Sumiço da Lua

Sumiço da Lua paulo josé carneiro pires

Resenhas - sumiço da lua

Letícia 29/05/2016

O livro Sumiço da Lua, do parceiro Paulo José, é um livro de contos recheado de humor e mistério.

Com histórias sobre a lua desaparecida, o presidente pessoalmente tentando acabar com a fome, mulheres misteriosas vestidas de lilás, cadeiras de balanço, manchas estranhas que tomam conta de tudo, suicídio, humanos que viram moscas e moscas que se transformam em humanos, manequins falantes, violas mágicas e clones, o autor conta, de uma maneira bem inusitada, situações enfrentadas por personagens de uma maneira bem cativante.

Uma das coisas mais interessantes do livro é que, como é um autor nacional, você consegue sentir aquele jeitinho brasileiro de encarar os problemas, mesmo sendo histórias fictícias, além de que, na história da cadeira de balanço, o autor fala sobre o folclore brasileiro, ainda que não seja esse o foco, citando o Saci, o boitatá (que sabe jogar truco) e o Curupira.

Minhas histórias favoritas foram a do suicídio e a do violeiro. Ambas contam situações bem opostas. A primeira narra o que acontece no suicídio de Milton José, mais precisamente, narra o que as pessoas contam à polícia sobre o relacionamento com o falecido e o que pensam de verdade. Já a segunda conta sobre um garoto que ganha uma viola de apenas quatro cordas de um mendigo e, quando adulto, descobre que a viola é mágica e com ela começa a realizar várias coisas boas, desde que atenda às requisições dos seres mágicos que dão poder ao objeto.

A leitura do livro é bem fácil. Principalmente para quem é do Ceará, já que outros que me disseram que o português utilizado no livro é bem cearense. A parte disso, o ritmo dos contos é bem tranquilo e interessante e, ter uma linguagem fácil e comum o torna bem mais agradável. É uma obra que vale muito a pena ler!

site: http://madminds.weebly.com/blog/resenha-sumico-da-lua