Para Continuar

Para Continuar Felipe Colbert

Resenhas - Para continuar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

C. Aguiar 24/11/2015

Leonardo César acaba encontrando uma garota de traços orientais no metrô de São Paulo e ao ficar muito atraído pela jovem o mesmo decide abordá-la, mas infelizmente eles não tiveram muito tempo para conversar porque a jovem desceria na próxima estação.

Ayako é uma garota que mora com o avô desde a morte dos pais e tem a missão de cuidar do porão da loja de luminárias, para ser mais exata do que "mora" no porão e com isso sua vida não é tão fácil assim, pois deve manter segredo de Ho e qualquer outra pessoa que tentar se aproximar do local.

Leonardo acaba ficando quase "obcecado" pela jovem e por isso faz de tudo para pegar o metrô no mesmo horário e diversas outras coisas para que ele consiga novamente encontrar com a garota, até que ele finalmente a encontra. Decidido em descobrir mais sobre a garota ele desce na mesma estação e começa a seguir seus passos pelas ruas.

Com isso Leonardo acaba descobrindo que a mesma trabalha em uma loja de luminárias (negócio de família) e ao entrar no local para conversar com Ayako ele acaba sendo confrontado por Ho, um rapaz que ajuda Ayako e seu avô com os afazeres da loja, dentre outras coisas.

Ho é apaixonado por Ayako desde sempre, por assim dizer e não fica nada feliz com a presença de Leonardo. Com isso ele faz de tudo para afastar os dois, inclusive chama seu primo (Kong) para tentar dar um jeito no assunto. Mas, Kong não é muito amigável.

Leonardo tem uma doença no coração e isso faz com que ele acaba tendo várias limitações, algumas impostas pela doença e outras por seus pais que tem medo de que ele venha a falecer.

O livro foi uma surpresa para mim, porque eu imaginava que iria gostar muito, mas infelizmente não foi esse o caso.
Leonardo me pareceu um perseguidor e Ho ficou parecendo uma maníaco obcecado pela Ayako e juro que eu tentei, mas não consegui ver uma história de amor nesse livro!

Então tentei focar no mistério do porão, algo mágico que envolve a família de Ayako como guardiã e que a qualquer custo tem que proteger o que está no local. Não foi algo muito interessante e para ser sincera foi um pouco chato!

Basicamente? O livro não teve muito impacto em mim, a história foi chata e o elemento mágico não cumpriu seu papel do jeito que eu gostaria. Senti a história muito forçada e tive vontade de parar a leitura quando Leonardo brigou com o melhor amigo, foi uma briga completamente sem sentido.
No mais a diagramação do livro está muito bonita, gostei da capa e não me lembro de achar qualquer erro na leitura.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/
MILA 24/11/2015minha estante
Gostei da resenha amiga, eu peguei o livro para ler, mas deixei de lado depois..

C. Aguiar 24/11/2015minha estante
pow espero que eu não tenha te desanimado XD

Jessie 17/07/2021minha estante
Você colocou todo o meu sentimento nessa resenha e olha que não terminei o livro e juro, perdi a vontade de continuar. Achei um romance previsível e cliche, parece que já havia lido anteriormente. Sua resenha está ótima e reflete bem o que o livro passa, parabéns.

Naty__ 18/11/2015

O que você faria se descobrisse que possui uma doença incurável? O nosso protagonista, Leonardo César, descobriu que sofre de cardiomiopatia dilatada idiopática e que jamais será capaz de se aventurar por aí, pois o seu coração pode não aguentar a pressão, então precisa viver e fazer as coisas de forma moderada. Essa doença causa insuficiência no músculo cardíaco para bombear o sangue, por isso ele vive uma vida cheia de limitações. Ao invés de aproveitar seu tempo com os amigos, saindo e se divertindo, o garoto prefere ficar em casa, preso em seu mundo e guardando o sentimento de tristeza e de agonia.

Embora isolado, o jovem ainda frequenta a faculdade, mas evita comentar sobre o assunto com os colegas. Apenas o seu amigo Penken é que sabe de toda a situação, assim como uma ex-namorada e seus pais. Leonardo não conta sua história porque imagina que as pessoas terão pena dele.

Confesso que histórias com essa temática ultimamente está mais batida do que livros hots, romances clichês e livros de pintar. No entanto, a obra tem o seu conteúdo para envolver e emocionar o leitor. Não apenas a história difícil de Leonardo é transmitida, mas a de Ayako Miyake também. A jovem vive com seu avô e com Ho – um amigo que sente ciúme da garota e quer protegê-la de toda a maldade devido a um distúrbio mental oriundo do massacre ocorrido na China que resultou na perda de sua família.

A garota vive com eles em uma pequena casa próximo a uma loja de luminárias. O trabalho dela é uma maneira de disfarçar todo o sofrimento que sente por perder os pais desde cedo. Ayako guarda um segredo, além de guardar, no porão de sua casa, várias luminárias que, de acordo com ela, selam o destino de pessoas.

Leonardo não pode ter o seu próprio carro, então, ele tem de andar de metrô todos os dias para ir à faculdade. Um certo dia ele conhece a jovem Ayako e se encanta pelos seus traços orientais. Sem pensar duas vezes, ele decide sentar ao seu lado e só depois se dá conta de que ela está com fones no ouvido. No outro dia a jovem está no trem novamente, mas com o vagão cheio não foi possível Leonardo sentar ao seu lado. Quando Ayako desce na estação seguinte, ele decide ir atrás e a segue até a loja japonesa de luminárias.

Nota-se que o sentimento de Leonardo é correspondido, no entanto, Ayako tem receio do que possa acontecer ao seu redor. Ao encontrar Leonardo na loja conversando com Ayako, Ho ataca-o por achar que está perturbando a garota. Todo desespero, desejo e obstáculos são postos em jogo nesse momento e é preciso saber quem vencerá.

A linguagem é simples, mas que caiu como uma luva para o tipo de história, afinal, pode ser lida para pessoas de qualquer idade. A capa foi uma das coisas que mais gostei, com detalhe especial à diagramação também. Nunca tinha lido nada do autor e começar por esse livro foi algo agradável. Claro que a obra em si tem clichês, mas para quem não se importa com isso e acredita que vale a pena ler e conhecer essas duas histórias.
Eduarda Rozemberg 07/11/2016minha estante
Livros com temática assim está bem batido mesmo, mas a doença nesse caso é diferenciada hahaha Que humor negro, que horror. Mas de qualquer forma, pela linguagem simples e o romance, pode ser que seja uma boa leitura.

su 21/12/2016minha estante
Oi!
A capa do livro está maravilhosa e a historia dele logo me chamou atenção, acho que mesmo sendo uma obra clichê o autor consegue colocar um algo a mais, que me deixou bem curiosa para poder ler !!

Lana Wesley 17/01/2017minha estante
Quando li a sinopse desse livro imaginei que a história seria toda centrada na doença, porém confesso que me surpreendi em alguns momentos da leitura. Toda o envolvimento da trama em relação a lanterna, e a cultura chinesa, me deliciei em cada detalhe, além de que quando for a São Paulo quero conhecer esse lugar que ao meu ver me pareceu ser lindo. Os personagens me cativaram e muito, só pensei que poderia ter um pouco mais de envolvimento. Super recomendo essa leitura.

Marta 21/01/2017minha estante
Gostei da capa que é bem interessante. A história é mesmo clichê!! Mas até que gosto as vezes de ler esse tipo de livro!!
Bjoss

Alison 04/03/2017minha estante
Olá, achei a sinopse similar ao livro Tudo e Todas As Coisas e é exatamente por isso que já estou interessado na obra, nela é possível conhecer as consequências de desejos reprimidos e o modo de como pessoas lidam com doenças fatais. Beijos.

Nerd Book's 29/10/2015

Para se apaixonar...
O romance se incia com a apresentação do nosso casal, embora seja exposto pelo ponto de vista de Leonardo ou Léo. Jovem de 20 anos, tímido e aparentemente roqueiro. Léo foi diagnosticado com uma doença que possui o nome desconjuntado, cardiopatia dilatada idiopática, uma insuficiência no músculo cardíaco para bombear sangue de forma natural.

Léo, encontra uma garota oriental no metrô em São Paulo e se sente atraído por sua beleza, mas por ser tímido hesita em chamar sua atenção e acaba por não saber seu nome.

Logo após, somos apresentados à Ayako, jovem oriental que perdeu os pais e mora com o avô. A partir daí, percebemos a magia que o livro possui, pois Ayako é uma “guardiã dos destinos”. Isso mesmo. Ela protege os destinos das pessoas, assim como seus pais. Acredita que o destino está definido e ninguém tem o direito de apagá-lo ou transfigurá-lo.

A história é envolvente e te prende a cada capítulo que se desenvolve, fluentemente. Felipe Colbert, por sua vez, possui outro livro publicado intitulado, Belleville, no entanto esse é o primeiro livro do autor que leio e posso afirmar que os autores brasileiros estão superando as expectativas.

O livro é um romance leve com fantasia e mistério. Um misto para os apaixonados do gênero. Indico a leitura para finais de tarde, acompanhados por um chá e música lenta.

site: www.nerdbooksblog.wordpress.com

Nikolle - Paradise Books 28/10/2015

Fofinho
Leonardo tem 20 anos, faz faculdade de Design Gráfico, adora seus pais, e tem um melhor amigo super engraçado. Para quem lê isso, imagina que ele é um simples garoto com uma vida normal, mas tem apenas um detalhe, ele tem cardiomiopatia dilatada idiopática, uma insuficiência no músculo cardíaco para bombear o sangue de forma natural para o coração, o que torna a sua vida um pouco diferente dos adolescentes normais.

"Essa é a grande ironia da minha vida...
Meu coração faz um péssimo trabalho, e sou eu que pago o pato."

Em um certo dia dentro do metrô, Leonardo se depara com uma linda jovem asiática. Ele então toma coragem para ir conversar com ela, mesmo sendo super tímido ele consegue trocar algumas palavras, e após sua pequena interação ela desce na próxima estação do metrô, e depois disso Leo percebe que não descobriu seu nome.

Este momento no livro me lembrou o que normalmente passo (e imagino que com vocês também), quando fico encantada com alguém tanto no ônibus quanto no metrô, mas nunca tenho a coragem de conversar ou algo do tipo. Ao contrário de mim Leo fez suas investidas, e o melhor de tudo, é que o personagem depois faz de tudo para se encontrar novamente com a jovem, mesmo tendo que pegar o metrô várias vezes procurando por ela, e até segui-la para descobrir mais.

Enfim, é com as tentativas de Leo, que vamos descobrir também que a garota oriental se chama Ayako, ela trabalha (e mora com seu avô) em uma loja de luminárias, onde há um porão que esconde alguns segredos que ela e seu avô devem proteger. Além dos dois na loja, conhecemos também Ho, que é um jovem que sempre foi apaixonado por Ayako, e não fica nem um pouco feliz com a chegada do concorrente Leonardo.

O envolvimento que o autor cria entre Ayako e Leonardo é super fofo e encanta totalmente quem está lendo, mas ambos tem um segredo, e para que não haja uma barreira no relacionamento que vai se criar, eles tem que ter a coragem de se abrir. O porão guarda milhares de luminárias que envolve vários mistérios, mas quando o amor dos dois nasce , uma nova luminária acende, e agora eles tem que protege-la para que esses sentimentos não sejam esquecidos.

O livro tem capítulos intercalados entre Leo (em 1° pessoa) e alguns outros personagens, em 3° pessoa. A escrita é ótima e flui super bem, que quando você pisca já leu mais da metade do livro, a diagramação é super fofa, e o que eu mais adorei é a grande parte que falam da cultura japonesa ( JÁ QUE EU SIMPLESMENTE AMO TUDO RELACIONADO A ÁSIA.... O LEO ATÉ VÊ UM DORAMA ♥♥), que também foi um dos motivos de eu pedir as meninas para poder resenhar "Para Continuar". O Felipe Colbert quase me matou em certas partes do livro, e foi quando corri pra terminar para tirar as ideias da minha cabeça. Imagino que muita gente ao ler, que Leo tem uma doença, já deve estar correndo do livro, PLEASE DON'T DO THIS! Leia e curta esta linda história (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧

site: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/2015/10/resenha-para-continuar-felipe-colbert.html

Fernanda 27/10/2015

Resenha: Para continuar
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/10/resenha-para-continuar-felipe-colbert.html

Mari 26/10/2015

Este foi o primeiro livro do Felipe Colbert que li, e não olhei resenhas ou comentários sobre ele, quis ler e ser surpreendida.

Conhecemos a história de Leonardo, um jovem de 20 anos, estudante de Design Gráfico no centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Ele foi diagnosticado com cardiomiopatia dilatada idiopática, um problema no coração com o qual ele deverá conviver durante toda sua vida, deixando ela um tanto diferente da maioria dos jovens de sua idade, não podendo praticar esportes, por exemplo.

Seus pais são superprotetores. Por ser filho único, todas as atenções se voltam para ele, ainda mais agora com a notícia da doença.

A única liberdade que Léo conseguiu foi ir para a universidade sozinho e de transporte público. Como a maioria da população utiliza o metrô, em um belo dia de idas e vindas ele conhece alguém que chama sua atenção. Ela é uma japonesa que, inclusive, será dona de seus pensamentos.

Enquanto isso, a jovem em questão, Ayako, está com fones de ouvido, e sempre baixa os olhos quando encontra o olhar do rapaz. No final das contas, ele também chamou sua atenção, e sua timidez a deixa sem graça pela situação.

Sem ao menos se conhecerem, ele pergunta o que ela está ouvindo, ao passo de que Ayako simplesmente coloca o fone no ouvido dele, deixando-o encantado de vez. Como um sonho, ela tem que descer na próxima estação e Leonardo fica sem saber sequer seu nome. Só sabe que ela desceu na estação Liberdade, bairro que é o maior reduto da comunidade japonesa.

O encontro inesperado foi tão grande que Léo acaba fazendo um desenho de Ayako e, diante de sua curiosidade, acaba descobrindo onde a jovem trabalha, uma linda loja de luminárias. Um dia ele aparece por lá e a jovem fica um tanto confusa com a presença do rapaz. Ela vive com seu avô e um rapaz japonês, de quem cuida, após a morte de sua família.

A jovem é guardiã de um porão repleto de luminárias, que são um segredo. Somente ela e seu avô sabem de sua existência. A cada iluminaria, um elo entre duas vidas. Ela é responsável por mantê-las acesas.

Mistério é a palavra sobre essas luminárias. Léo e Ayako terão problemas a enfrentar. O amor será forte e um ótimo aliado, mesmo assim terão lágrimas e tristeza.

Um livro que me surpreendeu. Gostei da leitura, que foi um tanto leve e misteriosa. A carga emocional foi um pouco mais elevada, mas nada de muito forte. A história me pareceu com aqueles filmes da seção da tarde, que nos traz uma linda mensagem de reflexão.

Esta foi a primeira experiência com a escrita de Colbert, e já comecei com o pé direito. Gostei da obra e indico a todos os leitores fãs de nacionais, ou aqueles que querem uma história mais tranquila.

Trabalho gráfico lindo. Capa de acordo com a história, com diagramação boa para a leitura. Cada capítulo tem uma linda luminária, detalhe que amei.

site: http://marifriend.blogspot.com.br/2015/10/minha-opiniao-para-continuar.html

The Best Words Br 25/10/2015

Resenha The Best Words Br
Para Continuar nos traz a emocionante história de Leonardo e Ayako. Leonardo é um cara que leva uma vida aparentemente normal, mas que possui certas limitações devido ao seu problema cardíaco. E Ayako é uma jovem simples, honesta e amável que mora e trabalha com ojiisan, seu avô, em uma loja comum de luminárias no Bairro da Liberdade. No entanto, o porão dessa loja é muito mais do que parece ser, e Ayako e seu avô devem protegê-lo com todas as suas forças.

Tal porão guarda lanternas orientais que representam o maior sentimento que duas pessoas podem nutrir uma pela outra: o amor. E o dever de seus guardiões é protegê-las contra qualquer força que tente destruí-las.

Leonardo e Ayako se conhecem em uma situação bastante cotidiana.... eles se esbarram no metrô e, a partir daí, a atração que os atinge é intensa e arrebatadora. E acho que esse encontro representa muito bem o amor que ambos deixam nascer: singelo e inesperado.

Apesar de alguns obstáculos, Leonardo não desiste de Ayako, e o leitor torce muito pelo encontro dos personagens durante a história.

O grande problema de um possível final feliz não é só a doença do nosso protagonista, como alguns podem ter imaginado, mas, sim, a insistente tentativa de Ho, um jovem chinês que trabalha na loja de luminárias, em impedir a visita de Leonardo ao local. Ho é apaixonado há tempos por Ayako, e essa paixão de mão única pode causar sérios problemas. Será que esse chinês colocará em risco as lanternas do porão?

Pois é... como deu para perceber, esse enredo tem muitas reviravoltas e nos deixa com o coração na boca com tudo que acontece... essa é uma história totalmente cativante, bela e única.

Mas, agora, vamos falar sobre a minha ressaca literária...

Para Continuar é o tipo de livro que nos mostra como o amor é um sentimento simples e que está nas pequenas coisas da vida, no caso, ele é representado como uma lanterna oriental... e eu amei ver essa representação, pois isso me mostrou que para acharmos esse sentimento, não precisamos procurar uma grande prova de amor ou um grande feito, pois ele, quando verdadeiro, está presente nas mínimas coisas ao nosso redor.

"Você está vendo algo mágico, mas a magia não se limita a atos extraordinários. Ela está no nosso dia a dia. Se você for observadora, vai reconhecê-la." (Pág: 18)

Felipe Colbert tem uma escrita carregada de magia e sensibilidade... através desse autor, conseguimos sentir tudo que os personagens sentiram e observar as singularidades de cada um.

Amei ver com tanta propriedade a sabedoria de ojiisan, o coração bondoso de nossa mocinha, a coragem e a superação de Leonardo, a fragilidade de Ho e afins.

Uma outra coisa que eu adorei foi como Felipe nos apresentou as narrativas. Quando Leonardo é o foco das ações, a narrativa vem em primeira pessoa, mas quando Ho e Ayako assumem paralelamente o rumo da história, a narrativa vem em terceira pessoa. Gostei bastante dessa alteração, pois isso nos mostrou posições diferentes ao decorrer dos acontecimentos...

Essa é uma obra para você ler e refletir... tenho certeza de que vão se emocionar! Sei que ficarão de ressaca literária também ;)

Não falarei muito mais do enredo, pois quero que vocês sintam tudo que eu senti... então, não percam tempo.... agarrem logo essa leitura!

Espero que tenham gostado dessa resenha ...
Beijooos da Alê!

site: http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/2015/10/para-continuar-felipe-colbert.html

Thaisa 24/10/2015

Para Continuar...
A cultura oriental é algo que me encanta e foi exatamente isso que me fez querer ler esse livro de imediato. Com uma capa belíssima, cheia de lanternas japonesas e um enredo que se passa em São Paulo, especificamente no bairro da Liberdade, Felipe Colbert cria uma linda e comovente história de amor.
Dei início à minha leitura com grandes expectativas, afinal é um autor brasileiro e a história se passa em São Paulo, uma cidade que amo de paixão. Confesso que não havia lido nada ainda desse autor e gostei bastante da escrita dele. Felipe tem uma escrita fluida, tranquila e que impulsiona o leitor ao próximo capítulo. O clima de mistério dá todo um incentivo para isso.
O livro é narrado em primeira pessoa por Leonardo e é intercalado em narrativas em terceira pessoa quando o ponto de vista muda para o de Ayako ou Ho. Dessa forma ficamos bem próximos dos sentimentos de Leonardo e acompanhamos cada detalhe de sua história. Esse foi um ponto super positivo no livro, pois deixou a leitura bem mais interessante. As vezes, em narrativas em primeira pessoa, sinto falta de conhecer os sentimentos dos outros personagens, o que não foi o caso de Para Continuar.
O livro possui dois mistérios centrais que vão sendo explicados no decorrer da leitura e é no meio desses mistérios que o amor entre Ayako e Leonardo vai se desenvolvendo. É um amor forte, bonito, mas sentir falta de um maior aprofundamento do autor na história dos dois. Achei tudo um pouco corrido e acredito que por causa disso não consegui me conectar aos protagonistas da forma que eu gostaria.
Os personagens despertaram diversos sentimentos em mim. Leonardo e Ayako são fofos e mesmo querendo bater em Léo em diversos momentos, me peguei torcendo para as coisas darem certo pra ele. Ho me deixou frustrada. Me comovi sim com ele, mas não consegui me sensibilizar com o estado dele… e Kong, o primo de Ho, esse eu odiei com todas as forças do universo! E por incrível que pareça, me encantei com Ojiisan, o avô de Ayako, mesmo ele não aparecendo tanto na história.
Um outro ponto que também achei corrido demais foi a explicação dada para as lanternas. Acho que eu esperava um “algo mais” e o autor nos deu uma explicação simples, porém linda. Entendam, eu gostei muito da explicação, achei comovente, mas senti falta de suspirar com a grande revelação. Será que é porque o livro é um romance escrito por um homem e geralmente os homens tem a tendência de serem mais diretos?
Toda a história é encantadora. Felipe me fez viajar pelas ruas de São Paulo e pela cultura japonesa. Ele desenvolveu uma linda história de amor, cheia de mensagens que devemos carregar pela vida. Essa é uma daquelas narrativas tocantes, que te fazem pensar e que não são cheias de ação. É um livro pra ser apreciado, apesar de ser lido em uma tarde.
O final, apesar de ser clichê e eu já estar esperando por ele foi tocante. E devo dizer que senti um pouco de medo ao pensar que o autor poderia dar uma reviravolta e concluir o livro de maneira diferente. Teve um momento que achei que ele faria isso… Ponto para o autor!
Enfim, Para Continuar é um romance lindo e leve para você que gosta de finais felizes!

Resenha publicada no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2015/10/resenha-para-continuar-de-felipe-colbert/

RUDY 19/10/2015

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR
Como já havia lido um outro livro do autor: Belleville, fiquei bem curiosa pela leitura desse exemplar e com grandes expectativas, principalmente para poder conhecer um pouco mais sobre a cultura Japonesa que sempre me atraiu.

Como meu pai teve escritório no bairro da Liberdade em São Paulo, quando moramos por lá, fiz uma grande viagem nostálgica no decorrer das páginas do livro e foi muito bom poder relembrar tempos antigos.

Voltando ao livro... gostei muito da forma como o romance pode dar uma nova perspectiva à vida do protagonista que era isolado e tinha apenas um amigo e com pais super protetores que não o deixavam fazer nada além do que estudar.

Gostei também do mistério que envolve as luminárias no porão da loja, e como tudo deve ser mantido em segredo para preservação de cada luz da luminária.

O melhor foi o final...Depois dos protagonistas terem passado por poucas e boas para manterem a luz do amor em alta, o final veio como um deleite e mostra que o verdadeiro amor supera tudo.

Não é um livro de grandes rompantes, é um livro singelo e enternecedor, que envolve o leitor de forma calma e mostra que o amor vale a pena.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/10/resenha-56-para-continuar-literatura.html
Michelle 04/06/2022minha estante
curiosa a respeito desse final

Angela Cunha 17/03/2023minha estante
Quando o fim deixa esse gostinho de felicidade é tão lindo! O amor consegue fazer coisas que nós, meros mortais, nunca conseguiremos entender, apenas apreciar!
Claro que quero ler!!!
Beijo

Lodir 14/10/2015

O mergulho oriental de Felipe Colbert no romance “Para Continuar”
Em seu novo romance, o autor brasileiro recria o reduto da maior comunidade japonesa do mundo para contar uma história de amor

Metrôs são lugares que facilitam a observação. Ao contrário de ônibus e aviões, os passageiros geralmente se sentam de frente um para o outro. Durante a viagem, é fácil prestar atenção em alguém, assim, como quem não quer nada, desviando o olhar sempre que ele se encontra com o do vizinho.

Quem é essa pessoa na minha frente? Para onde ela está indo? Qual será a música que está ouvindo no celular? Será que está gostando do livro?

É quase um ambiente poético. Definitivamente, metrôs podem ser um prato cheio para escritores em busca de inspiração para a composição de personagens. É possível notar alguém sem culpa, e até mesmo imaginar uma história com as poucas informações disponíveis.
Afinal, se ainda restam diversas estações até o nosso destino, por que não encontrar uma maneira interessante para passar o tempo?

É exatamente neste clima que se inicia “Para Continuar”, o mais recente livro de Felipe Colbert. Eu havia lido e escrito uma resenha para a sua estreia, “A Entrevista Ininterrupta”, em 2011. Recentemente, tive a oportunidade de conhecer o autor no estande da editora Novo Conceito durante a Bienal do Rio de Janeiro. Fui atrás do e-book logo depois, e tive o prazer de descobrir a evolução da escrita de um autor que já havia me fisgado com o seu suspense de estreia. Se antes a agilidade da trama prendia pela curiosidade, aqui Colbert apresenta uma história diferente, fisgando o leitor pela sensibilidade dos conflitos e por um romance que nasce de maneira sensível e honesta.

Já na primeira cena, no metrô, o protagonista, Leonardo, devaneia enquanto observa uma linda e singela garota de traços orientais, que segue viagem sozinha com seus fones de ouvido. Apesar do seu repentino e inexplicável interesse, Leonardo reluta em uma investida. Afinal, seria suspeito um rapaz desconhecido abordar uma menina sozinha no transporte público, certo? Ela poderia se sentir invadida. Ainda assim, ele consegue se aproximar e questionar sobre a música tocando em seu iPod. Ela empresta o fone, permite que a melodia oriental o encante por alguns segundos e depois se afasta rapidamente quando sua estação chega. Leonardo deixa a chance passar e segue em frente. Aquela garota, aquela possível nova amizade, escoa por entre seus dedos, tornando-se apenas mais uma oportunidade perdida, entre outras tantas.

Quem nunca perdeu a chance de conhecer alguém interessante e depois se arrependeu?
Acontece que, nas horas seguintes, Leonardo não consegue tirar da cabeça aquela garota que teve uma rápida passagem por sua vida. Quem sabe inconscientemente, ele volta a fazer a mesma viagem, em horário aproximado, e o inevitável acontece: a jovem de traços japoneses aparece novamente pelos corredores do metrô. Desta vez, Leonardo decide seguir a garota quando ela deixa a estação e perambula pelas ruas cinzentas de São Paulo. Ele, então, descobre que o abrigo dela nada mais é do que uma loja de luminárias orientais no bairro da Liberdade, uma região na capital metropolitana conhecida pela grande concentração de imigrantes e descendentes asiáticos. Insistente, o rapaz tenta uma nova abordagem. Ayako parece resistente e temerosa, então pede que ele se afaste e não volte nunca mais.

Uma das mais belas características do romance de Colbert é justamente esta: ambientar sua história em um lugar real e acessível aos seus leitores, tornando a trama ainda mais verdadeira. Sempre apreciei quando, mesmo em se tratando de ficção, eu consigo imaginar os personagens transitando por ruas e bairros reais, que eu conheça ou possa visitar posteriormente, procurando as referências descritas na obra e recriando os passos dos personagens. Em “Para Continuar”, as ruas pelas quais Leonardo e Ayako passam no bairro da Liberdade, o passeio pelo Parque Ibirapuera, o caminho até o Obelisco, e todos os outros cenários, são descritos com fidelidade, facilitando o imaginário e transportando o leitor para a metrópole com eficiência.

A obra, com a seleção do bairro específico e seus personagens, é um presente para os fãs da cultura oriental. Há referências a costumes e filosofias asiáticas espalhados por todos os capítulos, tornando-se um aperitivo para os seus curiosos e adoradores.
Entretanto, nem tudo é fácil neste relacionamento que nasce. Embora Leonardo hesite em revelar, ele tem uma doença rara no coração, diagnosticada há pouco tempo, que o força a utilizar um marca-passo e o impede de ter uma vida plena e comum. Ele não tem condições de fazer exercícios ou qualquer outra atividade que exija o mínimo de esforço físico. Sua rotina é limitada, e seus passos são observados de perto por seus pais superprotetores. Leonardo terminou um longo relacionamento recentemente e, junto com seu melhor amigo, a ex-namorada o trai duplamente. Nada anda bem na vida do garoto, e tudo o que ele precisa é de um novo horizonte e um bom pretexto para continuar lutando.
Ainda assim, ao contrário do que ele esperava, conhecer Ayako não garante a Leonardo momentos de tranquilidade. A menina e seu avô cuidam de Ho, um jovem chinês com problemas mentais, que revela ter ciúmes da garota e que não facilita a aproximação de Leonardo. Como se não bastasse, Ho é usado por Kong, seu único familiar próximo, para uma atividade criminosa envolvendo a pirataria chinesa nas redondezas. De todas as maneiras, ele tenta impedir que o jovem casal se aproxime, e sua inquietude acaba importunando Kong, que resolve agir a seu favor e se torna um vilão inesperado. Além disso, Leonardo ainda precisa lidar com mais um enigma ao lado de Ayako: a loja abriga uma coleção misteriosa de luminárias orientais, que, curiosamente, não estão expostas para os clientes, porém guardadas a sete chaves no depósito, cujo significado pode mudar o rumo da trama.

Há diversas barreiras entre os protagonistas de “Para Continuar”. Ainda assim, a trama é apenas uma das iscas do livro. A narrativa de Felipe Colbert impressiona pela agilidade e simplicidade. O autor não perde tempo com descrições excedidas, nem permite que a trama se torne lenta ao se aprofundar em um tema que poderia figurar um dramalhão. A grave doença, que poderia exageradamente ser usada de forma teatral, é retratada de maneira verossímil. Tudo é rápido e preciso.

As páginas de “Para Continuar” são viradas rapidamente, sem que o leitor note a rapidez com que as devora. A leitura durou menos de dois dias. Colbert consegue unir o melhor de dois gêneros, transitando moderadamente em uma linha que lembra os mestres da literatura sentimental, como se “A culpa é das estrelas” encontrasse Nicholas Sparks.
É um romance intrigante e prazeroso, que prende o leitor desde a cena inicial, no subsolo paulistano, até o imprevisível desfecho.
“Para Continuar”, se torna, assim, um romance destinado às pessoas que buscam uma história leve e perspicaz, cheia de conflitos e personagens impactantes. E deve ser prescrito, obviamente, para os leitores que procuram uma boa história de amor, daquelas que deixam o leitor deslumbrado, mesmo após virar a última página.

Fernanda 12/10/2015

Oi Gente!
Há tempos sonhava em ler um dos livros do Felipe Colbert e quando o conheci no Mochila Literária que aconteceu em Goiânia em 2014, fiquei mais curiosa ainda, pois ele é uma ótima pessoa e isso me influencia muito na leitura.

Quando vi que a Novo Conceito iria lançar Para Continuar fiquei superansiosa para que os pedidos fossem logo entregues e eu pudesse ler o mais rápido possível. O livro chegou e eu não estava em uma maré boa para as leituras, mas li assim mesmo.

Para Continuar nos apresenta dois jovens Leonardo e Ayako. Ele tem problemas de saúde e vive sobre regras muitas vezes rígidas dos pais que temem perdê-lo a qualquer momento. Quando conhece Ayako, Leo começa a agir diferente e a fazer coisas que nunca fez antes, preocupando seus pais.

Ayako é uma japonesa linda, as descrições dela me fizeram imaginar uma boneca de porcelana delicada e perfeita. Ela vive apenas com o avô e com Ho, um garoto um pouco problemático, que Ayako nunca suspeitou que pudesse lhe trazer algum problema, todavia...

Ho é apaixonado por Ayako e quando ele percebe a presença de Leonardo fica muito agitado e acaba vendo coisas que não existem, mas para saberem o que é vocês precisaram ler a história.

No final, acontece uma tragédia camuflada por uma benfeitoria, sei que o destino nos prega peças e nos leva onde devemos estar, portanto... Confesso que não esperava pelo final que me foi apresentando, pois não tive grandes imaginações a respeito da história, uma surpresa, muito boa.

Colbert também nos apresenta em sua trama as lanternas japonesas, ou seja, uma espécie de magia e Ayako e seu avô eram os responsáveis por protegê-las, pois cada uma delas guarda a história de alguém e se acaso chegassem a ser destruída a família de alguém também poderia chegar ao fim.

Em suma, achei a obra bonita, porém, não foi o que esperava! Mas isso é normal né! Bom, recomendo para quem gosta de uma história simples, romântica e com um grande toque de superação. No mais, parabenizo a editora pela edição, pois ficou muito bonita!

site: http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

Zilda Peixoto 06/10/2015

Para Continuar
Há pouco terminei a leitura do livro Para Continuar e ainda me sinto confusa ou seria perdidamente apaixonada pela escrita do autor? Fico até envergonhada em admitir que até o momento eu não tenha lido nenhuma de suas obras, tendo em vista que não Felipe não é nenhum iniciante mo mercado editorial.
Felipe Colbert já escreveu Belleville, outro livro publicado pela editora Novo Conceito, assim como A última Nota em parceria com a querida Lu Piras, Ponto Cego e A Entrevista Ininterrupta ,todos publicados publicados pela editora Novo Século.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi a belíssima capa e, provavelmente, eu não seja a única que se apaixonou pelo livro sem ao menos saber do que se tratava a leitura. A sinopse em si não revela muita coisa. Só sabemos que existe um mistério relacionados à protagonista Ayako e as “luminárias japonesas” localizadas no porão da loja em que ela e seu avô Ojii-san residem. Paralelo a isso, temos o despertar de um sentimento profundo e verdadeiro entre a Ayako e o jovem Leonardo.

Para Continuar é um romance muito diferente daqueles que estamos acostumados. Com toda sua originalidade Felipe Colbert descreve de forma simples, delicada e singela um romance que nos fará refletir sobre a força do sentimento que une duas pessoas.

O povo oriental sempre me encantou. Seus costumes, a sua relação com a fé, a sua seriedade e o respeito para com os mais velhos, a música, a culinária (uma das minhas favoritas), entre outros fatores que me fazem admirá-la ainda mais. Tudo isso fez com que eu me interessasse ainda mais por essa obra. Contudo, eu não imaginava encontrar tantas referências ao longo da leitura. Aliás, quero parabenizar o autor por apresentar de maneira tão rica essa cultura tão maravilhosa.

Dentro dessa temática somos apresentados ao protagonista Leonardo que não conhecia muita coisa sobre esse povo até conhecer Ayako Miyake – “a menina dos olhos de mangá”. Leonardo e Ayako se encontram pela primeira vez dentro de um vagão do metrô de São Paulo quando Leonardo está a caminho da faculdade.

Leonardo não consegue desviar os olhos de Ayako, mas devido a sua timidez ele não consegue se aproximar da jovem oriental. A timidez de Leonardo é o menor dos seus problemas, tendo em vista que o rapaz sofre de uma doença rara descoberta aos 12 anos de idade. Leonardo sofre de cardiomiopatia dilatada idiopática: uma insuficiência no coração que dificulta o bombeamento sanguíneo. Aos 20 anos de idade Leonardo leva uma vida um tanto monótona, sem muitas emoções devido à gravidade de sua doença. Contudo, desde que Leonardo avistou Ayako, ele sabia que sua vida jamais seria a mesma.

Ayako é uma jovem tão tímida quanto Leonardo, mas ao contrário do rapaz Ayako possui diversas responsabilidades. Ayako vive com o avô Ojii-san numa loja de luminárias localizada no bairro da Liberdade conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa no país.

Seu avô Ojii-san é também tutor do jovem Ho, um rapaz muito inquieto que sofre com um tipo de distúrbio mental. Ho tem um papel muito importante na trama já que ele nutre um amor platônico por Ayako, contudo, Ayako o enxerga como uma criança e, na verdade, ele acaba agindo como tal.

Ayako sofreu muito ao longo de sua vida, mas o carinho e dedicação de seu avô a fizeram entender que não devemos desperdiçar as chances de ser feliz que a vida nos reserva. Depois que ela e Leonardo se esbarram no metrô Ayako sente que algo em sua vida também está prestes a mudar. O único problema é que Ayako esconde um segredo sobre as lanternas que estão escondidas no porão da loja em que reside e trabalha. Somente ela e o avô tem conhecimento sobre as luminárias e a aproximação de Leonardo poderá colocar tudo isso em risco.

Alheio aos perigos que o cercam Leonardo não consegue ficar longe de Ayako. Por isso, imaginemos que ele será capaz de tudo para conquistar o amor da jovem japonesa. É no bairro da Liberdade que toda a história se desenrola. O leitor poderá conhecer um pouco mais sobre a cultura e o costume do local graças à narrativa minuciosa de Felipe Colbert.

A simbologia das lanternas orientais é um dos pontos mais interessantes dessa história. O autor conseguiu construir um enredo mágico tornando a narrativa muito peculiar. Ainda que saibamos que se trata de pura fantasia é impossível não se emocionar com a magia que envolve Leonardo e Ayako. A simplicidade e humildade de Ojii-san são admiráveis. A ingenuidade de Ho é comovente. E o que dizer do carinho e devotamento dos pais de Leonardo após tanto sofrimento por consequência da doença do filho.

Para Continuar é um daqueles livros que nos encanta pela sua simplicidade. A escrita de Felipe é belíssima, pura, angelical. Construir uma narrativa tão intensa e ao mesmo tempo tão simples e singela o diferencia dos demais autores que se arriscam no gênero.

É engraçado que eu não me encantei com o livro de imediato. Quem me acompanha pelas redes sociais sabe que eu fiquei até um pouco irritada com a sua dinâmica. Leonardo me dava nos nervos. Eu tive vontade de socá-lo diversas vezes tamanha sua infantilidade. Coisa de menino mimado, Mas vai lá, o cara tinha a morte à sua espreita. Mas ainda sim, demorei a aceitá-lo. Ainda bem que, mesmo dando tanto ” piti”, o sarcasmo com que encarava seus problemas equilibrava um pouco as coisas.

Felizmente pra amenizar o mau humor de Leonardo surge Penken – o melhor amigo de Léo. O que seria de Leonardo se não fosse o molejo de seu amigo. O carinha não ia se aguentar de tanta chatice. Mas quem realmente fez meu coração ficar pequenino e apertado foi Ho. É triste e melancólico ver o amor que ele nutre por Ayako. Achei de uma delicadeza extrema a maneira como Felipe o moldou. Sua ingenuidade e insegurança são tocantes.

Um dia gostaria de ter a oportunidade conhecer o bairro da Liberdade para ver de perto tudo que o autor apresenta ao longo das páginas.

Esse livro é especial em todos os sentidos. A diagramação é outro ponto positivo e que enche nossos olhos com tanta beleza. A editora Novo Conceito como sempre caprichando em todos os detalhes.

Recomendo o livro a todos que curtam romances singelos que fogem das frivolidades. Para Continuar é um livro que nos permite mergulhar dentro de uma cultura milenar que se baseia no encontro das almas. Estou completamente encantada com essa leitura. Bom mesmo é saber que algo em mim foi transformado após ter concluído essa leitura. Não há como sair ileso diante tanta beleza. Um livro com uma história doce e marcante que deixa aquele gostinho de quero mais.

Felipe, quando sai o próximo livro?

site: http://www.cacholaliteraria.com.br/2015/10/resenha-para-continuar-felipe-colbert.html

Juliana 04/10/2015

Escrito em uma linguagem moderna e fluida, Para Continuar é o mais novo romance de Felipe Colbert, lançado pela Editora Novo Conceito. Com um toque de magia, assim como Belleville, o livro conta a história de Leonardo, um rapaz que se apaixona à primeira vista por uma garota no metrô. Ele tem um problema no coração que o impede de ter uma vida minimamente agitada, enquanto ela, uma japonesa que mora com o avô no mesmo prédio onde funciona sua loja de objetos de decoração típicos, no bairro da Liberdade, tem uma vida restrita pela incumbência de cuidar do que há no porão da loja. Ho, um chinês que vive com Ayako (a moça) e o avô, é apaixonado por ela e, ao perceber que Leonardo pode ser uma ameaça, passa a se comportar de modo esquisito.
Apesar de a leitura ser fácil e fluida, Para Continuar não foi um dos meus livros preferidos, por diversas razões. A primeira delas é que, além de não gostar da culinária japonesa, não sou uma admiradora da cultura, do estilo ou da filosofia dos japoneses, então, não consegui me conectar à ambientação do livro de modo adequado.
Em segundo lugar, algumas pontas ficaram soltas, como por exemplo, a origem da história das lanternas e até mesmo uma influência maior delas nos personagens, que é o que se espera, tanto pela capa, quanto pelo mistério que as envolve.
Durante boa parte da história de Prometo Continuar eu fiquei me perguntando qual seria a função do Ho, até que quando chega o final, mesmo ficando claro o que aconteceu, não consegui me convencer de que ele tenha sido necessário à trama como um todo. Ele foi um personagem que me irritou, não consegui entende-lo nem simpatizar com ele… nem a mínima compaixão por sua condição, a ponto de ler as páginas sobre ele um pouco mais rápido, confesso… Considero a leitura razoável. A qualidade do texto de Para Continuar é ótima, isso é incontestável, mas a história infelizmente não me pegou.

site: http://www.cafecomlivros.blog.br/2015/10/03/resenha-para-continuar-felipe-colbert/

Mari Siqueira 02/10/2015

Encantador, mágico!
Não é de hoje que a escrita de Felipe Colbert me encanta. Depois da leitura de 'Belleville', tive certeza que o autor havia se tornado um dos meus favoritos e 'Para Continuar', reforçou essa admiração. Com uma história original e encantadora, o livro arrebatou meu coração e me fez chorar e sorrir na mesma medida.

Amor, magia e a incrível cultura oriental permeiam as mais de duzentas páginas deste livro, preenchendo-as com uma mistura de realidade e ficção que fazem com que o leitor se encante pela história e seus personagens. Exímio contador de histórias, Felipe Colbert nos toca com as palavras e, assim, nos conduz para um mundo onde o amor acende luzes e corações.

Leonardo é um adolescente que sofre de um problema grave no coração chamado cardiomiopatia dilatada idiopática. Ele procura esconder sua condição física das outras pessoas e, basicamente, os únicos que sabem de seu problema são seus pais, seu melhor amigo - Penken, e sua ex-namorada. Para o restante do mundo, seu coração é saudável e forte. O que nem o próprio Leonardo imagina, é que uma garota japonesa que ele conhece no metrô vai fazer seu coração bater mais forte.

Ayako é uma jovem orfã de descendência japonesa que vive no bairro da Liberdade com seu avô, ele possuem uma pequena loja de luminárias japonesas. Ojisan - ou avô (em japonês) é também tutor de Ho, um chinês que possui deficiência intelectual. Apesar de ter a mesma idade de Ayako, o garoto age e pensa como uma criança. Ho é apaixonado por ela e nem imagina que a jovem não sente o mesmo.

Um encontro casual no metrô é o bastante para que Leonardo e Ayako sintam-se atraídos um pelo outro e de uma amizade, cresce um sentimento capaz de mudar a vida dos dois. Quem não fica nada feliz é Ho, o jovem não consegue entender porquê Ayako não gosta dele e passa a odiar Aquele-que-incomoda-Ayako (Leonardo). Ho tem um primo a quem recorre quando está em apuros, Kong. O rapaz está envolvido com as mais diversas atividades criminosas da cidade e para ajudar o primo, decide tornar a vida de Leonardo um inferno.

Leonardo e Ayako vão enfrentar diversos obstáculos para manter seu amor aceso. E não são só Ho e Kong que ameaçam o relacionamento dos dois, o problema cardíaco do garoto também quer interromper essa linda história de amor.

Muito além de tudo isso, Ojisan e Ayako escondem um segredo que vem sendo mantido no porão da loja há gerações. Milhares de lanternas japonesas vivem sob o bairro da Liberdade. Cada lanterna simboliza o amor de duas pessoas e como guardiões deste segredo, avô e neta precisam cuidar para que não haja nenhuma interferência nas mágicas luzes. A cada novo relacionamento que surge no airro, uma lanterna com o nome de duas pessoas aparece. E se esse amor acaba, uma luz se apaga.

Em um tom mágico e que ilumina corações, Para Continuar é um drama brilhante e que fará uma lanterna surgir quando você virar a última página deste livro. Uma lanterna com uma inscrição que significa 'amor pelas histórias de Felipe Colbert'.

site: http://loveloversblog.blogspot.com

Silvana 02/10/2015

Leonardo Cezar é um jovem de 20 anos que não vive a vida como ele gostaria. Ele sofre de cardiomiopatia dilatada idiopática, uma insuficiência no músculo cardíaco para bombear o sangue de forma natural. Por isso ele vive uma vida cheia de limitações. E ainda tem o monte de remédios que ele tem que tomar todo dia. Fora sua família, somente seu melhor amigo e sua ex, sabem sobre sua doença. Ele está cada dia mais desanimado da forma com que ele vive. Por exemplo, ele não pode ter seu próprio carro, por isso ele tem que tomar o metrô todo dia para ir a faculdade. E é num desses dias que ele vê Ayako.

Leonardo fica fascinado com a garota que está de frente com ele no lado oposto do vagão. Ela é uma jovem de aparência oriental, linda e ele não sabe dizer o porque, atrai seus olhos. E ele nem sabe como, mas acaba indo sentar ao lado dela e quando percebe que ela está com fones no ouvido, ele cria coragem e pergunta o que ela está ouvindo. Ayako não responde, mas coloca um dos fones no ouvido de Leonardo. A musica é linda e tudo é tão rápido que quando ele percebe, ela já se levantou e desceu do metrô, isso sem ele nem ter tempo de perguntar o nome dela. Depois desse dia, ele sempre entra no mesmo vagão para ver se encontra com ela. Até que um dia ele tem sorte. Mas dessa vez o vagão está lotado e ele não consegue se aproximar dela e quando ele percebe que ela vai descer, num impulso ele desce atras e segue ela até uma loja japonesa de luminárias, no bairro da Liberdade em São Paulo.

Ayako, trabalha na loja com seu avó e com Ho, um jovem com problemas mentais que é apaixonado por ela. Além de cuidar da loja, ela tem uma outra missão secreta: cuidar das lanternas que ficam em um porão sob a loja e que ninguém tem conhecimento. Lanternas que ela e seu avó acreditam ser a representação do amor das pessoas. Quando nasce um novo amor, uma nova lanterna se acende. Leonardo vai até a loja, e Ho fica muito estressado com a presença dele, por isso Ayako pede que ele nunca mais apareça por lá. Mas Leonardo não consegue ficar longe dela e volta a procurar Ayako. Ele tem certeza de que é com ela que ele vai poder viver completamente sua vida, mesmo com suas limitações. O que ele não sabe é que com essa aproximação, ele pode estar comprometendo o segredo que Ayako guarda no porão.

"Lá está ela. Finalmente.
Ayako Identifica os ideogramas. Mal pode acreditar! Cai de joelhos e chora. Um choro feliz, como chegou a duvidar que um dia teria."

Eu já conhecia a escrita do Felipe de um outro livro que li dele, sabia que era boa, mas ainda assim consegui me surpreender com Para Continuar. O que nas mãos de outro autor poderia ser apenas mais uma história de romance, acabou se tornando única e especial nas mãos dele. A história é tão linda que chorei no ônibus e quase infartei no final, quando pensei que tinha acontecido uma coisa, mas depois vi que não era nada daquilo. O livro tem de tudo um pouco, romance, mistérios, fantasia e cultura japonesa. E por sinal adorei a história das lanternas. Essa é aquele tipo de história que vai conquistando aos poucos e quando percebemos já lemos o livro todo sem conseguir desgrudar. A história é narrada por alguns dos personagens, mas em sua maioria ela é narrada por Leonardo.

Leonardo conquista logo no primeiro capitulo. Mas não por sua doença e sim por não se deixar abater por ela e querer mudar aquela situação. Só uma hora que me irritei um pouco com ele, achei ele bem egoísta em relação ao seu amigo, mas não vou contar o que é para não dar spoiler. Mas também, depois ele se arrepende do que fez. Ayako, também encanta. Ela é o tipo de pessoa que abre mão da sua felicidade pela felicidade alheia e quando a vida sorri para ela, é lindo de ver como ela reage. Outra pessoa que pouco aparece, mas que é fundamental na história e que me conquistou, foi o avó de Ayako. E Ho apesar de ser o "vilão" juntamente com seu primo Kong, também conseguiu me cativar e até queria que seu final fosse diferente. Enfim recomendo sem sombra de duvidas para quem ainda acredita que autores nacionais não conseguem ser tão bons como os estrangeiros. Felipe Colbert, é uma prova de que são tão bons e até melhores.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/09/resenha-para-continuar-felipe-colbert.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6