Entre o Ódio e o Amor

Entre o Ódio e o Amor Aricia Aguiar e Suany Anjos

Resenhas - Entre o Ódio e o Amor

LT 12/09/2016

Confesso que fiquei com bastante receio de ler o livro em questão, a sinopse me deixou um tanto quanto conturbado. Procurei informações no Skoob e em outros blogs, li algumas resenhas, conversei com uma amiga, até que por fim me senti "preparado" psicologicamente para ler a obra.

Com lenços separados, playlist depressiva tocando no celular e bloco de notas aberto, para anotar possíveis quotes, me lancei de corpo e alma na leitura.

Pensei que estava preparado para ler o que se seguiria, mas assim que li os primeiros cinco parágrafos, percebi que não estava. Conforme meus olhos transcorriam as paginas, uma espécie de furor irradiava por todos os meus poros... era assustador. Aquela descrição tão realista, de um crime tão absurdo e desumano me deixou completamente em choque.

As escritoras conseguiram mexer com meu psicológico de uma maneira gigantesca, elas me deixaram em um estado de espirito melancólico e sentindo, por alguns momentos, nojo da humanidade. Sei que é errado generalizar, porém, isso foi exatamente o que senti. Aquela cena de estupro não me pareceu fictícia, foi algo real, algo que infelizmente ainda teima em acontecer... e isso é assustador. Dói imaginar a quantidade absurda de Adrianas que passam por isso, diariamente. E é mais doloroso ainda saber que muitas delas (assim como a protagonista) não recebem o devido apoio, muitas são consideradas culpadas por sua própria infelicidade. Sério, isso é alarmante, me faz ter nojo da minha própria espécie.

Mas, deixamos isso de lado, não estou aqui para problematizar e nem criar polemicas, estou aqui para demonstrar meu ponto de vista acerca da referida obra, que diga-se de passagem, é completamente magnifica.

Passado o susto inicial, apesar de um pouco nauseado, segui na leitura. Adentrei o psicológico de cada um dos personagens, me apaixonei por alguns, repudiei outros, senti vontade de entrar no livro e socar a cara de dois certos carinhas (não entrarei em detalhes para não dar spoilers). Acredite se quiser, esse foi o primeiro livro que não consegui shippar o casal de protagonistas de maneira alguma - rs. Lucas pode até ser um amorzinho, mas não consegui, podem me julgar... eu deixo.

Adorei a maneira como a historia foi escrita, principalmente os personagens secundários que ganharam meu coração de maneira instantânea. As escritoras souberam descrever com perfeição cada um dos sentimentos narrados. Um ser humaninho fofo e especial que ganhou meu coração desde a primeira aparição foi a mini diva, Mariana.

A história de superação de Adriana é inspiradora e completamente comovente, a diva me emocionou para valer e os lencinhos que havia separado no inicio, realmente foram úteis. Novamente agradeço as autoras por me proporcionarem tal leitura, elas, a cada dia que passa conseguem ocupar um lugarzinho maior dentro do meu coração.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Clube do Livro 30/09/2015

Resenha Giuliana - Blog Clube do Livro
Adriana é uma garota de família bem tradicional. Seus pais sempre zelam por sua segurança e a super protegem não deixando que ela saia, por a considerarem muito nova. Quando ela faz dezesseis anos, consegue a permissão deles para ir à sua primeira festa com as suas amigas, mas sua vida, infelizmente, está prestes a ter uma reviravolta de proporções imensuráveis. Na festa ela é observada o tempo todo por um rapaz que carrega no olhar frieza e maldade. Se talvez ela tivesse ouvido seus instintos, poderia ter escapado do terrível mal que a espreitava.

Ela se afasta das amigas e vai tomar um ar fora da festa. É pega, arrastada e brutalmente estuprada por quatro rapazes. Fica destruída e arrasada, e sua juventude é totalmente interrompida por esse cruel e brutal acontecimento. Mas o destino resolve por cara a cara o passado e o presente, e dá mais algumas provações para Adriana, quando ela se vê diante de alguns de seus algozes.
Esse livro tem muitas reviravoltas e para não correr o risco de soltar um spoiller dos grandes, digo que Adriana encontrará o amor e o ódio em seu futuro, e as escolhas que irá fazer ao longo de sua vida irá plantar mais lágrimas e espinhos no seu coração.

Eu achei o livro muito bem conduzido. As autoras souberam transportar o leitor a todas as cenas. O estupro foi assustadoramente real (tem que ter estômago para ler aquela parte sem lagrimas nos olhos), e a força de Adriana e superação de tantos traumas foi admirável. O mocinho desse livro caminha na corda bamba entre o herói e o bandido e tive sentimentos controversos por ele. Gosto, particularmente, de livros assim, que mostram que somos humanos, propensos ao erro, superação e principalmente ao perdão.

Outra coisa que achei bem legal foi o livro ter um leque grande de personagens, muito deles fortes e inesquecíveis, e apesar de o foco ser o drama de Adriana, abrange outras vidas também de forma tão natural que em nenhum momento me senti perdida ou incomodada.
Talvez os sentimentos dos leitores conforme a história caminhe sejam controversos, pois apesar de eu torcer muito para que ela fosse feliz, em algumas vezes quis que ela desse a volta por cima e deixasse o passado pra trás, mas, tem sentimentos que são mais fortes do que o ódio e o rancor, e as autoras mostraram isso de maneira determinada e objetiva.

Achei super interessante que muitos autores escolhem dar um final após a revelação de alguns dos principais acontecimentos do livro nos deixando com o gostinho de quero mais. Nesse livro, entretanto, elas conseguiram magistralmente desvendar os fatos e nos dar mais d trama, o que me deixou muito feliz.

Então, se quiser caminhar na corda bamba entre o amor e o ódio e se apaixonar por um mocinho lindo, bem anti clichê e uma personagem que dá a volta por cima contrariando todas as adversidades, leia, agora "Entre o ódio e o amor". Super recomendo!!

Parabéns pelo livro, Arícia e Suany. Já virei fã de vocês, e por isso, em breve, teremos mais dessas queridas autoras no clube.

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2015/09/resenha-revisada-entre-o-odio-e-o-amor.html

Giuliana Sperandio 30/09/2015

Resenha Giuliana