Tudo o que você precisa saber sobre Mitologia

Tudo o que você precisa saber sobre Mitologia Kathleen Sears

Resenhas - Tudo o que você precisa saber sobre mitologia

Paula Juliana 29/08/2015

Resenha: Tudo o que você precisa saber sobre mitologia - Dos deuses e deusas aos monstros e mortais, seu guia sobre a mitologia antiga - Kathleen Sears http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/08/resenha-tudo-o-que-voce-precisa-saber.html

''Cronos ficou à espreita naquele noite, armando com a foice feita pela mãe. Urano começou a fazer amor com Gaia. Cronos, sem perder tempo, agarrou o genital do pai e cortou- o com a foice. Em seguida, jogou o órgão amputado dos céus em direção ao mar.''

Quando o assunto é mitologia sou uma mega hiper super fã, então, quando a Gente Editora lançou mais um volume dessa coleção que adoro e sobre esse tema que é uma paixão minha não resisti e solicitei essa lindeza: Tudo o que você precisa saber sobre mitologia - Dos deuses e deusas aos monstros e mortais, seu guia sobre a mitologia antiga de Kathleen Sears.

Logo nas primeiras páginas já me vi imersa em puras histórias de amores, traições, paixões, invejas e disputas, guerras... gêneros e mais gêneros em um só: MITOLOGIA!!!! Essa grande riqueza!

Titãs, Deuses e heróis. Grega (G) e Romana (R). As origens dentro das origens.
Urano com sua insanidade, Cronos assim como o papai tomado por sua pura loucura se alimentando dos próprios filhos. Engolindo-os INTEIROS!
Zeus e seus romances. Que Deus sedutor e infiel é esse?!?
As mulheres como sendo fontes de desejo, curiosidade, paixão, sexualidade e traição.
Pandora e sua caixa, as primeiras grandes Deusas irmãs do Olimpo. Hera irmã e esposa de Zeus... sim, incestos a parte, Rainha dos Céus, Deusa do parto e defensora do casamento. Héstia Deusa do lar, a Deusa virgem! Deméter que também esteve nos lenções de Zeus, Deusa da fertilidade e agricultura.
Minhas adoradas Moiras filhas de Zeus e Têmis (Tia), sim, ele não perdoava, responsáveis por tecer, medir e cortar os fios da VIDA!
As fúrias feitas da RAIVA, sangue e traição!

Então chegamos aos mais famosos e principais Deuses do Olimpo, filhos de Cronos, Zeus - Deus do céu, podo poderoso senhor da justiça e vingança -, Poseidon e seus imensos mares e oceanos, e Hades e a terra dos mortos, sendo bem imparcial, A-D-O-R-O tudo que fale do mundo inferior, da mitologia de Hades e Perséfone, cuidado com o que você come, do barqueiro e suas moedas, das ramificações da terra dos mortos até as profundezas do Tártaro.

Essa obra é super completa deixando bem claro que aborda a mitologia grega e romana, com textos curtos, objetivos e de muito bom humor - que os DEUSES me protejam! Conseguimos conhecer e entender muitas histórias desde Tifão - metade homem e metade animal, passando por Deuses como: Afrodite, Apolo, Hefesto, Dionísio, Hermes, Atenas, e por criaturas como: ninfas, sátiros, medusa, centauros (Vamos Sagitário!!!!), esfinge, minotauro, passando por Hércules e seus trabalhos, vários heróis, chegando a Guerra de Troia e comparando mitologia grega e romana.

É um livro curioso, delicioso e muito dinâmico!

Curto muito mesmo a mitologia grega, até mais que a romana, com exceção a Guerra de Troia que é bárbara, o engraçado é que as duas se misturam e se modificam, elementos que aparecem em ambas com nomes diferentes e histórias semelhantes.
É incrível também como elementos atuais tem suas origens explicadas pelos mitos, como: estações do ano, os signos, expressões que usamos e os próprios elementos como ar/vento e tufão, que é referencia a Tifão, o Titã.
Outra curiosidade que a obra apresenta são as dicas de filmes, séries, músicas, livros que são baseadas nas mitologias.

Deixo na resenha um pedido para a Gente Editora, assim como para as demais, as mitologias gregas e romanas são maravilhosas e mega conhecidas, mas eu como leitora amaria ler um livro como esse sobre as mitologias celta e nórdico que entre muitas são minhas preferidas e muito, muito interessantes. #FicaoPedido

É obvio que recomendo Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, com ele conheci e entendi melhor muitas histórias e principalmente encontrei mitologias e seres que sou apaixonada, como uma insana leitora consegui por meio dessas páginas entrar em contato com Deuses, heróis e muitas criaturas.
Desejo que encontrem o submundo, esbarrem com Hades, enfrentem Cérbero, decifrem a Esfinge, cortem as cabeças de Hidra e se tiverem sorte tenham uma bela noite de prazer com Zeus, com a benção e consentimento de Afrodite. Nos encontramos no Olimpo... ou no Tártaro!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Ileana Dafne 01/09/2015

Leitura fácil e interessante
Quando tive a oportunidade de escolher um livro para resenhar e vi "Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Mitologia", nem titubeei e o escolhi, já que amo mitologia, acho muito interessante como os povos antigos conseguiam encontrar formas para explicar cada acontecimento e criar lendas formidáveis e surpreendentes.
Kathleen Sears escreveu de forma bastante simples e de fácil entendimento sobre mitologia antiga, grega e romana. Ela aborda desde a explicação dos gregos, principalmente, e dos romanos sobre a origem do universo, até acontecimentos corriqueiros do dia a dia sob o ponto de vista desses povos.
No livro encontramos muita informação sobre mitos, os principais contadores de histórias gregos (Homero, Hesíodo e Ésquilo) e romanos (Virgílio e Ovídio), sobre alguns dos mitos mais famosos, sobre os vários tipos de seres mitológicos, sobre os heróis, sobre a guerra de Tróia e faz uma conexão entre os mitos e as artes, no cinema, na cultura popular, compara as mitologias grega e romana e fala sobre ela nos tempos atuais. Podemos fazer uma listagem de vários clássicos que podemos ler e dos filmes para vermos como os autores e diretores interpretaram cada mito.
A escrita é muito boa e bastante fluida, você lê e nem percebe que o tempo está passando.
Durante a leitura percebemos que a autora nos dá diversas dicas de livros, filmes, séries, que tratam sobre mitos ou que foram influenciados por mitos.
Eu acho muito interessante a forma como esses mitos foram desenvolvidos, a criatividade desses povos que por não conseguirem explicar certos fenômenos, acontecimentos, criaram uma forma de explicá-los e muito bem, que se o diga.
Algo que se pode notar claramente é em como os seres tinham personalidade forte e eram muito vaidosos, orgulhosos, poderosos, vingativos, geniosos e tinham o que queriam nem que fosse pela força. Os seres mitológicos se relacionavam entre si e com humanos, as histórias são regadas a muito sexo (nem sempre consensual) e sangue.
A leitura foi muito interessante e divertida, a autora fala com certo teor irônico e torna a leitura mais agradável ainda. O livro foi um prato cheio para mim, tem romance, drama, até certo terror! Esse livro é proveitoso para qualquer pessoa, tenha ela algum conhecimento sobre os mitos ou não.
Super recomendo a leitora a todos!!

site: http://www.livroseflores.com/2015/08/resenha-tudo-o-que-voce-precisa-saber.html

C. Aguiar 16/09/2015

Nessa leitura temos o prazer de ler sobre mitologia de forma simples e rápida, sem ficar maçante. A leitura aborda os pontos de vista da mitologia grega e romana fazendo com que o leitor fique sabendo de diversos detalhes importantes e até mesmo "curiosos".

O livro vem trazendo diversas informações sobre mitos, contadores de histórias e diversos casos de amor. Conhecemos os heróis, as traições e tudo que possa envolver mitologia, seja de um acontecimento antigo ou da cultura popular, a mitologia está presente de forma muito significativa nas nossas vidas.

A escrita da autora é ótima, fluída e faz com que o leitor fique envolvido com as histórias de tal forma que acabe escolhendo sempre um lado para torcer dependendo da situação. Como por exemplo: em alguns momentos eu apoiei Zeus e em outros eu queria matá-lo.

Os deuses são apresentados em sua "mais pura essência" e podemos perceber diversos sentimentos. Fiquei chocada com alguns assuntos, pois nunca imaginaria que um Deus seria capaz de certas atrocidades, mas pelo visto, até os deuses erram!

É um livro cheio de ação, muito bem escrito e que vale muito a pena dar uma conferida. Serve para qualquer pessoa que tenha um pouco de curiosidade sobre o assunto, pois não precisa conhecer mitologia para ler essa obra. Então podem ler sem medo!

A editora está de parabéns, pois o trabalho feito nesse livro foi muito bom. Não encontrei qualquer erro, a diagramação está muito boa, mas sofri um pouco para ler devido a cor das páginas, mas nada que eu não possa superar.
No mais vale muito a pena.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 10/10/2015

"Além dos grandes deuses cujo poder ecoava por todo o universo, cada colina, cada rio, cada fonte e até cada árvore parecia ter o próprio deus ou a própria deusa. Essa concepção de mundo fazia o universo parecer ao mesmo tempo ordenado e caótico: ordenado porque cada divindade tem seu domínio, mas caótico porque os desejos desses muitos deuses por vezes entravam em conflito." (página 166)

Como o próprio título já sugere, o tema do livro é a mitologia, mais especificamente a mitologia grega e a romana. Quase uma espécie de pequena enciclopédia ou um dicionário com verbetes expandidos, o livro conta de forma clara e bem humorada sobre a teoria do surgimento do universo a partir do Caos, o nascimento dos primeiros deuses, filhos de Gaia, passando por Zeus, Poseidon, Hades e demais deuses gregos popularmente conhecidos, heróis como Hércules, a Guerra de Troia e muito mais.

Pode ser uma leitura rápida, já que os capítulos são curtos, mas o livro também pode ser lido aos poucos, pois o conteúdo está bem organizado e dividido no decorrer das páginas. Tudo o que você precisa saber sobre mitologia é um livro que vale a pena ter na estante, que provavelmente vai acrescentar alguma coisa tanto para quem não sabe nada do assunto, quanto para quem já conhece um pouco sobre mitologia.

Além de falar sobre os deuses, o livro traz a definição de mito, informações sobre os primeiros e principais escritores do tema (Homero, Hesíodo, Ésquilo...), listas de livros, músicas e filmes inspirados na mitologia, entre outras coisas, o que torna o livro uma obra também sobre a história da humanidade.

Foi interessante perceber que, mesmo depois de milênios, a mitologia ainda está presente no nosso cotidiano, seja através dos nomes dos meses, seja através de nomes próprios e termos que usamos sem nos darmos conta de que surgiram na Grécia ou em Roma há muito tempo.

Por outro lado, o livro apresenta alguns dos deuses como seres temperamentais e vingativos, preocupados apenas com a satisfação de seus próprios desejos, e é revoltante perceber como as mulheres eram violentadas na "época", é impossível respeitar ou admirar alguns deuses após saber a forma como eles se relacionavam com algumas mulheres.

Eu achei a capa do livro bonita, as páginas são brancas, a diagramação está boa (com letras, margens e espaçamento de bom tamanho) e há algumas ilustrações no decorrer dos capítulos.

Enfim, Tudo o que você precisa saber sobre mitologia é um pequeno guia bem interessante para quem quer conhecer um pouco sobre mitologia, que provavelmente vai despertar no leitor a vontade de saber mais sobre o tema, buscar alguns dos livros, músicas e filmes citados na obra, e até mesmo, quem sabe, ser uma fonte de inspiração.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2015/10/resenha-livro-tudo-o-que-voce-precisa.html

Bruna 12/10/2015

Alguém aí gosta de mitologia? Eu adoro! Mas a única que conheço um pouco mais é mitologia grega. E o livro Tudo o que você precisa saber sobre mitologia fala justamente sobre isso, mitologia grega e romana, então não esperem realmente aprender tudo sobre tudo de mitologia em geral, :).

Sabendo que serei redundante, Tudo o que você precisa saber sobre mitologia começa do começo, mostrando a origem do universo, segundo os mitos gregos. A mitologia grega é recheada de histórias de aventura, lutas e romances. É quase um Game of Thrones, com filhos derrubando os pais, irmãos conspirando contra irmãos, cônjuges traindo cônjuges, e por aí vai. Os romances também são presentes e constantes, e não existia a ideia de incesto, tanto que o Soberano dos Deuses do Olimpo, Zeus, é casado com sua irmã, Hera, e já se envolveu com outras irmãs, sobrinhas, tias, e metade do mundo feminino celestial e humano. Alias, tenho que dizer que Zeus é um galinha! Credo, que safado!

Porém, o livro não narra detalhadamente os romances e as batalhas. Apenas conta que aconteceram e suas consequências, e fica a critério do leitor procurar outras obras para aprofundar mais um tema ou outro.

Kathleen Sears é uma professora colegial norte-americana, e conseguiu imprimir uma linguagem bem jovem e atraente em seu livro, tornando a leitura gostosa. Porém, não foi uma leitura rápida, porque estou numa fase de romances. Então, minha tática foi ler o livro aos pouco, a cada dia, lia alguns capítulos, intercalando com a leitura de livros fictícios. Isso funcionou muito bem!

Tudo o que você precisa saber sobre mitologia é um livro resumo e bem didático, que apresenta as principais histórias, mitos e heróis gregos/romanos. Os capítulos são bem curtos, entre três e seis páginas, e cada um traz um tema específico, seja um evento ou um deus. E no final ainda temos uma árvore genealógica dos deuses, figura abaixo. E se você achou essa árvore confusa, saiba que ela nem está completa. Acho que nem todas as páginas desse livro conseguiriam listar todos os filhos de alguns deuses, como Zeus, rs.

Para quem curte histórias fictícias sobre mitologia, como Percy Jackoson (Rick Riordan) e Predestinados (Josephine Angelini), podem usar esse livro como uma espécie de manual e guia, para explicar alguns pontos nebulosos. Inclusive, há alguns capítulos mostrando a influencia da mitologia grega na literatura, artes e música, ao longo dos tempos, até os dias atuais.

Recomendo muito a leitura, mas para quem curte mitologia, mesmo que não conheça muito.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2015/10/Tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-mitologia.html

@APassional 10/12/2015

* Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
Resenha disponível no blog Arquivo Passional, no link abaixo.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/08/resenha-tudo-o-que-voce-precisa-saber.html

Ana P. Maia 14/01/2016

Tudo que você queria saber sobre MITOLOGIA - The Queen's Castle
Saudações nobres,

Desde a época escolar, mitologia sempre foi um tema que me despertava grande interesse, seja nórdica, egípcia, grega ou romana. Eram a melhor parte da disciplina de História (assim como I e II Geurras Mundiais). Como não poderia deixar de ser, a Única Editora, lançou esse livro lindo e cá estou eu hoje para falar dele.

De certo modo, é bom saber que há deuses gregos lá fora, porque aí temos alguém para culpar quando as coisas dão errado.
Percy Jackson - O Ladrão de Raios (Rick Riordan)

A leitura independe de vosso nível de conhecimento de mitologia. O livro se propõe, desde o início a indicar e centrar o leitor no universo mitológico desde a sua raiz. Alguns mitos têm várias versões, e em alguns eu conhecia outra além da apresentada, geralmente mais sangrenta mesmo.
Em determinados momentos fiquei me perguntando o porquê da quantidade insana de estupros e incestos... Mas não me ative exatamente a esses pontos. A não ser no caso do casamento de Hera e Zeus, o Deus dos Deuses me deixou um tanto chocada, mesmo já sendo de meu conhecimento todo o seu desejo incontrolável por qualquer mortal ou deusa.
Há separação dos mitos gregos e romanos, embora as semelhanças sejam grandes.
Se já tiveres lido as obras de Lorde Rick Riordan, as narrações serão bem conhecidas, principalmente o fato de que a cultura grega e romana influenciaram enormemente a sociedade atual.
Um ponto a ser destacado é o senso de humor da autora! Em determinadas passagens me perguntei o que ela estava pensando quando escrevia certa frase. O livro se torna assim atraente a qualquer faixa etária, sendo capaz de prender a atenção sem grandes esforços. Não é um livro longo, há ilustrações e o texto é dinâmico.

(...) Ela deu à luz um monstro, Tifão. Essa criatura era metade homem, metade animal – e 100% aterrorizante.

E quando a capa sugere “tudo que você precisa saber”, não é uma simples afirmação! O livro é um guia completo e rico em informações, capazes de saciar a mais ávida curiosidade. Os deuses estão bem caracterizados, com descrições precisas dos mitos. Se você assim como eu é apaixonado(a) por mitologia ou se quer conhecer mais sobre o assunto, essa é uma leitura imperdível.

site: http://booksandcrowns.blogspot.com.br/2015/09/tudo-que-voce-queria-saber-sobre.html

Mandy 09/07/2016

Tudo o que você precisa saber sobre mitologia
Assim que comecei a ler esse livro eu não conseguia parar, eu amo mitologia, é um assunto que sempre busco saber mais e esse livro me deu essa oportunidade; eu nunca tinha lido nada de autoajuda então foi bom começar com um livro que trás um assunto que eu gosto bastante. Esse livro tem uma narrativa muito gostosa de ler, a autora vai tendo uma conversa mesmo com o leitor, explicando e contando sobre a mitologia grega e romana de uma forma bem simples e sucinta.

Temos uma introdução muito legal falando sobre a palavra mito, suas definições e como ela é usada em diferentes situações do cotidiano, também tem uma explicação de uma "legenda" para facilitar a leitura na hora de identificar se um mito é grego, romano ou ambos, achei isso bem legal, pois esclareceu várias diferenças que eu ainda confundia (como por exemplo Héracles -grego; Hércules - romano); além de uma breve relato sobre os autores que começaram a escrever sobre a mitologia, uma vez que ela era comumente passada para as próximas gerações através da fala. Temos também as árvores genealógicas dos deuses, embora em todo o livro sabemos quem casou com quem e quais são os filhos dos deuses, a quantidade de nomes é absurda, então a árvore genealógica ajuda bastante nessa parte.

"Uma definição simples de mito é que se trata de uma história fictícia ou meia verdade, mas é muito mais profundo do que isso. Os estudiosos da mitologia têm se esforçado para apontar uma definição exata que abranja todos os atributos de um mito. É engraçado como uma palavra tão pequena define e dá sentido a ideias elevadas, como a de significado da vida. Não admira que uma definição exata não tenha sido encontrada ainda!" pág 11

Esse livro não tem uma narrativa longa, digo isso porque a história dos deuses não é narrada completamente, é feita de forma mais sucinta e de fácil entendimento, o livro nos dá um parâmetro mais geral sobre todos os deuses, deusas e monstros da mitologia, contando brevemente sobre suas vidas e acontecimentos. Também tem alguns capítulos mostrando como a mitologia ainda faz parte do nosso dia-a-dia, com frases, crenças, filmes, e muitas outras coisas.

"Os autores trabalham com a mitologia de muitas maneiras. Aluns se referem a personagens ou cenários mitológicos para adicionar sabor às próprias obras. Alguns escritores retrabalham estilos ou temas mitológicos. Outros utilizam os mitos antigos como ponto de partida para as próprias histórias. Agora que começou a estudar a mitologia clássica, você poderá encontrar alusões a ela em outros livros e em histórias." pág 38

A leitura desse livro foi muito rápida e bem proveitosa, achei a escrita da autora muito boa pois ao mesmo tempo que ela está apresentando fatos e informando ela está entretendo o leitor, sempre dando explicações nos momentos certos; como eu disse antes eu nunca li um livro de autoajuda, não posso dizer que são todos iguais, mas esse é um livro delicioso de ser lido, você nem sente que está lendo um livro que não é uma história só, é tipo estudar sobre mitologia mas de uma forma divertida, a edição está muito bonita e completa, com algumas ilustrações ao longo dos capítulos e uma capa linda demais e que combina bem com a temática do livro. Super recomendo esse livro para quem gosta de mitologia, para quem quer conhecer sobre mitologia e qualquer um que queira se arriscar nesse mundo de deuses e deusas.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2015/08/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre_28.html

Bia Caroline 13/11/2016

O livro começa mostrando que não é mais um livro de historinhas como um Percy Jackson da vida, mas sim, um livro que relata a história da mitologia, de forma a apresentar os deuses, monstros, heróis e demais lendas da mitologia grega e romana, muito se assemelhando ao livro O Universo, Os Deuses, Os Homens, de Jean-Pierre Vernant.

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Mitologia começa de uma forma muito interessante, falando primeiramente o que é mito e um pouco sobre os primeiros "historiadores" como Homero, Ésquilo, Sófocles e Virgílio, que relataram a existência de deuses muito antes de cristo. Um ponto negativo do livro, é que, se você já conhece bastante sobre mitologia grega, pode se enrolar um pouco, porque são poucas as histórias que batem com o que se conta normalmente. Outra coisa que achei bem ruim nesse livro é o fato dele ir lá na frente e depois voltar. Por exemplo, logo no começo, ele está falando de Caos, o começo de tudo, do nada, fala de Prometeu (que sabemos que está bem longe de entrar em cena), fala do fogo entregue aos homens (que foi na época de Zeus!) e muitas outras coisas para só então, voltar para Caos, e demora um pouco para chegar em Cronos e Zeus, mas coisas depois deles são mencionadas muito antes.

Algo que achei bem legal foi o fato da autora pegar cada deus maior (e alguns que não são) e falar um pouco mais sobre ele (a), dissertar acerca das lendas e outros, e o mesmo acontece com algumas criaturas e heróis, mas sinto falta de alguns livros que falem um pouco mais sobre os deuses menores (temos um total de 2 páginas, se não contarmos a parte de Hécate), afinal, dos maiores, dos heróis e de monstros, nós já sabemos (obrigada "titio" Riordan).

Por fim, na minha opinião, a capa não é das melhores, achei muita informação em um único lugar.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2015/12/resenha-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-mitologia-kathleen-sears.html

"Ana Paula" 23/11/2016

Tudo o que você precisa saber sobre Mitologia cumpre o que promete! Isso mesmo! Neste livro, vc vai saber mais sobre Mitologia Grega e Romana, de um jeito fácil, engraçado e completo.
Eu confesso que demorei a ler por pura falta de vergonha na cara mesmo, pois o assunto me interessa e, como não sou uma expert no assunto, fiquei bem curiosa qdo o vi e claro, o solicitei para resenha.

" Os mitos podem lidar com questões de origem: quem você é e de onde veio. Podem ensinar valores ou tentar explicar os fenômenos naturais. Os mitos estão, muitas vezes, entrelaçados com a religião (...) "

Prepare-se para conhecer as histórias de amor, traição, paixão, guerras, inveja e disputa! Tudo num só lugar e recheado de uma riqueza que só a Mitologia pode nos trazer. Não vou falar de cada personagem separadamente, pois assim, eu poderia ficar aqui o resto da vida, mas já adianto que os leitores fãs do gênero, vão se esbaldar em conhecer a história de cada mortal, imortal e monstro!

Uma obra completa que deixa claro que aborda a mitologia grega e romana com textos curtos, objetivos e com bom humor. Conseguimos conhecer e entender muitas histórias desde Tifão - metade homem e metade animal, passando por Deuses como: Afrodite, Apolo, Hefesto, Dionísio, Hermes, Atenas, e por criaturas como: ninfas, sátiros, medusa, centauros, esfinge, minotauro, passando por Hércules e seus trabalhos, vários heróis, chegando a Guerra de Troia e comparando mitologia grega e romana.

A autora é uma professora colegial norte-americana, o que a ajudou imprimir uma linguagem bem jovem e atraente em seu livro, tornando a leitura gostosa e rápida. Não demorei muito para terminar a leitura, são histórias curtas que cativam e deixam o leitor mais curioso a cada página lida.

A edição está linda! A capa é condizente com o enredo; diagramação simples, mas bem feita, dão um charme a mais para a obra: Capítulos destacados, imagens em preto e branco e no final do livro, encontramos a árvore genealógica Grega e Romana.

Do mais, só indico a leitura para quem gosta do gênero. Preparem-se para grandes revelações e para se apaixonarem ainda mais por esse universo!

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2016/11/resenha-tudo-o-que-voce-precisa-saber.html#.WDWM8rIrLDc

Tamirez | @resenhandosonhos 31/08/2018

Tudo o que você precisa saber sobre Mitologia
Apesar do tema interessante eu estava esperando uma narrativa chata, mas me surpreendi com o quão leve e divertido o livro é. Com quotes divertidas inseridas nas páginas a leitura fica bem positiva e se absorve o conteúdo rápido e sem esforço. E esse é um dos motivos pelos quais mais gostei de ter lido Tudo o que você precisa saber sobre Mitologia.

Confesso que demorei um pouco pra ler após receber ele, pois pensei que era mais teórico, como mencionei antes, mas assim que comecei vi que tinha me enganado e em algumas horas estava sabendo tudo sobre o que rolava no Monte Olimpo e a farra, principalmente sexual dos Deuses, que vou contar pra vocês, não faziam nenhuma distinção na hora de “acasalar”.

Uma coisa que achei muito legal foi a autora se preocupar em referenciar outras obras, tanto literárias como filmes que trazem a temática ou retratam nas páginas ou no cinema vários dos mitos que vamos ser introduzidos nesse livro.

Na cultura teen temos a famosa série infanto juvenil Percy Jackson e vários outros livros do mesmo autor. Temos a série de TV Hércules e uma referencia as Amazonas na figura da Xena – A Princesa Guerreira, que também ganhou suas temporadas. No cinema temos mais recentemente Tróia, com Brad Pitt e Fúria de Titãs.

Fora isso também mostra as referências na Astronomia, com o nome das constelações e na Astronomia, com a definição de cada signo. E todos os jargões que usamos no dia a dia que nem sabemos que derivam das Mitologias Grega e Romana.

Mas, é claro que nem tudo são flores e o livro na minha opinião tem alguns defeitos. O primeiro deles é que nem tudo é apresentado cronologicamente o que acaba confundindo um pouco em alguns momentos. O outro ponto é que, às vezes, no início de um novo capítulo, se ele possui link com o anterior, a autora o resume, o que para quem está lendo em sequência pode soar bastante repetitivo.

site: http://resenhandosonhos.com/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-mitologia-kathleen-sears/

Augusto 18/11/2018

RESENHA: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Mitologia
Esse livro foi uma indicação que me deram a uns meses atrás, aí esses dias eu estava numa livraria perto de casa e ele estava lá, aí me trouxe a memória a pessoa que me indicou, então resolvi trazê-lo. Não me arrependo.

Kathleen Sears escreveu um livro que foi além das minhas expectativas. Com um linguajar despretensioso, de fácil entendimento o que torna leitura fluída e nem um pouco entediante. A autora vai desenvolvendo explicações enxutas, porém ricas de informação e quando você vê... já foi o livro inteiro.

Antes de começar a apresentar os casos e 'causos' dos Deuses, há uma breve explicação sobre o que você irá encontrar, como serão distribuídas as duas mitologias e claro, o que é mito e como ele influenciou e influencia até hoje nosso dia a dia, nossa literatura e nosso cinema.

Além dos mitos, dos casos incestuosos, adultérios e nascimentos de inúmeras divindades o livro também conta com tabelas, arvores genealógicas e gravuras explicativas. Tudo isso em um clima de descontração que parece que estamos conversando com a autora.

Adorei cada página desse livro e se você gosta de mitologia, ou se nunca viu nada além do que o cinema e a literatura nos mostra, esse é o seu livro. Ele é uma ótima introdução aos mitos e aos Deuses Gregos e Romanos e o melhor de tudo... não vai te matar de tédio.

Andreza 13/02/2020

Indico
Livro resume de maneira clara a mitologia grega principalmente, ideal para quem tem curiosidade e não deseja se aprofundar muito no assunto.

highbythem00n 24/03/2020

De leitura simples, conta bem as histórias de cada e faz um paralelo entre cada heroi/deus/etc te fazendo entender toda a arvore genealógica da mitologia. Um bom livro pra começar a entender sobre mitologia grega e romana