Tudo o que você precisa saber sobre Mitologia

Tudo o que você precisa saber sobre Mitologia Kathleen Sears

Resenhas - Tudo o que você precisa saber sobre mitologia

Tamirez | @resenhandosonhos 31/08/2018

Tudo o que você precisa saber sobre Mitologia
Apesar do tema interessante eu estava esperando uma narrativa chata, mas me surpreendi com o quão leve e divertido o livro é. Com quotes divertidas inseridas nas páginas a leitura fica bem positiva e se absorve o conteúdo rápido e sem esforço. E esse é um dos motivos pelos quais mais gostei de ter lido Tudo o que você precisa saber sobre Mitologia.

Confesso que demorei um pouco pra ler após receber ele, pois pensei que era mais teórico, como mencionei antes, mas assim que comecei vi que tinha me enganado e em algumas horas estava sabendo tudo sobre o que rolava no Monte Olimpo e a farra, principalmente sexual dos Deuses, que vou contar pra vocês, não faziam nenhuma distinção na hora de “acasalar”.

Uma coisa que achei muito legal foi a autora se preocupar em referenciar outras obras, tanto literárias como filmes que trazem a temática ou retratam nas páginas ou no cinema vários dos mitos que vamos ser introduzidos nesse livro.

Na cultura teen temos a famosa série infanto juvenil Percy Jackson e vários outros livros do mesmo autor. Temos a série de TV Hércules e uma referencia as Amazonas na figura da Xena – A Princesa Guerreira, que também ganhou suas temporadas. No cinema temos mais recentemente Tróia, com Brad Pitt e Fúria de Titãs.

Fora isso também mostra as referências na Astronomia, com o nome das constelações e na Astronomia, com a definição de cada signo. E todos os jargões que usamos no dia a dia que nem sabemos que derivam das Mitologias Grega e Romana.

Mas, é claro que nem tudo são flores e o livro na minha opinião tem alguns defeitos. O primeiro deles é que nem tudo é apresentado cronologicamente o que acaba confundindo um pouco em alguns momentos. O outro ponto é que, às vezes, no início de um novo capítulo, se ele possui link com o anterior, a autora o resume, o que para quem está lendo em sequência pode soar bastante repetitivo.

site: http://resenhandosonhos.com/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-mitologia-kathleen-sears/

Augusto 18/11/2018

RESENHA: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Mitologia
Esse livro foi uma indicação que me deram a uns meses atrás, aí esses dias eu estava numa livraria perto de casa e ele estava lá, aí me trouxe a memória a pessoa que me indicou, então resolvi trazê-lo. Não me arrependo.

Kathleen Sears escreveu um livro que foi além das minhas expectativas. Com um linguajar despretensioso, de fácil entendimento o que torna leitura fluída e nem um pouco entediante. A autora vai desenvolvendo explicações enxutas, porém ricas de informação e quando você vê... já foi o livro inteiro.

Antes de começar a apresentar os casos e 'causos' dos Deuses, há uma breve explicação sobre o que você irá encontrar, como serão distribuídas as duas mitologias e claro, o que é mito e como ele influenciou e influencia até hoje nosso dia a dia, nossa literatura e nosso cinema.

Além dos mitos, dos casos incestuosos, adultérios e nascimentos de inúmeras divindades o livro também conta com tabelas, arvores genealógicas e gravuras explicativas. Tudo isso em um clima de descontração que parece que estamos conversando com a autora.

Adorei cada página desse livro e se você gosta de mitologia, ou se nunca viu nada além do que o cinema e a literatura nos mostra, esse é o seu livro. Ele é uma ótima introdução aos mitos e aos Deuses Gregos e Romanos e o melhor de tudo... não vai te matar de tédio.

Vanessa Garcia 02/10/2020

Mitologia.
Boa leitura. Bem instrutiva tanto pra quem não sabe nada de mitologia grega e romana como pra quem já se iniciou no assunto. A separação por deuses é de fácil pesquisa.

Bernard.Barreto 23/07/2020

Faz jus
O livro, de fato, é o que o título propõe. Um livro de introdução ao tema, com um viés mais explicativo e didático, como objetivo de abordar os principais contos da mitologia Greco-Romana.

Não diria que é um livro totalmente imersivo, mas é um bom livro para ter uma base do que é e como se situa hoje a mitologia daqueles povos.

PatiS2 03/12/2020

É o que tem que ser
A autora trás diversos temas mitológicos interessantes. Com um linguajar bastante acessível.

Leticia.Carica 20/10/2021

Aprendi muito sobre a mitologia, não é um livro que eu leio diariamente, mas eu leria outro em uma ocasião de estudo ou curiosidade

Julia 27/01/2021

Mitologia e confusão.
O livro em si é bom, nós podemos ter um olhar mais aprofundado da mitologia e entender um pouco mais da influência que a mesma apresenta até os dias de hoje. Como uma amante de história e mitologia (em grande parte por conta de Percy Jackson), o livro me interessou bastante. No entanto, achei algumas partes confusas por relatar eventos de maneiras desconexas, não seguindo uma ordem cronológica propriamente dita.

Sté 24/09/2021

Introdutório
Muito bom para uma breve nocão de quais são as entidades e os mitos para que você possa se aprofundar se desejar. Muito bem escrito e fácil de ler.

Carla Reis 15/09/2020

Eu adoro mitologia grega e romana, então não perco uma chance de ler algum livro do assunto.porem esse achei muito superficial, se vc não tiver tido nenhum contato anterior esse livro é perfeito, se assim como eu já tiver lido muito sobre o assunto, eu não recomendo

Lara 11/11/2020

Recomendado
O livro é ótimo!!! Eu não sabia nada de mitologia e agora sei muuuita coisa. Me sinto mais preparada para poder ler Homero, e futuramente Virgílio e James Joyce.
Entretanto, o livro não é perfeito. Existem alguns pontos que deveriam ser melhorados, e o mais importante deles é a disposição de algumas histórias no começo, que são apresentadas tão fora de ordem cronológica que confundem totalmente o leitor. Minha sorte é que ao longo da leitura fui também assistindo os primeiros vídeos da playlist MITOLOGUIA do canal Guilherme Analisa no YouTube, o que me ajudou muito. E, aliás, os vídeos são excelentes e ajudaram muito a sedimentar o conhecimento.

Ileana Dafne 01/09/2015

Leitura fácil e interessante
Quando tive a oportunidade de escolher um livro para resenhar e vi "Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Mitologia", nem titubeei e o escolhi, já que amo mitologia, acho muito interessante como os povos antigos conseguiam encontrar formas para explicar cada acontecimento e criar lendas formidáveis e surpreendentes.
Kathleen Sears escreveu de forma bastante simples e de fácil entendimento sobre mitologia antiga, grega e romana. Ela aborda desde a explicação dos gregos, principalmente, e dos romanos sobre a origem do universo, até acontecimentos corriqueiros do dia a dia sob o ponto de vista desses povos.
No livro encontramos muita informação sobre mitos, os principais contadores de histórias gregos (Homero, Hesíodo e Ésquilo) e romanos (Virgílio e Ovídio), sobre alguns dos mitos mais famosos, sobre os vários tipos de seres mitológicos, sobre os heróis, sobre a guerra de Tróia e faz uma conexão entre os mitos e as artes, no cinema, na cultura popular, compara as mitologias grega e romana e fala sobre ela nos tempos atuais. Podemos fazer uma listagem de vários clássicos que podemos ler e dos filmes para vermos como os autores e diretores interpretaram cada mito.
A escrita é muito boa e bastante fluida, você lê e nem percebe que o tempo está passando.
Durante a leitura percebemos que a autora nos dá diversas dicas de livros, filmes, séries, que tratam sobre mitos ou que foram influenciados por mitos.
Eu acho muito interessante a forma como esses mitos foram desenvolvidos, a criatividade desses povos que por não conseguirem explicar certos fenômenos, acontecimentos, criaram uma forma de explicá-los e muito bem, que se o diga.
Algo que se pode notar claramente é em como os seres tinham personalidade forte e eram muito vaidosos, orgulhosos, poderosos, vingativos, geniosos e tinham o que queriam nem que fosse pela força. Os seres mitológicos se relacionavam entre si e com humanos, as histórias são regadas a muito sexo (nem sempre consensual) e sangue.
A leitura foi muito interessante e divertida, a autora fala com certo teor irônico e torna a leitura mais agradável ainda. O livro foi um prato cheio para mim, tem romance, drama, até certo terror! Esse livro é proveitoso para qualquer pessoa, tenha ela algum conhecimento sobre os mitos ou não.
Super recomendo a leitora a todos!!

site: http://www.livroseflores.com/2015/08/resenha-tudo-o-que-voce-precisa-saber.html

Bruna 12/10/2015

Alguém aí gosta de mitologia? Eu adoro! Mas a única que conheço um pouco mais é mitologia grega. E o livro Tudo o que você precisa saber sobre mitologia fala justamente sobre isso, mitologia grega e romana, então não esperem realmente aprender tudo sobre tudo de mitologia em geral, :).

Sabendo que serei redundante, Tudo o que você precisa saber sobre mitologia começa do começo, mostrando a origem do universo, segundo os mitos gregos. A mitologia grega é recheada de histórias de aventura, lutas e romances. É quase um Game of Thrones, com filhos derrubando os pais, irmãos conspirando contra irmãos, cônjuges traindo cônjuges, e por aí vai. Os romances também são presentes e constantes, e não existia a ideia de incesto, tanto que o Soberano dos Deuses do Olimpo, Zeus, é casado com sua irmã, Hera, e já se envolveu com outras irmãs, sobrinhas, tias, e metade do mundo feminino celestial e humano. Alias, tenho que dizer que Zeus é um galinha! Credo, que safado!

Porém, o livro não narra detalhadamente os romances e as batalhas. Apenas conta que aconteceram e suas consequências, e fica a critério do leitor procurar outras obras para aprofundar mais um tema ou outro.

Kathleen Sears é uma professora colegial norte-americana, e conseguiu imprimir uma linguagem bem jovem e atraente em seu livro, tornando a leitura gostosa. Porém, não foi uma leitura rápida, porque estou numa fase de romances. Então, minha tática foi ler o livro aos pouco, a cada dia, lia alguns capítulos, intercalando com a leitura de livros fictícios. Isso funcionou muito bem!

Tudo o que você precisa saber sobre mitologia é um livro resumo e bem didático, que apresenta as principais histórias, mitos e heróis gregos/romanos. Os capítulos são bem curtos, entre três e seis páginas, e cada um traz um tema específico, seja um evento ou um deus. E no final ainda temos uma árvore genealógica dos deuses, figura abaixo. E se você achou essa árvore confusa, saiba que ela nem está completa. Acho que nem todas as páginas desse livro conseguiriam listar todos os filhos de alguns deuses, como Zeus, rs.

Para quem curte histórias fictícias sobre mitologia, como Percy Jackoson (Rick Riordan) e Predestinados (Josephine Angelini), podem usar esse livro como uma espécie de manual e guia, para explicar alguns pontos nebulosos. Inclusive, há alguns capítulos mostrando a influencia da mitologia grega na literatura, artes e música, ao longo dos tempos, até os dias atuais.

Recomendo muito a leitura, mas para quem curte mitologia, mesmo que não conheça muito.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2015/10/Tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-mitologia.html

@APassional 10/12/2015

* Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
Resenha disponível no blog Arquivo Passional, no link abaixo.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/08/resenha-tudo-o-que-voce-precisa-saber.html

Mandy 09/07/2016

Tudo o que você precisa saber sobre mitologia
Assim que comecei a ler esse livro eu não conseguia parar, eu amo mitologia, é um assunto que sempre busco saber mais e esse livro me deu essa oportunidade; eu nunca tinha lido nada de autoajuda então foi bom começar com um livro que trás um assunto que eu gosto bastante. Esse livro tem uma narrativa muito gostosa de ler, a autora vai tendo uma conversa mesmo com o leitor, explicando e contando sobre a mitologia grega e romana de uma forma bem simples e sucinta.

Temos uma introdução muito legal falando sobre a palavra mito, suas definições e como ela é usada em diferentes situações do cotidiano, também tem uma explicação de uma "legenda" para facilitar a leitura na hora de identificar se um mito é grego, romano ou ambos, achei isso bem legal, pois esclareceu várias diferenças que eu ainda confundia (como por exemplo Héracles -grego; Hércules - romano); além de uma breve relato sobre os autores que começaram a escrever sobre a mitologia, uma vez que ela era comumente passada para as próximas gerações através da fala. Temos também as árvores genealógicas dos deuses, embora em todo o livro sabemos quem casou com quem e quais são os filhos dos deuses, a quantidade de nomes é absurda, então a árvore genealógica ajuda bastante nessa parte.

"Uma definição simples de mito é que se trata de uma história fictícia ou meia verdade, mas é muito mais profundo do que isso. Os estudiosos da mitologia têm se esforçado para apontar uma definição exata que abranja todos os atributos de um mito. É engraçado como uma palavra tão pequena define e dá sentido a ideias elevadas, como a de significado da vida. Não admira que uma definição exata não tenha sido encontrada ainda!" pág 11

Esse livro não tem uma narrativa longa, digo isso porque a história dos deuses não é narrada completamente, é feita de forma mais sucinta e de fácil entendimento, o livro nos dá um parâmetro mais geral sobre todos os deuses, deusas e monstros da mitologia, contando brevemente sobre suas vidas e acontecimentos. Também tem alguns capítulos mostrando como a mitologia ainda faz parte do nosso dia-a-dia, com frases, crenças, filmes, e muitas outras coisas.

"Os autores trabalham com a mitologia de muitas maneiras. Aluns se referem a personagens ou cenários mitológicos para adicionar sabor às próprias obras. Alguns escritores retrabalham estilos ou temas mitológicos. Outros utilizam os mitos antigos como ponto de partida para as próprias histórias. Agora que começou a estudar a mitologia clássica, você poderá encontrar alusões a ela em outros livros e em histórias." pág 38

A leitura desse livro foi muito rápida e bem proveitosa, achei a escrita da autora muito boa pois ao mesmo tempo que ela está apresentando fatos e informando ela está entretendo o leitor, sempre dando explicações nos momentos certos; como eu disse antes eu nunca li um livro de autoajuda, não posso dizer que são todos iguais, mas esse é um livro delicioso de ser lido, você nem sente que está lendo um livro que não é uma história só, é tipo estudar sobre mitologia mas de uma forma divertida, a edição está muito bonita e completa, com algumas ilustrações ao longo dos capítulos e uma capa linda demais e que combina bem com a temática do livro. Super recomendo esse livro para quem gosta de mitologia, para quem quer conhecer sobre mitologia e qualquer um que queira se arriscar nesse mundo de deuses e deusas.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2015/08/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre_28.html