O Que é Arquitetura

O Que é Arquitetura Carlos A. C. Lemos

Resenhas - O Que é Arquitetura

Jaque 24/08/2022

Pior parte de ler, é ter que ler pra fazer trabalho.... Muito interessante toda essa parte da evolução da arquitetura

Annabiasouza 09/05/2021

Leitura rápida e essencial
É um livro essencial para estudantes e profissionais de arquitetura.
Li esse livro como bibliografia básica no primeiro ano da faculdade e o reli logo após o término. Muito interessante ver como o entendimento do assunto do livro mudou.
O livro é um ?resumo? do autor falando sobre ?o que é arquitetura?, exemplificando também o que não é arquitetura.
Muito relacionado com isso, o autor fala sobre o partido arquitetônico.
Depois, faz um breve histórico sobre história da arquitetura para contextualização.

Fernanda 06/03/2022

Auto didático, mas bom
Beeem obviamente é um livro didático, maaas é bem daora.

A leitura as vezes prendia e as vezes era tão chato que eh me perdia legal. As palavras difíceis, que não estou nada acostumada foi um problema, porém consegui.

Olha o Professor da faculdade que mandou eu ler, então não foi uma escolha 100% minha, mas creio que valeu a pena. Descobri coisas que nem sabia sobre Brasília e colo é, desculpe o linguajar, uma puta cidade.

Recomendo, porém eu achei meio cansativo algumas partes.

Anne 26/03/2020

A arquitetura é pensar (apenas) esteticamente? O que seria a arquitetura?
A concepção de arquitetura que tinha antes de entrar no curso de arquitetura era restrita: pensava que a arquitetura eram projetos de edifícios ou de interiores, muitas vezes, me confundia com o que o engenheiro faz. A arquitetura, descrevendo-a agora depois de ler o livro "O que é a Arquitetura", de Carlos A. C. Lemos, é “toda e qualquer intervenção no meio ambiente criando novos espaços”, ou seja, a arquitetura diferente do que se imagina, têm outros objetivos além da estética em uma edificação (segundo o livro, “todos tentam providenciar construções belas, mas os caminhos dessa providência é que não são iguais para todos”, isto é, a estética pode ser reproduzida de diversas formas e quem as vê pode interpretar como algo belo ou não, sendo assim, subjetiva.). Considera, portanto, os conceitos criados por Vitrúvio – solidez, utilidade e beleza– (de acordo com alguns teóricos), e questões ligadas ao partido, como conforto ambiental, topografia, acústica, técnica construtiva, programa de necessidades e legislação regulamentadora. Desse modo, a técnica construtiva (ligada à cultura e tecnologia disponível) e a funcionalidade (o ambiente projetado tem que exercer a função a que foi destinado), são os principais determinantes em um projeto e estão ligados as condições culturais de um determinado povo ou região que se moldam ao longo do tempo e alteram conceitos e partidos. Portanto, arquitetura unindo o meu ponto de vista e do teórico apresentado no livro, Auguste Perret, "arquitetura é a arte de organizar o espaço [...] tudo aquilo que ocupa o espaço pertence ao domínio da arquitetura.". É um ótimo livro para adentrar aos principais assuntos da arquitetura e conhecê-la um pouco mais. Recomendo.

Maria 23/10/2020

Cativante e de fácil leitura. Faz uma viagem sobre a arquitetura ao longo do tempo de um modo geral, não para comparar os estilos, mas sobre as adaptações com o desenvolvimento de novas técnicas e da sociedade. Alguns pontos foram bem mind blowing pra mim e sei que são questões que vou levar para vida. Por isso, recomendo!

Taís 17/01/2018

Introdução à Arquitetura
Confesso que li para um trabalho da faculdade, no segundo semestre. Mas confesso, também, que sem ele eu estaria perdida em muitas aulas (tantas teóricas, quanto práticas).
O livro é muito didático, de forma leve. Não joga informação, na verdade: introduz, exemplifica, ilustra e isso acaba se fazendo presente em muitos aspectos do curso.
Em aulas de projeto, me lembrava de passagens do livro, assim como aulas teóricas como "História da Arquitetura".
É um livro ótimo para dar um empurrãozinho no repertório de quem é interessado por arquitetura (a escrita é tão leve que não precisa ser perito no assunto para entender).
Acredito ser um dos melhores livros para se introduzir na arquitetura.

Ygor G. Sena 19/04/2015

Livro abrangente indicado para iniciantes em Arquitetura
Ótimo livro do Carlos Lemos sobre arquitetura: com textos curtos, objetivos e vocabulário simples, dividido em quatro capítulos - "A Construção Bela", "Arquitetura ao longo do tempo", "Partido Arquitetônico" e "Arquitetura Moderna" - que abordam desde a noção do que é o belo até noções básicas de projeto e de história da arquitetura.

Por essas razões, este livro é indicado para estudantes do primeiro ano de Arquitetura e Urbanismo e também para interessados no assunto em adquirir uma primeira aproximação no estudo de arquitetura.

sam 04/09/2015

Ensina a amar arquitetura
O livro O Que é Arquitetura foi o primeiro livro sobre arquitetura que li, assim que ingressei a faculdade de Arquitetura Urbanismo. O livro é incrível e apresenta o quão especial é essa profissão. Super indico pra todos que apreciam a boa arquitetura, independente do desejo de seguir essa carreira ou não.

ana cássia 08/03/2021

arq
um livro curto que trás leves indagações sobre o que é a arquitetura e as formas de pesquisa metodológicas para classifica-lá (ou tentar). além de trazer um leve resumo pelos principais estilos que influenciaram a arquitetura moderna de hoje e seu contínuo avanço.

Dani 13/04/2021

Ótima leitura de iniciação
Um livro bem curto e com linguagem fácil, ótimo pra ser a primeira leitura da faculdade de arquitetura (como foi o meu caso). Coloca vários pontos de vista e referências de lugares interessantes para exemplificar o que está dizendo, fica bem fácil de compreender e acho uma ótima didática, apesar de ser meio repetitivo, acho que é a intenção para que o conteúdo fixe nas cabeças.

deftonizeds 13/02/2022

dei 5 estrelas pq não tem muito o que analisar, foi leitura da faculdade mas eu gostei bastante, explicou muita coisa

Cazuz0 21/04/2023

Mas afinal, o que é a arquitetura?
Este livro é basicamente o primeiro passo de quem entra no mundo da arquitetura. Ao ingressar no curso temos uma visão muito limitada sobre essa área e este livro é pontapé inicial para mostrar que a arquitetura vai muito além do que projetar casas.
O autora apresenta diversas concepções sobre o significado da arquitetura e entende-se que cada autor, cada período histórico e cultura possuem seus próprios conceitos e definições sobre o que se trata esta forma de arte que é a arquitetura.
Percebi que o livro não possui muita linearidade, senti que em alguns capítulos ele dá uma fugida da questão fundamental "o que é arquitetura" e coloca algumas informações que eu sinceramente senti um pouco fora de lugar.
Ainda assim é bom, é uma leitura muito rápida.
Descubra você mesmo o que é a arquitetura.

Laise 08/03/2024

Vale a pena se você quer uma leitura introdutória e curtinha, mas não vai aprofundar tanto quanto outros