Gênesis

Gênesis Bernard Beckett

Resenhas - Gênesis

Rita Nunes 21/08/2017

Livro muito bom! Escrito de uma maneira muito inovadora, levando a direções inesperadas, grandes questionamentos, muito inteligente e instigante. Reafirmando a velha máxima que diz que o que faz um bom livro não é apenas o que é escrito, mas como é escrito.
Recomendo!

Alexandre.Marques 16/09/2016

Muito bom!
muito bem construído do início ao fim :)

Patty 29/08/2016

Simplesmente Bombástico
Bem, começo pelo fim: a reviravolta é tão absurda, que me faltou palavras.... um dos únicos livros que me impressionou com uma revelação tão profunda!!
O livro tem um estilo de narração fora do comum... a história é contada de forma bastante interessante e envolvente.
Anax é uma jovem que decide se candidatar a uma vaga específica dentro do ensino e academia de sua sociedade e decide estudar fatos passados que ela jga ser algo inofensivo, mas que ela descobre serem bastante polêmicos, tarde demais....
A riqueza de detalhes sem ser cansativo e o nível de adrenalina escondido sob uma história aparentemente simples, fez com que esse livro fosse uma das minhas melhores experiências de leitura....
Simplesmente suuper!!!
Rodrigo Silvestre 17/02/2017minha estante
undefined

Louise 02/06/2016

Gênesis.
O livro conta mais do que a história de Anaximandra - Anax- e sua vontade de entrar para a Academia, é algo mais complexo (infelizmente não tão bem desenvolvido), aborda questões ideológicas e filosóficas de uma maneira inusitada e empírica, algo inusitado que não ocorre em livros voltados para o público jovem.
Apesar de ser um assunto "manjado" um futuro pós apocalíptico, comunidade utópica, Bernard o fez de uma maneira nova e inesperada, e no final, muito surpreendente.
A leitura é fluida, em parte pela divisão de capítulos, e como o texto está disposto na página, o vacabulario é leve e não entendiante, você pode ler por horas sem se sentir cansado, não é atua que o livro ganhou o prêmio de ficção no país do autor (New Zeland Post Book Awards).
Porém, por ser tão leve, senti que o tema poderia ser tratado com mais profundidade, o que provavelmente deixaria o livro ainda melhor, mas é uma boa leitura pra um dia de domingo, e com certeza ele vai surpreender no final.

iana c. 20/04/2016

A proposta é interessante, entretanto não me convenceu. Ao mesmo tempo em que senti falta de profundidade nos diálogos (entre Adam e Art), em vários momentos senti que Anaximander e Adam tornavam-se completamente clichês. Há uma clara intenção filosófica no enredo, mas o resultado final é raso. O final pode ser surpreendente - particularmente não foi tão surpreendente assim pra mim -, mas preciso ser sincera e confessar que achei um plot twist malfeito. Não me deixou com uma sensação de surpresa, mas com um estranhamento (pensando "que bizarrice"). Fico decepcionada por terminar a leitura com tantas críticas porque há muito potencial no livro, mas realmente sinto que não foi aproveitado.
Lidi 04/09/2017minha estante
falou tudo o que eu senti ao ler esse livro

Hiléia 22/02/2016

Eu já vi muita gente criticando esse livro em diversos níveis e acho uma tremenda injustiça, pois é um dos melhores livros que eu já li. Uma narrativa inusitada (que estranhei num primeiro momento antes de entender e me adaptar ao ritmo que o autor propõe), cheia de sutilezas e mensagens fortes sobre a sociedade, a evolução da tecnologia e a essência do ser humano. Tem muita filosofia como influência, desde o nome da protagonista - "Anaximandra", que inicialmente achei que era um nome estranho inventado, típico de universos fantásticos, mas depois percebi que faz referência ao filósofo pré-socrático Anaximandro - até os questionamentos existenciais e sociais que a história traz. Apesar de curto e classificado como "infanto-juvenil", não é um livro pra se ler pela aventura e o divertimento puro e simples, mas pra se ler com calma, percebendo as referências (Adam e Eve, por exemplo) e pensar a respeito. Minha parte favorita é o diálogo entre Adam e Art - Genial. E o final? Não consegui prever o que estava por vir e foi como um soco no estômago. Fiquei frustrada por algum tempo, inconformada, e depois de refletir percebi que esse final não poderia ser mais perfeito para encerrar o todo e transformar esse livro num dos meus favoritos. Resumindo: Subestimado e totalmente recomendado.

Sara 05/01/2016

Ótimo
Em tão pouco tempo, o autor simplesmente nos confunde existencialmente através de opiniões sensatas e tocantes. Logo de início a leitura é envolvente e conforme a historia vai seguindo, novas informações vão puxando o leitor, com um final nada esperado e nada clichê. Recomendo!

Priscilla1986 24/10/2015

Quando iniciei a leitura, cheguei a pensar que ia abandonar o livro. Um leitura demorada no início, uma forma complexa de apresentar as informações. Mas depois comecei a me acostumar com o estilo do autor e o livro me prendeu, tornando a leitura mais fluida.
Como toda distopia faz críticas à forma que a humanidade vive, suas crenças, seus medos....
Em nenhum momento da leitura imaginei o final que encontrei, foi uma triste surpresa. Eu, particularmente, não gostei do final. Muitas questões que formulei no decorrer do livro não foram respondidas. Enfim, é um bom livro, mas não me deixou fascinada quando finalizei a leitura.

meiriellen 13/09/2015

Profundo. Trata de questões existenciais
Tem 173 páginas de conteúdo reflexivo e complexos. Um livro q vale cada centavo. Indico a todos. Trata de reflexões existenciais. Muda pensamentos e aperfeiçoa bastante ideias pre existentes. Conta-nos a história da pequenas Anax passando pelo exame da Academia num mundo utopico. Nele é questionado a ela sobre questões profundas, complexas e suas respostas paralelas com uma demonstração holográfica de tudo q acredita ter se passado a um "revolucionário" q questionou o sistema e foi preso junto a um andróide. Uma conversa muito inteligente e sagaz. Perfeito. Em poucas páginas o autor explorou suasvideias de forma magnífica. ★★★★★♥ 5 estrelas favoritado.

Vinicius 02/09/2015

Gênesis - Bernard Beckett
Posso afirmar que além da sensação de perplexidade, surpresa, angustia, assombro e tudo mais que deixou o sujeito aqui pasmo por conta do final do livro, sinto também um arrependimento enorme por procrastinar essa leitura.
Na obra de Bernard Beckett acompanhamos ao lado de Anaximandra algumas tensas horas de um futuro distante, onde a mesma se encontra durante um exame para a aprovação em uma academia, como tema deste exame a personagem decide abordar a vida de seu heroi, Adam Forde, sua historia e sua contribuição para a então atual sociedade desenhada pelo autor.
Anaximandra visa ingressar na academia, para tanto precisa da aprovação da bancada de examinadores que a analisa e a submete a diversos questionamentos a respeito do seu trabalho de pesquisa, realizado sob a orientação de seu amigo e conselheiro Péricles.
Durante as poucas horas em que a trama se passa, o autor nos proporciona um fascinante dialogo entre o humano e a maquina que nos leva a reflexões e questionamentos diversos sobre a vida.
Tudo é abordado de forma extremamente inteligente e argumentativa.
O começo da leitura não me prendeu nenhum um pouco sendo bastante massante, porem na segunda parte a historia já fluiu muito bem.
O final é simplesmente inesperado, imprevisível e surpreendentemente bom.
Só consigo pensar: porr* que final é esse???
ATORDOANTE!

Larissa 29/07/2015

Humano?
Tão pequeno e tão surpreendente nos trás personagens, inicialmente, tão humanos.

No decorrer dos capítulos você percebe que nada é o que realmente parece.

Sabe aquela narrativa que parece ser do fim para o começo? Então...

Junto com Anax descobrimos que nem tudo o que consta nos arquivos contam a verdadeira história da República a fim de manter a população ignorante a respeito de suas origens.

Neste contexto somos apresentados a Adam que, contrariando regras, deixou que seu lado humano falasse mais alto protegendo a moça que naufragou ao tentar entrar nas ilhas.

Ao ser descoberto sua punição era conviver com Art, uma espécie de “Android” em processo de desenvolvimento e é aqui que começam os profundos questionamentos sobre a humanidade.

O que realmente significa ser humano?

O que nos difere das máquinas?

Art nos leva a questionar se podemos nos chamar de “humanos” diante de uma inteligência artificial que parece ser tão consciente quanto nós.

Mesmo sendo curtinho, o livro é rico em conteúdo. A narrativa cobre inúmeros eventos e o final é simplesmente impensável, pois tudo te leva para outra direção e quando você menos espera... Um tapa na cara da sociedade vai te deixar bege.

site: http://devorando-books.blogspot.com.br/

Endri 15/07/2015

GENIAL!
- Primeiro: é uma das capas mais lindas que vi na vida;
- Segundo: a narração é feita de um jeito totalmente fora do comum que funcionou muito bem;
- Terceiro: a história tem uma abordagem muito inteligente, o autor transmite o conhecimento e o talento que tem através das palavras. Ele demonstra o instinto das ''espécies'' de um jeito genial;
- Quarto: Tive que ler a página 167 algumas vezes pra ter certeza de que não estava louco, foi como ser atropelado por um caminhão. Essa página é o topo do livro, e a intensidade não diminui até o final;
- Quinto: O FINA. ESSE FINAL. O QUE FOI AQUILO?? CARALHO.

Clio0 03/07/2015

Aquele momento em que você volta a ter esperança na literatura infanto-juvenil...

Gênesis não é um derivado de Jogos Mortais, não tem nada a ver com fantasia e passa ao largo de romancezinhos água-com-açúcar. O que temos aqui é uma saudável história de ficção apocalíptica que desafia o jovem leitor a pensar.

A história tem como fio narrativa a jovem Anaxi que está sendo submetida a uma prova oral, necessária para seu ingresso na Academia (toda e qualquer semelhança com o vestibular é mera coincidência). Anaxi deve narrar e explicar um determinado acontecimento do passado e os examinadores, por sua vez, questionam todas as suas observações e escolhas quanto a isso.

Abstrato? Sim, é. E por isso mesmo, maravilhoso.

A ideia desse livro não é jogar luzes sobre uma sociedade futurista, mas fazer o leitor entender porque ela chegou lá. Na verdade, é mais do que isso, é uma discussão ética e filosófica que dá um show ao não apenas discutir o assunto, mas a obrigar a questionar várias posições e conceitos engessados na nossa mentalidade... o que é vida, por exemplo.

Francamente, esse é um livro que merece ir pra estante. Só tenha um pouco de cuidado, apesar de não haver faixa etária indicativa, dificilmente alguém com menos de catorze anos vai conseguir acompanhar a narração e a argumentação.
Endri 15/07/2015minha estante
E tudo isso em menos de 200 páginas. Não merece ir pra estante. Merece ter uma estante própria. Um altar

Vanessa1482 30/11/2023minha estante
Só agora consegui adquirir esse livro que estava na minha lista de desejos há anos, e a leitura está conseguindo me prender

C. Ariel 19/06/2015

"O que realmente significa ser humano?"
A história toda se passa em uma sala com pouca luz onde Anaximandra irá prestar o seu exame para três Examinadores. O tema que ela escolheu falar é um tema um tanto apresentado por aqueles que queiram entrar para a Acadêmia, que é sobre Adam Forde, um cara do qual todos ouvem histórias a respeito desde muito pequenos, talvez sendo a primeira história que uma criança escute. Adam é o herói para Anax, que viveu e morreu muitos anos antes dela.
Os Examinadores não são diretos ao tema que Anax irá abordar, eles dão grandes voltas até chegarem no assunto central. Perguntam sobre como se encontrava o mundo antes, pedem definição pra ela do que é espírito, até chegarem na história do Adam. O que de certa maneira é ótimo para nós leitores. Uma coisa constante no livro é a presença de muitos filósofos, os mesmo que vimos lá na escola.
Platão fechou um certo lugar (não sei se pode ser chamado de cidade ou povoado, pois não temos muitos detalhes sobre isso na história) onde ninguém além dos que já estavam lá dentro entrava. Todos os aviões e barcos que chegavam próximo eram mortas, pois existia uma peste do lado de fora da proteção e por este motivo não entravam. Lá dentro existia uma divisão de quatro classes: trabalhadores, técnicos, soldados e filósofos. Quando a criança nascia ela era tirada de seus pais e passava por testes. Dependendo do resultado que desse a criança seria mandado para a divisão que ela iria pertencer, ou seja, que tivesse proximidade conforme o resultado do teste. Uma vez não detectado essa proximidade com as classes a criança era morta. E Adam pertencia a classes dos filósofos, classe da qual tinha um tratamento diferente dos demais por ter uma "inteligência" superior aos demais. Adam foi trocado de classe, passou a ser um soldado por ser considerado em ter um genes rebelde e por ter fugido para a cidade/aldeia vizinha, já que todas as pessoas eram controladas. Foi nesta classe que ele salva uma menina que está em um barquinho, e para salvar ela, ele precisa matar o seu parceiro de cabine.
Por ter salvo esta menina, Adam é levado a julgamento e seria penalizado por morte. Só que aí aparece o filósofo William que sugere que ele tenha um outro tipo de punição. Ele vinha trabalhado escondido ao longo de quatros anos em um androide, e sugeriu que Adam vivesse com este androide agora, para que ele fosse aperfeiçoado — uma vez que ele aprendia com o comportamento das pessoas e vivendo com William já não apresentava mais progresso algum, o que ele poderia vir ter com Adam.
Bem, além destas informações eu não posso apresentar mais nada da história para vocês. A verdade é que eu posso, mas não é legal ler uma resenha que contenha spoler (por mais que eu tenha detalhado bem a história já). O que posso realmente dizer é que este é um livro que eu nunca havia pensado em ler e nem cogitado que leria um dia. Toda a escrita é bem envolvente e dependendo do seu ritmo com a leitura, lê em um dia. Não é um livro que é dividido por capítulos que nem os demais. As quebras da história que tem são os intervalos que os Examinadores dão para Anaximandra, e que na verdade são três intervalos, já que ela está em um exame para poder vir fazer parte da Acadêmia ou não. Talvez você não tenha assim grande curiosidade para ler a história, mas digo que vale muito a pena. Só mais um detalhe: sabe aquelas história que tem e não tem fim? Que você fica se questionando depois? Gênesis faz parte deste grupo.

Mônica 28/05/2015

Genesis
Tentei realmente reler o livro, mas não consigo!!! É extremamente chato, é um diálogo de uma entrevista o livro todo!! Até pode ser interessante, porém li o começo e o final, mas não consigo passar disso.