Para Continuar Felipe Colbert

Resenhas - Para continuar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cia do Leitor 28/08/2015

Para continuar
Foi em setembro de 2014 que fui contatado pelo autor Felipe Colbert no inbox do Facebook. Surpresa e muito feliz recebi um convite para ser a leitora beta de sua nova obra PRA COMEÇAR publicada pela nossa parceira Editora Novo Conceito, a proposta era a seguinte: "Leia e seja sincera. Preciso de pessoas bastante críticas, que observem cada detalhe." - Pensei: "Nossa que responsabilidade. Ser beta de um livro do aclamado Felipe Colbert!" Bom, aceitei o desafio.
É com muita honra que aqui estou pra contar-lhes um pouco da minha experiência e dar-lhe as minhas sinceras impressões.

RESENHA

Conhecemos Leonardo César, um jovem de 20 anos que sofria de uma rara doença cardíaca da qual o impedia de ter uma vida considerada normal para pessoas de sua idade. Nada de esforços físicos, grandes emoções, até mesmo um mero susto poderia levá-lo ao hospital.

Vivia sobre os cuidados excessivos e minuciosos de seus pais, que temiam por sua delicada saúde, de forma que aumentava a frustração de Léo, por não ter liberdade. Sentia-se sufocado com toda a pressão que sofria por causa dos riscos que corria. Devido a esses sufocantes cuidados, ele mal podia sair de casa pra curtir um programinha básico. Sua vida era tediosa, com a rotina de ir e vir da escola e nada além. Pra não piorar a sua situação, contava com a companhia e de seu amigo de infância, Penker, juntos curtiam o programinhas light e sem menor esforço físico, tais como jogos de game, filmes e uma boa conversa fora.

Mas, foi no dia em que Léo retornava da faculdade, no metrô, que ele deparou com a imagem que o faria desejar mudar sua vida. Lá estava ela, uma garota de aparência oriental, com cabelos negros e longos, sentada a sua frente de cabeça baixa, parecia distante, concentrada em seus próprios pensamentos. Sua quietude e simplicidade atraiu a atenção de Léo, que encantou-se com a beleza singular da jovem e o fez desejar tê-la em seus braços.

E assim se fez. Após aventurar-se no bairro da Liberdade com o propósito de conhecer a linda Ayako, Léo percebe que estava destinado a passar por desafios perigosos para conquistar o coração de bela sansei. O destino iria lhe pregar peças, mas, ele era obstinado e não voltaria atrás, até que a luz de um lindo amor brilhasse.

IMPRESSÕES:

Quem me conhece sabe que sou fascinada pela cultura japonesa, por temas orientais, tradições, vestimentas, etc. Então, não foi difícil me sentir envolvida pela história, por toda a magia que contemplei a cada virar de páginas. No entanto, percebi que não era uma história típica japonesa e sim, um romance rodeado de mistérios e misticismo, e que se passa em um ponto turístico, conhecido como o Japão do Brasil, o tão famoso Bairro da Liberdade em São Paulo.

Felipe conduziu bem toda a trama em torno da vida dos protagonistas que dividiam cada qual uma amargura e insatisfação pelas condições difíceis que viviam. A união entre eles fez estabelecer um elo não só de amizade, mas de cumplicidade e apoio.

Todos os personagens foram bem desenvolvidos, existia ligações entre eles que dificultavam a harmonia dos pombinhos, mas que eram necessários para que a trama ficasse ora mais excitante, ora comovente.

Léo, adorei o jeito irônico dele. Suas tiradas e comentários sarcásticos, um humor ácido que me fez lembrar dos jovens otakus do qual tenho contato, apesar de cabeça dura ele era decidido, passou tanto tempo a mercê da vontade de seus pais que quando resolveu seguir seus próprios desejos abusou da sorte!

Seu amigo Penken é igualmente engraçado e trouxe um pouco de descontração na estória, de forma que, a trama não ficou tão pesado e deu uma certa leveza natural.

Ayako, tão jovem e tão cheia de responsabilidades, escolhas e dedicação... Ela tinha um segredo de família e com ele vinha o sacrifício, e estava prestes a ser revelado, caso isso acontecesse, tudo que protegeu a vida toda iria ruir. Mas, pra tudo tem seu preço, no decorrer da estória descobrimos o preço de Ayako. Tinha momentos que desejei ajudá-la, e outros apenas sacudir seus ombros e gritar: Acorda! Larga tudo e viva!

Ojii-san, avô de Ayako, um sábio ancião de princípios, gostava de manter os hábitos da terra natal, mas talvez por viver tanto tempo no Brasil, por sua experiência de vida, teve que adaptar-se aos nossos costumes. Aprendeu que no amor não existe barreiras e usou desse ensinamento para mostrar a Ayako que arriscar-se vale mais que, passar a vida inteira na escuridão com medo de viver. Por mais doloroso o trajeto, o final sempre será satisfatório.

Ho, perfeito personagem, tem um papel importante não só na vida de Ayako, como para o desenvolver da história. O coitado vive um amor platônico que vai aos poucos aflorando de forma triste, pois, segundo Ayako ele é apenas uma criança, age como tal, e o sentimento que tem por ele é de afeito e proteção. Fiquei triste com o final dado pra ele, mas, foi o certo a se fazer. Ele simbolizou o amor imortal, a esperança e a vida. Ele provou que todos nós estamos aqui com um propósito, seja pra finalizar o que foi deixado pra trás, ou ajudar o próximo. Triste e lindo ao mesmo tempo.

Ao todo, me comovi o com o dilema de Ayako e Léo, solidarizei com a deficiência mental de Ho, quis matar Kong por ser tão mesquinho e rude com seu primo, me envolvi com a trama, fiquei curiosa quanto a historia bem bolada das lanternas, me perguntei de onde o autor havia tirado tais informações. E assim como Léo, eu cacei, procurei e nada encontrei. Estava na cabeça do gênio que escreveu essa obra. Simples assim! rsrs

Como eu li o manuscrito que estava em fase de revisão e alterações, quando finalizei a leitura eu sentia que ficara faltando algo no final, foi como fechar um livro incompleto (mas, estava de fato incompleto!). Eis que Felipe me enviou a cópia finalizada e posso afirmar. Estou muito feliz e orgulhosa que tenha usado uma sugestão minha pra concluir a obra. Nossa, foi como me ver naquelas ultimas páginas, em 07/07/2007 quando visitei a Liberdade em plena Tanabata Matsuri. Lacrimejei, me emocionei e sorri satisfeita. Sim Felipe, nada faltou, ficou perfeito!

Indico aos amantes de um romance mágico e cheio de mistério. Pra quem gosta de se emocionar e sonhar com finais marcantes. Leia e viva Para continuar.

Resenha de Nizete Ribeiro

site: http://ciadoleitor.blogspot.com/2015/08/resenha-para-continuar-de-felipe.html

Fran Ferreira 21/11/2021

Uma leitura gostosa e rápida de fazer, com uma escrita fácil de entender. Para um primeiro contato com o autor, foi uma surpresa boa. Esse é o tipo de livro que você lê me uma tarde tranquilamente, acho que posso dizer que foi o primeiro livro de fato que li mais de 100 páginas em um dia (o que pra mim não é meu habitual) e não me senti cansada, pelo contrário, se pudesse, teria lido em 1 dia apenas.

Se tem uma coisa que andei confirmando de fato esse ano, é que ler com expectativas não ajuda muito hahaha. Como sempre tive e ainda tenho vontade de ler Belleville do autor, acabei colocando muita expectativa nessa leitura, ainda mais que a pessoa que me emprestou, ganhou de alguém que amou a história. Eu tenho um misto de emoções com esse livro que nem sei explicar direito, tive momentos que senti raiva, outros achei a história era mais do mesmo, outros que eu achei que poderia te mais explicações/desenvolvimento, foram mistos de sentimentos até controversos.
Eu precisei buscar na mente a data de publicação do livro e como eu pensava na época, além de tentar lembrar como as pessoas ao meu redor se comportavam em certos assuntos, como a forma de "brincadeira" que é usada no livro (me senti desconfortável por pessoas que conheço), lembrar dessa época me ajudou a entender melhor o livro e não sair julgando e até abandonando.

Sobre a história, Leonardo seria um "cara comum" de 20 anos na faculdade, se não fosse a sua doença no coração que não o permitia ser tão comum assim. Com pais que sempre estavam em alerta para protegê-lo, cuidando e amando o filho (aliás, as vezes me sentia sufoca por Leonardo com tanta proteção deles - pais sendo pais kkkkkk) e um melhor amigo que olha, esse me irritou boa parte com as falas sem noção dele e uma ex namorada Malu que reencontra um belo dia saindo da faculdade. Um belo dia comum, Leonardo encontra Ayako no metro, teve um curto momento com ela, dali em diante seu coração volta a ter esperança de amar novamente, agora, a forma que ele dá um jeito de saber quem ela é da segunda vez que a encontra é bem assustador, eu fugiria sem dúvidas.
Ayako, uma descendente de Japonês, moradora do bairro da Liberdade, abriga no porão da casa e a loja de luminárias japonesas com um diferencial do de costume, ela e o avô mantêm as chaves do que significa o que tem no porão. Ao meio disso, cuidam e Ho, um jovem com uma deficiência intelectual, que foi acolhido por Ayako e o avô ainda novo, um jovem que nutri um amor verdadeiro pela jovem, será que esse amor tão puro pode trazer marcas/cicatrizes que o tempo poderá apagar?

Eu sinceramente com tudo que senti e pensei sobre a história no todo, foi uma história boa mas ok, que eu recomendaria sim sem problemas, ela me ajudou a dar um gás nas leituras (não estava de ressaca literária, mas andava desanimada pra ler mesmo querendo), como disse, é rápida de ler e fácil de entender. Tem um romance leve, nada complicado ao me ver, um aprendizado sobre a doença de Léo, mas que dá um aperto no peito com o desfecho que pode sim acontecer na nossa vida real.

Nana Volpatto 25/01/2020

Meu livro preferido!
Comecemos dizendo que é um dos meus livros preferidos. Desde o início, a linguagem leve e fácil consegue te prender na trama. Há mais tempo para sentir e visualizar do que para entender os significados de frases complexas e confusas. Durante a leitura, pude fazer um tour pelos locais de São Paulo visitados pelos personagens. O clímax é bem palpável e toda a angústia é bem acentuada, instigando o leitor a continuar. Há também um desfecho belíssimo, que me fez fechar livro e chorar por horas a fio de emoção!

JAlia234 09/12/2021

Para Continuar
Bom esse livro,foi um livro que pensei em desistir,a história não estava fluindo,não estava interessada no assunto que abordava nele,mas continuei e realmente só comecei a gostar a partir da página 154,eu não recomendaria esse livro,pois eu não gostei tanto,o 4 foi pelo final que eu gostei,achei o Leo imaturo em algumas partes ,e a figura ?paterna? do avô da Ayako tão fofa,a relação deles é tudo para mim

C. Aguiar 24/11/2015

Leonardo César acaba encontrando uma garota de traços orientais no metrô de São Paulo e ao ficar muito atraído pela jovem o mesmo decide abordá-la, mas infelizmente eles não tiveram muito tempo para conversar porque a jovem desceria na próxima estação.

Ayako é uma garota que mora com o avô desde a morte dos pais e tem a missão de cuidar do porão da loja de luminárias, para ser mais exata do que "mora" no porão e com isso sua vida não é tão fácil assim, pois deve manter segredo de Ho e qualquer outra pessoa que tentar se aproximar do local.

Leonardo acaba ficando quase "obcecado" pela jovem e por isso faz de tudo para pegar o metrô no mesmo horário e diversas outras coisas para que ele consiga novamente encontrar com a garota, até que ele finalmente a encontra. Decidido em descobrir mais sobre a garota ele desce na mesma estação e começa a seguir seus passos pelas ruas.

Com isso Leonardo acaba descobrindo que a mesma trabalha em uma loja de luminárias (negócio de família) e ao entrar no local para conversar com Ayako ele acaba sendo confrontado por Ho, um rapaz que ajuda Ayako e seu avô com os afazeres da loja, dentre outras coisas.

Ho é apaixonado por Ayako desde sempre, por assim dizer e não fica nada feliz com a presença de Leonardo. Com isso ele faz de tudo para afastar os dois, inclusive chama seu primo (Kong) para tentar dar um jeito no assunto. Mas, Kong não é muito amigável.

Leonardo tem uma doença no coração e isso faz com que ele acaba tendo várias limitações, algumas impostas pela doença e outras por seus pais que tem medo de que ele venha a falecer.

O livro foi uma surpresa para mim, porque eu imaginava que iria gostar muito, mas infelizmente não foi esse o caso.
Leonardo me pareceu um perseguidor e Ho ficou parecendo uma maníaco obcecado pela Ayako e juro que eu tentei, mas não consegui ver uma história de amor nesse livro!

Então tentei focar no mistério do porão, algo mágico que envolve a família de Ayako como guardiã e que a qualquer custo tem que proteger o que está no local. Não foi algo muito interessante e para ser sincera foi um pouco chato!

Basicamente? O livro não teve muito impacto em mim, a história foi chata e o elemento mágico não cumpriu seu papel do jeito que eu gostaria. Senti a história muito forçada e tive vontade de parar a leitura quando Leonardo brigou com o melhor amigo, foi uma briga completamente sem sentido.
No mais a diagramação do livro está muito bonita, gostei da capa e não me lembro de achar qualquer erro na leitura.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/
MILA 24/11/2015minha estante
Gostei da resenha amiga, eu peguei o livro para ler, mas deixei de lado depois..

C. Aguiar 24/11/2015minha estante
pow espero que eu não tenha te desanimado XD

Jessie 17/07/2021minha estante
Você colocou todo o meu sentimento nessa resenha e olha que não terminei o livro e juro, perdi a vontade de continuar. Achei um romance previsível e cliche, parece que já havia lido anteriormente. Sua resenha está ótima e reflete bem o que o livro passa, parabéns.

Anderson 17/10/2020

Clichê agradável.
A história se baseia em um clichê romântico muito comum, o que no meio já nos leva a conclusões sobre o final. Porém, como é bom ler uma história ambientada em nosso país e ainda mais na cidade e em locais onde moramos e visitamos.

yunnie23 14/03/2022

????? + ?
"Para Continuar" é livro nacional BR que conta a história de Leonardo que conhece Ayako no metrô de São Paulo perto da estação da Liberdade. E o de correr da história trata do romance entre os dois e uma doença cardíaca que Leonardo possui. Eu considero esse livro +14 por ter palavrões fracos, mas a leitura é extremamente gostosa e bem rapidinha.

The Best Words Br 25/10/2015

Resenha The Best Words Br
Para Continuar nos traz a emocionante história de Leonardo e Ayako. Leonardo é um cara que leva uma vida aparentemente normal, mas que possui certas limitações devido ao seu problema cardíaco. E Ayako é uma jovem simples, honesta e amável que mora e trabalha com ojiisan, seu avô, em uma loja comum de luminárias no Bairro da Liberdade. No entanto, o porão dessa loja é muito mais do que parece ser, e Ayako e seu avô devem protegê-lo com todas as suas forças.

Tal porão guarda lanternas orientais que representam o maior sentimento que duas pessoas podem nutrir uma pela outra: o amor. E o dever de seus guardiões é protegê-las contra qualquer força que tente destruí-las.

Leonardo e Ayako se conhecem em uma situação bastante cotidiana.... eles se esbarram no metrô e, a partir daí, a atração que os atinge é intensa e arrebatadora. E acho que esse encontro representa muito bem o amor que ambos deixam nascer: singelo e inesperado.

Apesar de alguns obstáculos, Leonardo não desiste de Ayako, e o leitor torce muito pelo encontro dos personagens durante a história.

O grande problema de um possível final feliz não é só a doença do nosso protagonista, como alguns podem ter imaginado, mas, sim, a insistente tentativa de Ho, um jovem chinês que trabalha na loja de luminárias, em impedir a visita de Leonardo ao local. Ho é apaixonado há tempos por Ayako, e essa paixão de mão única pode causar sérios problemas. Será que esse chinês colocará em risco as lanternas do porão?

Pois é... como deu para perceber, esse enredo tem muitas reviravoltas e nos deixa com o coração na boca com tudo que acontece... essa é uma história totalmente cativante, bela e única.

Mas, agora, vamos falar sobre a minha ressaca literária...

Para Continuar é o tipo de livro que nos mostra como o amor é um sentimento simples e que está nas pequenas coisas da vida, no caso, ele é representado como uma lanterna oriental... e eu amei ver essa representação, pois isso me mostrou que para acharmos esse sentimento, não precisamos procurar uma grande prova de amor ou um grande feito, pois ele, quando verdadeiro, está presente nas mínimas coisas ao nosso redor.

"Você está vendo algo mágico, mas a magia não se limita a atos extraordinários. Ela está no nosso dia a dia. Se você for observadora, vai reconhecê-la." (Pág: 18)

Felipe Colbert tem uma escrita carregada de magia e sensibilidade... através desse autor, conseguimos sentir tudo que os personagens sentiram e observar as singularidades de cada um.

Amei ver com tanta propriedade a sabedoria de ojiisan, o coração bondoso de nossa mocinha, a coragem e a superação de Leonardo, a fragilidade de Ho e afins.

Uma outra coisa que eu adorei foi como Felipe nos apresentou as narrativas. Quando Leonardo é o foco das ações, a narrativa vem em primeira pessoa, mas quando Ho e Ayako assumem paralelamente o rumo da história, a narrativa vem em terceira pessoa. Gostei bastante dessa alteração, pois isso nos mostrou posições diferentes ao decorrer dos acontecimentos...

Essa é uma obra para você ler e refletir... tenho certeza de que vão se emocionar! Sei que ficarão de ressaca literária também ;)

Não falarei muito mais do enredo, pois quero que vocês sintam tudo que eu senti... então, não percam tempo.... agarrem logo essa leitura!

Espero que tenham gostado dessa resenha ...
Beijooos da Alê!

site: http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/2015/10/para-continuar-felipe-colbert.html

RUDY 19/10/2015

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR
Como já havia lido um outro livro do autor: Belleville, fiquei bem curiosa pela leitura desse exemplar e com grandes expectativas, principalmente para poder conhecer um pouco mais sobre a cultura Japonesa que sempre me atraiu.

Como meu pai teve escritório no bairro da Liberdade em São Paulo, quando moramos por lá, fiz uma grande viagem nostálgica no decorrer das páginas do livro e foi muito bom poder relembrar tempos antigos.

Voltando ao livro... gostei muito da forma como o romance pode dar uma nova perspectiva à vida do protagonista que era isolado e tinha apenas um amigo e com pais super protetores que não o deixavam fazer nada além do que estudar.

Gostei também do mistério que envolve as luminárias no porão da loja, e como tudo deve ser mantido em segredo para preservação de cada luz da luminária.

O melhor foi o final...Depois dos protagonistas terem passado por poucas e boas para manterem a luz do amor em alta, o final veio como um deleite e mostra que o verdadeiro amor supera tudo.

Não é um livro de grandes rompantes, é um livro singelo e enternecedor, que envolve o leitor de forma calma e mostra que o amor vale a pena.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/10/resenha-56-para-continuar-literatura.html
Michelle 04/06/2022minha estante
curiosa a respeito desse final

Angela Cunha 17/03/2023minha estante
Quando o fim deixa esse gostinho de felicidade é tão lindo! O amor consegue fazer coisas que nós, meros mortais, nunca conseguiremos entender, apenas apreciar!
Claro que quero ler!!!
Beijo

Lu 22/08/2017

"Para Continuar" foi meu primeiro contato com o autor Felipe Colbert de quem eu ouvia falar muito bem pelo livro "Belleville". Infelizmente, o meu contato com a escrita do autor ou com sua história, não me trouxe grandes surpresas ou paixões. Vou explicar.

Leonardo é um garoto que sofre de uma doença no coração e acha que sua vida é muito limitada devido as inúmeras visitas ao médico, remédios, limitações físicas e zelo excessivo dos pais. Mesmo assim, às vezes, ele tenta levar uma vida normal. Certo dia, no metrô, ele vê uma linda garota e fica encantado por ela. Essa garota se chama Ayako, é descendente de japoneses que mora com seu avô e Ho, um rapaz com uma certa deficiência mental e ele é apaixonado por Ayako.

A loja de luminárias do avó de Ayako possui uma pequena peculiaridade. No porão existem luminárias mágicas que representam amores e a função de Ayako e seu avô é ser os guardiões dessas luminárias, para que nunca se apaguem

Leonardo é um personagem um pouco entediante. O achei chato, repetitivo, egoísta e extremamente dramático. Ele e os pais viviam um grande drama em volta da doença que ele tem no coração. Okay que é uma doença grave e deve-se tomar suas devidas precauções, mas a cada drama, eu achava que Leo deveria agradecer mais pelo que tinha do que lamentar pela doença e a vida limitada. A vida só é limitada para quem a faz e me parecia que Leo tinha muitas oportunidades rodando a sua volta.

E, vamos e convenhamos que, seguir alguém no metro de São Paulo não é uma coisa de gente normal. Se eu fosse Ayako teria chamado a polícia na primeira oportunidade e, talvez, por isso, eu tenha achado o amor dos dois um pouco forçado, um pouco irreal demais. Eles se apaixonam com uma facilidade estranha, eu estaria extremamente desconfiada de Leo, não apaixonada.

A parte que mais me conectou com o livro foi o local onde a história acontece. São Paulo, Capital, Liberdade e o metrô. Eu amo o metro de São Paulo e trabalhei por MUITO tempo na Liberdade, então conheço o bairro e quando o autor se perdia nas descrições eu embarcava e me perdia com ele, colocando-me exatamente (ou mais ou menos) onde os personagens estavam.

"Para Continuar" trata de romances delicados com suas interferências problemáticas e o autor tenta conduzir o amor (um pouco forçado demais para o meu gosto) de Leo e Ayako com uma leveza que é impossível não torcer pelos dois e o livro só não ganhou mais estrelas porque não consegui me conectar com os personagens e achei que o elemento mágico não cumpriu totalmente o seu papel.

(resenha postada originalmente em 06/01/2016)

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/2016/01/para-continuar-felipe-colbert.html

Naty__ 18/11/2015

O que você faria se descobrisse que possui uma doença incurável? O nosso protagonista, Leonardo César, descobriu que sofre de cardiomiopatia dilatada idiopática e que jamais será capaz de se aventurar por aí, pois o seu coração pode não aguentar a pressão, então precisa viver e fazer as coisas de forma moderada. Essa doença causa insuficiência no músculo cardíaco para bombear o sangue, por isso ele vive uma vida cheia de limitações. Ao invés de aproveitar seu tempo com os amigos, saindo e se divertindo, o garoto prefere ficar em casa, preso em seu mundo e guardando o sentimento de tristeza e de agonia.

Embora isolado, o jovem ainda frequenta a faculdade, mas evita comentar sobre o assunto com os colegas. Apenas o seu amigo Penken é que sabe de toda a situação, assim como uma ex-namorada e seus pais. Leonardo não conta sua história porque imagina que as pessoas terão pena dele.

Confesso que histórias com essa temática ultimamente está mais batida do que livros hots, romances clichês e livros de pintar. No entanto, a obra tem o seu conteúdo para envolver e emocionar o leitor. Não apenas a história difícil de Leonardo é transmitida, mas a de Ayako Miyake também. A jovem vive com seu avô e com Ho – um amigo que sente ciúme da garota e quer protegê-la de toda a maldade devido a um distúrbio mental oriundo do massacre ocorrido na China que resultou na perda de sua família.

A garota vive com eles em uma pequena casa próximo a uma loja de luminárias. O trabalho dela é uma maneira de disfarçar todo o sofrimento que sente por perder os pais desde cedo. Ayako guarda um segredo, além de guardar, no porão de sua casa, várias luminárias que, de acordo com ela, selam o destino de pessoas.

Leonardo não pode ter o seu próprio carro, então, ele tem de andar de metrô todos os dias para ir à faculdade. Um certo dia ele conhece a jovem Ayako e se encanta pelos seus traços orientais. Sem pensar duas vezes, ele decide sentar ao seu lado e só depois se dá conta de que ela está com fones no ouvido. No outro dia a jovem está no trem novamente, mas com o vagão cheio não foi possível Leonardo sentar ao seu lado. Quando Ayako desce na estação seguinte, ele decide ir atrás e a segue até a loja japonesa de luminárias.

Nota-se que o sentimento de Leonardo é correspondido, no entanto, Ayako tem receio do que possa acontecer ao seu redor. Ao encontrar Leonardo na loja conversando com Ayako, Ho ataca-o por achar que está perturbando a garota. Todo desespero, desejo e obstáculos são postos em jogo nesse momento e é preciso saber quem vencerá.

A linguagem é simples, mas que caiu como uma luva para o tipo de história, afinal, pode ser lida para pessoas de qualquer idade. A capa foi uma das coisas que mais gostei, com detalhe especial à diagramação também. Nunca tinha lido nada do autor e começar por esse livro foi algo agradável. Claro que a obra em si tem clichês, mas para quem não se importa com isso e acredita que vale a pena ler e conhecer essas duas histórias.
Eduarda Rozemberg 07/11/2016minha estante
Livros com temática assim está bem batido mesmo, mas a doença nesse caso é diferenciada hahaha Que humor negro, que horror. Mas de qualquer forma, pela linguagem simples e o romance, pode ser que seja uma boa leitura.

su 21/12/2016minha estante
Oi!
A capa do livro está maravilhosa e a historia dele logo me chamou atenção, acho que mesmo sendo uma obra clichê o autor consegue colocar um algo a mais, que me deixou bem curiosa para poder ler !!

Lana Wesley 17/01/2017minha estante
Quando li a sinopse desse livro imaginei que a história seria toda centrada na doença, porém confesso que me surpreendi em alguns momentos da leitura. Toda o envolvimento da trama em relação a lanterna, e a cultura chinesa, me deliciei em cada detalhe, além de que quando for a São Paulo quero conhecer esse lugar que ao meu ver me pareceu ser lindo. Os personagens me cativaram e muito, só pensei que poderia ter um pouco mais de envolvimento. Super recomendo essa leitura.

Marta 21/01/2017minha estante
Gostei da capa que é bem interessante. A história é mesmo clichê!! Mas até que gosto as vezes de ler esse tipo de livro!!
Bjoss

Alison 04/03/2017minha estante
Olá, achei a sinopse similar ao livro Tudo e Todas As Coisas e é exatamente por isso que já estou interessado na obra, nela é possível conhecer as consequências de desejos reprimidos e o modo de como pessoas lidam com doenças fatais. Beijos.

Ana Luiza 19/09/2015

Resenha do blog Mademoiselle Loves Books - www.mademoisellelovesbooks.com
Leonardo César vive sua vida sem grandes emoções. Além de uma doença cardíaca, ele também possui pais amorosos, mas super protetores que o impedem de fazer muitas coisas. Um estudante universitário de poucos amigos, Leo não está satisfeito com sua rotina pacata, e dotado de muito humor e ironia, ele tenta ao máximo aproveitar a vida e sonha com um futuro de mais liberdade e emoções.

E seu desejo é atendido. Um dia, no metrô, ele vê uma bela garota oriental, por quem se sente imediatamente atraído. Leonardo tenta puxar conversa e pergunta sobre a música que ela está ouvindo. Depois de compartilharem fones de ouvido e um momento único, ela vai embora sem ao menos dizer o seu nome. Leo fica obcecado pela garota misteriosa do metrô e, quando finalmente a encontra novamente, ele resolve se arriscar e descobrir mais sobre ela.

Ayako é uma garota de muitos mistérios. Ela vive no bairro da Liberdade (maior reduto da comunidade japonesa na cidade de São Paulo) com o avô e o jovem chinês Ho. Juntos, os três cuidam de uma simpática e modesta loja de luminárias, que guarda um segredo incrível no seu porão. Ayako divide com o avô a missão de cuidar das mágicas lanternas orientas que habitam o subsolo e, inclusive, mantê-las em segredo de Ho.

E Ayako estava levando sua vida perfeitamente até conhecer Leonardo e se apaixonar por ele. Leo é muito gentil, mas será que há espaço para ele na vida, e na missão, da garota? Ho acredita que não. Apaixonado por Ayako, ele fará de tudo para manter Leonardo longe dela, inclusive recorrer a seu perigoso primo Kong. Entretanto, o amor fala mais alto e tanto Leo quanto Ayako resolvem se arriscar e levar seus sentimentos adiante, que resultarão em uma bela, mas trágica história de amor.

Para Continuar é o segundo livro que leio do Felipe Colbert e, novamente, fui muito cativada por seu romance fofo com pitadas extraordinárias. Os toques de magia e mistério sempre deixam uma história de amor melhor e Colbert provou mais uma vez que sabe criar uma boa trama de amor.

“Você está vendo algo mágico, mas a magia não se limita a atos extraordinários. Ela está no nosso dia a dia. Se você for observadora, vai reconhecê-la.” Pág. 18

A escrita do autor é muito gostosa e fluída e, como em Belleville {resenha aqui}, a troca de perspectiva deixou a leitura mais rápida. Ter a narração em primeira pessoa do Leo alternada com a terceira pessoa, que acompanha Ayako e Ho, me fez ficar ainda mais cativada pelos personagens. Apesar de alguns detalhes previsíveis, a trama de Para Continuar consegue nos prender do início ao fim e nos fazer ficar perguntando o que vem a seguir.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2015/09/resenha-para-continuar-felipe-colbert.html

Juh 25/03/2019

Um livro de leitura rápida, abordando temáticas interessantes. Mas um dos protagonistas não me cativou.
Leonardo é um jovem que vive uma vida sem muitas emoções e com várias restrições por conta de uma doença cardíaca. Vivendo na maioria dos dias de casa para faculdade e vice e versa.
Em uma das idas para faculdade ele se encanta por uma moça oriental que vê no metrô. Por conta da timidez não consegue dizer tudo que queria de imediato e quando surge uma oportunidade ele a segue para descobrir onde encontra lá, que é em uma loja oriental que a mesma trabalha e mora no andar de cima.

A atração que ele vem sentindo por esta moça faz ele tomar coragem e retornar até a loja em questão para falar com ela.
A partir daí percebe se que a atração é mútua e esta visita, apesar das confusões que provoca, se repete e os dois mantém contato.

Também é apresentado a história fantástica de um porão que tem na loja, onde se encontra milhares de lanternas orientais que tem relação com o amor entre as pessoas e a importância deste sentimento.
A moça e seu avô são guardiões de todas estas lanternas.

Como personagens secundários temos o Ho, um rapaz apaixonado pela protagonista, com mentalidade de uma criança por conta de um problema mental , e seu primo Kong , um rapaz fora da lei. Os dois vêm para tumultuar o romance que se desenvolve entre os jovens protagonistas.
Também somos apresentados aos pais do Leonardo. Dois pais amorosos e muito zelosos por conta da doença do filho. Zelo este que incomoda diversas vezes o rapaz.
Além de ser apresentado o melhor amigo e ex namorada do Leonardo e o avô da protagonista.

Eu terminei a leitura deste livro muito rápido, por ele realmente não ser muito longo , mas também por ter me envolvido com o desenrolar da história.

Gostei da história fantástica das lanternas e até senti falta de ter um pouco mais sobre isso no livro.
Também gostei de ter a perspectiva de mais de um personagem da história. Sendo intercalado os capítulos com as perspectivas deles em terceira pessoa.

Mas o Leonardo não foi um personagem que me cativou.
Achei ele imaturo , egoísta e chato em diversas partes da história.
Ainda bem que não posso dizer o mesmo dos demais personagens.
Apesar de não me simpatizar com um dos personagens principais , o livro não foi menos interessante e envolvente.
Até a última página eu queria realmente saber o que iria acontecer.
E posso dizer que o final foi um misto de sentimentos para mim. E não foi algo que previ de imediato.

Posso concluir que gostei do livro apesar de algumas ressalvas.

Pedro 24/09/2015

Mediano.
Para Continuar, é o segundo romance do autor Felipe Colbert publicado pelo Grupo Novo Conceito (Belleville, 2014, é o primeiro), e nesse ele vai misturar emoção com sick-lit e elementos fantásticos.

Leonardo César é um jovem estudante universitário que pega diariamente o metrô paulista para realizar suas atividades monótonas do cotidiano. Numa dessas viagens, ele acaba se encantando por uma jovem moça asiática que se senta numa cadeira próxima a dele. Após uma tentativa frustada de contato, ele a segue, e chega ao bairro da Liberdade, onde a garota entra em uma loja de luminárias japonesas. A partir desse contato, Ayako e Leonardo vão se envolver e desvendar segredos que um não sabia acerca do outro. Será que eles irão superar esses obstáculos? O amor que floresce conseguira emergir mesmo com um coração falho? É o que vamos descobrir ao longo das 224 páginas.

Os personagens do Felipe Colbert são poucos, Leonardo, o jovem universitário que carrega uma adoeça séria que o impede de realizar grandes esforços, o que acaba limitando seu modo de vida. Ele carrega essa doença como um segredo, pois não quer que todos o descubram e torne isso algo negativo, levando para o lado solidário de que ele precise sempre de ajuda. Ayako é uma moça que perdeu seus pais ainda na infância em um grave acidente e que desde então foi criada pelo seu ojisan (avô, senhor idoso) e passou a trabalhar na loja de luminárias dele junto com Ho, um homem que tem comportamento de criança e que sente um amor incondicional e não correspondido por Ayako. Apesar de não ser explorado o problema de Ho lembra muito autismo, mas não é revelado no livro. Além dos principais, conhecemos os pais muito protetores do Leonardo que tendem a esse comportamental por causa do risco de vida do filho, o engraçado Penken, melhor amigo do Leonardo e que sempre está presente e a ex-namorada Malu.

Por ser bem aclamado pelos leitores, estava com grandes expectativas para com esse livro, no entanto, confesso que não foi o que esperava, e a leitura, apesar de agradável, ficou no meio termo. Para começar, o livro não traz nenhuma nota no autor para explicar se o mistério que envolve as lanternas é ficção ou foi inspirada em alguma lenda asiática, fica no imaginário do leitor decifrar. Os personagens são bem infantis em certos pontos, Leonardo, o mocinho sofre de um cardiomiopatia dilata idiopática, e ele tende a esconder isso o que torna algo bem forçado para a idade dele, e não é só esse comportamento que leva a pensar nisso, ele chega a ficar birrento e briga com o Penken por um motivo bem bobo de quem não cresceu.

Um dos elementos mais importantes na narrativa são as luminárias, no entanto, senti que isso não foi muito explorado, elas estão sempre lá no porão da loja antiga, sabemos que tem um mistério forte em torno delas, mas o autor utilizou as últimas páginas para desenvolver esse quesito, o que acabou sendo de forma rápida e pouco convincente.

Sobre a função do personagem Ho, eu consegui decifrar por volta da página 150, o que me deixou bem decepcionado quando cheguei ao fim e o que eu acreditava foi confirmado, mesmo com a atitude nobre, foi previsível e levou ao meio termo.

Apesar dos pesares, recomendo o livro para quem curte um livro nacional de leitura rápida, leve e que mistura nossa cultura com a japonesa, mas saliento: não espere muito do livro, você pode se deparar com situações clichês.

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2015/09/resenha-106-para-continuar-felipe.html

Tamirez | @resenhandosonhos 31/08/2018

Para Continuar
Eu tinha bastante curiosidade em conhecer a escrita do autor, pois o mesmo já teve o romance Belleville publicado, também pela Novo Conceito, em 2014. E eu adoro aquela capa, então me interessei por ler, mas nunca tive a oportunidade. Quando vi o novo lançamento e logo me apaixonei pela capa novamente, resolvi não deixar passar.

Achei o início da história bastante interessante e fiquei esperando por uma bela história de amor envolvendo uma doença, porém me surpreendi quando descobri que o livro ia explorar um elemento mais “fantástico” com o segredo mantido pela protagonista. Fiquei empolgada em seguir a leitura e descobrir mais.

Achei que a história seguiu por um rumo que não era o mais interessante. Os conflitos trazidos pelo personagem Ho são vazios e parecem ter sido inseridos na história de forma bem rasa, deixando o elemento diferencial da narrativa, e exatamente o que tinha me chamado a atenção, de lado.

Fiquei esperando que algo logo acontecesse para que pudessemos voltar ao que realmente era interessante e não aconteceu. Vi as páginas chegando ao fim e um plot que tinha tudo para trazer uma história mágica, simplesmente desaparecendo no meio da boa, porém velha e clichê, história de ciúmes.

Confesso que, nas últimas 20 páginas, tomei um susto e achei por um segundo que a história fosse fugir do normal e ter um final devastador. Mas vi novamente o autor optando pela segurança de apenas enganar o leitor por alguns momentos achando que algo ruim tinha acontecido e depois retornar a calmaria. Por esses motivos acabei dando ao livro de Felipe Colbert apenas 3 estrelas e digo-lhes que fiquei bem triste por isso, pois na minha cabeça, tenho certeza que essa história tinha um potencial imenso a ser desenvolvido se tivesse seguido por outro caminho, e quem sabe até, explorado mais a fundo a cultura oriental e toda a sua representatividade.

O que eu achei interessante foi que temos um tipo diferente de “doença”, deixando o tradicional câncer de lado e explorando uma das faces das doenças cardíacas, que são tão importantes quanto. Consegui visualizar a família de Leonardo, sua ações e toda as decisões que tomaram em relação a condição do filho e, mesmo ele sendo um pouco hostil em alguns momentos, em outros demonstra compreensão ao entender o lado dos pais.

Para Continuar é um livro leve e com um final bonitinho, que pode te fazer sorrir ou chorar, dependendo do seu grau emocional e que vai trazer a mistura de uma história comum, com algo muito além do imaginável.

site: http://resenhandosonhos.com/para-continuar-felipe-colbert/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6