Codinome Duda Marcelo Carneiro da Cunha

Resenhas - Codinome Duda

Shay - @_leituradeamor 07/05/2021

Codinome Duda é um livro maravilhoso que todos deveriam ler
Ele é um dos livros mais especiais para mim, pois foi graças a ele que entrei no mundo da leitura.

Codinome Duda é o tipo de livro versátil, seria uma boa história para uma criança, adolescente ou adulto sem problema algum...

A história de Duda é instigante, você se vê no mistério tanto quando ele, você se envolve na trama mesmo sendo rápida ao mesmo tempo muito divertida.

A melhor parte de tudo é que tem continuação, para quem ama esta história, sempre tem um pouco mais!!!

Teteus 19/10/2021

Amei o livro!
Esse livro simplesmente é perfeito! Eu dei boas gargalhadas com as piadas e aventuras de Duda e sua nova amiga. Super recomendo!

Mayra 15/10/2012

[...] me tiram um sorriso tão bom do meu rosto, umas risadas que eu preciso tanto, sabe?
Ando tão boba ultimamente com livros infanto-juvenis que só Jesus na causa. Mas é que eles tiram um sorriso tão bom do meu rosto, umas risadas que eu preciso tanto, sabe? Além da leitura leve, tranquila, rápida e sem pressa. No livro, Duda (um garoto) é aquele tipo de menino que só pensa em aventuras, futebol e todas-essas-coisas. Até que acontece algo na sua vizinhança e, por achar tudo muito estranho, ele se pôs a pensar e chegar a conclusões que nem a policia poderia supor. Aí começa toda a operação de detetive - acompanhado da Claúdia. Claúdia é uma carioca, nova na cidade e escola. Duda fica tão fixado nas investigações que vê Claúdia somente como uma garotinha-mimada. Só que aí ele sem querer acaba contando pra ela sobre a sua secreta-operação, e ela entra - mesmo sem a vontade do Duda - nesse esquema. Dois amigos, um propósito. Será que eles irão descobrir o que realmente aconteceu na invasão da casa do seu Antônio? O fim será trágico ou glorioso? Você só saberá lendo do querido Marcelo Caneiro.
Samuel.Aguiar 16/09/2019minha estante
sabe me dizer quais são os personagens secundários?;;;

Bia 08/06/2013

Codinome Duda
Todo mundo tem o sonho de ficar famoso... Duda, não é diferente, ele é um garoto inteligente, curioso, super- ativo, quando de repente ele encontra uma garota com essas mesmas características, seu nome é Cláudia, no início da historia eles não se batiam, só que mesmo assim, juntos eles resolvem se meter na investigação de um vizinho misterioso.
No decorrer da história Duda se arrepende de ter envolvido Cláudia, pelo simples fato dela ser uma menina, só que na verdade a mesma consegue desvendar quase todo o mistério sozinha, Duda começa a sentir ciúmes de Cláudia, por que ela recebeu o convite de Zé( o melhor amigo de Duda) para ir para uma festa.
Duda começa a admirar Cláudia, e os dois começam a ficar cada vez mais próximos,logo eles unidos conseguem resolver todo o caso, com um pequeno descuido Duda vai parar no hospital, quando é surpreendido pela visita de Cláudia, que ali se encontrava toda arrumada.
Ele fica curioso e logo pergunta para onde ela vai, e ela responde que vai explicar em um programa de TV como eles tinham resolvido o caso e pergunta se Duda estava chateado por não poder ir, ele desconversa e a elogia, eles se beijam e ela sai, terminando assim a historia.

Julie 04/05/2011

No texto de Marcelo, o leitor encontra humor, suspense e emoção, numa linguagem superatraente. Neste livro, o personagem Duda, narra a sua aventura em desvendar um mistério na vizinhança. Para complicar sua vida e, ao mesmo tempo, para ajudá-lo a resolver o mistério, uma garota entra na jogada.

"Codinome Duda" é o primeiro livro da série "Duda" de Marcelo Carneiro da Cunha.José Eduardo, ou simplesmente Duda, como prefere ser chamado, é um adolescente comum que mora em Porto Alegre.

Em um acidente, conhece Cláudia, que acaba por ser sua nova vizinha. O garoto não gosta de Cláudia e tenta manter distância.A situação muda quando um vizinho deles é atacado. A partir daí, Duda e Cláudia começam a trabalhar juntos para descobrir o que houve e solucionar o mistério.

Nessa de se meterem a detetives, descobrem que o assunto é bem mais sério do que imaginavam.É uma história bem legal. É engraçado ver como a mente do Duda funcionba, com planos malucos e ideias absurdas.

As únicas coisas que atrapalham é o excesso de gírias coloquiais e o fato de Duda ser excessivamente machista.

nerito 14/02/2013

Nascido para o perigo!
Duda é um menino como qualquer outro, adora futebol, tem uma preguiça saudável em relação aos estudos e acha todas as meninas incompreensíveis, opinião esta que se torna mais forte depois que ele conheceu Cláudia, sua nova vizinha. Além disso tudo, como qualquer garoto, é extremamente curioso, a ponto de desejar se tornar detetive particular. Assim, quando seu vizinho, Seu Antônio, após receber com freqüência um estranho visitante, é espancado por supostos assaltantes, Duda resolve dar início a seu desejo de ser detetive. Para ajudá-lo nessa empreitada, ele conta com a ajuda da impossível Cláudia, ainda que no fundo ele tente de todas as formas afastá-la.
O livro, de autoria de Marcelo Carneiro da Cunha, dispõe de uma narrativa leve, descontraída, com boa dose de humor. Além de protagonista, Duda é também o narrador, mantendo sempre um tom irreverente, repleto de maneirismos. Ao invés de tramas mirabolantes, a força do enredo está justamente nas situações reais que pertencem ao dia-a-dia de cada adolescente, como a descoberta do eu e o entendimento do outro. Isso tudo de uma forma bastante jovial, o que torna o texto delicioso.
Altamente indicado para o público juvenil, "Codinome: Duda" é diversão garantida para todas as idades.

Outras resenhas em: http://www.oguardiaodehistorias.com.br/
Tati 05/03/2013minha estante
Gostei muito da sua resenha.Uma boa expressão verbal, demonstrando e incentivando a curiosidade de todos aqueles que a leem.

nerito 05/03/2013minha estante
Oi Tati, obrigado pelo comentário. É certamente um estímulo para continuar escrevendo. Abraços!

Boto.Rosa 24/11/2021minha estante
o moça, obrigada, vc fez um belo resumão! me ajudou na minha atividade!

Karin ACS 30/09/2021

Divertido
É uma aventura juvenil. Porém divertido. O protagonista é o Duda, mas quem rouba a cena é a Cláudia, a vizinha do Duda que veio do Rio de Janeiro. A história se passa no Rio Grande do Sul. É uma boa distração.

Ilana 25/07/2015

Resenha — Codinome Duda

Codinome Duda é livro infanto juvenil do escritor e jornalista Marcelo Carneiro. Conta a história de um garoto chamado José Eduardo, Duda, que percebe que se passa algo estranho com o seu vizinho, o seu Antonio e por isso vai fazer uma investigação para ter ideia do que é, e aparecer em algum jornal. Só que uma nova vizinha, Cláudia chega com tudo na vizinhança pra deixar o Duda desesperado. Ela tenta ajudá-lo nas investigações e uma amizade meio divertida vai nascendo entre eles. E é claro a vontade de investigar faz com os dois se aproximem bastante

Eu não posso poupar elogios para o autor, a história é a primeira da serie e é muito boa. É algo pra rir e pra se apaixonar, pode parecer um tanto infantil, porque realmente é para o publico infanto juvenil, mas é uma leitura maravilhosa. Você não vê os capítulos passarem e até fica triste por ser um livro tão pequenininho. Ele é narrado pelo Duda, então você entende a cabeça de um garoto, que não é mais velho que 14 anos e acho que com o passar dos livros vai havendo aquela mudança perceptível. Acho que isso que o autor quis explorar com o primeiro livro, essa fase do Duda mais infantil, machista - porque até certa parte do livro ele não queria que a Cláudia fizesse parte das suas investigações - e com aquela vontade de resolver o caso para ficar famoso.

E eu vou dizer que o terceiro livro é bem diferente, ele está bem mais velho e é realmente uma evolução incrível, apesar de ter lido o terceiro há muito tempo foi por causa dele que eu quis encontrar os outros livros e conhecer a história do Duda e da Cláudia. Bem, espero que leiam o livro, sem se importar se é para o publico infantil ou se é mais puxado para o publico adolescente, só leiam e vão ver que é algo que vale a pena!

Ah, queria ressaltar só mais uma coisa, é algo que eu acho que tem que ser realmente mais explorado. Esse autor é brasileiro, e é uma autor fantástico, e eu quase não vejo ninguém falar sobre livros brasileiros, isso me entristece. Por isso é um dos meus livros prediletos, temos que não só valorizar os livros que vem de fora, como também os livros dos autores brasileiros, porque quando você olha só para livros que fazem sucesso e que são Best-Sellers você se esquece de muitos livros bons, que não fazem tanto sucesso assim porque não foram levados tão a serio por nós, que estávamos dando atenção a outros autores - alguns nem tão bons assim. Fica a dica galera!

site: http://aescritorasonhadora.blogspot.com/2013/06/codinome-duda-resenha.html

Maria 29/07/2022

Bom, uma leitura com um sotaque gaúcho e informal. Gostei bastante do desenvolvimento de Duda e Cláudia mas o desenvolvimento do suspense foi lento.

Criz.Souza 03/10/2022

Tem o meu coração!
Foi o primeiro livro que eu li e realmente gostei.
É um livro leve e divertido,
Uma escrita muito fácil de ler, personagens muito interessante.

Helô 11/08/2023

Simplesmente maravilhoso!
Comecei e terminei no mesmo dia, não tava com tanta expectativa mas me surpreendi muito.
Amei demais, não conseguia parar de ler, e é fácil de entender.
Nota 100?