5 Centímetros Por Segundo #01

5 Centímetros Por Segundo #01

Resenhas - 5 Centímetros Por Segundo #1

guilherme 12/03/2020

5 Centímetros Por Segundo - Vol 1
Eu não tenho palavras pra descrever o quão perfeito é essa obra, a momentos que da um aperto no coração tão bom com aquelas cenas maravilhosas.
SueSouza 12/03/2020minha estante
Amei o anime

Clauber 16/03/2021

Histórias curtas ou um grande romance de amadurecimento?
Este mangá é uma adaptação do filme animado de mesmo nome, lançado em 2007. Apesar de ser descrito como uma sequência de histórias curtas (e eu achei que se tratassem de pequenas histórias apenas ligeiramente relacionadas entre si), fui surpreendido positivamente com uma história que gira em torno de um protagonista e seus relacionamentos com algumas pessoas.

A primeira parte deste primeiro volume mostra a vida de Takaki Toono na escola primária depois de muitas mudanças com os pais e seu relacionamento com uma nova colega de classe: Akari Shinohara. Vemos esse relacionamento infantil amadurecer e se tornar algo muito bonito, com dificuldades (com as quais muitos de nós podem se relacionar) advindas de mais e mais mudanças.

Não vou falar da segunda parte porque ele já é um spoiler em si, mas as cenas deste mangá são muito bonitas, em todos os sentidos: tanto no quesito gráfico quanto no quesito emocional. Conseguimos ver a construção gradual de um relacionamento e a evolução dos sentimentos de cada um, mesmo que os próprios personagens não consigam dizer um para o outro. Temos aqui um ótimo primeiro volume tratando da infância e da adolescência, deixando a vida adulta e o encerramento dessa jornada para o volume seguinte.
Leitora Bibliotecária 17/05/2021minha estante
Terminei de ler agora e corri aqui para ver se mais alguém compartilhava minha insatisfação com no final rs. Também entendo, massss queria um reencontro

ACarolinneUs5 09/09/2015

Amável
Relacionamentos à distância são difíceis. O amor inocente de Takaki e Akari é tão lindo que nos deixa pensar que para sempre será assim...
A distância entre eles é grande, eles trocam cartas até que um dia, sem perceberem, eles param. Um sente falta e pensa no outro constantemente, mas deixam por isso mesmo.
O decorrer da história é um pouco confuso pois o tempo passa muito rápido e Takaki se muda diversas vezes de cidade e escola.
O motivo do título é lindo, a flor da sakura, (marca do amor deles, onde eles sempre se encontravam) cai, na primavera, a 5 cm/s.
História cativante e com um final super fofo (embora um pouco confuso).
Recomendo aos romancistas de plantão :P

Camila Lobo 04/01/2018

[Mangás #7] 5 Centímetros por Segundo (Por Livros Incríveis)
No ano de 2017, muito se ouviu falar de um filme que quebrou recordes de bilheteria no Japão, e que em breve ganhará um espacinho aqui nessa seção. Your Name foi escrito por Makoto Shinkai, pessoa muito conceituada lá fora, com filmes tão lindos quanto, como Jardim das Palavras (Garden of Words) e Cinco Centímetros por Segundo. Por isso, o mangá que venho tratar hoje não é volume único, porém é curtinho, contendo apenas dois volumes. É também uma história retratando o filme.

A sinopse realmente conta sobre o que se trata a história. Takaki e Akari se conhecem desde pequenos e, com o passar do tempo, ambos se apaixonam. Porém, nem tudo são flores, e Akari precisa se mudar para longe. Como a história se passa antes da internet virar um grande meio de comunicação, tudo que eles podem fazer é se comunicar por cartas e de forma bem precária. E a vida segue.

Eu fiquei completamente apaixonada no primeiro volume. Apesar de se tratar de um romance japonês - muitas vezes fantasioso - 5 centímetros por segundo tem um toque de realidade. Coisas e situações pelas quais qualquer um passa, ainda que no caso do mangá, ambos fossem jovens demais. As histórias passadas são curtas, dando velocidade ao mangá, mas, ao mesmo tempo, creio que poderia haver um pouco mais de aprofundamento. Ainda assim, desde as primeiras páginas é possível torcer enlouquecidamente pelo casal, vibrando com cada momento que eles conseguem interagir, estando perto ou longe. Logo, desde o início eu fiquei um tanto frustrada com a possibilidade de um triângulo amoroso, como mencionado na sinopse. Felizmente, esse acaba não sendo o foco do mangá em um primeiro momento, mesmo que eu não fique chateada caso em histórias (como em La la land, por exemplo), as coisas possam tomar rumos diferentes.

Por isso, ao terminar o primeiro volume, procurei enlouquecidamente pelo segundo. Os mangás da Editora New Pop não são vendidos em bancas, então precisei recorrer à Amazon. E se eu amei o primeiro volume... me decepcionei com o segundo, que foi um tanto frustrante para mim, em vários sentidos. As coisas pareceram desandar em narrativa, e a história pareceu parada em alguns momentos.
Ainda assim, 5 Centímetros por Segundo mostrou-se uma bela história de amor à distância, bastante realista e que mostra que nem tudo sai como planejamos, mas que vale a pena passar por experiências que só acrescentam.

O acabamento da editora é sempre impecável, com folhas e capas grossas, e formato menor, deixando o mangá mais grosso. As folhas são brancas, mas não transparentes, o que permite apreciar a arte, que apesar de preferir a do filme, ainda é bem satisfatória. Vocês podem encontrar os mangás à venda nas livrarias online como Amazon e Saraiva, ou na própria loja da editora.

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2017/12/mangas-7-5-centimetros-por-segundo.html

lominha_machado 23/03/2018

"— Eles dizem que é cinco centímetros por segundo.
— Do que você está falando?
— A velocidade com que uma flor de cerejeira cai… cinco centímetros por segundo."

Antes de tudo preciso dizer que não sou uma leitora de mangás, há anos eu não lia um mangá, mas na Comic Con ano passado passei pelo Stand da New Pop com uma amiga e estava dando uma olhada e então vi "5 Centímetros por Segundo" achei linda a capa, e dai li: "Uma sequência de história curtas sobre a distância deles", pronto já fiquei curiosa! Como estava em promoção acabei comprando o volume 1 no primeiro dia pois achei muito fofo e estava apenas R$10,00. Foi a melhor aquisição da Comic Con, me apaixonei completamente pela história, e os desenhos são maravilhosos, no terceiro dia de Comic Con li o mangá inteiro na fila e não teve jeito tive que voltar na New Pop para comprar o volume 2, o mangá me prendeu tanto que tinha momento que a fila andava e eu nem percebia pois estava em outro mundo, além de ter me arrancado algumas lágrimas mesmo em local público.

5 Centímetros por Segundo foi escrito por Makoto Shinkai e desenhado por Seike Yukiko e tem apenas dois volumes, ele foi serializado na revista Afternoon, da editora Kodansha, entre 2010 e 2011 e foram lançados no Brasil em 2015 pela New Pop. O mangá surgiu de um filme de Makoto Shinkai com o mesmo titulo e conquistou espectadores ao redor do mundo com uma trama simples e envolvente, narrando a relação à distância entre Takaki e Akari. Eu assisti o filme (animação) depois de ter lido os mangás, e indico muito a animação também é tão maravilhosa quanto, eu chorava assistindo, é muito linda! E a música, só posso dizer que chorei igual criança!

"Sempre acabo procurando o seu sorriso em algum lugar.
No cruzamento de vias, esperando o trem passar.
Mesmo sabendo que você não estará lá.
Se eu pudesse viver a vida novamente eu estaria ao seu lado a todo instante.
E eu não precisaria de nada além de você em minha vida."

A história se passa no começo dos anos 90, onde a internet ainda não era uma alternativa de se manter contato. Takaki Tono e Akari Shinohara se conheceram no primário, e um sentimento amoroso surge involuntariamente entre eles, mostrando que o que os ligava não era apenas uma amizade. Mas antes do romance se desenvolver, Akari tem que se mudar para o interior do país e os dois passam a se comunicar somente por cartas, e combinando de se encontrar esporadicamente... Mas as coisas pioram quando Takaki tem que se mudar para mais longe ainda. Na nova cidade Takaki adolescente conhece Sumida Kanae uma colega de classe que está apaixonada por ele, mas como ela diz Takaki sempre está “olhando para algo além dela”. O personagem principal do mangá é o Takaki, e temos a trajetória dele de pequeno até adulto.
Ele é o foco da história que mostra seus relacionamentos e sua busca por Akari.

Esse mangá me fez refletir muito, é algo poético, solitário, triste. A história parece tão simples, mas a mensagem é tão grande. É algo tão puro, direto e tão real. Sabe aquela coisa de: "A vida é curta, não perca tempo? Diga que ame, vá atrás, não se arrependa" é algo tão clichê mas que é muito tocante e que nem sempre damos atenção. Quantas pessoas não deixam o amor passar por medo? E acho que foi isso o que Takaki teve, medo, e por isso deixou tantos momentos passarem... Ele tinha tanto para falar mas não foi capaz de dizer, talvez, por não achar as palavras certas, mas ai é que está não existem palavras certas! E também mostra a questão de quantas coisas, momentos e oportunidades perdemos por ficar preso ao passado? Fora que passa aquela mensagem de "e se..." o que teria sido se a história fosse diferente? Se ele tivesse conseguido falar tudo que queria? Ele teria sido tão feliz quanto imaginou? Ou será que tudo era apenas uma utopia, algo que ele idealizava? Além disso, teve aquele pensamento: Se essa história fosse hoje, com Facebook, Whattsapp, e tantas formas de se manter contato, seria diferente? Só sei que quando terminei de ler levei um tapa na cara - que talvez estivesse precisando -, e esse mangá acrescentou muito em minha história pessoal com a lição de que para seguir em frente, precisamos desapegar do passado.

"Algum dia, seremos capazes de observar, juntos, as cerejeiras de novo?"

Confesso que no fundo, espero uma continuação, o final pode ter sido um pouco vago e apesar de todas lições ainda queria um final diferente, mas se o final fosse diferente talvez não houvesse tantas lições! Mas, ainda mantenho um "E se..." para eles, e já imaginei mil coisas para o futuro deles.

Por fim, Leiam! Leiam! Leiam! Leiam! POR FAVOR, LEIAM! E vejam o filme também! O filme tem no youtube legendado! Sério gente, use um tempo de sua vida e veja o filme pelo menos se você não puder ler o mangá. Se você é adolescente, jovem, adulto, sentimental, frio. Se você já teve um amor, se você não teve um amor... É uma história rápida, uma história simples, mas com todo sentimento do mundo

site: http://www.dreamsandbooks.com

setantarpgs 09/09/2018

Intenso!
Ler esse mangá é relembrar o despertar dos sentimentos mais intensos relacionados ao amor... A descoberta, a incerteza, o medo da rejeição, a esperança de ser correspondido. Por causa disso, torna-se marcante e dependendo do seu estado de espírito, a leitura poderá levá-lo às lágrimas.

Fabi @FLeituras 16/09/2019

O mangá mostra 3 fases da vida: "infância", adolescência e vida adulta.

O tempo passa e Tono não reencontra Akari, e se torna um homem frustado emocionalmente, um tanto deprimido e sem sonhos para o futuro. Ele fica preso ao passado e tem dificuldade de viver o presente, levando uma vida vazia. Ele sempre relembra da Akari e isso faz com que ele não consiga se envolver de verdade com ninguém.

Uma coisa que incomoda é que ele demora para tomar uma atitude em relação a isso, senti que ele não ia atrás e preferiu deixar para lá, se arrependendo quando já era tarde. Inclusive ele chegava a escrever mensagens para a Akari, mas nunca enviava.

Como temos mais de um personagem podemos perceber que cada um segue sua vida, alguns desapegando mais fácil do passado e outros não. A questão é que a lembrança sempre fica.

Esta obra está ai para mostrar que nem todos que passam pela nossa vida ficam. É uma história mais perto da realidade que diz que nem todo grande amor se realiza, que a vida é feita de incertezas, as coisas não acontecem do jeito que queremos e que é normal não saber o que fazer do futuro, com o tempo tudo se acerta. Cada um segue o seu caminho.

Durante a leitura prestei bastante atenção nos desenhos, eles são bem expressivos, os elementos do cenário e as expressões ajudam a entender as sensações e acontecimentos.

O final termina em aberto e nos deixa na imaginação para saber o que aconteceu e se Tono consegue seguir em frente. Por mim esta obra poderia ter mais um volume contando isso e o lado da Akari, será que ela esqueceu Tono facilmente?

jonathanrausch 05/02/2020

Incertezas
A vida e a história que cada um vai viver é uma incógnita, esta obra demonstra muito bem esse sentimento que às vezes se faz presente, de que não estamos presentes no futuro, mas no que esperamos dele pelo que vivenciamos agora. Uma história de amor que é realmente isto, o amor, uma divisão de fragmentos de lembranças de ambos.

Rafe @booksrafe 11/02/2020

fofo

Renata 19/04/2020

Sem desenvolvimento
Começa de um jeito e termina do mesmo jeito. Nada mais. Infelizmente tem 2 volumes

Gabi 14/05/2020

Novo olhar para os sentimentos
Ainda que pareça mais um enredo romântico comum, o mangá traz uma história bem construída e muito verossímil a vida de quase todos os adolescentes, o que me fez ter um apreço enorme pelo livro! Li muito rápido!

Mateus.Conttessotto 19/07/2020

Um bom mangá, divertido de ser lido e que dá pra passar o tempo.

@somaisumparagrafo 29/07/2020

@somaisumparagrafo
Como dizem, a primeira vez a gente nunca esquece e com certeza a minha primeira experiência lendo mangá foi marcante. Em casa tenho um leitor assíduo do gênero, meu marido, que sempre me incentivou a lê-los, mas nunca dei muita atenção até me deparar com essas capas fofas e com um enredo lindinho, então eu soube: chegara o momento de me render.

Vamos então saber um pouco sobre essa história.
5 centímetros por segundo possui dois volumes e é uma adaptação de um filme japonês homônimo, que conta a história de amizade de Takaki Toono e Akira Shinohara. Eles se conheceram na escola primária, onde a identificação foi imediata e logo se tornaram inseparáveis. Entretanto, essa amizade evolui para um sentimento mais profundo, mas Akira precisa se mudar e a relação deles passa a ser via cartas, já que a ambientação da história se passa em uma época em que a internet não era uma opção viável. Para piorar, Toono também precisará se mudar, deixando a distância entre eles ainda maior.

O tempo passa e acompanhamos a vida de Toono sem Akari, passando por sua adolescência até a fase adulta. Mas o jovem nunca esqueceu o sentimento que tinha por sua amiga e leva uma vida presa ao passado. Outros personagens surgem na trama e na vida do protagonista, o que nos deixa a grande pergunta: ele será capaz de seguir em frente mesmo após tantos anos preso a um amor do passado?

Que história linda! Tão tocante e emotiva, que me levou às lágrimas por inúmeras vezes. A arte e a trama são super dramáticas, deixando meu coração apertadinho o tempo todo. Uma história sobre amizade, primeiros amores, vida e recomeços. Amei!Se virei fã de mangás? Nem preciso dizer que já comprei vários outros exemplares.