No mar

Resenhas - No Mar

1 | 2 | 3 | 4

Valério 15/09/2017

Diferente
Livro diferente. O título não poderia ser mais explicativo. 98% se passa no mar. Donald é um funcionário desgostoso com seu trabalho que resolve velejar por 3 meses nos mares do norte europeu. Um livro que me deixou bem tenso no meio. E perdido no final, de várias formas. Daqueles livros que terminam no papel, mas continuam na sua cabeça. Você tem que terminar a história..
Como gosto de livros diferentes... Acho que valeu a pena

jota 07/05/2017

O pai da pequena sereia...
No Mar começa bem, como um livro de aventuras: há várias menções a Moby Dick, de Herman Melville e o próprio barco do navegador se chama Ishmael. Toine Heijmans, autor holandês, também faz referências à história de Ariel, a pequena sereia, um conhecido conto do dinamarquês H. C. Andersen. O livro parece conter dados autobiográficos romanceados (conforme li no Estadão) e também se reporta a uma história real (o desaparecimento de um navegador britânico chamado Donald). Aventura, suspense ou fantasia, no entanto, não vão ser exatamente a tônica deste romance.

Donald, o navegador, sua filha de sete anos, Maria, e a esposa Hagar (esta sempre em terra firme, com os pés no chão) na verdade são os personagens de uma narrativa sobre paternidade e tudo mais que este conceito pode envolver. Então, a partir de certo momento (próximo da metade do livro, penso), o que parecia uma aventura no mar e suas alegrias - e vários perigos também - , cede lugar a uma história desenvolvida basicamente num plano psicológico, reforçado quando a menina desaparece no barco. Desaparece mesmo?

A parti daí e igualmente por conta da sinopse, que contém spoilers (quarentão em crise pessoal; narrador nada confiável), você mais ou menos imagina ou consegue adivinhar o que pode ou vai suceder de fato nas páginas seguintes, até o final. No Mar então perde um tanto do interesse do leitor que, confesso, em pouquíssimos momentos foi grande no meu caso. A vantagem é que este é um livro curto, mas que pode chamar mais nossa atenção por seu projeto gráfico (afinal é um livro da finada Cosac Naify) do que propriamente pela narrativa que traz.

Holandês por holandês, melhor ler O Jantar, de Herman Koch, que também trata de pais e filhos.

Lido entre 28/04 e 03/05/2017.

Tuhã 25/02/2017

Uma pequena grande obra
No mar é um livro de poucas páginas mas que te prende do início ao fim. Ao começo de sua leitura, um tom calmo e tranquilo - como o próprio nome "No mar" indica - predomina. Conforme a leitura se desenvolve, contudo, se torna intrigante e angustiante. Vale e muito a pena ser lido.
25/02/2017minha estante
Também gostei.

PuddingPop 19/02/2017

Agonia
“Quero mostrar a ela que existe um outro mundo, com outras regras. Quero ensinar a ela como é viver no mar. ”
É muito difícil falar sobre este livro sem soltar spoilers, pois é um livro curto, mas muito intenso, sendo que o mote da obra, sua essência, é o que descobrimos no final.
Mas vamos lá. Primeiro temos que ter em mente que a relação do homem com o mar e a navegação é muito diferente em relação aos povos nórdicos e dos países baixos do que no restante do mundo, no caso, o autor da obra é holandês e o seu personagem também é holandês, a Holanda foi uma potencia marítima na época das grandes navegações, juntamente com Portugal e Espanha.
Tenho comigo que o personagem principal da obra é um anti-herói. Muitos irão discordar, mas na minha concepção ele é um anti-herói na essência, precisa de muita coragem para fazer o que ele fez...
Ele quer se livrar da angústia que o trabalho lhe traz, então ele se lança ao mar numa empreitada de três meses pelo Mar do Norte, o perigoso e traiçoeiro Mar do Norte. Ele é casado e tem uma filha. Ele quer ensinar a filha tudo que sabe sobre navegação e o mar. Ele pretende levar a filha junto na última perna do trajeto. Ele tem um sonho, mas a angústia continua perseguindo ele no mar...
É um livro angustiante, você termina de ler e perde o norte, você fica mareado, você fica com uma dor no coração procurando um porto seguro...
Mas não deixe de ler, embarque nessa emoção, se jogue nesse mar, enfrente essas ondas, siga as luzes do seu farol, alguém pode estar a sua espera no ancoradouro...
“A escolha foi minha. Eu queria aventura. Quando lemos aventuras, são histórias de heróis. O homem contra a água. O homem contra a montanha. O homem contra o mundo selvagem, contra a natureza. Mas agora que eu vim parar numa aventura, ela não tem nada de romântica. Faz um frio de rachar. ”

site: https://www.instagram.com/puddingpop69/

Hildeberto 31/12/2016

Último livro de 2016!!!

"No Mar", de Toine Heijmans conta em primeira pessoa a história de Donald em primeira. Holandês de meia idade, casado e pai de uma filha de sete anos (Maria), decide tirar três meses sabáticos para navegar sozinho pelo Atlântico e o Mar do Norte. No último percurso de sua jornada, encontra-se com sua filha para com ela navegar de volta a Holanda.

O pano de fundo é esta viagem solitária pelo mar. Mas, para mim, trata-se também de uma narrativa sobre confusão psicológica, alguém tentando se encontrar, uma pessoa que se sente por várias vezes abalado pelo quotidiano, pela vida. Alguém que tenta desesperadamente se reencontrar após ter se perdido na rotina do trabalho e nos desafios da paternidade.

Mas o problema em tentar se encontrar é que no caminho nós podemos nos perder. E é disso que também trata o livro: o que nós faz querer voltar e enfrentar os desafios do dia a dia. Se não fosse isso, algo ou alguém, será que voltaríamos ao lar ou apenas iríamos em frente, sem fim determinado?

Enfim, trata-se de um livro introspectivo, psicológico. Uma reflexão pertinente a todos.

Sobre a edição, devo destacar o cuidado da Cosac Naify (toda vez que menciono essa editora, fico triste ao lembrar da sua falência) em editar cada capítulo com alturas diferentes. Alguns possuem mais linhas, outros menos, dando o efeito do vai-e-vem das ondas do mar.

ElisaCazorla 09/12/2016

Balanço do mar em cada página
Por que comprei este livro? Porque parecia interessante, autor desconhecido, boas críticas e editora prestes a fechar as portas. Não podia esperar muito. Não queria arriscar um possível esgotamento da edição. As chances de outra editora manter um autor desconhecido no mercado são mínimas. Comprei e li logo depois para saber se fiz uma boa compra. Fiz!
O que mais me chamou a atenção é a maneira como as páginas do livro tentam 'imitar' o balanço do mar. Em cada página o parágrafo se inicia num lugar diferente. Ora alto, quase no limite da folha; ora bem baixo, quase no rodapé, em outros momentos simula uma calmaria e os parágrafos começam no meio da folha por algumas páginas. Lemos e sentimos o balanço do mar junto com o protagonista-narrador.
Um livro simples mas intenso ao mesmo tempo. Acho que deveria ter mais umas 200 páginas. Saio do livro querendo um pouco mais. E depois?? E agora?
Diferente do que geralmente leio. Ambiente diferente. Narrador diferente. Seguimos com o protagonista como se estivéssemos dentro de sua mente. Como se fôssemos os seus pensamentos.
O mistério sobre o sumiço da filha não é o mais importante (para mim, pelo menos não foi) pois durante a leitura o narrador dá pistas sobre o que pode estar acontecendo. O melhor do livro é a leveza e a intensidade da narrativa. Foi uma ótima leitura!

04/12/2016

Adorei o livro No Mar.
Comecei a ler e me parecia mais um livro de aventura.
Conforme o narrador foi descrevendo a sua vida a gente começa a ficar em dúvida se ele está buscando aventura ou se é simplesmente uma fuga de tudo.
"Nas primeiras horas no mar a gente pensa no outro lado , mas quando o outro lado está à vista, você já não quer mais chegar lá".
Acho que considerar No Mar como um livro de aventura é a mesma coisa que entender Crime e Castigo como um simples livro policial.
O que me pegou nesse livro foi a forma sensível e poética com que ele mostra a premente necessidade de todo homem de se valorizar como marido e como pai. A gente navega primeiramente por águas tranquilas, depois vem as tormentas internas e externas.
Interessante a diagramação da Cosac. Os textos começam em diferentes alturas em cada página dando um sentido de ondas ou marés. Bem legal.

Bárbara Gomes 13/11/2016

Que livro surreal! Muito interessante e envolvedor.

Moo 09/11/2016

Como as duas últimas 48h de uma viagem de três meses podem ser angustiantes? Tonie Heijmans consegue prender o leitor e faz com que ele sinta a angústia do narrador. Uma ótima história!
JaqueCabral33 09/11/2016minha estante
Não gostei do fim. Mas o livro como um todo é maravilhoso.

Moo 09/11/2016minha estante
Sério?! Eu gostei rs
Gostei pq não foi nada clichê e qd o final foi se aproximando fui inventando teorias hahaha Esse livro merecia uma adaptação. Se bem que a probabilidade de estragarem é grande rs

JaqueCabral33 09/11/2016minha estante
cara, acho q eu entendi as coisas antes delas acontecerem, e isso estragou a surpresa hahaha

Moo 09/11/2016minha estante
huuuum.. gênia! Cara, eu sou uma leitora bem passiva. Vou lendo sem ficar pensando lá na frente, na maior parte das vezes. Só comecei as teorias quando o "bicho começou a esquentar" hahaha

JaqueCabral33 09/11/2016minha estante
nem é questão de ser esperta hhaha
só q o personagem era estranho haha

NazaSicil 20/10/2016

Reflexivo e impactante
Que livro maravilhoso, simplesmente sensacional !
Donald está estressado com a vida que leva, resolve então, tirar uma licença de 3 meses do trabalho e velejar. Queria levar sua filhinha de 7 anos com ele, mas sua mulher não concorda. Entram em acordo e resolvem que Maria iria com o pai nos ultimos 3 dias da viagem, no veleiro.
Só que, de repente, Maria some. Não está em parte alguma da embarcação e vc sofre junto com a angústia desse pai, querendo encontrar a sua filhinha.
Inicialmente contado em primeira pessoa, depois em terceira pessoa.
Comparo com uma Montanha Russa, subida lenta, no início, mas ao atingir o pico que é o desaparecimento de Maria, a leitura toma proporção vertiginosa e a gente não sossega enquanto não devora toda a narrativa.
Autor holandês que me conquistou demais !
Livro reflexivo que te dá aquela sacudidela e te deixa pensativo.
Adorei !
Super recomendo !
NOTA : 10

Gleidson 14/10/2016minha estante
Vc descreveu exatamente o que eu senti quando li.

Dani.Peghim 14/10/2016minha estante
Olá Gleidson! Que ótimo, pois após terminar fiquei meio sem entender direito o que havia sentido, bom saber que não fui a única que senti isso! =)

1 | 2 | 3 | 4