História do Futuro Miriam Leitão

Resenhas - História do Futuro

Felipe 06/01/2016

Leitura obrigatória do presente
Míriam Leitão escreve muito bem. Para quem a lê, isso não é surpresa nenhuma. Mais que escrever bem, o que ressalta aos olhos, na minha opinião, quando a leio, é que ela pensa muitíssimo bem. Costumo dizer que seu livro "Saga Brasileira" é tão bom e importante, que deveria ser ensinado nas escolas. Naquela obra se aprende tanto sobre economia e moeda, que faria um bem danado a todo mundo que ter acesso a isso.
Com "História do futuro" não é diferente. Minto, é sim. Esse livro é distinto. É contundente como poucos. Ao final da leitura (e durante), você torce para que a presidente, assessores, ministros, deputados, senadores, estejam lendo o que você lê. É uma obra que aponta com propriedade inúmeras falhas no Brasil, mas que quer o bem do nosso país. Uma crítica construtiva de quase 500 páginas. Não é segredo que a situação brasileira está ruim, que o atraso que pensamos estar diminuindo, voltou. E é um alento ver um caminho traçado para o Brasil. História do futuro é, sim, pretensioso e ambicioso. E daí? Passamos a viver num ambiente em que pretensão e ambição são coisas negativas. uma síndrome de inferioridade que não traz benefício a ninguém. A não ser aos políticos que insistem em dividir os brasileiros em coitadinhos e elite. A obra de Míriam Leitão não é definitiva, mas cria alternativas, sensatas e bem fundamentadas, para um país que as necessita, mais que nunca. É um sopro de ideias em uma terra que, de repente, quer "estocar vento".
Edu 06/01/2016minha estante
quero muito ler, lipe!

Felipe 06/01/2016minha estante
É imperdível, Edu!

Lanny 21/01/2017minha estante
Maravilhoso, eu amei esse livro. A forma como a Miriam escreve é fantástico, ela facilicita para q todos os leitores tenham compreensão do que ocorre em nosso país, com temas bem divididos.

Van Baldacim 07/10/2015

Envolvente, assustador, obrigatório!
A joranlista Miriam retrata linda e brilhantemente tópicos que necessitam de mudanças drásticas para o nosso futuro. Diferentemente do que achava, em momento algum o livro é cansativo e cheio de números. Livro inteligente e que acorda o cidadão brasileiro, falando do passado e mostrando que o futuro já é o presente que vivemos. Recomendo super!

Conrado 23/10/2015

História do Futuro
Pela competência de expor tantos assuntos de uma maneira tão corajosa, fundamentada e compreensível a todos, esse livro merece 06 estrelas!!
Que pudéssemos ter mais literatura assim, que nos faça acreditar, apesar dos incontáveis obstáculos, em um país mais preparado para o futuro.

De Cara Nas Letras 23/01/2016

História do Futuro
Míriam Leitão é uma das jornalistas brasileiras mais conhecidas. Mesmo vítima da ditadura militar, ela não baixou a cabeça e no jornalismo buscou sempre caminhar para a transparências das coisas. Em 2012, ela foi consagrada com o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Melhor Livro de Não Ficção com o livro Saga Brasileira (Ed. Record) e, após publicar Tempos Extremos (sua primeira ficção) ano passado pela Editora Intrínseca, ela volta em 2015 com História do Futuro, mais um ficção que não deixa de ser tão grandioso quanto os seus livros anteriores.

História do Futuro é fruto de quatro anos de entrevista e pesquisa árdua nos campos da economia, politica, saúde, demografia, natureza entre outros, tudo isso para ter uma visão futurística do horizonte brasileiro impulsionando o olhar para além do presente mostrando como estaremos daqui para lá e quais os caminhos que devemos traçar para alcançar a marca de um país melhor e mais justo.

Com isso, vemos que o texto dá autora não é nada misticista, afinal ela tem base e fontes para falar com propriedade dos temas abordados ao longo dos 12 capítulos. O Brasil é o maio país com maior número de diversidade terrestre e aguá doce, embora haja um desmatamento grande na Amazônia, são mostrados programas com o intuído de reverter esse quadro e visa diminuir o desmatamento a longo prazo. Essa biodiversidade é uma das grandes chaves para o nosso futuro, temos um solo fértil e rico, e podemos usar isso para nosso bem se soubermos utilizá-lo de maneira certa, destruir a floresta sem um investimento cientifico é burrice, afinal ainda há muito o que explorar que poderá ser utilizado seja para fins cosméticos, farmacêuticos e até mesmo agrícola.

Em um país em que perdem a vida a cada ano, por homicídio, mais brasileiros do que o total de soldados americanos mortos em 15 anos da Guerra do Vietnã, a população vai diminuir e a maior vítima será de jovens negro que ainda sofrem preconceito racial. A população irá viver mais e a população irá envelhecer, a autora mostra que é preciso mudar nossa visão de velhice, dando mais cabimento para pensarmos melhor as nossas condições de vivencia. Têm gente se aposentando muito cedo e se continuar dessa forma o tesouro nacional vai quebrar.

Ainda que a população esteja envelhecendo, o número de jovens querendo investir e abrir seu negócio é ainda maior; é a busca por uma independência e um futuro seguro. Os mesmo estão buscando sozinhos e com dificuldades investir em conhecimento para conseguir chegar onde desejam. O futuro das salas de aulas brasileiras será digital e mudar será preciso para melhorar a qualidade de ensino, caberá a população cobrar melhorias e vemos pais desejam educação boa para seus filhos para não repetir o descaso que ocorreu quando não tiveram oportunidade ingressarem num colégio por n's motivo.

"O grande estímulo para avançar deve ser a certeza de que já temos muitas vitórias a comemorar. O país tem na área econômica uma infinidade de temas a enfrentar e tarefas a cumprir. O volume delas pode desanimar. No entanto, o olhar para trás estimula pelo muito que já foi feito. O Brasil ficou mais interessante e promissor depois que conseguiu vencer a hiperinflação. Não foi fácil nem foi por milagre. Foram necessários anos, o envolvimento das famílias, o pacto político, a mudança de hábitos, para que deixasse a sina de país de alta inflação que o perseguia desde os anos 1950.
Vários outros temas começaram então a nos ocupar. Confira alguns itens da lista enorme de avanços institucionais, de leis que passaram a valer e de novas políticas públicas após a estabilização: a universalização do Ensino Fundamental, os sistemas de avaliação da educação, a implantação do Sistema Único de Saúde, a redução do desmatamento, a inclusão de negros e pobres nas universidades públicas, as novas políticas de combate à pobreza e à pobreza extrema, a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O Brasil passou a seguir uma agenda de modernização avançando um pouco a cada ano depois de 1994. Bancos foram saneados, dívidas de estados e municípios, renegociadas, a nova lei de falência, aprovada. Nada foi linear nem se esgota no que listei; sabemos que a variedade dos temas aumentou e o país tomou consciência da sua complexidade."

Míriam leitão apresenta que a democracia está em crise, mas que ao mesmo tempo se mostra mais forte do que nunca, pois os brasileiros já escolheram que o futuro continuará sendo democrático. A corrupção atrasa o país e isso vem frustando a população que cansa de ver tanta roubalheira. Será um dos trabalhos enfrentar e tornar um Brasil mais justo fiscalizando melhor o que se passa no congresso. Um dos maiores descasos do Brasil é na questão do saneamento básico, inúmeros problemas de saúde poderiam ser evitados caso investissem mais nesse problema público.

Vemos que temos tudo para nos tornamos um país de qualidade de vida superior e que fica a nosso cargo não só anotarmos na agenda, mas sim por em prática tudo o que já sabemos para alcançar essas mudanças, e não deixar que a natureza cuide de fazê-lo sozinha.

História do Futuro é não-ficção mas isso não quer dizer que ele seja um livro chato e acho que a autora focou em ser o mais acessível possível para que mais pessoas compreendessem o que ela queria falar, além do mais, a Míriam não toma partido politico, criticando erros cometidos em quaisquer gestões politicas sejam do passado ou atuais e isso é excelente.

O livro da Miriam Leitão foi uma grata surpresa e uma das melhores leituras que fiz este ano, estava precisando de um choque de realidade em meio a tantas leituras de ficção. Apesar de ver o Brasil sempre num índice ruim, fiquei contente e esperançoso ao ler essa visão baseada em fatos de um futuro promissor.

É necessário para compreendermos onde estamos e o que precisamos fazer para atingirmos as melhorias essenciais. A História do Futuro ainda não foi escrita; ela está em fase de construção e é por isso que recomendo a leitura deste livro.

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2015/11/resenha-120-historia-do-futuro-miriam.html
Joy Eric 28/04/2016minha estante
um Dearest
Meu nome é Joy Eric como você está fazendo hoje e como sobre a sua saúde, espero que você está muito bem e good.Any depois de passar pelo seu perfil neste site i se interessou em you.I vai gostar de tê-lo como meu bom amigo quem eu gostaria de partilhar a minha experiência de vida with.Your sexo, idade, raça, nem a distância não importa para mim sim o que mais importa em um relacionamento é a maturidade, a verdade ea honestidade que existem entre friends.So eu gosto de você entrar em contato comigo de volta através do meu endereço de correio privado (joyeric688@gmail.com) para que eu possa lhe dizer mais sobre o meu ego e lhe enviar mais fotos do me.Yours Atenciosamente,

tinaventuri 11/09/2016

Indispensável
Um livro digno de virar leitura obrigatória para todo brasileiro.

Esta á a melhor definição para o livro de Míriam Leitão – História do Futuro. Como nenhum outro que eu tenha lido, ele procurou unir passado, presente e futuro possível, explicar o que fomos, somos e podemos ser com o que temos em nossas mãos.

Desde o paraíso que recebemos por herança e que continuamos degradando ou nos eximindo de nossas responsabilidades; os habitantes: quantos fomos, somos e seremos; nossa educação que necessita tanta atenção e investimento; nossa economia; nosso preconceito; nossa aposentadoria; os desafios da saúde pública; as fontes de energia, a forte agricultura; as fronteiras e o Brasil no mundo e para o mundo.

Todos os detalhes estatísticos sobre nós mesmos com riqueza de detalhes, de números que comprovam, algumas vezes, o oposto do que nos fazem acreditar; entrevistas com quem realmente entende e com quem a gente não entende ou não quer entender, como os índios, por exemplo.

Trabalho muito bem executado e expresso em uma obra dinâmica, direta, sem perder o foco do que realmente interessa a nós todos. Acreditem, o Brasil tem jeito, mas não há milagre, depende de cada um fazendo a sua parte e esta parte vai mais além do que pensamos.

site: http://jardimvalentina.wordpress.com

Celaro 28/01/2017

A premiada jornalista discorre em cada capítulo sobre um dos temas que o país de dimensões continentais têm pela frente: demografia, meio-ambiente, cidades e educação entre outros. Uma escrita agradável e com muitos dados embora em alguns momentos repetitiva.

Mariana 01/08/2018

Decidir e corrigir rumos
A narrativa incide uma luz sobre a atual conjuntura e a estrutura brasileira em vários temas, entre eles: demografia, economia, infraestrutura, meio-ambiente, educação, urbanismo, tecnologia e política.

Me dá a certeza de que temos uma agenda enorme de modernização pela frente - e que temos que iniciá-la com senso de urgência - mas que o Brasil pode figurar neste século como um grande protagonista.

É um livro realista que me dá otimismo e coloca meus pés no chão, enquanto brasileira, sobre a longa jornada que temos pela frente rumo ao crescimento e à melhoria da vida da nossa população.
cleriston 17/08/2018minha estante
Olá Mariana. O livro é de 2015. As ideias ainda são condizentes com atual situação do país?

Mariana 13/12/2018minha estante
Cleriston, a Míriam não aborda notícias muito efêmeras. Aborda temas mais perenes do país, e projeta uma agenda sobre a qual o Brasil deve começar a refletir sobre nas próximas décadas do século XXI. Então sim, as ideias são totalmente inseridas na atual conjuntura do Brasil no século XXI.

Universo de utopia 07/01/2018

Universo de utopia
Universo de Utopia
05/01/18
História do Futuro - Os Horizontes do Brasil no século XXI, de Míriam Leitão

O futuro é algo perturbador, principalmente quando o projeto dele depende tanto da iniciativa do presente quanto da compreensão do passado. A leitura desta obra foi bastante desafiadora para mim, no tocante as minhas paranoias, devido a intensidade em que vivo fazendo conjecturas do que virá e como pode ser.

O conhecimento deste exemplar, derivou-se de uma entrevista assistida de um dos ministros do Supremo tão querido e amado por mim Luís Roberto Barroso no programa de Pedro Bial, outro querido.

Míriam Leitão dispensa qualquer comentário ou apresentação diante de sua fama e talento e com esse livro através de muita pesquisa, entrevistas, análise de dados tece a respeito da "História do Futuro", retratando os horizontes que nosso Brasil irá enfrentar em diversas áreas e quais os possíveis resultados que poderá alcançar.

Relata sobre o clima, economia, saúde, demografia, política nacional com bases sólidas, constituindo um excelente instrumento para quem gosta de entender e decifrar os caminhos incertos das próximas décadas.

Tanto os problemas quanto as soluções no Brasil são emergentes. É preciso chegar ao desmatamento zero e conservar a imensa biodiversidade existente; investir mais em educação de qualidade e aproveitar mais a mão de obra porque o crescimento demográfico está afunilando e logo seremos um país de velhos que terão mais disposição física e mudarão os rumos da história; os índices de pobreza e da miséria diminuíram, mas ainda é falacioso dizer que surgiu uma nova classe média.

Esses são alguns detalhes assim como outros tantos elaborados com bastante cuidado e estudo, não me atentarei a todos porque o livro se encontra disponível e acessível para quem tiver um pouco de interesse de mapear o futuro.

Acredito que todo profissional que se preze deveria ter acesso a essas informações para ver de que forma é possível colaborar no presente para proporcionar um futuro melhor aos nossos filhos e netos, e porque não dizer nós mesmos, já que a expectativa de vida tem aumentado.

Sem dúvidas, uma leitura bastante construtiva e interessante que apresenta grandes possibilidades do que podemos ser. Alguns dados chegam a assustar, mas o melhor é que o futuro pode ser bom se começarmos a tomar as decisões certas hoje!
cleriston 17/08/2018minha estante
O livro é de 2015. As ideias ainda são condizentes com atual situação do país?

leandro.sanches 27/04/2016

Excelente livro, visão consciente sobre os caminhos que o Brasil tem a percorrer e onde ele pode chegar
Acompanho as entrevistas e colunas da jornalista Miriam Leitão e sempre a considerei uma referência em jornalismo econômico, tanto é que por essa consideração que me despertou o interesse em ler o livro História do Futuro. Ao decorrer da leitura fiquei encantado com a análise realizada pela autora, ela entra de forma sensata em várias áreas como educação, saúde, agricultura, política e outras, trazendo-nos com relatos e dados informações do passado a nossa situação presente e nos dando a capacidade de visualizar o nosso futuro, além disso o texto é de simples entendimento , não sendo necessário ser atuante das áreas abordadas para entender o conceito.
Além disso este livro me despertou um grande interesse por continuar explorando a nossa história e os nossos desafios, tanto é que ja estou adquirindo o livro saga brasileira para aprender mais sobre a época hiperinflacionária do Brasil, o Capital no século XXI , e outros.

Com apenas 500 páginas nos da embasamento para a formação de opinião a respeito de muitos temas que vivenciamos dia-a-dia no nosso país. Leitura super-recomendada.

Vic 10/05/2019

Os neoliberais que me perdoem
O próprio título do livro é uma contradição. Só existe história a partir de algo que aconteceu no passado. Essa projeção que Mirian tenta fazer é bem utópica e desconsidera muitos fatores histórico/sociais da formação cultural brasileira.

Gisele 11/02/2017

Necessário
Esse livro me ensinou a enxergar melhor nosso país. Um leitura fácil e riquíssima.

Edson Camara 13/09/2017

Recomendadíssimo para quem deseja se inteirar mais por este país maravilhoso no qual demos a sorte de nascer e que teima em ir na contramão da história.
A jornalista Miriam Leitão dá uma aula sobre Brasil e ser brasileiro.
Porque estamos assim e como chegamos até aqui, está tudo explicadinho no brilhante texto deste livro reportagem.

ESte livro estava a algum tempo em minha estante e só recentemente decidi começar a lê-lo, me arrependi de não o ter feito antes.

aprendi muito sobre a história do Brasil, sobre o que deu certo e que ainda vem dando e sobre todos os imenso desafios que temos pela frente para pelo menos dar os primeiros passos na estrada do futuro.

A Miriam é uma escritora séria e o assunto deste livro também o é. Mas quem conhece a Miriam de suas reportagens na televisão vai se sentir bem, o texto flui rápido e fácil sobre os assuntos naquela forma que lhe é peculiar.

val silva 31/08/2016

Baixe o Livro Grátis... História do Futuro
Baixe o Livro Grátis... História do Futuro

site: http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/08/31/livros-online-historia-do-futuro-mirian-leitao/