Star Wars: Um Novo Amanhecer

Resenhas - Star Wars Um Novo Amanhecer

1 | 2 | 3 | 4 | 5

phendragon 13/10/2015

O INICIO DA REBELIÃO
Simplesmente de tirar o folego!!!

A história de UM NOVO AMANHECER já faz parte da linha Novo Cânone, isto é, em breve poderemos ver as aventuras dos personagens KANAN E HERA, em quadrinhos, animações ou até mesmo nos filmes. A história se passa alguns anos após o assassinato de todos os Jedis em Coruscante e os que sobraram são caçados e mortos quando encontrados. Kanan, nosso herói é um cara bronco, que trabalha em atividades que representam risco e perigo pra si mesmo, sempre atuando como um salvador. Quando acha que está gostando demais de um lugar, significa que esta na hora de mudar. É o que acontece quando o Império chega a GORSE com o objetivo de aumentar a produção de torilídio (metal essencial para a produção das naves da frota).

As decisões de Kanan mudam radicalmente quanto ele cruza o caminho de Hera Syndulla. Tem então uma das mais vibrantes aventuras de Star Wars que eu já li. Correria do começo ao fim, com ações improváveis e muita aventura.

Não posso deixar de falar que os intervalos importantes entre os capítulos são marcados por aquela página com uma foto do planeta e sua lua, e as manchetes no Holonoticiário Imperial, que faz a história ficar ainda mais eletrizante.

Gostaria também de ressaltar o excelente trabalho da editora Aleph a frente das publicações de Star Wars, propiciando aos fãs e aos que estão chegando, todas as explicações necessárias para entender o universo, seja a parte LEGENDS ou o NOVO CÂNONE, a editora se preocupa em esclarecer todas as dúvidas sobre o universo. Além de manter um contato muito forte através do FACEBOOK, eles também fizeram um post dedicado a explicar exatamente todo o universo e datando tudo pra ficar extremamente claro e fácil de entender. Vejam no link http://www.editoraaleph.com.br/linha-do-tempo-starwars/

Falar apenas recomendadíssimo é pouco, afinal, com todo esse cuidado com o leitor, fica impossível não amar ainda mais as histórias de Star Wars. E claro, espero mais aventuras dessa dupla muito interessante.

site: http://www.lerparadivertir.com/2015/10/star-wars-um-novo-amanhecer-john.html?showComment=1444750913569#c144688702147818553

giglio 02/01/2022

bom
Gostei bastante da história e dos personagens também, consegui entender mais sobre o universo de star wars, os diálogos foram incríveis! aproveitei bastante o livro, mas achei que o final foi meio arrastado pra mim, acho que eu coloquei expectativas muitos altas nesse final, mesmo ele que ele nn tenha sido ruim, acho que só esperava outra coisa.

Gabriel.Rodrigues 18/03/2021

Quer saber? Eu curti!
Eu comprei os livros da Aleph pq estava com vontade de consumir mais conteudo sobre o universo de Star Wars. E um novo amanhecer conseguiu suprir minhas necessidades.

Não foi um livro absurdamente bom, mas foi o suficiente. Eu gostei dos personagens, dos eventos, da narrativa... me diverti lendo. Só acho que o livro poderia ser menor, ele demora mt pra engrenar sendo arrastado no inicio.

Foi interessante conhecer Conde Vidian, saber mais sobre Sloane que eu só conhecia nos games e fui apresentado a Kannan e Hera já que nunca assisti Rebels.

O livro não envolve tanta politicagem, que eu acho meio dificil de compreender no universo de star wars. Somos apresentados as consequencias da transição Republica -> Império. O livro tem bastante ação e cenas cômicas.

E é isto, foi-me entregue o que eu estava procurando. Bora pro próximo!

Miguel.Moreira 26/05/2021

Um novo amanhecer
A minha recomendação para quem quer ler esse livro é: assista ao menos 2 temporadas de Star Wars Rebels, vai te ajudar a ter mais simpatia pelos personagens, já que eu li esse livro há uns anos sem ter assistido o seriado, e a experiência não foi muito legal.

Um novo amanhecer é uma aventura isolada no começo, mas que leva o destino de um planeta inteiro com o passar da narrativa. O protagonista é Kanan Jarrus, que foi treinado nas artes Jedi durante sua infância. Eu não achei muito atrativa a maneira como ele é desenvolvido no livro (isso sem ter o contato com a série), mas pelo ponto de vista de alguém que assistiu Rebels e logo em seguida releu o livro, é uma experiência muito mais complexa, já que se trata do passado de um personagem importante e muito querido na animação. Comparar a atitude dele no livro, e a maturidade que ele tem durante Rebels, é um recurso que parece bem arriscado escrever, já que Rebels é a referência desse livro, mas ainda sim, faz sentido toda essa narrativa de um jovem que tinha tudo na Ordem Jedi e passou a viver longe do seu passado.

A história se trata de um planeta rico em um minério chamado Torilídio, que o Império usa para construção de naves espaciais. O caminho de alguns possíveis rebeldes se cruzam, e eles precisam trabalhar juntos para impedir que um conde do Império destrua seu planeta para conseguir Torilídio. Kanan, Hera, Skelly e Zaluna são os personagens que se juntam para combater o Império e o conde Vidian.

É complicado separar a experiência de ler pensando na série e ler como um livro isolado dos filmes de Star Wars que não tem nenhum personagem conhecido. Mas com certeza tirei o melhor do livro depois que assisti a série animada, por ser um complemento para a série, dou 5 estrelas, agora como um livro para leigos em Star Wars, dou 3, pois é difícil entender o personagem na minha opinião.

Tamires 28/10/2020

Sobre Um novo amanhecer
Livro que conta como Kanan e Hera se conheceram.
Kanan estava pulando de um trabalho para outros, ganhando dinheiro só pra gastar com bebida, pegando geral. Tentando esquecer que foi Caleb Dume um dia.
Hera já tá correndo dum lado pra outro na galáxia atrás de encher o saco do império. (Rebelião não parece estar ainda estruturada)
Juntos por acidente, eles tem que enfrentar o império para impedir que um planeta e sua lua sejam destruídos.
É sempre uma delícia ver que, uma vez Jedi, sempre Jedi. Kanan chamou a atenção de alguns pq, mesmo escondido, nunca deixou de ajudar os outros.
Gosto muito da relação dele com o Okadiah.

Priscila 24/02/2021

Star Wars: Um Novo Amanhecer
Um Novo Amanhecer faz parte do novo cânone de Star Wars e serve como prequel da série animada "Star Wars: Rebels" (apenas...assistam!)
A história se passa 11 anos antes da batalha de Yavin (eventos de Uma Nova Esperança) e 6 anos antes do começo de Star Wars: Rebels.
Em Um Novo Amanhecer somos apresentados ao nosso querido Jedi errante, Kanan Jarrus que, após fugir do expurgo Jedi, vive como nômade de trabalho em trabalho e esconde sua conexão com a força.

"Kanan Jarrus era um Jedi. Ou melhor: encontrava-se em treinamento para se tornar um, quando o imperador traiu todos eles".
- Pág. 413

O início do livro foi no mínimo épico ao apresentar o passado de Kanan... porém achei que o ritmo da história decaiu um pouco no decorrer dos capítulos. Hera, como sempre é uma personagem badass e amei ver como os caminhos dela e do Kanan se cruzaram.
Acho que o melhor desse livro é poder comparar o que o Kanan era, e depois o que ele se torna em Star Wars Rebels! O desenvolvimento dele é impressionante e é um personagem que sempre vou guardar com carinho no coração.

"A melhor maneira de controlar seu medo quando estiver à beira de um penhasco... é não pensar nisso até que você tenha saído da beirada".
- Pág. 228

Nota: 3,8/5,0

Café & Espadas 11/09/2015

Resenha Star Wars - Um Novo Amanhecer
Quem está acompanhando o Café & Espadas nesses últimos dias viu que postamos a primeira parte de um artigo sobre o universo expandido de Star Wars.

Esse grande aglomerado de histórias paralelas aos acontecimentos dos episódios cinematográficos rende muito pano para a manga em vários aspectos, principalmente quando o assunto é origem de personagens.

Em setembro de 2014 foi publicado no mercado norte americano o livro A New Dawn, escrito pelo ótimo autor John Jackson Miller (autor do também ótimo Kenobi). Um Novo Amanhecer marca o início da publicação de obras do novo cânone de Star Wars aqui no Brasil pela Aleph. Essa edição conta com a tradução de Caco Ishak e com o padrão de diagramação de todas as obras da saga publicadas pela editora até agora.

Esse livro introduz dois personagens que, seguindo a timeline desse novo cânone, irão liderar o grupo de rebeldes que protagoniza a série animada Star Wars: Rebels. Os eventos deste livro se passam 10 anos após o Episódio III – A Vingança dos Sith e cinco anos antes de Rebels e tem como seu palco principal um planeta e a sua lua.

Kanan Jarrus é um humilde mineiro que vive em Gorse, um planeta lamacento, subdesenvolvido e mergulhado em uma noite eterna (por conta da ausência de movimento de rotação). A principal atividade comercial desenvolvida neste local é a mineração de torilídio, um mineral essencial para a fabricação dos destroyers imperiais, isso faz dele uma fonte crítica e de suma importância para o abastecimento de matéria prima para o Império. Porém, a minas de Gorse já foram saturadas, e toda a força de trabalho agora é direcionada para a sua lua, Cynda, também rica em torilídio.

A mineração em Cynda é controlada por Conde Vidian, daquele jeitinho bem a moda imperial que já conhecemos. Vidian é um ciborgue que faz qualquer coisa para ampliar seu prestígio ante os líderes imperiais e ao próprio imperador. Ao descobrir o quanto Gorse e Cynda podem ser vitais para a frota naval de destroyers, ele decide monitorar de perto a extração de torilídio, auxiliado pela capitã Sloane, que comanda a nave Ultimatum e sempre questiona consigo mesma esses métodos de administração do imperador.

Quando o ímpeto de Vidian vai de encontro com Kanan, o embate se torna inevitável, principalmente pelo fato de Kanan ser na verdade um Jedi que foi exilado após a Ordem 66. Junto de Kanan surge a Twi’lek Hera, uma misteriosa espiã que está tentando colher o máximo de informações possíveis sobre Vidian e desmantelar todo o esquema de exploração imperial que, segundo Skely (um veterano das guerras clônicas e um especialista em explosivos) irá levar toda a estrutura de Cynda à destruição, e consequentemente, Gorse também.

Um Novo Amanhecer tem o enredo solto, sem firulas. Apresenta cada personagem no momento correto e os explora na medida correta, características da escrita e da construção narrativa de Miller que podemos observar também em Kenobi.

Uma característica da escrita do autor é a capacidade que ele tem de incorporar elementos mais apegados a realidade no meio do mundo fantástico, tirando Star Wars da caixa da fantasia e mostrando que há um mundo bem incorporado de negócios e logística por detrás das batalhas entre jedi e Sith e as guerras entre Império e Aliança Rebelde.

A obra está recheada de personagens interessantes. O próprio Kanan inicialmente passa o ar de ser um anti-herói, um jedi que foi posto em exílio e ele mesmo renegou a natureza de seus ensinamentos, a serenidade e elegância dos jedi, e até mesmo a própria Força. Já Hera é uma incógnita: não fica muito clara durante grande parte da narrativa a sua real motivação contra o império, mas mesmo assim ela cativa com sua beleza e leveza, rendendo ótimos momentos de tensão. A relação entre Kanan e Hera vai sendo construída aos poucos, mas de forma muito coesa e sem exageros emotivos.

Vidian é um vilão inédito no Universo Expandido. Não tem aquela postura estrategista como a do Almirante Trawn, ele está mais para a representação do “punho de ferro” do Império. Mesmo assim, ele tem suas próprias razões e rancores, isso faz do Conde um personagem que pode ainda ser muito bem aproveitado.

Um Novo Amanhecer está ligado a Star Wars: Rebels, porém não leia esse livro esperando o tom um infantil da série de animação. Miller nos conta em sua historia a origem do grupo de rebeldes em um roteiro redondo e sem se perder em tramas paralelas. Além disso, esse é um bom titulo para quem está iniciando a sua jornada pelo universo expandido e também nesse novo cânon de Star Wars. Sorte nossa que podemos ver esse novo começo bem nos seus primórdios e com essa história tão divertida e eletrizante em mãos. Leia o quanto antes.

site: http://cafeespadas.com/?p=3412

goodbyedarth 14/09/2023

Expectativas foram feitas para serem quebradas ou superadas; uma tristeza que com esse livro a segunda opção não foi a vencedora. Duvidei muito da capacidade dos fãs do Twitter de enalteceram demais algo a ponto de transformarem isso em algo maior, fui com sede ao pote ao gostar demais dos primeiros capítulos e finalizei com um livro morno, com uma história sem grandes reviravoltas e personagens esquecíveis.

Amei que o romance da Hera e do Kanan foi um slowburn, APESAR do Kanan ter se apaixonado a primeira vista enchendo a mulher de flertes e estou satisfeita em ver como eles se conheceram. Confesso que achei a personalidade do Kanan i-n-s-u-p-o-r-t-á-v-e-l!Não lembrava dele ser assim em Rebels, o homem parecia mais um hétero top, tão diferente da Hera que é igualzinha a da série, fodona e cheia de atitude.

Ao mesmo tempo, encontramos uma aglomeração de personagens e alguns chatos o bastante para me fazer revirar os olhos, 0 paciência com Conde Vidian ou mesmo a Sloane. O livro é bem detalhista e as vezes eu tive a impressão de estar há horas lendo o mesmo parágrafo. Não sinto que houve um momento marcante que me prendesse de verdade ou uma reviravolta de tirar o fôlego, várias vezes fiquei no precipício de abandonar a leitura, no final foi uma história bem inssossa. Em poucas palavras: decepcionante.

Carolina1178 26/12/2020

Um dos melhores livros do ano (para mim)
Amei muito o livro . Tem personagens muito legais e bons , e o vilão também é muito bom.
Recomendo.

SuperCaruso 20/03/2020

Hum...
Queria gostar, do início ao fim, mas foi bem difícil. A descrição de cenários e ações muitas vezes eram difíceis de visualizar e os dois personagens mais conhecidos do livro parecem só começar a sua relação mesmo depois que o livro acaba. Parece que a ?parte boa? mesmo aconteceria num segundo livro, que não existe. A constante mudança de ?protagonista? por capítulo também é um pouco cansativa.

Shi 27/04/2016

Apenas "bom"
O livro é bem escrito mas deixou a desejar, os personagens principais são bem desenvolvidos e cativantes porém faltou algo a mais para motivar o leitor a acompanhar os acontecimentos.
O desenrolar da história é muito lento e a leitura se torna um pouco maçante até pelo menos a metade do livro. Mais para o fim os acontecimentos se tornam mais interessantes e faz valer a pena a leitura forçada de seu início.
Kanan apesar de ser um Jedi o livro não aproveita em nada essa sua habilidade, em minha opinião a história ficaria melhor se o protagonista não tivesse quaisquer contato com a força.
O legal é que por ser cânone um personagem desse livro faz aparição no Marcas da Guerra, assim você pode ver o desenvolvimento deste, nesse conto.

Leandro.Lombardi 26/09/2022

Para assistir o desenho Rebels
Um livro que gruda do começo ao fim antecedendo a série animada Rebels disponível em sua totalidade no Disney Plus.
Fundamental para quem curtiu a série e inovadora para quem quiser conhecer estes dois novos personagens, embarcando posteriormente num dos melhores desenhos da saga Star Wars, Rebels.

1 | 2 | 3 | 4 | 5