Impermeável

Impermeável Thati Machado

Resenhas - Impermeável

Julia.Maria 18/12/2016

Melhor livro nacional que li em 2016
Tá procurando um livro curto? Com conteúdo? Que passe uma bela mensagem? Eu lhe apresento, Impermeável, obra de Thati Machado.
Gente, que livro incrível, lindo, perfeito, não tem como explicar!! Impermeável conta a história de Ana Bárbara, uma jovem que sofre bullying na escola por ser gorda. Não bastando viver humilhações e exclusão em sua escola, a jovem que está prestes a entrar no ensino médio, sofre também essas opressões dentro de casa. Em um baile de formatura, após sofre inúmeros ataques, Ana conhece Henrique, uma vítima também do bullying, no qual logo criam um laço construindo sua bolha impermeável.
Eu, Julia Maria, proprietária desse ig, digo: Me identifiquei muito com a Ana, passo por isso até hoje, chegando na casa dos 20. Precisamos falar, debater e discriminar qualquer bullying, isso não é vitimismo, "mimi'' ou frescura, isso é uma realidade, uma triste e dolorosa realidade.
Um tipo de livro que todo adolescente e pais devem ler e o melhor de tudo, bem curtinho, apenas 9 páginas. 9 páginas que podem mudar e salvar vidas.

Fran 28/11/2016

É uma história incrível de como criamos nosso mundo particular e onde nada e nem ninguém pode entrar sem nossa permissão.

Vinicius Teodósio 06/03/2016

Resenha - Impermeável - Thati Machado
Quem me acompanha pelo Instagram do blog (@marcasliterarias, segue lá) sabe que a primeira leitura que realizei no Kindle foi a desse conto maravilhoso, que em poucas páginas, me encheu amor.

Em Impermeável, nós conhecemos Ana Bárbara, uma jovem que está prestas a entrar no ensino médio, que encontra nos livros seu único refúgio, longe de toda essa negatividade, ofensas e a falta de respeito da parte de muitos.

Ela não ver problema em ser gorda, afinal, isso é apenas uma constatação de um fato que todos irão perceber ao nota-la, e ela não tem a menor pressa de perder alguns quilinhos, se sente bem, se acha bonita, porque iria mudar? Para agradar aos outros? Será que valeria a pena?

Como se já não bastasse a humilhação que sofre todos os dias na escola, ela ainda terá que suportar tudo aquilo mais uma vez na noite do baile de transição do ensino fundamental ao médio, e é claro, vai ter que preparar alguma coisa pra vestir, e como suas medidas são únicas - exclusividade, tem algo melhor?! - sua mãe recorre a uma costureira, mas na verdade, ela não ta nem ligando, nem para o baile e nem para a roupa, ela queria mesmo que todo aquele bullying cessasse.

A noite do baile chega, e sua animação permanece 0, e como já se era de esperar, a perturbação dos seus colegas, começa, ela não aguenta, Ana Bárbara, de alguma forma tem que extravasar, e então, corre para fora dos portões da quadra de basquete, e cogita chorar, a não ser pelos soluço que ouve entre os arbustos e lá conhece Henrique, e sua vida toma novos ares.

"... Obedeci os gritos da minha mãe que me mandavam tomar banho e me vestir para o "grande dia". De grande já bastava eu!"

Thati, como sempre, tem mostrado que pode fazer nos emocionar em poucas páginas, com personagens desajustados para os padrões, cria uma história cheia de amor e ensinamentos para essa sociedade que impõe que você seja isso e faça aquilo, nos mostras que tudo isso que falam e pensam não devia nos afetar, e que sejamos nós mesmos e não o que os demais querem.

Sua escrita amavelmente leve, divertida e cheia de humor - já característico em suas páginas - nos embala nessa história e nos deixa inteiramente bobos ao fim das nove páginas do conto, sua capa e título condiz e harmoniza com a obra.

Seu ebook está disponível no site da Amazon por apenas R$ 1,99, aconselho a vocês a conferirem esse conto maravilhoso e cheio de amor logo, hein?

site: http://marcasliterarias.blogspot.com/2016/03/dica-de-leitura-impermeavel-thati.html

danilo_barbosa 10/02/2016

Voltada para os leitores mais jovens, Impermeável é um singelo conto que fala sobre o pré-conceito. Ana Bárbara, a gordinha da turma, aquela que fugia das palavras ferinas através dos livros, que tentava todo dia não se magoar com as palavras alheias (tão eu!).
Sofre com as críticas da mãe, a indiferença do pai, sem alguém que a entenda e mostre como ela é bela, à sua maneira. Até que chega o baile da escola, que a fará conhecer alguém que lhe mostrará um novo modo de ver o mundo.
Apesar de curto, o texto comove, faz o leitor refletir como o pré-conceito, a crítica sobre aquilo que é fora dos padrões, afeta as pessoas. E como basta a companhia certa para que o seu mundo se transforme.

Gisa 15/09/2015

Mais uma vez, Thati mostra a sua preocupação em mostrar personagens "diferentes" do padrão da mídia. Conhecemos Ana, uma menina gorda que sofre grande preconceito na escola e não tem apoio nem dos pais. Um dia, ela conhece um menino também "diferente" e ambos passam a se aceitar e a viver dentro de uma bolha. Não, o caso aqui não é se isolar. O caso aqui, é deixar de ouvir as babaquices alheias. Eu, por experiência própria, sei o quanto é importante se aceitar. Mas o quanto ter alguém que te aceite também, ajuda. Ajuda muito gente. Dá segurança, melhora nossa auto estima. Seja um amigo, um namorado, um parente. Indico sim o conto. Ele tem cerca de 9 páginas, é bem rápido de se ler, mas como em todos os contos da Thati, traz uma linda mensagem.

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2015/09/contos-lidos-1.html

Joi | @estantediagonal 14/09/2015

Um mundo só nosso
Sabe quando uma obra te encanta tanto, que depois você quer sair lendo tudo que autora escreve?! Assim começou minha relação como leitora com a Thati. Conheci ela primeiramente pela blogosfera, através do Nem te Conto, a partir dai, foi fácil ter acesso à todos os lançamentos dela. Consegui presenciar o lançamento da sua primeira obra impressa, Pontes de Cristal (que eu ainda não li) e posteriormente, acompanhei todos os lançamentos digitais dela.

Inclusive, foi ao ler um desses e-books da autora que ela me deu a honra de ter meu comentário impresso na edição finalizada de Com Outros Olhos (resenha). A alegria foi grande, obrigada Thati! ♥ Um desses outros contos é Impermeável, um conto fofo, curtinho e que ao mesmo tem muito significado.

Ana Barbará nunca teve um conforto familiar, ninguém de sua família a entendia e a coisa piorava em sua escola. Vitima constante de bulling ela ergueu sozinha suas defesas contra o mundo cruel de hoje em dia. Seu único conforte existiam nos livros. Era na fantasia que ela conseguia viajar para outros mundos, onde a aparência pouco importava.

Com tudo isso, imagina-se que vamos conhecer uma personagem, triste e depressiva, porém não. É claro que Ana não está feliz com tudo que os outros fazem à ela, mas ela é determinada e nos mostra um outro lado da história. Uma menina que se aceita acima de tudo, e que não entende a preocupação do mundo em relação a sua aparência.

Com a chegada do baile da escola, ela já sabia o que esperar, mais críticas e zoações. Mais uma noite em que ela preferia ficar em casa. Porém nesta noite, Ana Barbara conhece Henrique, um garoto que assim como ela sofre as consequências do mundo pré adolescente que se baseia em esteriótipos.

Mais uma vez, Thati Machado com tão poucas palavras me encantou, me sensibilizou. A relação que ela constrói entre os personagens é inspiradora, apesar da pouca idade dos dois. Indico a todos que gostariam de conhecer o trabalho da autora. É curtinho e vale a pena, é uma ótima porta de acesso para tudo que Thati tem a dizer.

site: http://www.estantediagonal.com.br/2015/09/resenha-impermeavel-e-voce-nunca-esta.html

Israel 29/08/2015

Impermeável começa nos mostrando a vida da jovem Ana Bárbara que sofre rejeição em casa e na escola por ter uns quilinhos extras, até que encontra nos livros seu refúgio, para logo após conhecer Henrique e com ele iniciar uma bela amizade.
“Impermeável” conta com uma história muito bem construída e personagens muito carismáticos. Cada parágrafo nos mostra com bastante clareza o quão difícil é viver sob críticas e julgamentos maldosos, principalmente por algo tão banal quanto o seu peso. Ana Bárbara é uma menina forte, que por mais que sinta a dor de passar por isso todos os dias em casa e na escola, segue em frente e encontra força nos livros para continuar caminhando. Henrique surge na história em circunstâncias semelhantes, e assim, aos poucos, os dois constroem sua bolha impermeável e conseguem superar juntos esses desafios do dia a dia.
Talvez alguns de vocês já tenham visto alguma outra história da Thati, já que eu falo bastante delas por aqui, e também que os personagens criados por ela sempre têm um quê de especial, e Ana Bárbara e Henrique podem ser incluídos nessa lista. Dois personagens jovens, porém, fortes, simples, porém incríveis. Os dois adolescentes nos mostram que as vezes na simplicidade de uma amizade podemos encontrar toda a força necessária para erguermos nossas cabeças diante de qualquer problema. Dois amigos que nos mostram o quão fácil é criarmos a nossa própria bolha impermeável.

site: http://blog-da-meia-noite.blogspot.com.br/

Vanessa Vieira 31/07/2015

Um belo encontro | Impermeável
Impermeável é uma obra voltada para o público jovem, mais especificamente a galera de entre 12 e 17 anos. Isso em uma classificação geral. Mas em minha opinião uma leitura super recomenda aos outros jovens ( sejam eles de qualquer idade).

Escrito de uma forma leve o conto nos faz refletir um pouco sobre o universo juvenil, que precisa lidar com o preconceito social. Aquele preconceito tão forte que ainda não é capaz de nos aceitar do jeito que somos. E olhar para nós, qualquer um de nós, de forma a enxergar o que está lá dentro.

Thati nos conta a história de Ana Bárbara uma adolescente que luta diariamente contra a visão cruel dos colegas da escola e até mesmo de seus pais. É nesta luta que Bárbara encontra o universo literário e nele se refugia de seus problemas.

Mas, não bastasse a tua diária a menina ainda tem que ir ao Baile de sua escola. Evento que marca sua passagem para o Ensino Médio. Ana Bárbara fica tensa com a situação, pois já sabe o que a espera. Mas este baile reserva para nossa protagonista uma grande surpresa. Que claro você só vai ficar sabendo se ler a história.

Gente, não demorei nem vinte minutos lendo o conto, mas achei interessante a forma como a autora conseguiu colocar as questões e nos envolver na história. Sim, uma história simples, mas com reflexões que são mais do que necessárias em nossos dias.

Levo comigo a lição que dá justamente nome ao livro. A gente luta diariamente com o dureza de uma sociedade ainda em evolução e neste lugar em que estamos, onde somos julgados por todos os lados, em alguns momentos o que nos resta é vestir uma capa impermeável e seguir a vida. Buscando um bem viver que é nosso. Sem se importar com o que pensam, dizem ou fazem os outros.

Uma leitura que faço questão de indicar. Por ser simples, objetiva e muito reflexiva!

Tony 13/07/2015

Resenha: Impermeável - Thati Machado
“Impermeável” é o meu terceiro contato com a autora Thati Machado. Os dois outros foram respectivamente com as obras “Com Outros Olhos” e “Papel, Caneta e Ação”.

"Para ele, eu era invisível. E até que essa não era uma sensação tão ruim. É melhor ser invisível do que apedrejada. Não que me tacassem pedras, de fato. Mas a dor, imagino eu, é bastante semelhante."

Mesmo já conhecendo de perto o trabalho da autora, devo dizer que Thati conseguiu me surpreender com este conto. E é tão bom ser surpreendido por um autor que a gente tanto curte, não é?

É surpreendente a forma como a Thati consegue nos passar uma história tão real e profunda. E o mais impressionante: O conto só tem 9 páginas. 9 PÁGINAS! Vocês conseguem se ver passando por um turbilhão de emoções lendo um conto de APENAS 9 páginas? Eu não conseguia, mas com “Impermeável” isso de fato aconteceu.

"E eu me fazia de forte, fingia não ligar para nada daquilo... Mas a verdade é que doía. Doía tanto e as pessoas não faziam nem ideia. Porque eu não queria parecer fraca. Nem diante dos meus amigos e tampouco diante da minha família. Mas aquela dor era lancinante. Era como ouvir a todo tempo que você não é boa o bastante para ser considerada alguém. Alguém com sentimentos."

Nas 9 páginas da trama eu me vi ficando revoltado com todas as pessoas que fazem bullying com a protagonista (Ana Bárbara); Me vi admirando a protagonista, que não tem vergonha do que é; E fiquei encantado com a relação da Ana com o Henrique.

O talento da Thati como autora é digno de aplausos. Ela consegue, em poucas páginas, fazer uma história comovente, emocionante e encantadora. Os personagens são muito bem construídos e cativantes e ainda são singulares. Essa é uma das características que mais admiro nos trabalhos da autora: Os personagens dela são sempre diferentes da grande maioria de personagens que vemos com exaustão em diversos livros no nosso atual cenário literário.

"Durante as noites, pedia silenciosamente para que na manhã seguinte eu acordasse em um desses novos mundos, habitados por bruxos, fadas, sereias, duendes, elfos e dragões... Os livros se tornaram o meu refúgio. Minha mãe não entendia a minha paixão por eles, mas eu não precisava que ela entendesse. A minha mesada costumava ficar toda em livrarias. Havia novos mundos em minha vida... Mundos incríveis onde tudo parecia melhor."

Os personagens exageradamente lindos e perfeitos dão lugar a personagens que possuem características singulares (vistas por muitos como sinônimo de feiura). E o que a Thati faz? Mostra (com uma escrita bem fluida) o que todo mundo deveria saber: Que as características singulares dos personagens não o tornam anormais, mas sim o contrário: o tornam normais, lindos e únicos.

"Quando o sinal tocou, anunciando o início das nossas aulas, saímos de mãos dadas e com largos sorrisos estampados no rosto. Pode ser que estivessem gritando ofensas contra nós, mas agora elas não faziam a menor diferença. Não enquanto eu tivesse Henrique. Não enquanto tivéssemos a nossa bolha impermeável."

“Impermeável” é uma história linda, que deve ser lida por todos. Então não percam tempo: Comprem o conto agora mesmo na Amazon, ele está com um preço mais que especial: apenas R$ 1,99. Se eu fosse você, corria e fazia isso agora mesmo. Até por que, não é todo dia que encontramos uma história excelente com um preço tão acessível, certo?

site: http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/07/resenha-impermeavel-thati-machado.html