Para Continuar

Para Continuar Felipe Colbert

Resenhas - Para continuar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Naty__ 18/11/2015

O que você faria se descobrisse que possui uma doença incurável? O nosso protagonista, Leonardo César, descobriu que sofre de cardiomiopatia dilatada idiopática e que jamais será capaz de se aventurar por aí, pois o seu coração pode não aguentar a pressão, então precisa viver e fazer as coisas de forma moderada. Essa doença causa insuficiência no músculo cardíaco para bombear o sangue, por isso ele vive uma vida cheia de limitações. Ao invés de aproveitar seu tempo com os amigos, saindo e se divertindo, o garoto prefere ficar em casa, preso em seu mundo e guardando o sentimento de tristeza e de agonia.

Embora isolado, o jovem ainda frequenta a faculdade, mas evita comentar sobre o assunto com os colegas. Apenas o seu amigo Penken é que sabe de toda a situação, assim como uma ex-namorada e seus pais. Leonardo não conta sua história porque imagina que as pessoas terão pena dele.

Confesso que histórias com essa temática ultimamente está mais batida do que livros hots, romances clichês e livros de pintar. No entanto, a obra tem o seu conteúdo para envolver e emocionar o leitor. Não apenas a história difícil de Leonardo é transmitida, mas a de Ayako Miyake também. A jovem vive com seu avô e com Ho – um amigo que sente ciúme da garota e quer protegê-la de toda a maldade devido a um distúrbio mental oriundo do massacre ocorrido na China que resultou na perda de sua família.

A garota vive com eles em uma pequena casa próximo a uma loja de luminárias. O trabalho dela é uma maneira de disfarçar todo o sofrimento que sente por perder os pais desde cedo. Ayako guarda um segredo, além de guardar, no porão de sua casa, várias luminárias que, de acordo com ela, selam o destino de pessoas.

Leonardo não pode ter o seu próprio carro, então, ele tem de andar de metrô todos os dias para ir à faculdade. Um certo dia ele conhece a jovem Ayako e se encanta pelos seus traços orientais. Sem pensar duas vezes, ele decide sentar ao seu lado e só depois se dá conta de que ela está com fones no ouvido. No outro dia a jovem está no trem novamente, mas com o vagão cheio não foi possível Leonardo sentar ao seu lado. Quando Ayako desce na estação seguinte, ele decide ir atrás e a segue até a loja japonesa de luminárias.

Nota-se que o sentimento de Leonardo é correspondido, no entanto, Ayako tem receio do que possa acontecer ao seu redor. Ao encontrar Leonardo na loja conversando com Ayako, Ho ataca-o por achar que está perturbando a garota. Todo desespero, desejo e obstáculos são postos em jogo nesse momento e é preciso saber quem vencerá.

A linguagem é simples, mas que caiu como uma luva para o tipo de história, afinal, pode ser lida para pessoas de qualquer idade. A capa foi uma das coisas que mais gostei, com detalhe especial à diagramação também. Nunca tinha lido nada do autor e começar por esse livro foi algo agradável. Claro que a obra em si tem clichês, mas para quem não se importa com isso e acredita que vale a pena ler e conhecer essas duas histórias.
Eduarda Rozemberg 07/11/2016minha estante
Livros com temática assim está bem batido mesmo, mas a doença nesse caso é diferenciada hahaha Que humor negro, que horror. Mas de qualquer forma, pela linguagem simples e o romance, pode ser que seja uma boa leitura.

su 21/12/2016minha estante
Oi!
A capa do livro está maravilhosa e a historia dele logo me chamou atenção, acho que mesmo sendo uma obra clichê o autor consegue colocar um algo a mais, que me deixou bem curiosa para poder ler !!

Lana Wesley 17/01/2017minha estante
Quando li a sinopse desse livro imaginei que a história seria toda centrada na doença, porém confesso que me surpreendi em alguns momentos da leitura. Toda o envolvimento da trama em relação a lanterna, e a cultura chinesa, me deliciei em cada detalhe, além de que quando for a São Paulo quero conhecer esse lugar que ao meu ver me pareceu ser lindo. Os personagens me cativaram e muito, só pensei que poderia ter um pouco mais de envolvimento. Super recomendo essa leitura.

Marta 21/01/2017minha estante
Gostei da capa que é bem interessante. A história é mesmo clichê!! Mas até que gosto as vezes de ler esse tipo de livro!!
Bjoss

Alison 04/03/2017minha estante
Olá, achei a sinopse similar ao livro Tudo e Todas As Coisas e é exatamente por isso que já estou interessado na obra, nela é possível conhecer as consequências de desejos reprimidos e o modo de como pessoas lidam com doenças fatais. Beijos.

C. Aguiar 24/11/2015

Leonardo César acaba encontrando uma garota de traços orientais no metrô de São Paulo e ao ficar muito atraído pela jovem o mesmo decide abordá-la, mas infelizmente eles não tiveram muito tempo para conversar porque a jovem desceria na próxima estação.

Ayako é uma garota que mora com o avô desde a morte dos pais e tem a missão de cuidar do porão da loja de luminárias, para ser mais exata do que "mora" no porão e com isso sua vida não é tão fácil assim, pois deve manter segredo de Ho e qualquer outra pessoa que tentar se aproximar do local.

Leonardo acaba ficando quase "obcecado" pela jovem e por isso faz de tudo para pegar o metrô no mesmo horário e diversas outras coisas para que ele consiga novamente encontrar com a garota, até que ele finalmente a encontra. Decidido em descobrir mais sobre a garota ele desce na mesma estação e começa a seguir seus passos pelas ruas.

Com isso Leonardo acaba descobrindo que a mesma trabalha em uma loja de luminárias (negócio de família) e ao entrar no local para conversar com Ayako ele acaba sendo confrontado por Ho, um rapaz que ajuda Ayako e seu avô com os afazeres da loja, dentre outras coisas.

Ho é apaixonado por Ayako desde sempre, por assim dizer e não fica nada feliz com a presença de Leonardo. Com isso ele faz de tudo para afastar os dois, inclusive chama seu primo (Kong) para tentar dar um jeito no assunto. Mas, Kong não é muito amigável.

Leonardo tem uma doença no coração e isso faz com que ele acaba tendo várias limitações, algumas impostas pela doença e outras por seus pais que tem medo de que ele venha a falecer.

O livro foi uma surpresa para mim, porque eu imaginava que iria gostar muito, mas infelizmente não foi esse o caso.
Leonardo me pareceu um perseguidor e Ho ficou parecendo uma maníaco obcecado pela Ayako e juro que eu tentei, mas não consegui ver uma história de amor nesse livro!

Então tentei focar no mistério do porão, algo mágico que envolve a família de Ayako como guardiã e que a qualquer custo tem que proteger o que está no local. Não foi algo muito interessante e para ser sincera foi um pouco chato!

Basicamente? O livro não teve muito impacto em mim, a história foi chata e o elemento mágico não cumpriu seu papel do jeito que eu gostaria. Senti a história muito forçada e tive vontade de parar a leitura quando Leonardo brigou com o melhor amigo, foi uma briga completamente sem sentido.
No mais a diagramação do livro está muito bonita, gostei da capa e não me lembro de achar qualquer erro na leitura.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/
MILA 24/11/2015minha estante
Gostei da resenha amiga, eu peguei o livro para ler, mas deixei de lado depois..

C. Aguiar 24/11/2015minha estante
pow espero que eu não tenha te desanimado XD

Jessie 17/07/2021minha estante
Você colocou todo o meu sentimento nessa resenha e olha que não terminei o livro e juro, perdi a vontade de continuar. Achei um romance previsível e cliche, parece que já havia lido anteriormente. Sua resenha está ótima e reflete bem o que o livro passa, parabéns.

RUDY 19/10/2015

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR
Como já havia lido um outro livro do autor: Belleville, fiquei bem curiosa pela leitura desse exemplar e com grandes expectativas, principalmente para poder conhecer um pouco mais sobre a cultura Japonesa que sempre me atraiu.

Como meu pai teve escritório no bairro da Liberdade em São Paulo, quando moramos por lá, fiz uma grande viagem nostálgica no decorrer das páginas do livro e foi muito bom poder relembrar tempos antigos.

Voltando ao livro... gostei muito da forma como o romance pode dar uma nova perspectiva à vida do protagonista que era isolado e tinha apenas um amigo e com pais super protetores que não o deixavam fazer nada além do que estudar.

Gostei também do mistério que envolve as luminárias no porão da loja, e como tudo deve ser mantido em segredo para preservação de cada luz da luminária.

O melhor foi o final...Depois dos protagonistas terem passado por poucas e boas para manterem a luz do amor em alta, o final veio como um deleite e mostra que o verdadeiro amor supera tudo.

Não é um livro de grandes rompantes, é um livro singelo e enternecedor, que envolve o leitor de forma calma e mostra que o amor vale a pena.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/10/resenha-56-para-continuar-literatura.html
Michelle 04/06/2022minha estante
curiosa a respeito desse final

Angela Cunha 17/03/2023minha estante
Quando o fim deixa esse gostinho de felicidade é tão lindo! O amor consegue fazer coisas que nós, meros mortais, nunca conseguiremos entender, apenas apreciar!
Claro que quero ler!!!
Beijo

Cia do Leitor 28/08/2015

Para continuar
Foi em setembro de 2014 que fui contatado pelo autor Felipe Colbert no inbox do Facebook. Surpresa e muito feliz recebi um convite para ser a leitora beta de sua nova obra PRA COMEÇAR publicada pela nossa parceira Editora Novo Conceito, a proposta era a seguinte: "Leia e seja sincera. Preciso de pessoas bastante críticas, que observem cada detalhe." - Pensei: "Nossa que responsabilidade. Ser beta de um livro do aclamado Felipe Colbert!" Bom, aceitei o desafio.
É com muita honra que aqui estou pra contar-lhes um pouco da minha experiência e dar-lhe as minhas sinceras impressões.

RESENHA

Conhecemos Leonardo César, um jovem de 20 anos que sofria de uma rara doença cardíaca da qual o impedia de ter uma vida considerada normal para pessoas de sua idade. Nada de esforços físicos, grandes emoções, até mesmo um mero susto poderia levá-lo ao hospital.

Vivia sobre os cuidados excessivos e minuciosos de seus pais, que temiam por sua delicada saúde, de forma que aumentava a frustração de Léo, por não ter liberdade. Sentia-se sufocado com toda a pressão que sofria por causa dos riscos que corria. Devido a esses sufocantes cuidados, ele mal podia sair de casa pra curtir um programinha básico. Sua vida era tediosa, com a rotina de ir e vir da escola e nada além. Pra não piorar a sua situação, contava com a companhia e de seu amigo de infância, Penker, juntos curtiam o programinhas light e sem menor esforço físico, tais como jogos de game, filmes e uma boa conversa fora.

Mas, foi no dia em que Léo retornava da faculdade, no metrô, que ele deparou com a imagem que o faria desejar mudar sua vida. Lá estava ela, uma garota de aparência oriental, com cabelos negros e longos, sentada a sua frente de cabeça baixa, parecia distante, concentrada em seus próprios pensamentos. Sua quietude e simplicidade atraiu a atenção de Léo, que encantou-se com a beleza singular da jovem e o fez desejar tê-la em seus braços.

E assim se fez. Após aventurar-se no bairro da Liberdade com o propósito de conhecer a linda Ayako, Léo percebe que estava destinado a passar por desafios perigosos para conquistar o coração de bela sansei. O destino iria lhe pregar peças, mas, ele era obstinado e não voltaria atrás, até que a luz de um lindo amor brilhasse.

IMPRESSÕES:

Quem me conhece sabe que sou fascinada pela cultura japonesa, por temas orientais, tradições, vestimentas, etc. Então, não foi difícil me sentir envolvida pela história, por toda a magia que contemplei a cada virar de páginas. No entanto, percebi que não era uma história típica japonesa e sim, um romance rodeado de mistérios e misticismo, e que se passa em um ponto turístico, conhecido como o Japão do Brasil, o tão famoso Bairro da Liberdade em São Paulo.

Felipe conduziu bem toda a trama em torno da vida dos protagonistas que dividiam cada qual uma amargura e insatisfação pelas condições difíceis que viviam. A união entre eles fez estabelecer um elo não só de amizade, mas de cumplicidade e apoio.

Todos os personagens foram bem desenvolvidos, existia ligações entre eles que dificultavam a harmonia dos pombinhos, mas que eram necessários para que a trama ficasse ora mais excitante, ora comovente.

Léo, adorei o jeito irônico dele. Suas tiradas e comentários sarcásticos, um humor ácido que me fez lembrar dos jovens otakus do qual tenho contato, apesar de cabeça dura ele era decidido, passou tanto tempo a mercê da vontade de seus pais que quando resolveu seguir seus próprios desejos abusou da sorte!

Seu amigo Penken é igualmente engraçado e trouxe um pouco de descontração na estória, de forma que, a trama não ficou tão pesado e deu uma certa leveza natural.

Ayako, tão jovem e tão cheia de responsabilidades, escolhas e dedicação... Ela tinha um segredo de família e com ele vinha o sacrifício, e estava prestes a ser revelado, caso isso acontecesse, tudo que protegeu a vida toda iria ruir. Mas, pra tudo tem seu preço, no decorrer da estória descobrimos o preço de Ayako. Tinha momentos que desejei ajudá-la, e outros apenas sacudir seus ombros e gritar: Acorda! Larga tudo e viva!

Ojii-san, avô de Ayako, um sábio ancião de princípios, gostava de manter os hábitos da terra natal, mas talvez por viver tanto tempo no Brasil, por sua experiência de vida, teve que adaptar-se aos nossos costumes. Aprendeu que no amor não existe barreiras e usou desse ensinamento para mostrar a Ayako que arriscar-se vale mais que, passar a vida inteira na escuridão com medo de viver. Por mais doloroso o trajeto, o final sempre será satisfatório.

Ho, perfeito personagem, tem um papel importante não só na vida de Ayako, como para o desenvolver da história. O coitado vive um amor platônico que vai aos poucos aflorando de forma triste, pois, segundo Ayako ele é apenas uma criança, age como tal, e o sentimento que tem por ele é de afeito e proteção. Fiquei triste com o final dado pra ele, mas, foi o certo a se fazer. Ele simbolizou o amor imortal, a esperança e a vida. Ele provou que todos nós estamos aqui com um propósito, seja pra finalizar o que foi deixado pra trás, ou ajudar o próximo. Triste e lindo ao mesmo tempo.

Ao todo, me comovi o com o dilema de Ayako e Léo, solidarizei com a deficiência mental de Ho, quis matar Kong por ser tão mesquinho e rude com seu primo, me envolvi com a trama, fiquei curiosa quanto a historia bem bolada das lanternas, me perguntei de onde o autor havia tirado tais informações. E assim como Léo, eu cacei, procurei e nada encontrei. Estava na cabeça do gênio que escreveu essa obra. Simples assim! rsrs

Como eu li o manuscrito que estava em fase de revisão e alterações, quando finalizei a leitura eu sentia que ficara faltando algo no final, foi como fechar um livro incompleto (mas, estava de fato incompleto!). Eis que Felipe me enviou a cópia finalizada e posso afirmar. Estou muito feliz e orgulhosa que tenha usado uma sugestão minha pra concluir a obra. Nossa, foi como me ver naquelas ultimas páginas, em 07/07/2007 quando visitei a Liberdade em plena Tanabata Matsuri. Lacrimejei, me emocionei e sorri satisfeita. Sim Felipe, nada faltou, ficou perfeito!

Indico aos amantes de um romance mágico e cheio de mistério. Pra quem gosta de se emocionar e sonhar com finais marcantes. Leia e viva Para continuar.

Resenha de Nizete Ribeiro

site: http://ciadoleitor.blogspot.com/2015/08/resenha-para-continuar-de-felipe.html

Juliana 03/09/2015

Para Continuar - Amei!
Para Continuar é o tipo de livro que logo nas primeiras páginas mostra que veio para conquistar! E conquistou mesmo.

Leonardo César é um jovem de 20 anos que está cursando a faculdade de Design. Sua grande frustração é sofrer de uma doença no coração que lhe impossibilita realizar simples atividades como andar de bicicleta e correr. Ou seja, sua liberdade é sempre limitada por este ou aquele risco.

É na volta da faculdade em mais um dia entediante que Leo avista uma jovem "de olhinhos puxados", Ayako. Ali mesmo, no metrô de São Paulo. Após um breve contato, ela (que ele nem sabe o nome ainda) desembarca na estação da Liberdade e desaparece, deixando no rapaz um sentimento novo e intenso.

Sem conseguir esquecer a delicadeza da desconhecida jovem, Leo se vê fascinado pela misteriosa japonesa (sim, ele sabe diferenciar japoneses, chineses...). O rapaz então decide fazer de tudo para reencontra-la, mesmo sem saber como. A desconhecida estranhamente transformou algo nele, e para melhor. Enquanto conta com o destino para ocasionar um novo encontro, enfrentará os cuidados excessivos de seus pais, as limitações impostas pela doença instável (que só piora) além de acontecimentos inesperados com a amizade que ele imaginava que fosse eterna.

"Essa é a grande ironia da minha vida... Meu coração faz um péssimo trabalho e sou eu que pago o pato."

Quando finalmente encontra a misteriosa Ayoko, ela está rodeada por seu sábio avô (dono da antiga loja de luminárias), pelo desconhecido Ho e por um segredo antigo e profundo, cuidado dia após dia pela jovem. A história pode parecer um tanto confusa, mas lhe garanto que não é. Na verdade a história é uma deliciosa mistura de romance e mistério.

L.C me conquistou por ser um personagem completamente possível de existir, a escrita do autor fez com que eu sentisse que poderia encontrar Leo qualquer dia por aí, no metrô de São Paulo. Já Ayako é extremamente linda, tímida e misteriosa. Então os dois formaram um casal muito agradável, que receberá durante todo o livro o apoio e a torcida do leitor.

A escrita do autor é simples e rápida. Os acontecimentos da história sempre deixam um gostinho de quero mais e logo "apenas mais capítulo" não basta. O cenário é encantador, principalmente porque se passa em São Paulo, no bairro da Liberdade. Brasil, meu povo! Realmente precisamos de mais livros ambientados aqui.

O livro é relativamente fino e mesmo assim conseguiu contar muito bem a história. Como já disse antes, livros assim deveriam ser exemplo, porque contam uma boa história da forma correta e sem aquela enrolação apenas para preencher página. Além disso, a diagramação também está maravilhosa, sério! E o marcador que a editora enviou junto com o livro (autografado!!) é muito, muito, muito fofo.

Enfim, eu simplesmente adorei a leitura e a recomendo para todos, todos mesmo, já que o livro entrou para meus favoritos!

site: http://jupseds.blogspot.com/

@retratodaleitora 08/09/2015

Surpreendente!
"(...) desde que conheceu o significado das lanternas, era como se tivesse se formado em ago mais do que as simples objetividades da vida. Ela identificou novos símbolos, novas metáforas, que não aprendera na escola ou em qualquer outro lugar. E, desses, não se esqueceria enquanto vivesse."

Leonardo é um jovem de vinte anos aparentemente normal, mas carrega no peito uma bomba relógio. Seu coração pode parar a qualquer momento e ele vive, desde muito jovem, com essa verdade assustadora.
Por conta de seu problema, seus pais sempre foram muito cuidadosos com ele; não pode dirigir, não pode correr, não pode levar sustos... Qualquer passo em falso e sua história acaba.

Apesar desse infortúnio, Leonardo tenta levar a vida com toda a normalidade possível. Vai à faculdade, tem um melhor amigo e uma rotina... satisfatória; mas que é felizmente quebrada quando, no metrô, conhece a jovem de traços japoneses Ayako, por quem sente uma atração logo de cara. Não podia imaginar que aquele encontro mudaria sua vida limitada para sempre.

Ayako é uma jovem de traços leves; mais parece uma criança dada a sua estatura. Trabalha na loja de luminárias japonesas de seu avô, a quem chama de ojiisan, e mora com ele e Ho, seu primo de segundo grau, no primeiro andar. Ninguém poderia imaginar que aqueae pequena lojinha no bairro da Liberdade (SP) guarda em seu porão um espaço imenso repleto de lanternas orientais; são milhares de luzes, algumas fracas e outras muito fortes, enfileiradas no teto daquele lugar sem fim. E nem poderiam sonhar que a guardiã desse segredo é Ayako.

Quando conhece Leonardo ela logo sabe que sua vida mudará para sempre. Quando se beijam pela primeira vez, uma luz se acende. Dependerá deles mantê-la assim.

Com todo o amor que sentem, seria fácil. Mas quando Ho, um jovem com problemas mentais que é apaixonado por Ayako se mete entre os dois, não só a lâmpada do casal, mas todas as lanternas do porão estarão correndo risco. Somando isso com o problema cardíaco de Leonardo, temos um suspense crescente que vai deixar o leitor agoniado para saber como essa estória termina.

Narrado sob dois pontos de vista, o de Leonardo em primeira pessoa e com maior presença no enredo, e um ponto de vista dedicado ao que acontece na loja de luminárias; Para Continuar é tudo, menos monótono.
Um enredo original e surpreendente com um casal fofo, diálogos convincentes, personagens bem construídos, um ritmo crescente, um final emocionante; tudo isso junto e misturado, além do toque de fantasia que deixou tudo ainda mais bonito.

Para Continuar foi um dos lançamentos desse segundo semestre que eu mais aguardei, e quando ele chegou aqui em casa eu o devorei! Depois, claro, de passar um tempo considerável namorando essa capa sensacional e babando no autógrafo do autor!

Uma leitura de ritmo agradável e crescente, com descrições que me colocavam no ambiente do livro e momentos que me fizeram suspirar aos montes, esse livro me surpreendia a cada passar de capítulos e, no final, foi difícil me despedir dos personagens.

A fantasia fica por parte das lanternas japonesas encantadoras que o autor escolheu para dar um ar de magia à sua narrativa. E elas fizeram bonito. O significado que essas luzes possuem é de uma beleza sem igual. Nada como um bom toque oriental para deixar o enredo ainda mais encantador...

Em paralelo acompanhamos o relacionamento de Leonardo com sua família superprotetora e seu melhor amigo Penken. Além de sabermos mais sobre sua doença e o modo como ele aprendeu a lidar com ela. Nada muito chato, apesar de terem momentos um pouco repetitivos. Foi bem legal acompanhar tudo isso.

Como eu disse um pouco antes, os personagens foram muito bem construídos. Leonardo amadurece bastante durante o livro, além de superar muitas limitações.
Ayako não tem uma vida social badalada, e sim muitas responsabilidades, além de um passado cheio de perdas. Gostaria que ela tivesse tido um pouquinho mais de destaque, ainda assim não foi difícil imaginá-la.

Já Ho, apesar de problemático, não entende muito bem o que se passa à sua volta. Entende apenas que precisa ficar com Ayako e que Leonardo não é bom para ela, o que o faz fazer coisas que não faria ou pensaria normalmente.

O final foi muito bonito e satisfatório! Seria interessante uma continuação, mesmo que não precise diretamente de uma.
Felipe Colbert possui uma escrita fluida e muito boa, com certeza irei procurar mais livros dele.

Sobre a edição: tudo maravilhoso! Como vocês podem ver nas imagens ficou tudo muito caprichado. E como também podem perceber pela quantidade de foto que estou postando no instagram, eu estou apaixonada por essa capa!! Não é pra menos que se tornou o queridinho da estante.
Uma coisa importante: não encontrei nenhum erro de revisão!

Indico para todos os fãs de um bom romance com uma pitada de fantasia e mistério. Vocês correm grande risco de, assim como eu, se apaixonar por este livro.

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

ricardo_22 09/09/2015

Resenha para o blog Over Shock
Para Continuar, Felipe Colbert, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito (Novas Páginas), 2015, 224 páginas.

Ao conhecer a jovem Ayako em um metrô, Leonardo César sente algo muito especial. Além de toda a beleza oriental da jovem, ele percebe que envolver-se com ela pode ser uma ótima forma de esquecer a vida limitada que leva devido a um problema no coração. E se aproximar dela também revela que Ayako tem a importante e difícil missão de proteger um porão da loja de luminárias que gerencia no bairro da Liberdade.

Esse porão está repleto de lanternas orientais, que envolvem um grande segredo dos habitantes do bairro. Os encontros cada vez mais frequentes entre Leonardo e Ayako faz com surja uma nova lanterna, porém eles precisam protegê-la a todo custo, evitando que tudo que construíram desapareça em um piscar de olhos. Mas a presença do chinês Ho, que também é apaixonado por Ayako, pode colocar tudo a perder.

“Ayako apoia a cabeça em meu ombro. A partir desse instante, minha consciência passa a absorver cada parte do meu corpo que se encosta nela. Eu giro o pescoço para apreciá-la, mas minha atenção é desviada para a sua boca, os mesmos lábios úmidos que desenhei e que estão agora a poucos centímetros dos meus. Penso que eles são mais reais que toda a natureza à nossa volta” (pág. 108).

Confesso que ter considerado Belleville como o melhor livro nacional do último ano tornou desnecessário ler ao menos a sinopse de Para Continuar, novo livro de Felipe Colbert. Mesmo porque a frase na capa (“Quando o amor acontece uma luz se acende”) foi suficiente para criar a ideia de que esse livro seria tão especial quanto o anterior, o que acabou se confirmando, afinal, todas as expectativas foram atendidas.

Mas é preciso ressaltar que além de toda a técnica, característica fundamental da escrita de Colbert, era necessário algo a mais para que a história se destacasse. E a simplicidade dessa história contribuiu e muito para isso, no entanto existe neste caso algo que vai muito além do esperado: a magia do amor. Nem mesmo a frase já citada é capaz de explicar como o amor é tratado de forma tão sublime em Para Continuar.

E o fato de o protagonista ser um jovem portador de uma doença muito séria não tem qualquer relação com essa magia. É bem verdade que muitos dos livros que contribuíram para o boom da chamada sick-lit possuem algo mágico, em especial pela mensagem de superação natural em todos os livros, porém aqui tudo acontece devido a fantasia, elemento fundamental para todo o contexto da obra.

Também é interessante o fato de o protagonista Leonardo César ser uma personagem agradável, tornando a leitura envolvente em todos os momentos. Porém isso se deve muito ao estilo narrativo de Colbet e o casamento perfeito entre a narrativa em primeira e terceira pessoa. Essa troca de narrativas causa, entre outras coisas, a certeza de que haverá tensão e muitas surpresas antes do último ponto final. Drama, suspense e fantasia na medida certa para uma obra ser considerada impecável.

site: http://www.overshockblog.com.br/2015/09/resenha-345-para-continuar.html

Bia 12/09/2015

Leve, emocionante !
Quando li "Belleville" do felipe Colbert, fiquei fascinada com a escrita leve, descontraída e encantadora de suas histórias. Não poderia ser ao contrario com seu segundo livro : Para Continuar.

Leonardo é um jovem de 20 anos que infelizmente não tem uma vida normal, pois seus problemas de saúde não permitem grandes aventuras e diversões. Ele sofre de cardiomiopatia dilatada idiopática, uma insuficiência no coração que não bombeia sangue direito. Sua família, seu melhor amigo e sua ex-namorada são os únicos que sabem de sua condição física.

"Com essas e outras, devo ser o cara mais bunda-mole de toda a faculdade, não só por andar com um atestado que me impede de jogar uma simples partida de futebol ou por recusar inúmeros convites no barzinho, mas por ter um coração de gesso que pode se espatifar de uma hora para outra”.

Cada dia, Leonardo vive tentando não correr , limitando suas opções, já que não pode ter o próprio carro e nem trabalhar, por enquanto. Mas, é em uma das suas idas para a faculdade, que ele vê Ayako no metro. Fascinado com a beleza e excentricidade, ele sente de frente e nao quer esquecer do seu rosto, até que eles compartilham uma musica japonesa, mas nao dá tempo para se conhecerem mais.

“Talvez eu devesse ir atrás da garota, mas minhas pernas continuam presas em algum lugar no tempo em que passamos lado a lado, tornando tudo que está acima delas incapaz de agir. E quando eu as recebo de volta, já é tarde.”

Outro dia, ele tem a sorte de encontrá-la e a segue para uma loja japonesa de luminárias no bairro da Liberdade em São Paulo. Ayako trabalha na loja com seu avô e com Ho, um adolescente com problemas mentais , em que seu avô é o tutor legal. Apaixonado por ela, Ho faz tudo ao seu alcance para não decepcioná-la. Porém, Ayako tem responsabilidades acima de cuidar da loja; cuidar das lanternas que ficam no porão e que são um grande mistério.

"É nesse instante que, em alguma lacuna do lugar, nossas visões se impactam. Do meu lado, se fosse um pouquinho mais forte, quebraria todas as lâmpadas, lustres, luminárias e plafons à nossa volta. E, se houvesse um momento para meu coração realmente parar, seria esse."

Essas lanternas representam o amor das pessoas, segundo seu avô.Toda vida que o amor nasce, uma lanterna se acende, podendo aumentar ou diminuir seu brilho conforme a intensidade. Leonardo vai até a loja, se apresenta a Ayako e Ho quase o mata por ciúmes. Logo, Leonardo encontra dificuldades para se aproximar de Ayako, ainda mais com suas limitações, porém ele desconhece o grande segredo de Ayako e ela ainda não sabe sobre o seu.

"Cada uma delas conta uma história. Só que a lanterna que ela tanto espera, teima em não estar lá."

O que pode ser um simples romance com um toque de cultura japonesa,deixa de ser simples com o jeito que a historia se desenrola. Não consegui largar do livro nem na praia gente, tem noção? Aquele toque de mistério, fantasia e romance, que torci até o fim pela felicidade de Ayako e Leonardo.
Continuo me perguntando se a história das lanternas possa existir, e se não deveria.

Leonardo apesar dos problemas físicos é tão fofo que dá vontade de abraçá-lo o tempo inteiro. Ayako é uma garota tímida e misteriosa, que senti pena e queria ser sua amiga, ajudá-la a cuidar do seu avô e tirar a responsabilidade de suas costas por algum momento. E Ho, apesar de ser um jovem com problemas mentais, me irritou um pouco no inicio pelos seus ciúmes exacerbados, mas no final tomou conta do meu coração.

“Ela está disfarçando e eu continuo sem compreender o porquê. É como se a nossa conversa tivesse sido arrebentada com a mesma tensão de um elástico que se estica até não aguentar mais. Ainda assim, eu insisto."

“Para Continuar” é um livro que assim como “Belleville” tem alguma lição de amor para dar e não se engane, não é clichê. Os personagens são cativantes e creio que essa história foi a mais leve, emocionante e que merece algumas horas. Aposto que depois de lê-lo você não se esquecerá, além de desejar conhecer um pouquinho da cultura japonesa.

"Sabe que isso só potencializaria a sua angústia. Prefere acreditar que as páginas de sua vida ainda estão sendo escritas."

site: meucoracaoliterario.blogspot.com

Greice Negrini 15/09/2015

Um romance mediano.
Leonardo César há algum tempo descobriu que possui uma doença incurável. Ter um coração que não pode ser capaz de aventurar-se como os corações normais não causa a maior felicidade do mundo, mas Leonardo já aprendeu a conviver com isso. Só não aprendeu a compartilhar isso com as outras pessoas. Mesmo estando na faculdade, as únicas pessoas que sabem sobre a sua real condição é o seu melhor amigo Penken, sua ex-namorada Malu e seus pais. Não vê motivo para contar a mais ninguém, já que considera que as pessoas vão sentir pena dele, além de que não faz nada muito tentador para correr o risco de seu coração ter um colapso.

Ayako Miyake vive com o seu avô e com Ho, um amigo em uma pequena casa junto a uma loja de luminárias. Aquela é sua pacata vida, mas que a mantem feliz e alerta a qualquer movimento fora do normal. Ayako perdeu seus pais cedo em um acidente de moto e por isso traz consigo uma grande obrigação que não pode repassar a ninguém e é muito mais do que um segredo já que no porão da casa onde mora vivem milhares de luminárias que selam o destino de pessoas e seus corações apaixonados. O lugar é mágico e precisa ser escondido do mundo para que ninguém destrua a beleza da felicidade e da paixão.

Ho é o primo de Kong, dois chineses que conseguiram escapar de um massacre na China, mas que infelizmente não conseguiu fazer a família deles escapar. Ho tem um distúrbio mental que o leva a ter pensamentos como os de uma criança e Kong não tem muita paciência com ele. Mas para o avô de Ayako e para ela, ele é uma proteção para a loja e para o porão, já que morando ali, Kong não os perturba. Porém Ho é apaixonado por Ayako e a cada segundo se torna mais explorador sobre o que acontece na casa.

Em um dia normal, Leonardo e Ayako se encontram no metrô e algo é despertado entre eles. É como se uma luz se acendesse. E neste meio tempo Leonardo parece sentir algo maior em seu coração que não o seu falhar contínuo.
O problema é que a garota mesmo que com vontade de retribuir, tem receios do que pode acontecer com tudo o que acontece a sua volta e com o segredo que precisa guardar, já que as luminárias são cuidadas todos os dias. E é neste cenário que a mistura de conquista, romance e perigo vai entornar a vida de duas pessoas que estão fadadas a um destino, mas não sabem se viver juntos será o ideal para a continuação do amor de todas as outras pessoas.

O que falo sobre o livro?

Este é o primeiro livro que leio do autor Felipe Colbert. Apesar de também ter o Belleville, que foi a primeira obra lançada pela editora Novo Conceito, me joguei em Para Continuar. Felipe é bastante famoso por seu romance anterior e só tinha até então ouvido falar muito bem dele e lido resenhas positivas e agora, enfim, posso dar minha opinião.

Para Continuar tem uma linguagem simples e fluida, daquelas que você pode parar para ler o livro em um momento e as horas passam facilmente e você está lá, naquele mesmo lugar lendo. Não tem algo que faça você parar para pensar em como aquilo foi complicado ou como aquele momento da trama foi mal interpretada, pelo contrário, o autor consegue ir montando sua história com início meio e fim de uma maneira totalmente suave.

A história se passa na cidade de São Paulo, principalmente no bairro da Liberdade. Gosto quando as histórias agregam um padrão de detalhes, contando um pouco sobre o lugar, já que não conheço quase nada da cidade e além de conhecer os personagens é muito melhor se conhecermos por onde eles andam e vivem. Isto também está um pouco descrito no livro, mas gostaria que Felipe tivesse contado mais detalhes. Porém em nenhum momento isto deu uma falta de vazão para o que acontecia.

O que me encantou de verdade foi a criação de um lugar onde existem as luminárias. Não posso falar muito para acabar não soltando spoilers, mas a fantasia do livro se deu basicamente com esta questão e acredito que o que tenha enriquecido esta obra em especial tenha sido isto. Você imaginar um lugar onde milhares de luminárias estão "vivendo" através do amor de pessoas, te faz acreditar em muito mais coisas, em muitas mais fantasias além da criada por Felipe.

Não dá para negar que a obra também contem muitos clichês. O drama utilizado pelo autor foi bem traduzido, apesar de que em mim não gerou muita expectativa. Antes do fim já imaginava o desenrolar da história, o que diminuiu a perspectiva, mas de qualquer forma não deixou de ser um final em que a esperança não deixa de ser aquela que sempre carregamos em nossos corações.

É um livro com um bom romance e uma boa lição. Foi bom conhecer Felipe Colbert e o considerar um talento nacional.

site: http://www.amigasemulheres.com/2015/09/para-continuar-felipe-colbert-resenha.html

Thalia.Grubert 22/11/2023

Um livro incrível, havia momentos em que lia e entrava na história, nem via o tempo passar, lia mais de 30 páginas sem nem ver, é bem desenvolvido, recomendo.

Nati 20/09/2015

Melhor livro do ano
"Esse não é o presente ideal para uma garota, eu diria até que beira o desastre. Mas ao observar outra vez o senhor que está próximo de nós, ele me remete ao avô de Ayako. E penso que talvez seja uma boa levar algo para ele, não para ela. É claro que eu adoraria encher aquela deusa japonesa de mimos (se eu não tivesse um cartão de crédito superlimitado, óbvio), mas já diz o ditado que é pelas beiradas que se come (a colocação soa péssima, mas juro que a intenção é boa) e, com esse pensamento, pago pelo objeto e a mulher o coloca numa sacola da loja."

Está escrito na capa do livro e no marcador de páginas: "Quando o amor acontece, uma luz se acende". Em algum lugar subterrâneo no bairro japonês da minha cidade, ou no meu bairro, ou no bairro da Liberdade em SP, ou em qualquer lugar do mundo, uma lâmpada se acendeu com o ideograma meu e desse livro, porque certamente, o amor ocorreu entre nós dois.

Confesso que no início, quando vi o lançamento desse livro, não me interessei muito, pois não sou muito fã da cultura oriental (apesar de ter um parzinho de maneki neko no meu quarto). Porém, quando chegou esse livro de parceria, autografado pelo Felipe Colbert, peguei-o para mim e com certeza, foi o destino agindo! Porque Para Continuar, foi uma das histórias mais lindas e tocantes que li nesse ano e está na minha listinha de favoritos e imagino que nunca vai sair.

A história, narrada em primeira e terceira pessoa - dependendo da parte em que você está - se passa em São Paulo, e conta a história do jovem Leonardo César que devido a um problema cardíaco que não o permite fazer muito esforço, utiliza o metrô para ir até sua faculdade todos os dias. E é em um dia normal como esse que Leo vê uma jovem japonesa linda dentro do vagão. Tenta contato, mas sem muito sucesso. Todos os dias, então, ele pega o mesmo vagão pra ver se encontra-a novamente, até que um dia ele a vê e segue-a até o bairro da Liberdade, onde ela entra numa pequenina loja de luminárias. No dia seguinte, Leo volta a loja e finalmente conversa com ela: seu nome é Ayako, e ela trabalha ali naquela simples lojinha de luminárias (que esconde um segredo bem misterioso em seu porão).
Em algum momento de sua conversa com ela, Ho, um rapaz chinês com a estatura parecida com a de Leo, que é um "parente" de Ayako, entra na loja e vê os dois conversando. Ho não é um rapaz normal, ele tem algum problema mental que o faz ser ingênuo e agir igual uma criança. Desconcertado e apaixonado por Ayako, Ho meio que surta, querendo protegê-la do estranho na loja. Ayako pede para Leo nunca mais voltar, mas não será fácil, pois ele está (muito) afim dela e não pretende desistir, mesmo Ho estando no meio do caminho deles.
E é assim que começa a história de Leo e Ayako...

Com muito amor, mistério, fantasia e um humor (que chegou a fazer eu rir dentro de um ônibus, e todo mundo olhar pra mim como se fosse uma louca), Felipe Colbert escreveu um dos melhores livros que já li esse ano, e o melhor livro brasileiro de todos os tempos. Ele escreveu um romance tão doce, suave e gostoso que eu li esse livro em dois dias. É um livro bem leve com 36 capítulos bem curtinhos, e tão saborosos de serem lidos que nem dá vontade de parar de ler.
Adorei conhecer um pouco mais da cultura oriental, que é bem ressaltada no livro por motivos óbvios. Além do Felipe explicar várias curiosidades sobre a cultura japonesa, ele também conta mais sobre a doença que Leo é acometido, e curiosidades como por exemplo que as conchas do mar não fazem o barulho do mar, elas só são um eco do mar que está a sua volta; se você levar a concha pra longe do mar, não vai ouvir nada. Só fui uma vez na praia, então me senti um pouco decepcionada com isso, porque eu realmente não fazia ideia que era só um eco. Esse livro não traz só uma histórinha de amor e fantasia, ele também nos traz conhecimento. Imagino que esse livro tenha dado muito trabalho pra ser escrito, exigido muitas pesquisas e conhecimento que eu jamais seria capaz de colocar em um livro meu, por isso acho que o Colbert tem que receber muito o reconhecimento, por ter feito uma obra muito bem escrita e toda amarradinha, sem ficar uma pontinha de desfecho faltando.
Falando nisso, o final foi extremamente surpreendente. NUNCA, em hipótese nenhuma, imaginaria aquele fim. Cheguei a chorar por precipitação, achando que ia acabar tendo um outro fim... Esse superou o melhor final de todos os finais do mundo! Esse livro é muito amor!

Leia a resenha completa e veja várias fotos no blog!!!

site: http://doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br/2015/09/resenha-para-continuar.html

Kelly 22/09/2015

Mágico como sempre!
" Quando o amor acontece, uma luz se acende."

Olá pessoal,
Hoje vou apresentar pra vocês o lançamento de um dos meus autores favoritos Felipe Colbert. Após ler Belleville e me apaixonar, não poderia deixar de ler essa obra tão encantadora quanto!
Vamos conhecer?

Leonardo Cesar é um rapaz de 20 anos estudante de designer na Faculdade Belas Artes de São Paulo, e sua vida seria completamente normal, se não fosse uma deficiência em seu coração. Ele sofre de cardimiopatia dilatada idiopatica, isso significa que seu coração não possui força suficiente para bombear o sangue que passa por ele.

Essa falha descoberta ainda na adolescência, faz com que Léo tenha uma vida limitada e cheia de cuidados, com isso, pequenas aventuras podem se tornar grandes perigos.

"Meu coração faz um péssimo trabalho e sou eu quem paga o pato."

Mas em um dia como qualquer outro, ele irá avistar Ayako, uma jovem oriental que está dentro do mesmo vagão que ele, e nesse momento ele superará uma parte da sua deficiência e irá até ela tentar um diálogo com a garota que acabou de roubar sua atenção.

"Nesse instante, sinto que aqui esta a razão pela qual eu finalmente declararia guerra a minha vida tediosa e limitada."

O contato sera rápido, porém marcante o suficiente para que um tome os pensamentos do outro! Mas o que Ayako não esperava, era que Leonardo aparecesse na loja de luminárias, onde ela vive com seu avô e Ho, um rapaz que beira os 20 anos, que seu avô possui a guarda e que sofre problemas mentais. Apesar de ser quase um adulto, Ho age como uma criança, mas independente de suas atitudes, Ho guarda dentro de seu mundo o sentimento de paixão por Ayako e não vai ficar feliz com a visita de Léo.

Ayako é orfã e perdeu seus pais em um acidente de moto, e desde de então é criada por seu Ojissan (Avô materno), um senhor idoso que tem uma loja de luminárias, que teria tudo pra ser apenas mais uma loja se não fosse os incríveis acontecimentos em seu porão.

Com a perda de seus pais Ayako se torna a guardiã das luminárias com a missão de cuidar do porão mágico auxiliando seu avô e mantendo esse segredo milenário de família guardado para a segurança das pobres luminárias.

Nesse porão existem várias luminárias, e cada uma delas possui ideogramas que representam cada amor que acontece com os cidadãos do bairro da Liberdade, elas devem ser guardadas pois são muito sensíveis, e qualquer coisa que possa destruí-las terá o peso de destruir o amor que cada uma representa.

Por todos esses anos Ayako visitou o porão na esperança de que um dia a sua luminária do amor aparecesse, mas nada aconteceu, até o momento em que resolveu entregar seu coração ao desconhecido Leonardo. Agora graças aos ciúmes de Ho, sua luminária pode estar em perigo, e ela terá que lutar para manter não somente sua luminária em segurança como também seu amor, que se torna sensível em todas as formas possíveis.

Quando vi a obra de Felipe na lista da parceira NC, não pensei duas vezes! Ano passado nessa mesma época tive o prazer de conhecer Belleville e me apaixonei, então não esperava menos do autor, até porque a frase de apresentação do livro já nos mostra o que vem pela frente.

Léo possui problema cardiáco, seu coração é sensível, e seus remédios não estão dando conta de resolver seu problema, e apesar de viver acuado e meio pra baixo por não poder fazer aquilo que deseja, o momento em que Ayako entra em sua vida faz com que ele deixe suas necessidades pra trás e resolva ir atrás de seu amor.

Ayako possui a responsabilidade de cuidar das luminárias mágicas, que aparecem que cada vez que um amor surge, e por todos esses anos, ela se manteve na esperança de que um dia a sua aparecesse, uma que pode ter os seus sentimentos e não aquela que foi criada pelo amor de Ho, o jovem deficiente que vive com ela e seu avô.

O romance é mágico, e acontece na cidade de São Paulo, isso faz parte do contexto da escrita de Felipe, que nos remete a lugares tão conhecidos os tornando mágicos e novos, assim foi com Campos do Jordão, e agora em São Paulo, minha cidade natal. Como seria de se esperar, agora a pegar o metrô fico imaginando quantos romances não começaram ou vão começar depois de uma simples paquera e um simples contato dentro dos mesmos vagões por onde passam tantas pessoas todos os dias!

"-Você podia ter sido assaltado - comenta ela num choro.
- Mas não levariam a única coisa que realmente me faz falta: você."

É claro que o livro não é feito só de amor, Ho vai dar uma dor de cabeça e gerar muitos problemas com sua inocência, mas no fim, de uma forma inesperada, seus erros serão corrigidos, e confesso que depois de tanto sentir raiva dele, fiquei com pena.

O livro é perfeito e a história mágica e leve do jeito que eu gosto, ele é fininho e a leitura passa numa velocidade que nem acreditei que já era hora de me despedir de Ayako e Léo, mas enfim, super recomendo a história, leve e apaixonante do jeito que só Felipe consegue escrever. Ganhando estrelinha de favoritado, Felipe já me conquistou e já me convenceu de que suas obras sempre terão um espaço na minha estante porque valem muito à pena.

A Novo Conceito como sempre dando um show de edição, a capa perfeita e enigmática, com folhas amareladas e fonte em tamanho extremamente confortável, cada página que inicia o capítulo vem com desenhos de pequenas luminárias tornando tudo muito fofo, com relação a diagramação, encontrei pequenos erros de revisão bem no final, mas nada que tire a atenção ou atrapalhe a leitura.

Não vou falar mais ou vou contar tudo kkkkkkkkk, mas super recomendo pra quem como eu, curte romances leves, que acontecem na nossa cidade e que nos remetem a mundos mágicos.

Espero que tenham gostado e que coloquem essa obra tão linda na lista de leitura de vocês!

Beijokas e até a próxima.

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Pedro 24/09/2015

Mediano.
Para Continuar, é o segundo romance do autor Felipe Colbert publicado pelo Grupo Novo Conceito (Belleville, 2014, é o primeiro), e nesse ele vai misturar emoção com sick-lit e elementos fantásticos.

Leonardo César é um jovem estudante universitário que pega diariamente o metrô paulista para realizar suas atividades monótonas do cotidiano. Numa dessas viagens, ele acaba se encantando por uma jovem moça asiática que se senta numa cadeira próxima a dele. Após uma tentativa frustada de contato, ele a segue, e chega ao bairro da Liberdade, onde a garota entra em uma loja de luminárias japonesas. A partir desse contato, Ayako e Leonardo vão se envolver e desvendar segredos que um não sabia acerca do outro. Será que eles irão superar esses obstáculos? O amor que floresce conseguira emergir mesmo com um coração falho? É o que vamos descobrir ao longo das 224 páginas.

Os personagens do Felipe Colbert são poucos, Leonardo, o jovem universitário que carrega uma adoeça séria que o impede de realizar grandes esforços, o que acaba limitando seu modo de vida. Ele carrega essa doença como um segredo, pois não quer que todos o descubram e torne isso algo negativo, levando para o lado solidário de que ele precise sempre de ajuda. Ayako é uma moça que perdeu seus pais ainda na infância em um grave acidente e que desde então foi criada pelo seu ojisan (avô, senhor idoso) e passou a trabalhar na loja de luminárias dele junto com Ho, um homem que tem comportamento de criança e que sente um amor incondicional e não correspondido por Ayako. Apesar de não ser explorado o problema de Ho lembra muito autismo, mas não é revelado no livro. Além dos principais, conhecemos os pais muito protetores do Leonardo que tendem a esse comportamental por causa do risco de vida do filho, o engraçado Penken, melhor amigo do Leonardo e que sempre está presente e a ex-namorada Malu.

Por ser bem aclamado pelos leitores, estava com grandes expectativas para com esse livro, no entanto, confesso que não foi o que esperava, e a leitura, apesar de agradável, ficou no meio termo. Para começar, o livro não traz nenhuma nota no autor para explicar se o mistério que envolve as lanternas é ficção ou foi inspirada em alguma lenda asiática, fica no imaginário do leitor decifrar. Os personagens são bem infantis em certos pontos, Leonardo, o mocinho sofre de um cardiomiopatia dilata idiopática, e ele tende a esconder isso o que torna algo bem forçado para a idade dele, e não é só esse comportamento que leva a pensar nisso, ele chega a ficar birrento e briga com o Penken por um motivo bem bobo de quem não cresceu.

Um dos elementos mais importantes na narrativa são as luminárias, no entanto, senti que isso não foi muito explorado, elas estão sempre lá no porão da loja antiga, sabemos que tem um mistério forte em torno delas, mas o autor utilizou as últimas páginas para desenvolver esse quesito, o que acabou sendo de forma rápida e pouco convincente.

Sobre a função do personagem Ho, eu consegui decifrar por volta da página 150, o que me deixou bem decepcionado quando cheguei ao fim e o que eu acreditava foi confirmado, mesmo com a atitude nobre, foi previsível e levou ao meio termo.

Apesar dos pesares, recomendo o livro para quem curte um livro nacional de leitura rápida, leve e que mistura nossa cultura com a japonesa, mas saliento: não espere muito do livro, você pode se deparar com situações clichês.

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2015/09/resenha-106-para-continuar-felipe.html

Mari Scotti 24/09/2015

Resenha Blog Coração de Papel
Leonardo é um jovem estudante universitário, que não trabalha e passa boa parte do seu dia enfurnado em casa, estudando ou desenhando em seu tablet. Uma doença o impede de fazer muitas coisas que gostaria, pois possui dentro do peito um coração que bem poderia ser uma bomba relógio que pode explodir ou parar de funcionar a qualquer instante. O tédio do dia a dia e a tristeza de ter terminado um relacionamento recentemente o incomodam e isso se reflete na forma que ele conversa e reage as neuroses (preocupações seria a palavra mais sensata) de seus pais.
Como a maioria dos paulistas, ele usa o metrô como principal transporte para rodar a cidade. Em um desses dias, ele repara em uma garota asiática sentada próxima dele.
Essa cena me levou rapidamente a minha vida diária. Eu trabalho muito longe da minha casa e uso a linha verde do metrô para encurtar um pouco dessa distância e já me flagrei olhando as pessoas, como se relacionam, como se olham no metrô. Já até rascunhei uma ideia de romance que acontecerá no metrô e fiquei fascinada com a coragem do Leonardo em se aproximar da garota do metrô em uma tentativa frustrada de contato. Eu nunca teria feito isso!
O primeiro contato entre eles é fofo e não sei se na vida real alguém agiria como a moça, se pensarmos que um cara se aproximando do nada pode ser um pervertido e tal. Mas funcionou bem para a história.
Leonardo não desiste e passa a procurá-la entre as pessoas no metrô e, um dia, a segue até uma lojinha de lanternas chinesas no centro da cidade.

Ayako é neta do dono da lojinha de luminárias. Uma garota centrada em seu dever e que aprendeu muito cedo que nem tudo na vida são flores. Perdeu os pais em um acidente de carro e, em troca, recebeu responsabilidades de uma pessoa adulta. Ela é quieta e observadora. Amável e misteriosa. Tudo na medida certa para instigar a nós leitores.

Ho é próximo de Ayako e seu avô. Um rapaz com problemas mentais, ao menos é o que parece, e que age como criança na maior parte do tempo. Ele auxilia os dois na loja de luminárias e nutre um amor platônico pela garota.

continue lendo a resenha no blog.

site: http://mariscotti.blogspot.com.br/2015/09/resenha-para-continuar.html

EuVocê&oslivros 28/09/2015

Uma história de amor e mistério
Leonardo é um jovem de 20 anos de idade, mas que teve a infelicidade de ser portador de uma cardiomiopatia dilatada idiopática, ou seja, seu coração não funciona tão bem assim, o que o impede de agir como as outras pessoas da sua idade. Já que grandes esforços podem até mesmo levar Leo à morte.
Por sua doença ser arriscada, seus pais costumam praticar a superproteção, ato que o deixa extremamente irritado em diversas ocasiões. Mas apesar de tudo Leo tenta seguir com sua vida, ele é estudante universitário de Design Gráfico e tem um grande apreço pelas artes, em especial os desenhos.
Comum na rotina da maioria dos estudantes de São Paulo, Leonardo frequenta o metrô diariamente, ação nada empolgante e muito costumeira em sua vida. Até que um dia, talvez o mais feliz na vida do jovem Leo, o transporte guardava para ele uma grande surpresa, uma linda garota oriental havia acabado de tomar sua atenção, talvez para sempre.
Após não obter sucesso na tentativa de contato visual com a japonesa, Leonardo foi acometido por um impulso inconsciente de seguir a jovem para descobrir mais sobre a menina do olhar misterioso que o encantou. E é exatamente no bairro da Liberdade que Leo dá início a uma história de muito amor e mistérios.
Ayako perdeu seus pais ainda quando era bem novinha, e ficou desde então aos cuidados de seu ojiisan (avô, em português). Um senhor que carrega uma imensidão de cultura oriental com ele. E então começou a trabalhar junto com seu avô em uma loja de luminárias, que fica exatamente no mesmo local de sua residência.
A jovem Ayako é encarregada a dividir com seu avô um grande segredo que fica também dentro da loja, exatamente no porão, tal informação poderia arruinar ou alavancar a vida de Ayako. Logo, ao adentrar pela porta da loja, Leonardo não fazia ideia do que estava preste a acontecer com sua vida, a qual ele considerava extremamente sem graça.
Uma luminária, uma luz, um elo. Será possível um objeto ser o centro de uma relação? Mistérios põe em risco os sentimentos de Leonardo e Ayako, que também contam com um obstáculo bem complexo chamado Ho. Um jovem chinês, apaixonado pela japonesa, que imediatamente vê Leonardo como uma ameaça. O que resultará em um grande desastre se depender da cabeça confusa de Ho.
Juntos o casal terá que entender que para continuar a viver o sentimento mais brilhante, às vezes é preciso cuidar do seu bem mais simples.

Comentários:

Primeiro livro que li do autor Felipe Colbert, e para minha surpresa, fui agraciada com um romance lindo e cheio de mistérios que nos envolve do começo ao fim da história. Para Continuar contém muita cultura oriental, então você que também aprecia toda essa magia não vai se arrepender de devorar esse livro.
O romance é surpreendente e tem uma escrita fluida que fará você terminar em pouco tempo. Fiquei muito curiosa para conhecer a outra obra do autor.
Além disso, preciso mencionar o quanto essa capa está de arrasar qualquer coração?! Extremamente linda e delicada, usaria de quadro facilmente (kkk). A diagramação da Novo Conceito mais uma vez arrasando.
Quero também deixar meus parabéns ao selo Novas Páginas, estou muito orgulhosa de todas as histórias nacionais que estou lendo, mostrando para todos nós o quão forte é a literatura nacional.
Acesse: www.euvoceeoslivros.com

site: www.euvoceeoslivros.com