Hereges

Hereges Leonardo Padura

Resenhas - Hereges

Egídio Pizarro 03/06/2017

É o segundo livro que leio de Leonardo Padura - o outro, "O homem que amava os cachorros", é ótimo.

Aqui ele mantém um estilo bastante parecido, mas há alguns detalhes que deixaram a obra um pouco abaixo do que eu esperava. O mistério da primeira parte, por exemplo, não foi mistério em momento algum para mim. Posteriormente, a forma como ele explora a cultura emo ficou destoante - em qualidade - do resto da narrativa. Usa 4 personagens, mas todos dotados de um mesmo nível filosófico, o que torna a situação um pouco irreal.

A despeito desses pequenos defeitos, é possível perceber no trabalho de Leonardo Padura um estilo bastante próprio que o alça ao posto de um dos melhores autores latino-americanos. Nos dois livros que li, percebi tons de elogio à simplicidade da vida cubana, porém ele sempre faz notar que o cerceamento às liberdades individuais é uma falta grave e defende essa ideia com maestria.

Recomendo bastante a obra dele.

Daniela.Carvalho 01/06/2016

Hereges
A obra é subdividida em vários livros. O ponto em comum entre todos são as reflexões sobre a vida e a liberdade. Quando a história segue a narrativa de Mário Conde, o livro torna-de irresistível.

Literatura Policial 11/11/2015

Leonardo Padura e o elogio à heresia nossa de cada dia
Como o próprio autor gosta de explicar, não se trata de um livro de Mario Conde, mas COM Mario Conde. Mesmo afastado da polícia há quase vinte anos, ele não perde o jeito de farejar crimes e um intrigante pintor o procura para desvendar mais um mistério: como um quadro pintado por Rembrandt há 350 anos, que pertenceu a uma família de judeus poloneses que habitavam Cuba, reapareceu em Londres para ser leiloado? A partir daí, o leitor é levado à Europa do século 17, à Havana das vésperas da Segunda Guerra Mundial, à Cuba de 2007-2008… Somos apresentados a personagens marcantes, apaixonantes e inesquecíveis: o judeu que renega a religião, o pintor que desafia seus pares para seguir um mestre, a garota emo que persegue um amor e uma causa…

“Hereges” surpreende por muitas razões. Mescla romance histórico com crítica social, não renuncia à narrativa policial e se revela um extraordinário empreendimento humanístico. Impossível não se emocionar com os acontecimentos no Porto de Havana em 1939, quando o navio Saint Louis – lotado de imigrantes judeus, que tentavam escapar das perseguições nazistas – tem que retornar à origem sem desembarcar seus passageiros.

Leia a resenha completa no site!

site: http://literaturapolicial.com/2015/11/11/leonardo-padura-e-o-elogio-a-heresia-nossa-de-cada-dia/