Musashi

Resenhas - Musashi

João Paulo 24/11/2012

Uma grandiosa Jornada!!!
Leitura agradabilíssima!

A história tem me cativado todos os dias em que a li!
Os personagens são muitíssimo bem construídos e explicados.
Apesar de ser um livro intimidante pelo tamanho (e ainda é apenas o primeiro volume!) é de uma leitura leve e simples. Simples como a vida que leva nosso herói nesta história.

Mas sem muita conversa, ainda preciso ler o restante da obra!

P.s.: apesar da grande quantidade de páginas, a história toda é dividida em 7 livros. Para aqueles que não forem acostumados a ler livros tão extensos é possível ler um pouco, encerrar um arco e ler outra coisa. Quando se sentir a vontade voltar a ler Musashi.
Fica a dica!

Diana Belém 30/05/2020

Wow
Isso não era um homem, um samurai qualquer... Era um Deus guerreiro!
Os últimos capítulos prendem e fazem querer ler a segunda parte o mais rápido possível!

Henrique56 13/04/2024

Musashi: Um duelo entre o Amor e a Espada
Confesso que demorei para ler, porém quando a leitura engrenou, não quis mais parar, isto porque, de uma maneira fluída, Eiji Yoshikawa nos conta a história. Claro que há centenas de notas de rodapé, mas isso só melhora a experiência, já que por elas, é aprofundado temas como a paisagem e cultura, mas principalmente o contexto histórico e político vivenciado no Japão feudal do século XVI e XVII.

O livro retrata, desta forma, a vida de um espadachim itinerante, denominados ronin, após o desfecho da batalha de Sekigahara (1600), onde Myamoto Musashi, o protagonista, inicia sua jornada de aperfeiçoamento no caminho da espada. Pela história, nos é apresentado personagens importantes e que influenciam na vida de Musashi e que, consequentemente, a conturbam. Entre eles, uma bela moça que inicia o embate mencionado no título.

Pode se pontuar também que os primeiros livros: A Terra, A Água, O Fogo, O Vento e O Céu, são uma referência ao gorin, os cinco elementos básicos de que se compõe, segundo o Budismo, toda e qualquer matéria, ou ainda os ciclos por que passa o espírito humano para alcançar a perfeição, começando pela terra impura até atingir o estágio mais alto, o céu. Levando para a concepção de Yoshikawa, cada um representa um estágio no aperfeiçoamento do guerreiro que Musashi virá a se tornar, começando pelo estágio mais baixo e chegando até o estágio mais alto.

Zizi 29/10/2011

samurais
uma historia real, de um samurai, que viveu em busca da perfeição, não apenas de técnicas de esgrimas, mas de algo maior,passa por drástica mudança de caráter. Vale apena conferir.....

Marcia

Rbraga 05/04/2020

Sensacional

Krishna 14/01/2013

Recomendo
Em contrapartida ao romance Shogun , este romance retrata na mesma época histórica a vida de um dos mais importantes ícones da cultura japonesa por sobre a lente e visão de um escritor natural do pais.

O romance por si só apresenta uma leitura fácil e fluida, no meu ponto de vista é até uma obra um tanto inocente , quase infantilizada no modo de retratar as relações interpessoais dos principais personagens .

Adson.Borges 14/06/2022

Musashi - Um clássico
Muito bom o livro! É ação do início ao fim! É treta atrás de treta! Não tem sossego!
Quando você pensa que vai conseguir dar uma pausa na leitura pra descansar, acontece alguma coisa na história que te prende na leitura. São 922 páginas repletas de emoções! Eu adorei a leitura! Que história fantástica!!! Já estou adquirindo os Mangás do Vagabond escrito por Takehiko Inoue que foi elaborado com base nesse clássico do Eiji Yoshikawa. Fico imaginando as cenas de combates entre os samurais... Deve ser TOP demais!!! Além de ver materializada no mangá as características e fisionomias de cada personagem. Super animado pra saber desses detalhes! Mas antes de ler os mangás, ainda tenho que ler o Musashi Vol.2 Já está na lista!

Edu021 23/01/2023

Musashi - Volume 1
Livro bom, independente do tamanho, se lê com a maior facilidade. Cara, que história gostosa de ler. Passou que eu nem vi, já vou engatar no volume 2.

Vitor Cano 10/08/2023

Aproveite a longa jornada
Foi uma leitura bastante demorada (>900 pág), principalmente porque eu costumo ler poucas páginas por vez nos deslocamentos entre casa-trabalho. Ainda assim, me prendeu do início ao fim.

Não é muito fácil gostar dos personagens principais, pois todos tem diversas ações questionáveis ao longo do livro. Mas é interessante como até certo ponto essas falhas humanas contribuem para caracterizar cada personagem e suas ambições e desejos. O livro tbm é uma ótima fonte para aprender sobre costumes do Japão, que reverberam até hoje.

Mas o que mais me prendeu foram as conexões que foram sendo desenvolvidas aos poucos entre os personagens, com alguns sendo inseridos ao longo da narrativa e criando novos conflitos. Nesse aspecto, me lembra bastante uma novela ou um Dorama clássico - espere por personagens exageradamente habilidosos e vários encontros improváveis ocorrendo por "coincidência" com certa frequência.

Recomendo a leitura. E, inclusive, fiquei com vontade de ler o volume 2

Arthur 09/02/2011

Para Quem Gosta da Cultura Oriental
Você gosta da cultura oriental?
De seus ensinamentos?
Dos samurais?

Então você pode (e deve) ler este livro. Ele é extenso, rico em detalhes e com uma filosofia magnífica, típica dos orientais.

Foi o primeiro livro que eu li, quando despertou a vontade verdade de ler livros. Valeu muito a pena.

SerslaEX 15/07/2010

Leitura fantástica e com alguns minuciosos detalhes históricos do Japão feudal. Enredo dinâmico, com desencontros, reviravoltas e algumas passagens que beiram o cômico.

Guga 28/10/2010

Acabei de terminar o 1º volume da saga Musashi. O que dizer sobre ele? Perfeito, fascinante, indecrítivel e tantos outros adjetivos positivos.
Nunca irie me esquecer da despedia de Musashi com Otsu, sem dúvida uma das passagens mais lindas da literatura. Chorei, sorri, fiquei bravo, principalmente com a velha Osugi, eita velha chata!
Nem foi bem uma resenha, apenas expressei o que senti ao terminar esse 1º volume.
Espero começar o 2º logo!

Sergio.Duarte 06/12/2015

CLÁSSICO
Clássico da literatura mundial. Cultura japonesa sendo mostrada através de uma história excelente maravilhosa e baseada em um grande personagem real do Japão.
Lei!!!