Perto do Fim

Perto do Fim Rosa Mattos

Resenhas - Perto do Fim

KeniaCandido 17/04/2024

Bom.
Narrado pelo ponto de vista de Jeff Weber, o livro Perto do Fim foi minha estreia com a escrita da autora Rosa Mattos que apresentou uma história tão boa que e não consegui segurar minhas lágrimas.

Jeff Weber é um homem solitário e meio amargurado que carrega a culpa de ter perdido à filha Lara por um descuido seu e com isso, sua esposa Sylvia não sabendo lidar com o luto também faleceu. Vivendo num completo luto, Jeff tentou tirar sua própria vida, jogando seu carro em um poste de concreto, mas foi socorrido e sobreviveu sem sequelas. Dessa maneira, Jeff passou a convive com a dor e a culpa por ter sido o responsável pelas mortes.

Entretanto, sua rotina começa a mudar quando Jeff ouve um pedido de socorro de uma jovem mulher no bosque do seu condomínio. Valentina estava indo passar uns dias com o tio para tentar espairecer e acabou aceitando a carona com um desconhecido. Ao salvá-la de um agressor com um ato heroico, Jeff tornou-se vítima desse homem misterioso que prometeu buscar vingança. A partir daí o agressor de Valentina, perseguia Jeff, fazendo graves ameaças. Contudo ao mesmo tempo, Valentina passou frequentar à vida de Jeff, dando-lhe um sopro de esperança que há muito tempo não tinha em sua vida.

Jeff aquele tipo de personagem que conquista o leitor nas primeiras páginas. A escrita da autora Rosa Mattos consegue emocionar logo no começo do livro por causa dos sentimentos de culpa do Jeff. Com a presença do homem misterioso , a história ganho um toque de mistério e suspense que desperta curiosidade para leitura e quando eu pensava que já tinha visto de tudo na história, a Rosa simplesmente conseguiu balançar meu coração mais um vez.

Jeff e Valentina iriam enfrentar vários obstáculos que vai fortalecer os dois personagens. Além da trama principal, o leitor também conhece a relação de Jeff com seu pai extremamente controlador, Milton Weber. A princípio os trechos que tinha Milton, provocaram um pouco de raiva. Por que tanto controle em torno do filho? Contudo, perante a leitura, a pergunta foi respondida e o mistério foi desvendado.

Enfim, se você é leitor que gosta de histórias que emocionam e que seja literatura nacional e ao mesmo tempo, consegue envolver com as emoções dos personagens, dê uma chance para Perto do Fim.

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2023/06/perto-do-fim-rosa-mattos.html

Duda Mel @epifania_literaria 16/04/2023

Sinopse intrigante, porém esperava mais
"Acho que um dia deixarei de flutuar entre as lembranças e a realidade. E enquanto isso, vivo assim, entre dois mundos."

Resenha:

Uma leitura diferente unida a uma história com surpresas.
Jeff é um homem amargurado. Após perder a filha num incidente na praia, viu a esposa se afastar e morrer numa overdose de calmantes. Para piorar, na tentativa de dar fim a própria vida, ele sobreviver.
Seus dias não tinham luz. Não achava motivos para sorrir. Todo domingo era um ritual sagrado de visitá-las, levar flores e chorar, lembrar que estava a sete palmos abaixo da terra junto a elas.
Entretanto, no que poderia ser somente mais um domingo qualquer, ele escuta gritos desesperados e chega a tempo de salvar uma jovem de um possível abuso. Ainda que não fosse melhor momento, Jeff se vê impactado pela beleza de Valentina e posteriormente com a ingenuidade, bondade e esperança que exala.
Para completar, ele começa a ser ameaçado, porém tem dúvidas de quais os motivos disso e quem poderia ser.
Trata-se de um livro que realmente foi bem diferente do que eu imaginava. Ao ler a sinopse, comentei com amiga e fiz diversas teorias extremamente elaboradas as quais foram ao ralo.
O diferencial da obra se inicia pela escrita. Sem muitos quotes. A narração da história é o foco principal.
Jeff é um homem extremamente metódico e tenta se manter sempre atencioso a fim de evitar cometer mais deslizes que possam ser perigosos ou até fatais. Sendo ele o narrador, vemos o desenrolar dos fatos a partir de sua organização, indo desde sensações até os atos mais simples como acordar, tomar banho, descer as escadas. Em alguns instantes, esses detalhes podem parecer extremamente bobos e desnecessários, porém, em outros, mostram-se importantes. Vale ressaltar que o estilo de narração casa bastante com o personagem e conforme vamos conhecendo mais da história do Jeff, entendemos o porque carrega tanto peso sobre os ombros.
Em resumo? Ele poderia ser considerado aquele que passou na fila do azar duas vezes e ainda furou para tentar a terceira (e conseguiu).
Valentina surge de maneira que inicialmente me pareceu bastante suspeita. Todo seu bom humor e bondade foram dignos de me causar desconfianças (as teorias pipocavam) e junto a revelação da relação conturbada entre Jeff e o pai, me fazendo crer que nem tudo poderia ter sido coincidência.
O período curto que Valentina passa com os tios é o suficiente para que provoque em Jeff vontade de viver, uma redescoberta dos prazeres mundanos e, ligados as ameaças maldosas e constantes, o protagonista se vê vagarosamente protestando e lutando pelo entendido do porque de desejarem sua morte, acordando para a vida da qual passou tanto tempo desligado e superando os traumas diários, modificando rituais e encontrando algo que o reconfortasse.
Ao decorrer da narrativa, é possível ver que a autora trabalhou bastante no psicológico de um personagem maltratado. Jeff não é exatamente aquele tipo de personagem que você ama de primeira (talvez nem de segunda) e criar laços com ele deve ser baseado em grande empatia e compaixão, talvez tendo a mesma paciência que Valentina teve ao se aproximar dele.
Apesar das baixas ocorridas na vida de Jeff e o enredo que promete mistérios (e tem até certo ponto), não é um livro que traz uma história complexa e cheia de vai e vem, surpresas a todo instante, ainda que bem desenvolvida. Pelo contrário, vamos da calmaria a uma descoberta, depois retornamos a calmaria, desconfianças, calmaria.
Finalizando a obra, não sabia exatamente como me sentia, pois me encontrava em cima do muro entre as questões "esperava algo mais" ou "uma boa simplicidade para variar", ainda que a primeira opção apitasse com mais frequência. Senti falta de mais emoção e até mesmo ação, principalmente vinda do ameaçador de Jeff. Atitudes que fossem verdadeiramente perigosas e o atingissem mais.
É! Eu queria ver o circo pegando fogo.
Acredito que essa análise seja totalmente subjetiva e de acordo com a expectativa do leitor para a história, visando que a sinopse do livro por si só já deixa cheio de indações do "Por que? Quem? Quando? Onde?".

San 05/09/2022

Boa leitura
A leitura fluiu bem, fui envolvida pelos personagens principais.
A história tem drama, romance e até um certo suspense.
O drama vivido por Jeff é algo que mexe muito comigo.
Gostei do rumo que foi dado ao Jeff.

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Olá, pessoas, tudo bem? Nesse mês escolhi uma lista bem eclética de minhas leituras e esse livro entrou na categoria Mistério e Suspense. Por ser livro único foi uma ótima pedida, porque tem horas que tudo que não queremos é começar uma série, não é mesmo?

Narrado em primeira pessoa, no ponto de vista de Jeff Weber, somos apresentados a suas dores, seu luto e imensa vontade de não viver, não sofrer mais e a culpa pelo que houve à sua esposa e filha e a dor de ter sobrevivido quando tentou acabar de vez com o sofrimento, jogando o seu carro contra um poste de concreto.

O livro começa assim, com essa atmosfera carregada, afinal a única pessoa a quem ele pode chamar de família é seu pai. Um homem frio, distante e controlador que, mesmo trabalhando no dia a dia com o filho, usa de outras pessoas e meios para saber os passos de seu filho. Quando a lógica seria apenas perguntar a ele.

No primeiro momento a narrativa mostra bem a vida rotineira e mecânica que Jeff leva, como, em busca de uma normalidade, ele criou rotinas rígidas a quais se obriga metodicamente a cumprir. Porém o que ele nunca imaginava é que o prenúncio de uma tempestade trouxesse, além de chuva e raios, uma mudança em tudo a qual se acostumou. Da sacada de sua casa, ele ouve uma jovem pedindo socorro e corre até lá para ajudá-la, sem saber que esse seu gesto daria início a um grande pesadelo.

Ele liberta a jovem Valentina das mãos do agressor e recebe ameaças dele, por ter surgido na hora errada. O sujeito foge, mas no mesmo dia coloca em prática suas ameaças. Após isso, Jeff vê sua rotina pacata e metódica sofrer uma guinada vertiginosa. Uma série de acontecimentos o faz pensar que sua vida corre perigo e o homem falava sério. Ele só não entende qual o motivo para tanta fúria e desejo de vingança. E, nesse momento, a história te deixa intrigado com as ameaças e ainda mais com a maneira enigmática que pai de Jeff, o sr. Milton Weber, lida com esse assunto, ao mesmo tempo que deixa no ar frases que trazem ainda mais incertezas que esclarecimentos.

Ao mesmo tempo em que se vê perseguido e na mira de um maníaco, Valentina surge como um sopro de esperança em sua vida, trazendo um pouco de paz ao seu coração acostumado a estar mergulhado em sombras. Afinal, estando tão mergulhados em nossa dor, esquecemos que as pessoas a nossa volta também têm suas dores e seus próprios sofrimentos com que lidar. E assim, vamos vendo os sentimentos que ela desperta em Jeff darem esperança de que talvez ele consiga voltar a viver e não apenas existir. Mesmo que nada seja tão simples. Afinal, quando ele passa a acreditar que finalmente tudo se resolveu, o inesperado acontece, o deixando preso em um dilema desanimador.

A partir desse momento, ele terá que ser realmente forte para superar o novo obstáculo que o destino colocou em seu caminho e mostrar além de uma força para lidar com dores físicas quanto com as emocionais, se quiser viver. E o fato de poder perder a vida o mostra como sua jornada foi longa até esse momento, e que realmente ele agora tem motivos para lutar pela vida.

Confesso que não imaginava a resolução do mistério, achei meio ok. Mas, em compensação, os outros desfechos me deixaram bem satisfeita, porque eu concordei com os rumos tomados. Tenho que dizer que realmente achei que alguns pontos poderiam ter sido melhores explicados e algumas perguntas que me fiz ficaram sem uma resposta. Mas nada que tenha estragado a história como um todo.

O livro tem uma capa que remete a história, com uma edição muito bonita, com revisão e diagramação bem-feitas, sem erros de digitação ou ortografia, fonte e papel amarelo que deixaram a leitura ainda mais confortável e um trabalho de impressão excelente. Boa leitura.

site: http://www.clubedofarol.com/2020/05/resenha-perto-do-fim.html

Lala 15/01/2019

É bom, mas faltou alguma coisa
Os diálogos são cansativos, tive a sensação de estar acompanhando a conversa entre dois pré adolescentes no primeiro relacionamento e não entre adultos. A parte do mistério também deixou a desejar, pareceu que a autora esqueceu que tinha esse detalhe na história e terminou de qualquer jeito para não deixar a história longa.

Tinha tudo para ser um ótimo livro, mas não rolou

Isabela | @readingwithbells 03/03/2018

Maravilhoso. Ótima escrita.
Jeff Weber está remoendo o passado em sua casa quando ouve um grito de socorro. No desespero da situação, sai correndo para acudir a pessoa que está aflita.
Assim que chega ao bosque (onde os gritos estão vindo), ele encontra um homem segurando forte uma mulher que faz de tudo para se soltar e não consegue. Jeff consegue salvar essa misteriosa mulher, mas acaba recebendo uma ameaça do agressor.
"Você me paga! Tá ouvindo? Você me paga! Guarde bem isso!"
Após o agressor fugir, Jeff acaba conhecendo mais sobre essa mulher do bosque. Ela se chama Valentina, tem 22 anos e está na cidade à passeio.
Os dias vão passando e Jeff começa a se interessar por Valentina, porém, nem tudo em sua vida estão mil maravilhas. Além de não conseguir superar a morte de sua filha e mulher, as ameaças do agressor começam a entrar em prática. Jeff começa a ficar paranoico.
Agora, ele precisa lidar com o passado, com o maníaco que interfere em sua vida e o sentimento que está crescendo por Valentina.
“Abro a agenda e escrevo as minhas prioridades:
= Instalar sistema de vigilância.
= Falar com Valentina.
= Descobrir quem é o sujeito do bosque.
Fecho a agenda.”

SahRosa 27/02/2018

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Se tem algo que gosto quando do pego um livro para ler é a capacidade que a história terá em mexer com os sentimentos do leitor, a ponto de deixar aquele arrepio e frio no estômago, somando isto com a nuance de uma leitura mais do que agradável, mas também cativante e encantadora, você saberá que encontrou um livro extremamente contagiante, Perto do fim leva todos estes aspectos e emociona por sua narrativa cheia de sentimentos.

Perto do fim é o mais novo romance da autora Rosa Mattos que também escreveu outros livros maravilhosos: O Medo de Virgília e Paredes Vivas. Perto do fim é sem dúvidas bem diferente destes outros livros e Rosa Mattos mostra ao seu leitor uma nova faceta em um gênero que vai mexer com os nossos sentimentos. Essa mescla de romance, drama e mistério fazem de Perto do fim um prato cheio para quem busca uma leitura não apenas que irá te comover, mas também suspirar e amar cada capítulo.

Jeff nosso protagonista é um homem quebrado, com uma dor e perda imensa que carrega em sua vida, mas apesar de mergulhar deste desespero, é perceptível que no fundo Jeff ainda tem muita sede de viver, de ser feliz e cabe a ele próprio descobrir isso, enxergar que apesar da tristeza há um caminho de felicidade. É esta jornada que vamos acompanhar junto com esse personagem tão contagiante. Jeff é um protagonista marcante, intenso e ao entendermos o motivo de sua dor, começamos a sentir na pele ainda mais tudo que ele sofre.

A narrativa em primeira pessoa contribui basta para carga emocional presente na obra, mas acima de tudo a personalidade marcante e profunda de Jeff elevam essa nuance da leitura e faz com que o leitor se identifique com o personagem. A escrita da autora evoluiu muito neste livro e isto me deixou extremamente feliz, pois ver o crescimento de uma autora que você admira é incrível! Conhecer Jeff e Valentina foi sem igual, o romance que eles vivenciam é lindo, Valentina chegou para ultrapassar as barreiras que o próprio Jeff criou em torno de si e ver florescendo o amor deles é maravilhoso, Jeff evolui muito ao longo do enredo e aprende lições valiosas sobre a vida, o perdão e também sobre o amor. O desfecho de Perto do fim é muito emocionante, o livros todo mexe com o leitor desde o primeiro instante, mas é o final que toca ainda mais profundamente e te faz gostar mais do livro!

A respeito da edição, particularmente eu gostei muito da capa, no entanto algo que me incomodou na leitura foi um detalhe na impressão do livro, é perceptível um brilho na fonte e ao ler na luz do dia isso ficou extremamente visível e por várias vezes acabou prejudicando a leitura, talvez tenha sido o tipo de impresso ou o papel usado na edição, pois o ideal é que não tenha esse brilho no texto/fonte para que a leitura não seja prejudicada, por isso mesmo é usado o papel pólen soft e a impressão offset atualmente, para deixar a leitura mais suave e agradável. Mesmo sendo um detalhe que me deixou um pouco incomoda não diminuiu meu apresso por Perto do Fim, afinal Rosa Mattos criou uma história linda, cativante e muito envolvente!

Perto do fim me encantou, Jeff é um personagem maravilhoso e sem dúvidas sua história marca o leitor de uma maneira única, profunda e com muita emoção.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2018/02/resenha-perto-do-fim-rosa-mattos.html

Universo de utopia 30/01/2018

Universo de Utopia
29/01/18
Perto do Fim - Rosa Mattos

Jeff é um homem tocado pelo passado e pelas dores da perda de duas pessoas especiais, e que embora tenha toda a chance e uma boa condição financeira de ser feliz e construir uma nova vida, vive se culpando pelo fato que não pôde evitar.

O título da obra leva a acreditar que seja um gênero espírita, mas pouco é tratado sobe este enfoque e fui totalmente seduzida por cada virar de página e fiquei admirada pelo que encontrei nelas.

Além dessa terrível problemática de falta de vontade de viver pelo protagonista, muito suspense nos envolve quando o que parecia ser uma segunda chance, apresenta-se como um mistério indecifrável da vida.

Alguns personagens chamam bastante atenção nas tramas secundárias, como o pai do protagonista Milton Webber ? bastante controlador e possessivo que tenta a todo custo ter o controle da vida do filho; a Valentina, mulher misteriosa, ingênua e doce, que guarda um segredo e parece ser bem frágil!

Embora o novo romance de Jeff seja fofo, achei o diálogo entre eles infantil demais, se bem que quando estamos apaixonados ficamos meio abobalhados, dá até para perdoar. Rs

A escritora criou uma obra preciosa e carregada de muito drama que leva cada leitor a uma montanha russa de emoções.

Foi incrível notar que cada pessoa luta de alguma forma com a dor que carrega e que as vezes até as subestimamos, o livro chama atenção para nunca desperdiçar um minuto da nossa vida e como ela é preciosa. O final embora esperado é digno de louvores!

@anfitrisea 10/09/2017

[BLOG] ATRAVÉS DA ESCRITA | RESENHA PERTO DO FIM, DE ROSA MATTOS
Hey pessoal, como estão? :)
Hoje trago a resenha de Perto do Fim, um livro ótimo que li este mês, espero que gostem! :)

Após perder as duas pessoas que mais amava - sua filha e sua esposa - da maneira mais trágica possível, Jeff Weber perde a vontade de viver. Sua vida se torna monótona e sem sentido. Jeff se torna um homem solitário, triste e fechado, vivendo sempre da culpa de ambas as mortes e a dor de sua perda.

Além da culpa das mortes, Jeff vive uma relação conturbada com o pai, o que é ainda mais angustiante para ele.

Jeff Weber passa a viver em razão de sua culpa e qualquer um que se aproxime dele consegue perceber isso.

O que Jeff não imaginava é que sua vida mudaria totalmente quando, de sua casa, ouve gritos de socorro vindo das imediações do condomínio onde mora e resolve ir ajudar. Quando chega ao socorro encontra uma moça (a qual gritara por socorro) e seu agressor, o qual jura a Jeff que irá se vingar por ter atrapalhado.

O agressor então começa a perseguir Jeff e fazer coisas cada vez piores para mostrar que falou sério sobre sua vingança, a qual já estava colocando em prática de formas a conturbar totalmente Jeff. Em contrapartida, Jeff se aproxima cada vez mais da moça que ele salvou.

Perto do fim é um livro muito envolvente do início ao fim, além de ser uma história repleta de reflexões e possuir sentimentos e emoções que facilmente nos identificamos.

Desde o início do livro dá para sentir muito bem a dor e angústia de Jeff devido a suas duas perdas, a autora conseguiu descrever muito bem o sofrimento do personagem, nos fazendo criar empatia e sentir junto a dor do personagem.

De início o foco maior é a perseguição do agressor com Jeff em suas buscas por vingança, o que deixa uma grande tensão no enredo pois nos deparamos com casos curiosos e intrigantes, que nos fazem querer cada vez mais resolver este problema. Porém, conforme a história se desenrola o que mais entra em foco é a aproximação de Jeff com Valentina, a moça que ele salvou.

Logo a aproximação de Jeff com Valentina se torna um romance e, embora seja algo bonito, ele ocorre muito rápido. Ao meu ver Jeff superou rápido demais uma dor que até então era infinita, o que me fez questionar se a dor que ele sentia era realmente tão grande quanto ele aparentava, pois em pouquíssimo tempo ele conseguiu esquecer muito bem isso. Acredito que se tivesse se desenrolado em mais tempo ficaria um sentimento de superação muito bonito mesmo. Esse é o único ponto que eu mudaria no livro todo.

Apesar de tudo, é legal observar como Jeff evolui ao longo da história e como essa evolução pessoal dele torna melhor sua relação com todos os que estão a sua volta.

Eu realmente amei o modo como Rosa conseguiu descrever os sentimentos abordados no livro, todos ficaram muito puros, verdadeiros e realmente humanos, sem fugir da verdadeira realidade do que são esses sentimentos.

Eu recomendo muito esse livro para todos. Seus dramas, mistérios e romance conseguem prender qualquer leitor nessas páginas. Você vai sorrir e chorar (de tristeza e felicidade) e ao final vai querer mais dessa história!

site: atravesdaescrita.blogspot.com

Mih 29/07/2017

Um livro maravilhoso
Olá, querido leitor. Me chamo Jeff Weber, tenho 32 anos, sou advogado e gostaria de compartilhar com você um pouco da minha história. Ela é narrada de forma objetiva, clara e precisa, mas às vezes essa objetividade é quebrada por um olhar curioso que observa e absorve os encantos da natureza e das pessoas, principalmente de minha amada Valentina.

Minha vida, a princípio, pode parecer-lhe amargurada, e você está certo. Desde que minha filha e minha esposa se foram, já não pensava mais em viver. Perdi os motivos, a vida perdeu o brilho e já não via mais em cores, para mim o mundo era preto e branco. De um homem feliz, com uma família linda, passei a ser uma pessoa sombria. Ainda pra piorar, nem podia contar com o apoio de minha querida mãe, pois ela se foi quando eu era bem jovem e meu pai, Milton Weber, é um homem de poucas palavras e não demonstrava nenhum afeto por mim, pelo menos não de forma explícita. As únicas pessoas que pareciam se importar comigo era Adélia e Joel, ambos trabalham pra mim desde que me casei com Sylvia, minha falecida esposa. Além deles, tenho dois amigos com quem sempre desabafo, Ângelo e Manuela, e a amizade deles era uma âncora nesse mar de trevas que vivia. Uma vez Ângelo me disse:

"-Se a sua história é triste e você não vê nenhum motivo para se alegrar com ela, volte sua atenção para outras histórias e tire delas a alegria que falta na sua."

E foi o que fui fazendo aos poucos, mesmo sem perceber.

Certo domingo, um pouquinho antes do anoitecer e o céu escurecendo por causa das nuvens pesadas querendo desabar, ouvi um grito vindo do bosque localizado perto do residencial onde vivo. Sem pensar, e descalço, saí correndo ao encontro do pedido de socorro e quando me aproximei vi uma cena que me deixou furioso, um homem estava tentando atacar uma moça. Com minha chegada, ele foi embora, mas o que eu não sabia era que a partir desse momento a minha vida ia mudar.

Valentina é uma jovem de 22 anos, estava em Porto Alegre para visitar seus tios. Aos poucos fomos nos aproximando e percebi o quanto tínhamos em comum. Valentina, apesar das dores do passado, foi alguém que me fez querer viver de novo e quando estava com ela minha vida se coloria e o riso saia fácil.

Comecei a receber ameaças de seu agressor e não conseguia entender por que. Pra mim, tê-la livrado de suas mãos não era motivo suficiente para ele ir aos túmulos de quem eu mais amo e destruir as tulipas que todos os domingos eu depositava lá, em um constante ritual. Isso era cruel demais e quanto mais eu pensava sobre o assunto, menos entendia o que poderia motivar esse homem a agir assim, me mandando mensagens de deboche.

Minha vida, meu amigo leitor, está cheia de surpresas, boas e ruins. Quando você pensar que o final é previsível, é aí que você se se enganará. A narrativa é plana em quase toda a história, mas a surpresa está reservada pra o final. Pode acreditar em mim, até eu fiquei estupefato com o que aconteceu. Quando pensei que poderia levar uma vida normal com Valentina, algo ocorreu. O que seria? Não posso lhe revelar tudo, ou então lhe tomaria muito tempo, mas lhe garanto que o cara que tentou agredir Valentina tem muito a ver com os acontecimentos da minha vida, mais do que eu sabia e mais do que você imaginará.

[Abrindo esse espaço pra agradecer a Rosa mais uma vez por ter confiado em mim pra ler seu livro. Já havia lido um livro seu, "O medo de Virgília", e amei. E o Perto do Fim foi igualmente uma surpresa agradável! Os personagens que a autora criou são personagens humanos, sabe?! Poderia ser qualquer um de nós, e isso nos conecta ao livro mais facilmente. A escrita da Rosa é muito cativante, a diagramação do livro está maravilhosa e o detalhe nos capítulos é um amor, deixa o livro ainda mais lindo. Recomendo demais a leitura]

Maníaca Literária 20/06/2017

"A vida me queria vivo , ignorando inteiramente o meu desejo de morrer , para que eu pudesse pagar pelos meus erros ? "

Jeff é solitário , carrega com sigo a culpa e a tristeza . Sua filha Lara morreu em um acidente, sua esposa morreu logo após por não suportar a perda . E no momento de desespero pegou seu carro e foi na direção de um poste . Mais por ironia do destino ele sobreviveu .

Após o acidente Jeff se fechou para tudo e todos , o único que restou foi o seu pai mais não adiantou muito pois lhe crítica lhe deixando mais triste .
Numa noite de um forte temporal, Jeff ouve gritos vindo do bosque pedindo socorro . Assustado corre em direção para ajudar , quando se depara com um casal onde nitidamente está com a expressão de medo. Nos braços do homem que fica furioso pela intromissão de Jeff que o ameaça . Diante da situação o homem larga a moça e ameaça Jeff, lhe dizendo que iria se arrepender .
E assim a vida de Jeff vira completamente de cabeça para baixo ,coisas começa a acontecer sem explicação sem sentido .
Jeff tem muitas perguntas e dúvidas sobre pessoas ao seu redor , e após o acontecido no bosque suas dúvidas só piora, e ele começa a desconfiar e correr atrás de respostas .
A narrativa da rosa me prendeu de um jeito que me levou para dentro da história , diante dos acontecimentos com o personagem .Tristeza , angústia os sentimentos do personagem vive junto com ele até o final .
Quando finalizei o livro, fiquei sem palavras que livro maravilhoso me deixou apreensiva , nervosa , triste admito que quase perde as esperanças em relação ao Jeff ,mais quando teve a revelação de quem era o homem misterioso me veio um alívio rsrs me prendeu de um jeito que quando eu não estava lendo ficava pensando qual o motivo da vingança vários porquês .
E o destino sempre a unir e mostrar a Jeff que ele tem muito o que viver , se arriscar e amar .

Barão 10/06/2017

Resenha em parceria.
"— Se a sua história é triste e você não vê nenhum motivo para se alegrar com ela, volte sua atenção para outras histórias e tire delas a alegria que falta na sua." - pág 27

A história de Jeff Weber é uma dessas tristes, ao perder a mãe para um câncer e ter que crescer na sombra do seu pai, tudo o que o rapaz queria era encontrar alguém que lhe amasse, até a sua esposa aparecer, depois sua amada filha. Porém, mais uma vez o destino não está a favor de Jeff, fazendo-o perder sua filha, vítima de afogamento, e em seguida a sua esposa, vítima do luto e tristeza. Não sabendo conviver com tudo isso, Jeff, também tenta o suicido, porém a vida parece querer que ele continue bem, após jogar o seu carro contra um poste, ficar em coma, ele sobrevive.

Em um típico domingo, ao retornar da sua sagrada visita ao cemitério, Jeff é surpreendido por um grito no bosque atrás da sua casa, sem entender o motivo, ele corre para verificar e acaba encontrando um casal brigando, porém não parece ser realmente àquilo, a jovem pede ajuda e Jeff consegue libertá-la do agressor, que foge, mas não antes de ameaçar se vingar de Jeff.

Aos poucos a pacata rotina de Jeff, vai virando um turbilhão de loucuras, ele começa a ser ameaçado em casa, no emprego de várias maneiras, ao mesmo tempo em que vai conhecendo mais profundamente a jovem que salvou, chamada Valentina, que surge como um sopro de esperança na vida dele, soltando aos poucos as correntes que cercam o coração de Jeff.

"E confesso a ela o quanto é difícil estar cheio de amor e não tê-la viva para amar." - pág 9

Então leitores, essa é a premissa do livro, tenho algumas considerações a serem feitas: eu gostei da escrita da Rosa Mattos, ela tem uns quotes muito lindos, a leitura flui bastante. Eu não consegui me conectar com alguns personagens, achei a Valentina muito infantilizada e meio sem sal. O Jeff e um ótimo personagem, você consegue sentir a tristeza dele! O desfecho não foi o que eu esperava, mas, eu até gostei. Como esse é uma primeira edição, achei alguns erros banais mas nada que atrapalhe a leitura. Enfim, eu já estou de olho nos outros títulos dessa autora.

site: https://www.instagram.com/meninatecaria/

@biaentreleituras 31/05/2017

"Manter-me vivo, lembrando dia após dia a pior de todas as lembranças, será o meu castigo, a minha penitência."

Com a morte de duas pessoas amadas, Jeff não via mais sentido na vida e para acabar com o seu sofrimento tentou se matar. Ele jogou o carro contra um poste mas foi socorrido e sobreviveu sem sequelas. Desde então, seus dias são tristes, sombrios e solitários e não há um dia sequer que ele não se culpe pelas mortes.

Jeff tem uma boa condição financeira e vive sozinho, apenas com a companhia de um casal que trabalha para ele. O relacionamento entre Jeff e o pai é conturbado, eles apenas se toleram quando é necessário. Mas o pai de Jeff é um homem muito controlador e quer manter o filho nas rédeas, mesmo contra a sua vontade, sem que o filho saiba.

Um dia, a pacata e triste rotina de Jeff muda. Da sua casa ele escuta os gritos de socorro de uma mulher e não pensa duas vezes, sai correndo em seu socorro. Ao chegar ele salva a jovem e o agressor dela jura que irá se vingar por ele ter atrapalhado.

"E antes de fugir dali, ele me ameaça:
- Você me paga! Tá me ouvindo? Você me paga! Guarde bem isso! - pragueja, apontando o dedo em minha direção."

Na hora Jeff não achou que o homem estivesse falando sério... mas ele estava. O homem misterioso passa a perseguir Jeff e a fazer ameças mais concretas. Ao mesmo tempo, Jeff começa a se aproximar da jovem que salvou, Valentina. Eles iniciam uma amizade e logo percebem que os dois têm algo no passado que os impede de serem totalmente felizes no presente.

Leia mais no link > http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/2017/05/resenha-perto-do-fim.html

site: www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

Joyce 07/04/2017

PERTO DO FIM
Jeff Weber é um homem solitário, triste, abatido que perdeu a razão de viver, sua rotina é o trabalho e aos domingos ir ao cemitério visitar duas as pessoas mais queridas de sua vida.
Carrega uma culpa irreparável por duas perdas do passado .

Lara, sua pequena filha por um descuido seu, morreu afogada, e sua mãe Sylvia por não aceitar o caso pede o divorcio , morrendo também em seguida de overdose.
Angustiado com duas tragédias consecutivas, Jeff tenta morrer, atirando seu próprio carro em um poste, por pouco quase se foi também.

Apesar de Jeff ter uma vida financeiramente instável, sente um enorme vazio quando pensa em suas perdas. Ele trabalha na empresa do pai, cujo relacionamento entre os dois é meio conturbado. Mora sozinho em um condomínio de alto padrão, mas conta com a ajuda de seus empregados Adélia e Joel e trata-os como se fossem da família.
Logo nas primeiras páginas do livro você já se emociona com a intensa escrita de Rosa, em seguida vem os mistérios. Tudo começa quando Jeff escuta gritos de alguém pedindo socorro. Ele imediatamente não mede esforços e vai socorrer a vítima. Valentina é o nome da moça que ele ajuda.

Só que depois desse ocorrido, coisas estranhas começam a aparecer em sua vida. Quem estaria por trás disso tudo? Quem quer destruí-lo e por qual motivo?
No decorrer de tanto suspense, drama e mistério, ele conhece alguém que pode fazer com que ele seja capaz de amar de novo.
Mas no auge desse romance uma revelação assustadora pode acabar de vez com tudo o que ele está vivendo, acabar de vez com a sua vida. Será que ele vai superar mais uma tragédia. Os personagens secundários da obra são muito bem desenvolvidos. Impossível não se apaixonar com cada um deles, pois todos são muito marcantes.
A escrita da Rosa é viciante, peguei o livro e não consegui largar mais, li em 2 dias.
A autora saber prender bem o leitor.
Uma excelente história que envolve suspense, romance, uma dose de drama e claro, uma pitada de culinária.
Eu amei esse livro e autora já me cativou e já virei fã dela. Será uma das minhas autoras nacionais favoritas. Não se engane pela sinopse, o livro é bom mesmo.
A diagramação está linda , os números de cada capítulo são bem diferentes.
Super recomendo esse livro, aborda questões como a superação de perdas, ( ou como conviver feliz junto com elas ) , a esperança, resiliência, amor, perdão, enfim o livro é um misto de moções que leva o leitor a sentir também em cada página.
Já estou mega curiosa para conhecer os outros livros da autora, pois também são super indicados.

site: https://pedagogaliteraria.blogspot.com.br/