Tristes finais para começos infelizes

Tristes finais para começos infelizes Raul Otuzi

Resenhas - Tristes finais para começos infelizes

Karla Samira @pacoteliterario 29/06/2021

Grata surpresa
O livro reúne, em 25 contos, inúmeras situações pelas quais podemos passar na vida, todas elas com um toque de tristeza, sarcasmo e ironia, bem ao estilo Luis Fernando Veríssimo e Nelson Rodrigues de fazer história.

Confissões que jamais deveriam ser feitas, pedidos que qualquer pessoa teria pudor em fazer, estar na hora errada no lugar errado, a insistência em utilizar um presente que acaba de ganhar, planos para levar vantagem naquela noite, essas e outras situações são narradas por Raul com extrema realidade e, ao mesmo tempo, com grande dose de imprevisibilidade.

Os desfechos dos contos são sempre trágicos, assim como seus começos. Porém, o que permeia cada história passa por todos os tipos de circunstâncias e sentimentos: medo, angústia, revolta, sinceridade, arrependimento, dedicação, procura, ciúme. Tudo isso aguça no leitor a vontade de finalizar a leitura do conto em busca daquele final que, na maioria das vezes, é totalmente inesperado.

Algumas vezes, o exagero beira ao absurdo, em outras, percebemos que são situações pelas quais qualquer um de nós poderia passar. O ser humano descrito nas histórias de Raul é totalmente imaginável, o que traz muita identificação do livro com o leitor.

No choque com a realidade das vidas ali narradas temos a certeza de que todas as pessoas passam pelas mesmas dúvidas, incertezas e problemas na vida e, assim, podemos tirar uma infinidade de boas lições dos contos que, a princípio, poderiam nos causar náuseas de tão graves, insanos ou, nas palavras do autor, "tristes".

A escrita do autor é fluida, sem palavras muito rebuscadas e com a quantidade certa de diálogos. Eu adorei o livro, que me conquistou logo no primeiro conto (apesar de eu ter ficado aterrorizada com seu final).

Recomendo a quem curte os autores mencionados acima, pois Raul Otuzi segue nessa mesma direção, sem perder em nenhum momento a originalidade de sua obra!

Resenha completa no link.

site: http://www.pacoteliterario.com.br/search?q=tristes+finais

sergioluiz.gasparjunior 23/07/2015

um final realmente triste
Se você procura contos de fadas, esse livro NÃo é o mais indicado para você. Bem ao estilo "a vida como ela é ", Raul Otuzi surpreende com histórias muito bem escritas, recheadas de sarcasmo, reviravoltas e finais nem tão felizes assim, mas que dão show de criatividade e qualidade. Cada história vai te envolver e cativar desde a primeira até a última palavra.
E depois de saborear cada um dos contos, pra mim, só resta uma conclusão : o final desse livro é triste mesmo. Você termina e fica querendo mais e mais e mais.

garotadovlog 03/07/2016

Tristes Finais Para Começos Infelizes | por Carol Sant
Boa tarde, amores!
Tudo belezinha com vocês?
Trago desta vez a resenha sobre um livro de crônicas, que tem como principal ambiente o nosso cotidiano, ou seja, o que vemos nos jornais e o que passamos e vivemos todos os dias.
Claro que estou falando do livro "Tristes Finais Para Começos Infelizes", do autor Raul Otuzi. Galera, dá uma olhada na arte dessa capa (parece uma aquarela em tons escuros e quem ama mais aquarelas do que eu? NINGUÉM!), não dá para não se apaixonar, né?!
O livro é uma coletânea de 25 crônicas sobre o cotidiano das pessoas, durante a leitura fiquei me perguntando se o autor se inspirou em alguma situação que passou ou que chegou a presenciar, por que de fato me identifiquei com algumas das crônicas, o que acabou me chamando bastante atenção e me mantendo conectada aos personagens.
Outra coisa muito positiva do livro, da escrita do autor e que me conquistou muito durante a leitura foi a pitada de humor que conseguiu incluir em cada crônica do livro!
No decorrer de diversos textos me peguei rindo de algumas situações engraçadas que os personagens se colocavam. Confesso, esse toque de humor e sutileza fazem do livro algo que é extremamente fácil de se ler e mesmo com esse humor inserido até nas crônicas sobre assuntos mais sérios, a cada final de capítulo fazem com que você reflita sobre tudo o que acabou de ler (eu adoro livros que me fazem refletir haha').
Junto com o livro, o autor me mandou marcadores da obra e fez uma dedicatória super fofa que eu amei. O livro levou uma classificação de 4 estrelinhas lá no Skoob e lembrando que o livro é todo ilustrado, o que só deixa o livro mais atrativo!
Recomendado, beijos da Cah!

Adriana 26/07/2015

Inteligente. Imperdível!
Em toda leitura deste livro me pego pensando: "Ahá, o final vai ser 'x' ". Aí vai decorrendo a leitura...e eu penso: "ah não...isso seria óbvio. Então, só pode ser 'y' " e aí o final é uma letra que nem existe em nosso alfabeto. Muito bom!

Marcos Pinto 18/03/2016

Surpreendente
Há autores que gostam de trabalhar com o que o homem tem de melhor. Outros preferem ser mais verdadeiros, mais reais e desmascarar a sociedade. Raul Otuzi, em Tristes Finais para Começos Infelizes certamente está no segundo grupo. Através de uma prosa ágil e envolvente, consegue ganhar o leitor sem qualquer dificuldade.

Para trabalhar de maneira nua e crua os sentimentos humanos, o autor sempre parte de situações corriqueiras, levando seus protagonistas a viver o ápice de suas emoções. Mesmo que os textos soem, por diversas vezes, muito pessimistas, sabemos que todos eles retratam ocorrências bem possíveis e até de frequências constante.

No texto Dedo na Ferida, por exemplo, conto que faz a abertura do livro, o autor parte do ódio originado por uma traição. Aliás, não uma traição qualquer, mas a traição. Os sentimentos vão transbordando de palavra em palavra e nos sentimos solidarizados pelos dois principais personagens. Porém, quando menos se espera, o autor muda o rumo da narrativa e dá um final impactante. Aliás, finais surpreendentes é um artifício muito bem usado pelo autor durante todo o livro.

“– Esses sapatos estavam me matando. Não existe coisa pior do que sapato apertado. Existe?– Amar uma pessoa e não ser correspondido” (p. 36).

No conto Uma Noite Deliciosa para Comer Pudim é outro exemplo de texto com final surpreendente e impactante. Tudo começa quando uma mulher muito atraente chega ao lar do protagonista. Ela afirma conhecê-lo, mas ele não se lembra. Como ela é muito bonita, o protagonista resolve desenvolver o papo, já imaginando que iria ganhá-la. Contudo, o destino prega suas peças, e o personagem principal tem mais um dos muitos tristes finais do livro.

Nesse conto, em especial, o autor se supera. Com uma narrativa ágil e diálogos bem coloquiais que são extremamente próximos da realidade, o que dá uma sensação de verossimilhança enorme ao texto, Raul consegue trabalhar temas fortes. Aliás, essa é outra característica bem marcante do autor: o uso do humor para tocar em feridas profundas e que incomodam. Ao mesmo tempo em que brinca, ele critica a sociedade de aparências e futilidades que vivemos.

Além dos bons textos, escrita leve, mas bem trabalhada, e crítica apurada, o livro ganha muito em expressividade por causa das mais diversas ilustrações que possui. O fato dos textos ganharem ilustrações específicas não é aleatório; cada imagem enriquece ainda mais a experiência da leitura do texto a que se refere, ajudando na carga de sentimentos profanos e finais tristes que a obra carrega.

“Pronto. Que casamento resiste a duas confissões? Uma, vá lá. Mas duas? Feitas pela mesma pessoa e ao mesmo tempo? Problemas. Seríssimos problemas à vista” (p. 80).

Quanto à parte física, assim como em relação à obra, tenho apenas que elogiar. A capa está simples, mas tem o estilo que eu gosto: bem subjetiva. Como já tido, o livro contém diversas ilustrações; isso, aliado às letras em um bom tamanho e ótimo espaçamento, dá ao livro uma diagramação invejável. Ademais, a obra teve uma revisão muito boa, apesar de eu ter notado um errinho ou outro.

Assim sendo, com tantos aspectos positivos, resta-me apenas indicar a obra. Ademais, ainda afirmo: guarde o nome Raul Otuzi; tenho a sensação que ouviremos falar bastante dele. De minha parte, se ele mantiver esse estilo incrível, já tem um fã.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/03/resenha-tristes-finais-para-comecos.html

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 30/03/2016

Tristes Fins para Começos Infelizes
O livro é composto por uma reunião refinada de contos e crônicas da vida de qualquer indivíduo independente do que esteja passando mediante alguma situação corriqueira e em alguns casos, habitual ante os personagens contidos na obra.

Com sabedoria e com uma escrita cativante desde a primeira página até o fim do livro, Raul, nos surpreende com sua linguagem contemporânea, indo direto ao ponto, sem rodeios, onde nos apresenta histórias recheadas com reviravoltas na vidas dos indivíduos, uma vez que pode-se perceber que não há um personagem central, mas sim, diversos que compõe a obra.

Cada conto neste livro tem uma pitada de sarcasmo que nos surpreende ao ler e assim sendo, a leitura fica bem dinâmica e descontraída, mesmo que tenha finais não tão felizes, fazendo juz ao título do livro.

Não estenderei a resenha para que não passe spoiler, pois tratando-se de contos é impossível não deixar escapar quando escrevo além do que já deixei aqui nesta resenha. Contudo, um conto me chamou a atenção onde um rapaz dirigia em seu veículo e outro carro mais potente, o ultrapassou e mesmo assim, tentou passar, porém, quando ficou para trás, não gostou por não ter um veículo à altura, mas passando adiante encontrou aquele carrão capotado e chegando no destino, ficara sabendo que se era de seu amigo, que não iria mais aparecer na festa de casamento, pois havia falecido. Pesado, não? Mas infelizmente acontece todos os dias, e com essa realidade Raul descreve seus contos dessa maneira. Real e direto.

Indico este livro para qualquer pessoa, pois além do contexto de seus contos, cada um tem uma ilustração representando alguma informação da história a ser lida.

site: http://www.irmaoslivreiros.com/2016/03/tristes-finais-para-comecos-infelizes.html

Babi @leiturasdababi 02/05/2016

Resenha feita por: Blog Myself Here
Raul Otuzi, reúne 25 contos, totalmente diferente um do outro, cada um com seu personagem, com sua vida, com sua história, as únicas semelhanças são: os começos tristes e o finais infelizes... E se você só gosta de contos de fadas, já vou avisando que esse livro não é pra você, é de acordo como a vida é na realidade, pois acredito eu que algumas pessoas poderão se identificar em algumas situações, porém tem outras que são totalmente exageradas e impossíveis, no bom sentido da palavra.

É uma leitura super leve e rápida, conforme você vai lendo você vai ficando mais curioso com a próxima história, com o próximo final, é incrível a capacidade de escrita do autor, na qual nos deixa totalmente instigado nas histórias.

Não poderia deixar de ressaltar também o brilhante trabalho com a diagramação do livro, com vários ilustradores cada um com sua habilidade, a cada história você se depara com uma ilustração mais linda que a outra.

Super recomendo a leitura, para você que gosta de finais surpreendentes e já está cansado de finaizinhos nos quais já sabemos desde o início da leitura. Um livro com uma temática totalmente singular.

site: http://blog-myselfhere.blogspot.com/2016/05/resenha-tristes-finais-para-comecos.html

Lurdynha_ 04/08/2021

Ah! Eu amei essa obra Tem numa leitura leve e que flui de forma maravilhosa, cada conto é uma nova aventura.

Nayane15 03/01/2024

25 contos intrigantes e com finais surpreendentes, super recomendo, maraviiilhooosoo, tem suspense, morte, suicídio, traições, vingança e muito mais...