Gênesis

Gênesis Bernard Beckett

Resenhas - Gênesis

Dark Gero 28/07/2011

Julgue o livro pela capa
Quando vi a capa de Gênesis, fiquei totalmente atraído pelo livro, tanto que nem dei muita bola para a sinopse.

O livro é escrito de maneira completamente atípica, que a princípio achei que tiraria o gosto da leitura...

Mas demorou pouco pra eu me acostumar. E viajar geral no livro. Muito inteligente toda a concepção da obra. Mexeu realmente comigo o dilálogo entre o humano e o andróide. E o final?

%@&@%$@!

Não darei nenhuma dica. Fiquei um tempo indeterminado baubuciando: caralho!caralho!caralho!caralho!caralho!caralho!

Perdoem os palavrões. Leiam e me entenderão.
DeBee-SaN 29/08/2011minha estante
Tive a mesma reação que você com o final... kkk

Ally 13/09/2011minha estante
Tive que ler lá pra página 165 repetidas vezes pra ter certeza que tinha lido corretamente. Final surpreendente, fiquei fascinada com o jeito de escrever desse altor. Muito, muito bom.

Alan Ventura 06/10/2011minha estante
Resenha foda!!!!

Mari | Triplo Books 29/04/2013minha estante
Ainda estou repetindo na minha mente: caralho, caralho, caralho!
Achei surpreendente.

Mirele 09/09/2013minha estante
Eu tava na sala de aula quando li AQUELA parte e fiquei tipo: What? What?
Minha amiga olhou pra minha cara e disse que parecia que eu ia ter um AVC. Esse livro é O livro!

Lis 14/10/2013minha estante
(contém spoilers)
Eu já desconfiava que ela seria um android, mas não na forma descrita no final. É interessante, pq na minha mente eu imaginava ela completamente diferente.
Quanto ao final que vc se refere. Sim. Estou repetindo até agora o "caralho caralho caralho"

Valkyria.Chaos 23/12/2013minha estante
Terminei de ler hoje e fiquei assim como vc chocado pelo final
Foi MUITO bom!!!

Ana Luiza 12/01/2014minha estante
Pois a minha reação quando acabei de ler foi a mesma... Tipo, que p***a foi isso? O final pegou de surpresa...

Gal 19/01/2014minha estante

(Spoiler)

Eu também já desconfiava que ela era um android, mas fiquei surpresa quando li sobre a aparência dela porque imaginava a Anax como a garota ruiva da capa. Terminei de ler ontem a noite e estou até agora remontando algumas cenas pra entender toda a história. Gostei muito desse livro.

camilinha 26/02/2014minha estante
O final foi bem isso mesmo.

Paixão de Leitora 05/10/2014minha estante
surreal! hahaha eu amei esse livro! Tudo e muito inteligente e caramba eu nunca imaginei AQUELE final!!! :OO

arleyfranca 09/04/2015minha estante
Estou em 75% de leitura da a obra. Mas já consigo compreender muito bem o que citou acima. O lance da leitura é real. No inicio parece que se sucederá um desanimo, mas logo na página 20 + ou - você já está devorando o livro.

Com certeza acabo hoje!

Lari 05/03/2017minha estante
Esse comentário realmente retrata, e muito bem, o que senti com esse livro!
(a única diferença é que li a sinopse e gostei, mas após ler todo o livro aviso que através dela não dá para saber a história que é retratada no livro.. o que a sinopse conta não é nadaaaa) kkkk

Sinhor 08/12/2009

Interessante mas não tão bom... li por indicação enquanto eu lia A Hospedeira de Stephenie Meyer. Me falaram que quem gosta de um costuma gostar do outro mas não foi bem assim comigo. É bem rápido de ler, se não me engano terminei de ler em um sábado apenas, se não tiver nada pra ler em um dia chuvoso pode ser uma boa idéia ler esse livro.
Amanda 08/06/2010minha estante
Cara , você gosta de Asimov? Acho que você leu esse livro esperando um romance. Se você esperava isso tem toda a razão do mundo de reclamar . Esse livro não tem romance. Esse livro é sobre reflexão cientifica política e filosófica. É um gênero bem diferente do que o que a Stephanie Myers (dos romances fantásticos) escreve . Acho que comparar os dois é um erro. Ambos são bons, porem em áreas diferentes.

Brunela 10/06/2013minha estante
só se não tiver mais nenhuma outra opção pra ler mesmo, huahua. E olha que eu nem li esperando um romance, como a Amanda observou. Curto sci-fi e livros reflexivos. É que achei o autor pretensioso demais, quase um Yann Martel, hauha.

Mirele 09/09/2013minha estante
Um livro para ler em um sábado chuvoso? Não sei, acho não tão boa ideia. Eu li o livro também como indicação para ler A Hospedeira e posso dizer: nada parecidos. Você tem que estar preparado para mudar seu jeito de pensar...

rrk 09/12/2015minha estante
Acho que os livros que você citou são completamente diferentes! Eu detestei a hospedeira. Na verdade, não consegui nem terminar de ler. Já gênesis, li em uma tarde. O livro flui muito naturalmente.

Lindenberg 16/11/2011

Tinha tudo para ser bom.
Quando comecei a ler este livro pensei: "Este enredo é ótimo, tem tudo para ser um bom livro", mas a história foi progredindo e tudo aquilo que eu imaginava que poderia acontecer, não aconteceu.
Aparentemente quando o autor teve a ideia de fazer este livro, pensou no início e no fim, estas duas partes são boas. Mas ele se enrolou totalmente no meio do livro, os diálogos são grandes, cansativos e não geram nenhum interesse, sendo até forçados e bobos algumas vezes. É um livro pequeno, então você pode ler se não tiver nada melhor, só não espere uma grande história como eu esperava, pode se decepcionar.
Pam 13/10/2012minha estante
Exatamente o que eu pensei. A ideia é ótima, já o decorrer....

Prisi 10/05/2015minha estante
Pois é.. eu não aguentei chegar até o final.

Pi 07/02/2016minha estante
Confesso que pulei várias partes dos diálogos esperando chegar, sei lá, na super grande verdade que ninguém conta - que tá ali na orelha do livro e não tem como não esperar por isso.
REALMENTE esse livro tinha muito potencial. A premissa é bem diferente e atraente. Mas porque raios a sinopse te faz acreditar que o livro é sobre a história do Adam e como ela mudou a história? O livro não é sobre isso. Acho que os editores erraram em aceitar o livro como ele foi escrito e erraram de novo em ter feito uma sinopse tão ofensivamente "misleading". Estou tendo sentimentos conflitantes sobre o livro, mas certamente se eu tivesse comprado ele numa loja (troquei no plus por 1 crédito), eu o devolveria alegando propaganda enganosa... hahaha

Gontijo 11/02/2012

Uma incógnita.
Até hoje não sei dizer muito bem se gostei ou não desse livro. Em parte gostei porque o final dele é, literalmente, de arrepiar. Fiquei um dia inteiro impressionado e reflexivo por conta do final. Excelente o desfecho.

Contudo o livro não é uma ficção científica pura. Imaginei no começo que fosse ser. Isso me decepcionou um pouco (o que não vai acontecer com você agora que já sabe disso antes). Ele é bem mais filosófico pra falar a verdade. Questiona a essência de se ser humano. Joga na cara da sociedade uma série de conceitos que tomamos como aqueles que nos fazem ser quem somos.

É um bom livro. Vale a pena ser lido. Diferente de tudo o que eu já li no gênero.
Gontijo 16/02/2012minha estante
Camila. Apenas complementando o que disse antes, o livro é um romance. Não é nada teórico ou acadêmico, não. É um livro de filosofia fundamentado em um plano de ficção científica. O final deixa isso bem claro. :)

Gontijo 07/03/2012minha estante
Ninguém poderia, Camila. Hehehe! É de arrepiar. :)

Pi 07/02/2016minha estante
Resumiu bem o que senti. Comecei a ler um livro de ficção científica num dia, e terminei de ler um livro de filosofia no outro. Achei estranha a estrutura do livro e a forma como o autor decidiu contar a história - mas isso tudo seria uma grande vantagem inovadora se o livro não se tornasse confuso em certo ponto. É um livro de ficção científica? É um livro sobre um cara que resgatou uma moça num futuro distante? É um livro sobre uma garota tentando passar numa prova? É um livro sobre o que é a natureza humana? Foi essa confusão que não gostei. Preferia ter lido o livro sem a expectativa de estar lendo uma ficção científica pura e simples. Talvez se soubesse que se trata de uma grande discussão sobre a mente, a mortalidade e a existência, não tivesse sido tão "whathefuck" no fim. Mas certamente a história por trás da história e o final são admiráveis. Honestamente, gostaria que tivessem sido contados de outra forma.

Clio0 03/07/2015

Aquele momento em que você volta a ter esperança na literatura infanto-juvenil...

Gênesis não é um derivado de Jogos Mortais, não tem nada a ver com fantasia e passa ao largo de romancezinhos água-com-açúcar. O que temos aqui é uma saudável história de ficção apocalíptica que desafia o jovem leitor a pensar.

A história tem como fio narrativa a jovem Anaxi que está sendo submetida a uma prova oral, necessária para seu ingresso na Academia (toda e qualquer semelhança com o vestibular é mera coincidência). Anaxi deve narrar e explicar um determinado acontecimento do passado e os examinadores, por sua vez, questionam todas as suas observações e escolhas quanto a isso.

Abstrato? Sim, é. E por isso mesmo, maravilhoso.

A ideia desse livro não é jogar luzes sobre uma sociedade futurista, mas fazer o leitor entender porque ela chegou lá. Na verdade, é mais do que isso, é uma discussão ética e filosófica que dá um show ao não apenas discutir o assunto, mas a obrigar a questionar várias posições e conceitos engessados na nossa mentalidade... o que é vida, por exemplo.

Francamente, esse é um livro que merece ir pra estante. Só tenha um pouco de cuidado, apesar de não haver faixa etária indicativa, dificilmente alguém com menos de catorze anos vai conseguir acompanhar a narração e a argumentação.
Endri 15/07/2015minha estante
E tudo isso em menos de 200 páginas. Não merece ir pra estante. Merece ter uma estante própria. Um altar

Vanessa1482 30/11/2023minha estante
Só agora consegui adquirir esse livro que estava na minha lista de desejos há anos, e a leitura está conseguindo me prender

Rapousa (Andreia) 22/11/2012

A capa
Só avisando, essa é uma PÉSSIMA capa para o livro. Sério mesmo. Quem ler vai entender que foi uma capa feita por alguém que só deve ter lido o comecinho e não chegado ao final.
Mari | Triplo Books 29/04/2013minha estante
Mas se a capa fosse feita de acordo com o final não haveria surpresa nenhuma.

Rapousa (Andreia) 29/11/2013minha estante
Precisava ser uma foto na capa? Tem diversos elementos dos livros que, trabalhados da forma correta dariam excelentes capas. Depois que terminei de ler eu fiquei pensando que essa foi a capa mais burra que eu já vi na vida.

Tito 22/06/2010

Uma análise cuidadosa do mito de uma outra criação, um sopro de novidade sobre alguns velhos temas.
Amanda 24/08/2010minha estante
Muito poética sua resenha. Só por curiosidade : quando você diz velhos temas você esta se referindo a "A República"de Platão?

Patty 29/08/2016

Simplesmente Bombástico
Bem, começo pelo fim: a reviravolta é tão absurda, que me faltou palavras.... um dos únicos livros que me impressionou com uma revelação tão profunda!!
O livro tem um estilo de narração fora do comum... a história é contada de forma bastante interessante e envolvente.
Anax é uma jovem que decide se candidatar a uma vaga específica dentro do ensino e academia de sua sociedade e decide estudar fatos passados que ela jga ser algo inofensivo, mas que ela descobre serem bastante polêmicos, tarde demais....
A riqueza de detalhes sem ser cansativo e o nível de adrenalina escondido sob uma história aparentemente simples, fez com que esse livro fosse uma das minhas melhores experiências de leitura....
Simplesmente suuper!!!
Rodrigo Silvestre 17/02/2017minha estante
undefined

Angelo 03/08/2013

Poxa, é um romance bacana e....pera aí....CACETE! Chocado....! (só os leitores entenderão rs)
Lais.Alencar 17/09/2013minha estante
é bem isso mesmo!! kkkkkkkkkkkkkkk

Fabíola 25/11/2014

Adorei!
Meu Deus! Que livro é esse!? Ganhei de presente de uma amiga, mas quando o vi, sabia que o leria mas não estava tão interessada. Que besteira! Ele é ótimo!
Conta na visão de Anaximandra o processo de entrar na Academia. São 4 horas falando sobre um tema, com dois hologramas do fato escolhido. Ela resolve falar sobre Adam, um filósofo que mudou a história daquele lugar.
Não sei o ano certo em que o livro passa pois não é especificado, mas acredito que é aproximadamente 2100. Conta sobre as guerras que tiveram e a peste que se alastrou pelo mundo todo, mas que eles conseguiram escapar, construindo uma barreira.
E aí na primeira hora, ela conta tudo o que sabe e responde as perguntas com certa admiração por Adam. Há um intervalo que ela vê um cara que aparenta ser um guarda, mas também está ali pelo mesmo motivo que ela.
As 2 horas seguintes ela apresenta os hologramas, mostrando sua visão sobre Adam e respondendo as perguntas dos Examinadores. Durante os intervalos ela conta para o leitor, um pouco sobre como chegou ali.
Na última hora, os Examinadores mostram um holograma a ela, que apresenta como aconteceu a morte de Adam, uma coisa que só pessoas da Academia sabiam. Com o holograma, ela descobre o real sentido e o por que de tudo.
Já contei bastante, mas sem spoiler. É bom demais. Uma distopia fascinante! Recomendo.

site: perdidaemlivross.blogspot.com.br
Marina @outononoslivros 25/11/2014minha estante
É ótimo mesmo... com certeza entrou para os meus favoritos. Li em uma noite!

Paula 26/07/2013

"Eu sou o pensador que pensa do pensamento."
Não estava com muitas expectativas sobre o livro. Li muitos comentários sobre, uns bons e outros nem tanto.
Minha opinião sobre o livro não é boa nem ruim. A leitura não foi o que eu esperava em nenhum aspecto. Embora o livro não tenha me surpreendido, o final foi tipo 'wth?'. Fiquei pasma! (Ok, acabei de me contrariar aqui! rs)

O livro é diferente(diferente do que costumo ler), e não é longo. A história não me agradou, não faz "meu tipo" de leitura. Mas mesmo assim recomendo, pois o que pode ter sido ruim pra mim, pode ser bom pra vocês.

Mas uma coisa eu tenho certeza, tendo gostado ou não, o final é de ficar de boca aberta!

Isabella 13/11/2012minha estante
o final foi tipo 'wth?'
Realmente! Me deixou com muita raiva, acho que foi o primeiro que me fez ficar com muita raiva no final haha, mas no geral, é um bom livro.

Jaquelline.S. 07/07/2021

Tedioso
Achei a história bem chatinha. Diálogos difíceis de acompanhar, algumas partes a tradução não estava das melhores, aí ficava difícil entender o contexto.
Mas o final foi bacana, surpreendente, só por ele que dei 2 estrelas.
Kamilla 12/07/2021minha estante

iana c. 20/04/2016

A proposta é interessante, entretanto não me convenceu. Ao mesmo tempo em que senti falta de profundidade nos diálogos (entre Adam e Art), em vários momentos senti que Anaximander e Adam tornavam-se completamente clichês. Há uma clara intenção filosófica no enredo, mas o resultado final é raso. O final pode ser surpreendente - particularmente não foi tão surpreendente assim pra mim -, mas preciso ser sincera e confessar que achei um plot twist malfeito. Não me deixou com uma sensação de surpresa, mas com um estranhamento (pensando "que bizarrice"). Fico decepcionada por terminar a leitura com tantas críticas porque há muito potencial no livro, mas realmente sinto que não foi aproveitado.
Lidi 04/09/2017minha estante
falou tudo o que eu senti ao ler esse livro

Isabel 01/12/2012

Uma dos aspectos mais marcantes da chamada “literatura de entretenimento” é a maneira com que se colocam cenas de ação e acontecimentos marcantes – o autor deve ser habilidoso o suficiente para distribuí-las de uma maneira tão boa que o leitor não consiga largar o livro (veja: GREEN, John em A culpa é das estrelas; WINSLOW, Don em Selvagens dentre outros).

Isso pode ser bom, já que cria uma literatura mais semelhante ao cinema, e, portanto, mais palatável para leitores menos concentrados. O problema (que não é uma catastofre ou calamidade como afirmam os pseudo-cults, mas sim uma pedrinha no caminho) é que os chamados clássicos, que discorrem sobre as grandes questões humanas, dificilmente serão páreo para esses livros quando escolhidos por algum jovem que cresceu cheio de informação e rotulados, quase sempre, como chatos.

Quando solicitei Gênesis pela parceria, sinceramente não sabia o que esperar. Lembrava de ter lido alguma resenha há uns meses, o que atiçou minha curiosidade, mas não sabia dizer qual era o gênero literário, premissa nem nada do tipo. Fui no escuro, e comecei a ler só para dar uma pausa na leitura dos Irmãos Karamazov, de Dotoeivsky – que, embora seja maravilhoso, é muito denso, fato que faz com que eu mal tenha passado da ducentésima página em duas semanas.

Bom, falhei miseravelmente em achar uma leitura menos densa: Gênesis, ao contrário do que sua capa indica, é sobre as tais grandes questões humanas que me deixam tão exausta em Dostoeivsky. O grande autor russo tem o hábito de parar completamente de falar dos irmãos Karamazov e de seu infame pai para diálogos sobre Deus, religião e o espírito humano. Com um só foco – o que é ser humano – Bernard Beckett acaba fazendo o mesmo.

Anaximandra mora na República de Platão, uma ilha em algum lugar isolado que é a sociedade dos sonhos sem doenças, fome ou violência. O controle, porém, é bem rígido: todos os cidadãos são separados dos pais com alguns meses de vida, e encaminhados para abrigos do governo onde, depois de testes genéticos, são separados em “castas” – filósofos, trabalhadores, soldados e técnicos. Coloco castas entre aspas porque, apesar de lembrar o sistema indiano a primeira vista, não existem privilégios claros entre uma casta e outra – a igualdade social é tão grande quanto se pode ser.

Anax é da “casta” dos filósofos, e será testada para entrar na Academia, o órgão que governa essa tal sociedade utópica. O tema de sua pesquisa é a vida de Adam Forde, soldado que mudou para sempre a história da República de Platão.

Nascido na casta dos filósofos, Adam foi transferido para os soldados por desobedecer as regras, viajando escondido aos treze anos para o alojamento de uma amiga após uma competição de luta livre. A República de Platão é completamente isolada do resto do mundo, e todos os barcos que tentam chegar perto dela são abatidos – a peste e o caos reinam lá fora, sendo a prevenção o melhor caminho. Adam seguindo de novo o seu espírito impetuoso salva a tripulante de uma embarcação que se aproxima do seu posto de vigia.

Gênesis não tem muita ação: todo o livro se passa dentro da sala onde Anaximandra narra a seus avaliadores quem foi Adam e o que ele fez de tão importante. Durante todo o livro especulei sobre qual seria a ligação entre Anax e Adam – afinal, o autor não poderia ter escolhido a garota como protagonista ao acaso. Se me permitem o conselho, não o façam caso leiam o livro: a resposta é tão surpreendente (mas não mirabolante) que nem nos meus sonhos eu imaginaria o caminho que Bernard Beckett deu para Gênesis.

Apesar de ter esse enredo meio lentão, Gênesis não me cansou em nenhum momento, e nem pensei em largar o livro – mesmo nos trechos em que Anax discorre sobre o viés mais “filosófico” das ações de Adam minha curiosidade foi despertada. São duzentas páginas que por um lado parecem vinte (a leitura flui maravilhosamente) por outro duas mil (caso você se deixe levar pelas reflexões que o autor propõe). Um ótimo tratamento para leitores viciados em adrenalina.

Publicada originalmente em http://distopicamente.blogspot.com.br
Mari | Triplo Books 29/04/2013minha estante
Acabei de ler e fiquei bem surpresa também.
Estou ainda pensando em como resenhar isso em vídeo.