguia. O livro é viciante de tão bem escrito. Mesmo sendo uma realidade distante do nosso imaginário comum (acostumado com o medieval europeu) me senti em plena epopéia de Rolando, por exemplo.

Altamente recomendável para quem é apaixonado por japão, ou para quem mesmo não conhece.

Carolina Nanya 07/02/2021

Aprendizado de vida!
O livro e longo: o que nos ajuda até mesmo a praticar a paciência frente a ansiedade de resultados rápidos.
Há passagens muito inspirastes, com metáforas sobre a vida que nos fazem refletir de fato, no melhor estilo oriental, ou seja, sem utilizar-se de frases imperativas típicas de livros de auto ajuda (?faça dessa forma, aja dessa maneira?, etc).
Recomendo!

rafaelimbiriba 13/12/2021

Clássico da literatura japonesa
Musashi é uma fantástica viagem ao Japão Feudal. Com grandes personagens carismáticos, muitos deles figuras históricas que marcaram essa incrível época do Japão incluindo diversos locais como Kyoto, Osaka e Edo (antigo nome de Tokyo). Só tenham cuidado para não confundir a realidade com a ficção pelo qual essa obra consegue fazer tão bem. Não se assustem com o tamanho do livro, pois tudo vale muito a pena. Vocês vão adorar a sabedoria do monge Takuan, a obstinada Otsu, a velha orgulhosa e nojenta da Osugi junto com o seu filho fracassado Matahachi que é o melhor amigo do Takezo (antigo nome de Musashi) e, por fim, o arrogante rival Sasaki Kojiro que tem um emocionante duelo final com Musashi. Outros personagens incríveis aparecem durante essa longa história e tenho certeza de que irão curtir bastante também. Recomendo por demais para todos que admiram a história e cultura do Japão. Irão aprender muito sobre o código samurai, política, artes e religião por exemplo. Além de tirarem grandes lições para o resto de suas vidas.

Eli carneiro 14/12/2009

as 900 paginas passam rápidas num ritmo impressionante.
acompanhamos ao mesmo tempo, a construção do homem e da lenda. Musashi é o Japão.
Rafael Moss 30/06/2010minha estante
Passam mesmo.

A impressão que se tem é a de que o livro é curto.

A leitura é muito prazerosa.

Like a Sir 15/02/2022

Sublime
Provavelmente o melhor romance que eu já li.

O autor escreve com uma sensibilidade e um tato enorme.

Todas as "cenas" são perfeitamente construídas, como se o autor do livro estivesse lá.

Muitas vezes eu pensei: "nossa, não é possível que ele pensou nesse detalhe. Será que ele já vivenciou algo parecido?"

A riqueza de detalhes é absurda: com poucas e certeiras palavras, a história se desenvolve magistralmente.

Isso sem contar nas reflexões pontuais e certeiras que o livro traz, que são ensinamentos universais e valiosíssimos para qualquer pessoa.

Ansioso para o volume II.

Nana 07/10/2009

simplesmente é um dos melhore livros q ja li tem uma riqueza de detalhes q é impressionante é um romance maravilhoso

Môniquinha 06/01/2009

Opinião
Nossa, o livro está superando minhas expectativas! Achei que por ser um livro de 900 pgs, iria ser cansativo e "embromation".... mas é justamente o contrário, a cada página surgem acontecimentos novos e importantes, realmente é uma leitura que prende.

Vinicius 15/04/2010

Aos leitores acostumados com os escritores ocidentais, podem estranhar um pouco com esse livro. Bom, eu estranhei pq esperava um livro sobre um samurai q descesse a espada em todo mundo e que no final encontraria a mulher q ama e td acabaria bem. Não eh bem assim, ainda bem, pq eh bem do que eu esperava.

A historia do mais famoso samurai do Japão é bem grande, mas vale cada linha, nesse livro Takezo ainda é um jovem imaturo, que precisa aprender a domar a sua força, ele tera ajuda de amigos como o monge Takuan que o mostra força não é tudo e até mesmo os mais sábios têm duvidas e tera seu caminho prejudicado e seu nome difamado por inimigos como a senhora Osugi (desejei muito que Musashi desse um golpe nela ou que ela sofresse muito antes de morrer).

O melhor livro que eu já li, indispensavel.

Jarbas Campos 24/08/2009

Sensacional
Livro sobre a vida de um samurai nos anos de 1600, período conturbado para o povo Japonês.
O mais legal do livro é que os protagosnistas são reais.
Gostei muito pois mostra a nós ocidentais um pouco (na verdade muito)da cultura japonesa e de seus hábitos.
Quem começar a ler não vai parar.

Sario Ferreira 28/06/2021

Um grande tratado narrativo sobre o Japão, os Samurais e o Bushido!
Este volume 1 traz o início da história do lendário samurai Musashi e de personagens que fizeram parte de seu caminho de alguma forma (alguns históricos, outros fictícios). Achei a escrita menos rebuscada do que eu esperava encontrar em uma tradução brasileira e a leitura foi prazerosa; Leiko Gotoda está de parabéns por esta versão brasileira. Contudo o ritmo da história segue uma estética narrativa japonesa e se você não souber se desvincular das expectativas criadas em comparação com o ritmo acelerado das histórias ocidentais, vai aproveitar pouco da obra.

É um livro de muita sensibilidade, para se ler com contemplação e sem pressa, com diversos personagens e conflitos narrativos, muitos (MUITOS MESMO) nomes e tem uma apresentação fenomenal dos costumes e da história do japão medieval, muito importante para que tenhamos imersão cultural genuína no ambiente do livro.

Quero destacar como a narrativa literária dos duelos entre samurais sob a ótica dos próprios japoneses é algo lindo de ler, principalmente para os envolvidos com as artes marciais nipônicas. Além de trazer a narrativa de ação de maneira descomplicada, em certos pontos, as sensações e metáforas usadas para construir o conflito são praticamente um poema em prosa.

Musashi é um personagem distinto, que apesar de ser virtuoso em muitos pontos, tem falhas e é até desastroso em outros. A trama o entrega para nós com desenvolvimentos bem paulatinos. Muitas vezes, quando você pensa que Musashi já se tornou o samurai invencível conhecido da cultura japonesa, ele mostra inocência, hesitação e fraqueza emocional, como em certas cenas em que sua incapacidade de encarar o amor de uma mulher parece desestabilizá-lo mais do que encarar vários inimigos diante de si. Diversos momentos, muito ricos na minha opinião, mostram um protagonista muito humano e ainda incipiente na vida, por mais que sua técnica espadachim já esteja á altura de grandes guerreiros.

Uma das cenas mais icônicas em minha leitura envolve a participação de Musashi em uma cerimônia de chá, ao encontrar pessoas estranhamente gentis com ele em uma campina, após um duelo. O guerreiro observa o rito, inédito para ele, e traz reflexões interessantes, comparando a cerimônia tão sutil ao manejo da espada em batalha, tecendo o seguinte comentário sobre o evento: "A essência da arte... Todas as coisas assumem idênticas formas quando atingem a excelência."

Ao fim do livro, ainda que fiquem ganchos provocativos, me foi um tanto frustrante e anticlimático, não pela história em si, mas pelo corte que não fecha o arco/ideia da história do Volume I. Ainda assim, é compreensível, já que os três volumes de Musashi são na verdade episódios de folhetim que eram publicados periódica mente pelo autor em um jornal japonês de sua época; logo, a configuração dos volumes brasileiros não foi feita para ter desfecho na transição de volumes, como outros romances assim escritos.

Se você gosta de cultura japonesa, de artes marciais e consegue cumprir o contrato de uma leitura sem pressa, despretensiosa como um passeio, você vai amar a primeira parte da saga de Musashi.

site: sagraerya.blogspot.com.br

Musashi 10/03/2010

Seria impossível descrever a experiência completa do livro de Eiji Yoshikawa neste pequeno espaço...

Um dos livros mais dinâmicos que já li.
Uma história com mais de 1.800 páginas que não é cansativa em momento algum.

A história romanceada de Musashi, embora possa não ser tão fiel ao samurai original (em alguns pontos), é certamente um clássico da literatura; pouco conhecido no ocidente, infelizmente.

Acima de tudo, um livro de grande sabedoria, com personagens marcantes e um estilo descritivo sucinto e completo.

Pra finalizar, a cereja no topo do bolo: a tradução da Leiko Gotoda, respeitando a nomenclatura japonesa e as inúmeras notas de rodapé, que são praticamente um ensaio sobre a história japonesa...

Gabê 18/05/2016

Japão: O Retrato de Dois Tempos
Este livro é, sem sombra de dúvida, um clássico da literatura mundial. Um romance capaz de imputar profundos questionamentos naquele que o lê. O autor se propõe a refletir sobre a vida, utilizando para isso a trajetória do famoso personagem japonês: Musashi.
O livro é um incrível passeio histórico pelo início da Era Tokugawa, que estabelece a capital em Edo e fecha o Japão para o resto do mundo por mais de dois séculos. Mas também é um documento riquíssimo para entender os valores da sociedade japonesa da década de 1930. Escrito entre 1935 e 1939, período em que o Japão tomava atitudes imperialistas e um pouco antes desta nação entrar na Segunda Guerra Mundial, o livro carrega os valores da sociedade de sua época. Ou seja, é um livro de cunho moralizante! Musashi é a representação do guerreiro perfeito, assim como Otsu a representação da mulher perfeita. Matahachi é o exemplo a não ser seguido, mas depois prova que mesmo os medíocres podem ser decentes. Akemi e Ooko são exemplos de mulheres que não devem ser seguidos, também, além de representarem os perigos (na visão do autor e da sociedade japonesa) do gênero feminino. Kojiro, por sua vez, é a demonstração do talento que se deixa levar pela arrogância e se perde. Não darei mais exemplos, mas, diga-se de passagem, todos os personagens principais são representações de tipos sociais a serem ou não seguidos.
Não é necessário dizer que a visão transmitida no livro é machista. Não pela representação da sociedade (que de fato era machista), mas pela ideia que constrói de "mulher perfeita", apresentada principalmente em Otsu, como já dito.
Além disso, apesar de gostar muito do personagem Musashi, ele é a própria representação do self made man japonês. Aquele que não tem o talento nato, entretanto, se esforça e através da disciplina e da dedicação traça o próprio caminho. É a imagem perfeita para formar os novos guerreiros que o Japão precisará para a Guerra.

Esses pontos que levantei não fazem com que eu goste menos desse livro (é um dos meus prediletos!), pelo contrário, enriquece a leitura saber que existem muitas camadas em um mesmo trabalho. Recomendo demais essa obra. Principalmente porque uma visão oriental do mundo pode nos ajudar muito a transformar nossas vidas, já que o ponto de vista é completamente diferente.

Brutal 10/05/2010

Espírito do samurai e a mente humana
Essa maravilhosa obra, alem de ser uma ótima leitura e distração, também nos mostra a vida e a mente de pessoas em um japão do inicio século XVII.
Brutal...