Os Serões no Japão

Os Serões no Japão Wenceslau de Moraes

Resenhas - Os Serões no Japão

erika 18/02/2011

Uma leitura reveladora
Coletânea de artigos sobre o Japão publicados na revista portuguesa Os Serões entre 1906 e 1909, esta obra de Wenceslau de Moraes traz 18 textos sobre os mais variados temas da cultura japonesa. Com escrita dinâmica, o autor resume em poucas páginas cada artigo, “pincelando” observações curiosas do ponto de vista de um estrangeiro sobre o modo de vida e os costumes japoneses.

Particularmente, chamou-me a atenção o texto intitulado “Vestígios da passagem dos portugueses pelo Japão”, no qual, diferentemente do aspecto pontual utilizado pelo autor em seus escritos, Moraes desenvolve um pequeno estudo levantando os registros de seus compatriotas no passado do país oriental. Surpreendentemente, é fácil notar, nesse texto especificamente, um forte tom orientalista “a La Edward Said”, ou seja, explorando um contexto de relações sociais entre um Ocidente dominante e um Oriente dominado. Algo revelador na obra de Moraes.