No mar

No mar Toine Heijmans

Resenhas - No Mar

1 | 2 | 3 | 4

Moo 09/11/2016

Como as duas últimas 48h de uma viagem de três meses podem ser angustiantes? Tonie Heijmans consegue prender o leitor e faz com que ele sinta a angústia do narrador. Uma ótima história!
JaqueCabral33 09/11/2016minha estante
Não gostei do fim. Mas o livro como um todo é maravilhoso.

Moo 09/11/2016minha estante
Sério?! Eu gostei rs
Gostei pq não foi nada clichê e qd o final foi se aproximando fui inventando teorias hahaha Esse livro merecia uma adaptação. Se bem que a probabilidade de estragarem é grande rs

JaqueCabral33 09/11/2016minha estante
cara, acho q eu entendi as coisas antes delas acontecerem, e isso estragou a surpresa hahaha

Moo 09/11/2016minha estante
huuuum.. gênia! Cara, eu sou uma leitora bem passiva. Vou lendo sem ficar pensando lá na frente, na maior parte das vezes. Só comecei as teorias quando o "bicho começou a esquentar" hahaha

JaqueCabral33 09/11/2016minha estante
nem é questão de ser esperta hhaha
só q o personagem era estranho haha

Gleidson 14/10/2016minha estante
Vc descreveu exatamente o que eu senti quando li.

Dani.Peghim 14/10/2016minha estante
Olá Gleidson! Que ótimo, pois após terminar fiquei meio sem entender direito o que havia sentido, bom saber que não fui a única que senti isso! =)

Thiago 23/04/2019

Impressionante. Até a metade estava pensando: se continuar nessa levada, essa leitura não vai passar de uma coisa bem banal. E então acontece o primeiro bum. Você é pego de surpresa. E aí surge outro. E outro mais. Não queria mais soltar o livro até que terminasse. Ele tem um dos fins mais deslumbrantes e poéticos que já vi até agora.
Gustavo.Martins 03/11/2019minha estante
SPOILER !!! Qual foi a sua interpretação do final? Achei simplesmente sem graça e gostaria muito de saber se teve algo mais profundo que nao fui capaz de captar... Teve algo alem dele ser doido imaginando que estava com a filha no barco? Me senti trapasseado pelo autor...

Thiago 25/12/2019minha estante
"gostaria muito de saber se teve algo mais profundo que nao fui capaz de captar".

Sim, teve.

Tuhã 25/02/2017

Uma pequena grande obra
No mar é um livro de poucas páginas mas que te prende do início ao fim. Ao começo de sua leitura, um tom calmo e tranquilo - como o próprio nome "No mar" indica - predomina. Conforme a leitura se desenvolve, contudo, se torna intrigante e angustiante. Vale e muito a pena ser lido.
25/02/2017minha estante
Também gostei.

Lorayne.Stinguel 30/05/2020

Nada menos que emocionante
Passei o livro inteiro com o coração disparado, sentindo o desespero do personagem, porque não li a sinopse e achei que se tratava de uma história real kkkkkkk
Cheio de surpresas! Vale a leitura!
Patsy Z 30/05/2020minha estante
Gostei muito quando eu li :)

Na Calzado 18/11/2015

Um narrador nada confiável leva o leitor em uma viagem introspectiva e cheia de imprevistos.
Aos poucos vamos conhecendo melhor Donald e muito da sua história e personalidade é falado nas entrelinhas.
A história é narrada como se fosse pensamentos aleatórios do Donald. Ele reflete sobre as experiências dele com o veleiro, sobre a relação com a família, sobre expectativas em geral e sobre o por que ele resolveu fazer essa viagem.
Esse fluxo inconstante ajuda a levar o leitor para dentro do veleiro junto com Donald. Durante a leitura é como se a gente sentisse também o movimento das ondas e as instabilidades do tempo em alto mar.

Apesar de ser curtinho esse livro é muito intenso. O personagem é muito bem construido e aos poucos vamos entendo onde a história vai acabar.

Gostei bastante e recomendo a leitura!

(Caso você queira ler mais a respeito, confira a resenha completa no blog)

site: https://literateca.wordpress.com/2015/11/18/sente-a-maresia-no-mar-toine-heijmans/#comments

Nayara 20/11/2015

"O vento muda de direção e o barco vai junto." É o que nos fala Donald em determinado momento de sua viagem. Ao ler o livro fica a certeza de que navegar é preciso, ainda que incerto e perigoso. O narrador nos relata suas histórias, com referências que envolvem Moby Dick e Ariel, em comum entre todas as histórias, o elo entre os personagens e o mar. O mar que hora acalma e hora assusta. O mar que parece o caminho mais certo a seguir, embora em determinada parte da viagem já não se saiba mais aonde esse caminho vai levar e nem como ou quem seremos ao final.

isa.dantas 07/09/2016

Livro de poucas páginas, mas muito intenso, entre os altos e baixos do mar.

@lidcomisso 14/09/2016

Impressões
Uma narrativa muito bem construída. Um barco. Um pai. Uma filha desaparecida no mar. O desespero em linhas. "Todo mundo é semissurdo e semicego. Vale para todas as pessoas, mesmo que elas pensem que não."

site: https://www.instagram.com/lidicirilo/

NazaSicil 20/10/2016

Reflexivo e impactante
Que livro maravilhoso, simplesmente sensacional !
Donald está estressado com a vida que leva, resolve então, tirar uma licença de 3 meses do trabalho e velejar. Queria levar sua filhinha de 7 anos com ele, mas sua mulher não concorda. Entram em acordo e resolvem que Maria iria com o pai nos ultimos 3 dias da viagem, no veleiro.
Só que, de repente, Maria some. Não está em parte alguma da embarcação e vc sofre junto com a angústia desse pai, querendo encontrar a sua filhinha.
Inicialmente contado em primeira pessoa, depois em terceira pessoa.
Comparo com uma Montanha Russa, subida lenta, no início, mas ao atingir o pico que é o desaparecimento de Maria, a leitura toma proporção vertiginosa e a gente não sossega enquanto não devora toda a narrativa.
Autor holandês que me conquistou demais !
Livro reflexivo que te dá aquela sacudidela e te deixa pensativo.
Adorei !
Super recomendo !
NOTA : 10

Bárbara Gomes 13/11/2016

Que livro surreal! Muito interessante e envolvedor.

Rildo.Becker 27/01/2024

A leitura é legal, mas um pouco cansativa...
No Mar conta com uma narrativa de Donald. Um homem que tem uma vida um tanto frustrada e também não é um bom exemplo de pai.

Ele sai para velejar por 3 meses e na penúltima parada, devido a um acordo com a sua esposa, ele encontra com sua filha de 7 anos para velejar com ela até a última parada. (Achei isso estranho durante a leitura, mas o pior vinha depois).

É um pouco cansativa a leitura, mas é legal se imaginar com o personagem num pequeno barco, no meio do mar. A narrativa fica mais instigante quando Donald começa a ter alguns problemas no mar.

A ilusão que tive foi com o final, que fez todo sentido quando eu cheguei lá. Afinal, um homem (como ele) no mar por 3 meses sozinho não pode ter um bom resultado.

No mais, a leitura é válida se você curte livros com finais inesperados. Ele deixa o leitor bem aflito em alguns momentos, dá mais vontade de ler as páginas seguintes.

ElisaCazorla 09/12/2016

Balanço do mar em cada página
Por que comprei este livro? Porque parecia interessante, autor desconhecido, boas críticas e editora prestes a fechar as portas. Não podia esperar muito. Não queria arriscar um possível esgotamento da edição. As chances de outra editora manter um autor desconhecido no mercado são mínimas. Comprei e li logo depois para saber se fiz uma boa compra. Fiz!
O que mais me chamou a atenção é a maneira como as páginas do livro tentam 'imitar' o balanço do mar. Em cada página o parágrafo se inicia num lugar diferente. Ora alto, quase no limite da folha; ora bem baixo, quase no rodapé, em outros momentos simula uma calmaria e os parágrafos começam no meio da folha por algumas páginas. Lemos e sentimos o balanço do mar junto com o protagonista-narrador.
Um livro simples mas intenso ao mesmo tempo. Acho que deveria ter mais umas 200 páginas. Saio do livro querendo um pouco mais. E depois?? E agora?
Diferente do que geralmente leio. Ambiente diferente. Narrador diferente. Seguimos com o protagonista como se estivéssemos dentro de sua mente. Como se fôssemos os seus pensamentos.
O mistério sobre o sumiço da filha não é o mais importante (para mim, pelo menos não foi) pois durante a leitura o narrador dá pistas sobre o que pode estar acontecendo. O melhor do livro é a leveza e a intensidade da narrativa. Foi uma ótima leitura!

Hildeberto 31/12/2016

Último livro de 2016!!!

"No Mar", de Toine Heijmans conta em primeira pessoa a história de Donald em primeira. Holandês de meia idade, casado e pai de uma filha de sete anos (Maria), decide tirar três meses sabáticos para navegar sozinho pelo Atlântico e o Mar do Norte. No último percurso de sua jornada, encontra-se com sua filha para com ela navegar de volta a Holanda.

O pano de fundo é esta viagem solitária pelo mar. Mas, para mim, trata-se também de uma narrativa sobre confusão psicológica, alguém tentando se encontrar, uma pessoa que se sente por várias vezes abalado pelo quotidiano, pela vida. Alguém que tenta desesperadamente se reencontrar após ter se perdido na rotina do trabalho e nos desafios da paternidade.

Mas o problema em tentar se encontrar é que no caminho nós podemos nos perder. E é disso que também trata o livro: o que nós faz querer voltar e enfrentar os desafios do dia a dia. Se não fosse isso, algo ou alguém, será que voltaríamos ao lar ou apenas iríamos em frente, sem fim determinado?

Enfim, trata-se de um livro introspectivo, psicológico. Uma reflexão pertinente a todos.

Sobre a edição, devo destacar o cuidado da Cosac Naify (toda vez que menciono essa editora, fico triste ao lembrar da sua falência) em editar cada capítulo com alturas diferentes. Alguns possuem mais linhas, outros menos, dando o efeito do vai-e-vem das ondas do mar.

1 | 2 | 3 | 4