Desapegue-se

Desapegue-se Walter Riso

Resenhas - Desapegue-se

Letícia 11/05/2021

Minha psicologa recomendou esse livro como parte da nossa terapia e eu curti muito. Muitas vezes a gente não reconhece um comportamento nosso que é preciso vir uma luz, nesse caso por meio do livro, para conseguirmos enxergar que nem.tudo tá certo. O autor traz vários ensinamentos por meio de parábolas e casos, em de orientações para melhor qualidade de vida. Enfim, gostei

AmadoThriller 27/12/2020

Maravilhoso
Eu amei esse livro, traz muitos ensinamentos budistas, o que me atraiu bastante nele, e me fez enxergar as relações pessoais com outros olhos.

Jeni 31/07/2017

Traz uma análise muito esclarecedora
Simplesmente recomendo a todos os apegados à coisas e pessoas, todos nós temos nossos apegos inúteis que só nos fazem mal, estragam nossa saúde mental. O livro diria se tratar de um manual de auto ajuda com ótimos conselhos e muitos exemplos de casos reais. Todos nós somos apegados à algo e às vezes nem nos damos conta, parando para analisar, nos analisar internamente que muitos fazem, que eu não faço... pude notar como devo banir muitas coisas/pessoas/pensamentos da minha vida, que me sugam pouco a pouco. Super recomendo uma leitura agradável de apenas 2 dias, com linguagem popular e de fácil entendimento. Amei!

b1ktwpas 03/02/2024

Na trilha do autoconhecimento.
Algumas coisas aconteceram em minha vida no começo de 2024 que me fizeram retornar à terapia (já era um planejamento meu, mas eu não contava com certos acontecimentos). Essa foi uma leitura indicada pelo meu terapeuta que, em "tempos normais", eu nunca leria, pois nunca foi algo do meu interesse.

O livro fala sobre as diversas maneiras como nos apegamos (de uma maneira ruim) às coisas, aos sentimentos, às ideias e às pessoas ao longo de nossa vida. O que o apego pode trazer de ruim para nossa vida e como podemos começar a nos desapegar.

Não é que o autor queira nos ensinar a ser indiferentes e frios, mas sim a como viver uma vida de maneira mais saudável psicologicamente, sem tantas amarras e dependências.

É interessante eu tentar me reconhecer em alguns desses "apegos", como por exemplo o apego às redes sociais e à própria internet, que era sim uma das razões pela qual eu planejei voltar à terapia: me livrar de um possível vício em telas. Vinha perdendo, diariamente, até 4 horas utilizando o Instagram e isso me frustrava.

Atualmente estou sem o Instagram no celular, mas esse tema ainda está em segundo plano na minha cabeça, pois estou resolvendo outras questões emocionais que têm me tirado a paz de espírito e às vezes até o sono.

Espero estar melhor dentro de alguns meses e conseguir viver uma vida emocionalmente mais saudável, apesar dos pesares do mundo moderno e da vida adulta.

Esse é só o primeiro livro que pretendo ler a fim de me fortalecer mental e psicologicamente.

Roberto 07/03/2020

Psicólogo/Filósofo
Um livro, dito de divulgação, simples, despretensioso, cujo conteúdo abarca reflexões infinitamente mais abrangente do que o título pode sugerir. Uma leitura rápida e prazerosa, mas que por vezes nos obriga a tirar os olhos de suas paginas, forçando-nos a uma leitura profunda de nós mesmos.

O autor -- psicólogo de carreira --, com 30 anos de clínica, joga luz sobre os cantos mais escuros de nossa psiquê, fazendo uso não apenas do seu métier, mas buscando inspiração nas filosofias orientais e ocidentais a fim de nos ajudar a entendermos a fonte de nossos sofrimentos mais recorrentes: o apego e o vício, sejam por coisas ou por pessoas.

Outro engano que um leitor menos atento pode cometer, é pensar que esse livro é de auto-ajuda; quem assim pensar não poderia estar mais errado. O autor não sugere fórmulas nem facilidades de se atingir nada; apenas coloca um holofote sobre a nossa mania de SOFRER.

Sullyanne 30/12/2020

Didático
Gosto muito dos livros do Riso. Linguagem simples e didática. Faz apresentação do que de fato seja apego e desapego. Utiliza exemplos de como processar o apego e se relacionar com maturidade.

Larissa 05/04/2023

A origem de todo sofrimento está no apego
Estou passando por um término de um relacionamento de 3 anos, onde morávamos juntos. E antes disso, ele já era meu melhor amigo há 3 anos.
Pra mim ele era o amor da minha vida e acreditei que ficaríamos juntos pra sempre. (Unica vez que fiz isso na vida, tenho 27 anos já namorei algumas vzs mas sempre soube que teria um fim)
Comecei a me dar conta que talvez estivesse com dependência emocional, e pesquisando sobre isso no YouTube cheguei nesse livro.
Ele me reconectou novamente com o budismo, que eu havia conhecido aos 20 anos e amava, me identificava. Mas que depois dos 21 por conta de depressão e ansiedade, emaranhada no meu caos mental (mudei de estado pra fazer faculdade e foi sofrido morar sozinha) (por isso via meu ex namorado como meu salvado tbm)
Enfim, é um ótimo livro pra quem perdeu alguém e tinha muito apego. Apesar de falar de todos os tipos de apegos (matérias, religiosos, jogos, objetos, estilo de vida...)
A base é os ensinamentos budistas.
Os 20% finais do livro conceito achar muito repetitivo.

Lucaix F. 12/07/2023

Livro, muito útil para quem tem dependências fortes, me agregou, leitura fácil e com bom entendimento.

Daniela Dos Santos 18/08/2022

Cada capítulo é uma terapia.
Eu gostei muito do livro. Trouxe uma reflexão do que é um apego,apego não é apenas a coisas como roupa lugar achei interessante a parte que o Walter Riso,descreve sobre apego a palavras,momentos, e um livro muito bom. Vale ler sempre.

Flores Raras 29/01/2024

Recomendo
Gostei, li algumas coisas que já sabia, mas sempre é bom relembrar. E li outras as quais preciso ficar atenta . Faz a gente repensar sobre muitos aspectos da vida.

Kelly313 04/04/2024

Desapegue-se
Leitura muito maravilhosa, onde você pode fazer um estudo bem significativo de você mesmo. Ótima leitura pra autoconhecimento e descobertas pessoais, quanto mais você se conhece, mais sabe o que quer.

Escritora Li 20/02/2023

Apego demais mata a planta
O apego excessivo realmente pode mostrar uma dependência emocional de objetos ou pessoas e fazê-la se sentir escravos sem liberdade de viver e presas ao outro. Porque achei bem interessante fazer ele mostrar a diferença entre apego e desejo que são coisas distintas apesar da linha tênue entre elas.

Fabiana.Ribeiro 30/07/2023

É difícil mas libertador perceber o quanto o ser humano é apegado. E no livro desapegue-se podemos entender que o apego pode ser por pessoas, status,sentimentos, objetos entre tantas outras coisas que tornam o ser humano dependente e fragilizado.
Não é fácil desapegar, mas é sim possível.
Adorei o livro e as meditações escolhidas para compor a obra

Gabi 05/01/2024

Ótimo
Livro leve e com muitas dicas para por em prática, é um ótimo começo para aprender a se tornar mais desapegado e menos dependente.