Генезис 2075

Генезис 2075 Bernard Beckett

Resenhas - Gênesis

Polly 04/12/2023

SOCORRO
Sério, eu tava enrolando pra começar a ler esse livro. Simplesmente porque não estava dando nada por ele.
ZERO EXPECTATIVA. ZEROOOO
A estrutura narrativa dele é bem diferente. Isso me chamou a atenção. É basicamente um diálogo, uma entrevista dividida em atos. O início é meio confuso e o ritmo não é alucinante. No entanto, o livro traz reflexões muito interessantes que vão se desdobrando até chegar ao clímax no final. QUE FINAL, MEUS AMIGOS!!!!! QUE FINAL
Do meio para o final o livro vai tomando um ritmo bacana e tem um desfecho digno! Pelo final principalmente, valeu muito a pena ler.
Recomendo demais! É uma leitura rápida, curta, diferente e... eu já falei do final?
Deem uma chance!!!

minusculebee 07/10/2023

Genesis: a nova história da humanidade
Eu não tenho palavras para descrever como esse livro acertou em cheio. Bernard Beckett escreve de maneira extremamente simples um conteúdo tão profundo.
O que é ser humano? Uma pergunta que, num primeiro momento, parece tão tola, mas que nesse livro pode chocar de uma forma tão intensa.
O livro conta a tentativa de Anaximandra de adentrar a Academia, e sua escolha de pesquisa para apresentar a eles é a história e a lenda de Adam Forde, um homem que mudou a história da humanidade. A história de Adam é recontada por ela e ficamos intrigados com cada passo dado por ele, ao passo que descobrimos um pouco mais sobre ela também. Ela sente que há uma ligação entre eles, mas qual é essa ligação?
Um enredo fluído e um final surpreendente, o livro nos leva a uma reflexão profunda sobre o que é ser um ser humano.

Stefhany9 02/08/2023

Eu ainda estou digerindo esse final, porque eu realmente não esperava o desenrolar dessa história. Foi extremamente surpreendente e eu tô chocada. Traz muitas reflexões e é muito interessante

emmanuel_arankar 27/07/2023

"Gênesis" de Bernard Beckett

"Gênesis" é um livro fascinante e provocativo escrito por Bernard Beckett, que nos leva a uma jornada através de uma sociedade distópica, onde as complexidades da humanidade e da tecnologia se entrelaçam de maneiras surpreendentes. Nesta narrativa cativante, Beckett nos convida a questionar o que realmente significa ser humano em um mundo em que máquinas desafiam as fronteiras da consciência.

A trama se desenrola em um futuro incerto, após um mundo devastado pela Peste, onde os sobreviventes se refugiaram em uma ilha isolada. Essa sociedade, conhecida como a República, é caracterizada por sua utopia aparente, onde tudo é meticulosamente planejado e controlado. A República é protegida por uma cerca marítima, e qualquer pessoa que se aproxima, seja por avião ou navio, é tratada como uma ameaça e abatida. É um mundo de isolamento e rigoroso controle.

O livro começa com Anaximandra, uma jovem de 14 anos conhecida como Anax, prestes a realizar uma entrevista crucial para sua admissão na Academia, a instituição que governa a República. Nessa entrevista, ela deve apresentar uma tese sobre um herói histórico que influenciou o curso da história. Anax escolhe o herói Adam Forde, cuja história é intrigante e complexa.

A narrativa é estruturada de forma única, pois a maior parte da história é contada através da entrevista de Anax com os examinadores da Academia. Ela apresenta detalhes sobre a vida de Adam Forde, sua ação corajosa de salvar uma garota que naufragou perto da ilha, e como isso afetou a República. À medida que a entrevista avança, somos levados a uma exploração mais profunda das complexidades da sociedade e das questões filosóficas que envolvem a história de Adam.

A sociedade da República é estratificada em quatro classes: trabalhadores, soldados, técnicos e filósofos, cada uma com suas funções e atribuições específicas. Os indivíduos são classificados com base em seus genomas, determinando a classe à qual pertencem. Essa divisão rigidamente controlada reflete a obsessão da República por ordem e conformidade.

A escolha de Anax em pesquisar a vida de Adam Forde se deve ao impacto que ele teve na República. Adam era um soldado encarregado de vigiar a cerca marítima que protege a ilha. Quando ele se depara com uma garota que naufragou nas águas proibidas, sua decisão de salvar a vida dela, em vez de obedecer à ordem de atirar, desencadeia uma série de eventos que alteram o curso da história.

Um aspecto fundamental da história é a relação entre Adam e Art, um androide criado pela República. Adam é condenado à convivência com Art como punição por seu ato de desobediência. A relação entre Adam e Art é fascinante, pois levanta questões profundas sobre o que separa os humanos das máquinas. Art demonstra consciência, emoções e uma vontade própria, desafiando a visão tradicional da IA.

Essa dicotomia entre humanidade e máquina é um dos temas centrais do livro e nos leva a refletir sobre o que realmente significa ser humano. A natureza da consciência, da alma e da inteligência são exploradas de maneira perspicaz. Através das palavras de Anax, somos instigados a considerar se a humanidade está tão estritamente ligada à biologia ou se a inteligência artificial também pode ser considerada consciente e, portanto, "humana".

O diálogo entre Adam e Art oferece argumentos convincentes sobre o que define a consciência e o pensamento. Isso nos leva a uma jornada filosófica que nos desafia a repensar nossas premissas sobre o que nos torna únicos como seres conscientes.

Além dessas questões filosóficas, "Gênesis" também faz referências a pensadores clássicos, como Platão, cuja influência é claramente evidente na formação da República. A obra incorpora elementos da filosofia platônica, como a teoria das ideias, que desempenham um papel significativo na construção do mundo ficcional da história.

A narrativa inovadora de Beckett, que mistura o presente de Anax com o passado de Adam, mantém os leitores envolvidos à medida que desvendamos os segredos dessa sociedade distópica e de seus personagens complexos. O final é surpreendente e arrebatador, lançando uma nova perspectiva sobre toda a história.

Ao longo da narrativa, "Gênesis" nos lembra que nossas definições de humanidade, consciência e tecnologia estão em constante evolução. Em um mundo cada vez mais permeado pela inteligência artificial e pela automação, as questões levantadas por este livro são mais relevantes do que nunca.

Para concluir, "Gênesis" é uma obra de ficção distópica excepcional que desafia nossa compreensão do que significa ser humano. Bernard Beckett criou um cenário intrigante onde máquinas questionam os limites da consciência, e sua protagonista, Anax, nos guia em uma exploração filosófica profunda sobre a natureza da humanidade. Esta narrativa única e envolvente nos instiga a reconsiderar nossas próprias concepções sobre a tecnologia, a consciência e, por fim, a essência da humanidade em um mundo em constante transformação. "Gênesis" é um livro que nos deixa com perguntas que ecoam muito tempo após a leitura.

Norberto 16/02/2023

Foi necessário um tempo refletindo quando terminei a leitura (que não consegui ter), o que me fez ter a impressão de que preciso ler novamente a última parte - que é maravilhosa para não ser apreciada com atenção. Adorei o livro, foi exatamente nada do que eu esperava, me surpreendi muito e o plot twist me pegou de jeito. Nem o plot, mas as coisas que acontecem e que vamos descobrindo conforme a história vai chegando ao fim. Uma maravilha que deveria ter lido há mais tempo. Infelizmente o livro não é mais tão fácil de ser encontrado, porque merece ser bastante lido.

Thatiana 01/02/2023

Livro interessante, tem um inicio legal e um final totalmente inesperado mas, apesar de curto, no meio da leitura eu só queria que acabasse logo. Muito diálogo enorme e que leva de nada a canto nenhum.
No final das contas não foi um livro ruim mas também não me prendeu.

Victoria 20/08/2022

Supreendente
Foi muito rapidinho de ler, muito fluido e me prendeu bastante. Fui com expectativas pq já tinha ouvido falar bastante da reviravolta e não me decepcionei. Fiz mil e uma teorias sobre qual seria o plot twist e acertei em partes, mas mesmo assim foi muito impressionante. Amei as reflexões e os diálogos

LaLa219 27/07/2022

Comecei a ler sem nenhuma expectativa e me surpreendi muito com o livro. A narrativa te prende e faz pensar muito. Recomendo demais.

vaalfrossard 28/06/2022

Eu gostei do livro, no início me envolveu bastante, mas depois comecei a achar a história muito parada. O livro se passa todo em um momento e a maior parte são diálogos entre a protagonista e os examinadores. Teve um plot no final que eu não esperava, e achei o final muito corrido e sem muita explicação do porque aconteceu aquilo. Achei que foi uma explicação rasa e o livro acabou sem mais nem menos.

(Lido: 22/06/22)

Blenda Costa 12/02/2022

É um livro que bem não entende muito, se ela tava sonhando ou vivendo aquilo, pretendo ler de novo pra tentar compreender melhor...?

Jana ð 09/02/2022

"Eu tento não me surpreender. A surpresa é o rosto público de uma mente que estava fechada."
Incrível! Um livro tão pequeno e ao mesmo tempo tão grande de significado.
No decorrer da história o autor apresenta questões filosóficas entre humanos e máquinas, que me fizeram questionar algumas ideias.
Apesar de ser um livro curto, recomendo que se leia com atenção, pois alguns diálogos podem ser um pouco confusos e eu mesmo tive que reler algumas passagens.
O final desse livro, estou tentando digerir ainda, realmente me surpreendi.

Nathy.Braganca 29/01/2022

Intrigante
Eu descobri que já tinha lido kkkkkkk
Mas nao lembrei de nada?
O livro é bem doido e tem uma grande reviravolta no final. Surpreendente, nunca esperaria o desenrolar como foi?

Anne Ferreira 03/10/2021

Sensacional
O ano vai ser 2050 e eu ainda vou estar de queixo caído com essa reviravolta. Jamais esperava. Fui ler por indicação de Rodrigo, sem expectativa nenhuma, só de que seria bom. Estou extremamente chocada.
Qualquer pessoa que tiver a chance de pegar esse livro, leia.
jennyr0 11/10/2022minha estante
Acabei de terminar, tô sem chão kkk

Hanna 19/07/2021

Quando li gênesis pela primeira vez eu tinha 14 anos e confesso, foi um baque tremendo passei os outros 5 anos dizendo que esse era meu livro preferido, e agora posso dizer, com certeza, que continua, se não o preferido,entre eles. Tanto que senti a necessidade de escrever essa resenha, a primeira da mnha vida.

A forma como o livro é escrito deixa a leitura muito fluida, na minha opinião, não apenas isso mas como o autor discute tópicos muito interessantes sobre quem somos e como nos tornamos isso, realmente sobre o que nos torna humanos e o que isso significa.

Toda a construção te leva a imaginar algo, totalmente diferente, tão diferente que nem da pra sentir chegando, mesmo relendo não consegui imaginar sa forma certa. Esse livro surpreende muito, em vários aspectos, se você gosta desse tipo de discussão e de ótimos plot twists, esse livro é para você.

Jaquelline.S. 07/07/2021

Tedioso
Achei a história bem chatinha. Diálogos difíceis de acompanhar, algumas partes a tradução não estava das melhores, aí ficava difícil entender o contexto.
Mas o final foi bacana, surpreendente, só por ele que dei 2 estrelas.
Kamilla 12/07/2021minha estante