A Ilha de Hélice

A Ilha de Hélice Júlio Verne

Resenhas - A Ilha de Hélice

Inlectus 20/12/2009

Muito bom mesmo.
Eu particularmente mergulho nos romances de Julio Verne, ele fala de coisas que ninguém acreditava que viriam, no entanto vieram, fala de coisas que ainda hoje achamos impossiveis, mas que pode dizer que de fato é assim? Mas o importante, é que vivemos a aventura junto com as personagens. Um habitação móvel, para muitas e muitas pessoas, vivendo com altissimo padrão de vida nos céus, não é interessante sonhar com isso?

O Ciclista 20/04/2020

O enredo retrata a aventura de quatro músicos de personalodades diferentes que foram convidados para animar a vida de nababos em uma viagem interessante. Retratando o higienismo da época, através da teoria dos miasmas.
O refúgio dos mais ricos a paraisos de saúde, a bordo de uma ilha artificial munida de motores a vapor. Que em certo período do ano circula pelos pontos mais agradáveis do pacífico, mantendo a temperatura e o ar agradável a todos seus tripulantes. O que nos faz lembrar (quem já teve contato com a história da saúde pública) de Petrópolis no Rio de Janeiro, por exemplo.
É uma leitura que retrata uma época de costumes em saúde que não podemos ser amacrónicos, mas abertos ao tempo.