Diamantes do Sol

Diamantes do Sol Nora Roberts

Resenhas - Diamantes do Sol

Edmar Lima (@literalgia) 12/02/2021

Diamantes do Sol
Este é o primeiro livro da Trilogia do Coração de Nora Roberts. A história se passa na Irlanda, especificamente na vila de Ardmore, uma terra marcada por mitos e lendas. A paisagem descrita como deslumbrante aparece durante toda a narrativa, compondo um pano de fundo essencial para reforçar o aspecto de encantamento que permeia toda a obra. A descrição dos campos verdejantes, das grandes montanhas, dos pequenos chalés e dos costumes irlandeses é um dos pontos altos do livro, pois através dele conseguimos aprofundar na fantasia da narração. A autora, em uma nota nas primeiras páginas, confessa seu amor pelo país e a maneira como apresenta os cenários comprova esse sentimento.
A jornada de autodescoberta de Jude Murray é emocionante, pois ela passa de uma mulher insegura, que obedece a todos e tenta corresponder às expectativas de seus pais e amigos a uma mulher que se respeita e se ama e que percebe que não precisa da aprovação de todos para viver. Resolve investir em seu sonho antigo de escrever um livro e de se envolver com um homem que realmente a ame e não, por conveniência.
Eu sou um leitor assíduo de Nora Roberts, já que minha mãe também é apaixonada pela autora, então compartilhamos alguns livros. Estou acostumado com o romance, com as descrições detalhadas dos ambientes e com a composição de personagens tão queridos, que não conseguimos esquecer depois de fechar o livro (e, às vezes, um toque de mágica e fantasia que aparecem nas histórias também). Percebi que assim como em outras trilogias da escritora, ela pretende focalizar cada livro em um personagem, o que eu acho interessante, pois aquele que era protagonista passa agora a ser secundário, mas não desaparece completamente da história. Então podemos responder aquela pergunta de sempre: "O que será que aconteceu com ele depois do fim?".
Mal posso esperar para ler a sequência, já que adorei a Irlanda pelos olhos de Nora Roberts e poder reencontrar personagens tão amáveis.

PolyFlores 07/01/2010

Não gostei não!!
Minha mãe do céu!! Não sei dizer o que está acontecendo comigo...

Não gostei do primeiro livro desta trilogia tão esperada por mim. Achei uma história previsível, fraca, clichê.

Li pq não gosto de deixar livro pela metade, só por isso. E ainda li o vol 02 tb... Isso que é persistência!
Isabel 24/12/2010minha estante
Nunca vi uma protagonista tão chata, paranóica e sem carisma.

Mar.e.ana 30/10/2011minha estante
Gostei, mas também me assustei com a personalidade da protagonista. Ela quase nunca faz personalidades paranóicas assim. =O

Cris Oliveira 24/01/2010

Recomendo!
Jude Francês Murray é uma professora de psicologia em crise... após 2 anos depois de separar-se do marido (alias, foi deixada após 7 meses de casamento por outra mulher) cai em depressão, reavalia sua vida, sua profissão e não gosta nada. Quer fugir e se reencontrar. Por isso vai até Irlanda (a terra de sua avó) para descansar e se encontrar ... uma verdadeira fuga de sua vida. Leremos sobre as lindas paisagens irlandesas e sobre todo o redescobrir de sua vida novamente. Ao meio disso tudo ela pesquisa sobre as lendas irlandesas e descobre uma nova vocação... e descobre que o chalé onde mora (que foi de uma prima de sua avó) é habitado por um fantasma e tem toda uma lenda. Antes mesmo de entrar no chalé vê o fantasma, mas se recusa a acreditar que eles existam, mas ao longo do livro e de várias outras aparições e confirmações ela terá que aceitar o que vê e escuta. O chalé é algo especial na cidade, pois diz a lenda que foi construído na antiga colina das Fadas.. pura magia!
Um amor inesperado faz com ela se redescubra ainda mais depressa... Aidan Gallagher é o mocinho, dono do pub da cidade chamado Gallagher´s. Um homem viajado, gentil, amoroso, companheiro e fascinado por ela desde o primeiro momento que a vê. Uma paixão a primeira vista (dos dois, por mais que ela não aceite isso logo) Nasce aos poucos um romance arrebatador, com paixão e muito misticismo. A história fala sobre amizade, superação, auto estima, valores humanos, amor, paixão, lendas e encantamentos. Vale a pena ler!

The_Sad_Escapist 27/01/2022

27/01/2022
Eu já tinha ouvido falar antes sobre a Nora Roberts, mas nunca li nada escrito por ela, então esse foi o meu primeiro contato com a autora.

Pela sinopse e pela impressão inicial que tive do livro achei que se tratasse de uma fantasia, mas na verdade é um romance com realismo fantástico. Esse engano foi totalmente por culpa minha, mas não afetou minha nota final de qualquer jeito. A história funciona muito bem do jeito que foi moldada.

O maior problema que eu tive com o livro é que ele não é ruim; ele é bem escrito e tem a leitura fluída e etc, porém é um romance heterossexual "padrãozinho" bem ao estilo novela das 6, e definitivamente não sou o público alvo do livro... Sendo esse o principal motivo da minha nota, 2.5, que no meu sistema de pontuação é o mesmo que "mediano".

As críticas de verdade que eu tenho é que a relação da protagonista com alguns personagens apesar de ser agradável, foi estabelecida meio que rápido de mais, a deixando um pouco forçada. Além de que, tem certas coisas que eu não achei de muito bom tom (cof cof machismo estrutural cof cof), mas de novo; eu não sou o público alvo do livro e não adianta eu reclamar quando ele foi publicado a mais de 20 anos.

Por fim, se você se encaixa no público alvo do livro, pode ser que a leitura te agrade!

Edit 14/02/2022:
Em relação sobre não adiantar reclamar do livro quando ele foi publicado a mais de 20 anos atrás, é preciso ter noção que isso não é desculpa pra passar pano em tópicos problemáticos de um livro (ou qualquer outra coisa) que foram escritos de maneira ruim. Esse "mais de 20 anos" é 1999, e por mais que as pautas feministas não estivessem tão em vigor quanto hoje, na mídia da época já vinha tendo uma desconstrução dos preconceitos em relação ao papel da mulher na sociedade.

catarinanascimento_ 12/09/2021

Primeiro livro da Trilogia Irlandesa
Eu gostei bastante do livro mas devo dizer que foi uma leitura bem lenta porque a história não estava a cativar-me no princípio, não me apeguei muito aos personagens, exceto à Daisy, que acabou por ser a minha personagem favorita mas o personagem masculino, Aidan, não me encantou.
Daqui a uns dias tenciono ler o segundo livro e espero que a leitura seja um pouco mais fluída, no geral foi 4?

Aninha 17/01/2022

A magia da Irlanda
Jude F. Murray, uma professora de psicologia sabe que não está feliz com sua vida e decide passar um tempo no chalé que herdou de uma prima numa vila da Irlanda. O chalé fica na colina das fadas e vem com um fantasma, uma moça que se apaixonou pelo principe das fadas.
Jude se encanta com o lugar e chama a atenção do charmoso dono do pub da vila de Ardmore, Aiden Gallagher. Enquato ela tenta encontra a ela mesma, Jude conhece pessoas e criaturas fascinantes.

É um romance cheio de magia, com uma ambientação rica e eu gostei de todos os personagens principais e secundários. Eu me apaixonei pelo lugar, pelas pessoas, pelos contos e pelo romance junto com a Jude.

Mayara 25/02/2011

O primeiro livro que li da Nora Roberts foi um tanto inesperado,nem sabia que ela tinha tantos livros ou que era famosa.Foi em 2007 mas desde então se tornou minha autora favorita da atualidade.
A trilogia do coração é a minha favorita,e esse é o livro 1 que conta a história do primeiro Gallegher destinado a fazer parte dos planos de Carrick,o príncipe das fadas que precisa fazer o amor acontecer três vezes para conseguir seu amor de volta.
Chama-se diamante de sol porque foi a primeira jóia que Carrick ofereceu para conquistar o amor,e lhe foi negado pois toda mortal quer simplesmente ser amada e não jóias.Jude é uma americana divorciada de um marido que não queria família e volta para Irlanda com objetivo de se encontrar e se conquistar o sonho de ser escritora.Mas o que ela e Gallegher não sabem é que o amor pode acontecer quando menos se espera,e aceita-lo é uma missão dificil .
Sem duvidas,inspirador!

Barbara Sant 20/07/2012

Terça Sobrenatural #32 – Nora Roberts – Diamantes do Sol
Oie Gente!!!!
A resenha de hoje é de um dos livros da Nora Roberts que fazem parte daquela lista de “Amo Muito Tudo Isso!”.
“Diamantes do Sol” é o primeiro livro da Trilogia do Coração e o responsável por uma das leituras mais agradáveis que eu já tive.
Vocês sabem quando pegam um livro e gostam de tudo o que tem nele?
Vocês se encantam com as personagens, com o lugar, com a estória, com a pesquisa, com tudinho???
Diamantes é assim.
Primeiro motivo do encantamento: É na Irlanda.
Segundo motivo do encantamento: Aidan Gallagher!
Gentem, o que é esse homem? Lindo, gostoso, delicioso, sexy, romântico… #vemNiMinGostosão
E ainda tem a Judy Murray, que é uma das melhores personagens da Nora Roberts.
Ela “foge” para a Irlanda tentando se encontrar (adoraria poder fazer isso um dia) e acaba encontrando muito mais do que espera.
Faz amigos, encontra o amor da vida dela e, tadãaaa, um fantasma! *pausa significativa para o óoohhh*
Quando os dois se encontram saem faíscas, suspiros, gemidos, fantasmas, príncipes do mundo das fadas e muito, muito romance.
A Judy é encantadora. Se não bastasse todas as maravilhas que um livro recheado com a magia das fadas, na Irlanda, com um protagonista romântico e gostosão, a Nora ainda arremata com uma mocinha um pouco atrapalhada, superinteligente e que tem o desejo intenso de escrever.
E é tão fofo ver as mudanças que a Nora vai fazendo na personagem! Quando o gostosão Aidan começa a ajuda-la é tão romântico que vai fazer suspirar da primeira página até a última.
Mas não se enganem, não é só isso que tem no livro.
Além de todo o romance, ainda tem cenas cômicas maravilhosas. As brigas dos três irmãos, Aidan, Darcy e Shawn são de fazer você morrer de rir.
Quando os três estão no pub, trabalhando, pode apostar que alguma coisa vai acabar em confusão.
É h-i-l-á-r-i-o!
Eu comecei o livro empolgada, por que sempre gosto das trilogias, e acabei apaixonada.
Lembro que quase enlouqueci de ansiedade antes de achar o segundo livro, “Lágrimas da Lua”, na Estante Virtual.
É uma boa pedida para qualquer dia, qualquer horário e qualquer humor.
Vai encantar, apaixonar e divertir você.
Recomendo!!

Texto retirado do In Death. Leia mais em: Terça Sobrenatural #32 - Nora Roberts - Diamantes do Sol - In Death http://indeath.com.br/2012/07/terca-sobrenatural-32-nora-roberts-diamantes-do-sol/#ixzz21BuG8ozQ
Under Creative Commons License: Attribution

Cristina117 08/02/2024

Jude Frances Murray precisa de um tempo, de seis meses de descanso e pensar no que faria da vida, para isso deixa Chicago pra trás e vai para a Irlanda no antigo chalé da avó. Lá conhece a família O'Toole e os irmãos Gallagher, além de descobrir sobre as lendas da região. Ao encontrar Aidan Gallagher descobre como é estar apaixonada. Jude precisa nesta jornada se reconhecer e se fortalecer para assim, seguir adiante e se entregar para tudo o que a vida está lhe mostrando. Um livro muito fofo, com muito romance e um pouco de magia.

Nadine.Leal 29/06/2023

Aidan e Jude
Romance com contos de fadas.
Leitura com fantasia , gostei da forma que Nora Roberts traz o místico com o presente.
Vale a pena a leitura

LuizaSH 05/02/2017

Nora é diva, mas não curti esse livro.
O cenário da Irlanda é bem interessante, dá mais vontade ainda de conhecer o país, mas achei que havia muita descrição dos locais, tipo, houve uma descrição no início, e toda vez que alguém passava por algum local de novo, era descrito outra vez.
E o romance entre Jude e Aidan não me convenceu. O cara nem bem conheceu a mulher e ficou marcando em cima, pressionando. Eu teria me sentido desconfortável, até irritada. No final, a conversa entre os dois para se entenderem mostra porque Nora é rainha, mas aí já era tarde, eu já estava nhé pro casal kkkkk
Não curto essas paradas de fantasmas, espíritos, mas aqui o enredo trata sobre isso e nem chegou a me descontentar, mas, de fato, quando a história do livro não é de total fantasia, eu prefiro que não tenha, rs

Aileen 26/07/2010

Bacana
Como todo livro da Nora Roberts, ele prende a leitura. Tem vários dos clichês que ela adora, mas a parte de lenda que ela colocou nessa triologia é bem bacana.

O que me irrita nos livros dela é que todo final feliz precisa incluir um casamento e uma gravidez...
Georgiana Maia 11/01/2014minha estante
Aileen, eu concordo com você quanto à gravidez! Isso foi uma das coisas que mais me incomodou na Trilogia da gratidão e já vi que nessa não será diferente...De qualquer forma, amo a Nora

Rafa 25/04/2020

Na pequena cidade de Ardmore, na Irlanda, o pub Gallaghers é o centro nervoso da comunidade costeira e a casa dos irmãos Aidan, Shawn e Darcy. O mais velho, Aidan, é um homem não só muito experiente e viajado, mas também um profundo conhecedor dos mitos de seu país. Fica intrigado ao perceber que Jude Murray, uma pacata professora de Chicago recém-chegada à cidade, é muito mais instigante do que todos na cidade podem perceber. Jude retornou para Ardmore, mais precisamente para o Faerie Hill Cottage, o chalé da Colina das Fadas, determinada a reavaliar sua vida e recuperar-se de um casamento desastroso e de uma carreira mal-sucedida. Abandonou uma vida segura em Chicago por outra mais simples, e sente-se aliviada morando no charmoso chalé que pertenceu à sua avó. Recusa-se a admitir a magia contida naquela casa povoada por fantasmas e fadas. Porém, os habitantes da cidade, em particular Aidan Gallagher, não descartam essas aparições de forma convincente, e Jude aprende a escutar com atenção as mensagens desses pequenos seres. A partir do momento que Jude e Aidan se aproximam, ele vê nela uma mulher que pode, ao mesmo tempo, encantar seu coração e agitar seu sangue, e Jude luta para restabelecer seu equilíbrio, enquanto criam sua própria história de amor

Ket 21/09/2016

Esse livro derrete meu coração toda vez que o leio.
Sensível, bonito e cheio de sonhos. Uma das coisas mais lindas que a Nora já escreveu.