PEDRAS NEGRAS

PEDRAS NEGRAS Cesar Luis

Resenhas - PEDRAS NEGRAS

@biaentreleituras 23/09/2015

O livro começa com Fernando Eastmam, um arqueólogo, no aeroporto de Brasília se preparando para uma viagem ao Peru. Ele recebeu um chamado importante de um amigo para ajudar na escavação de um templo mas ainda no aeroporto ele recebe um pequeno caderno de anotações bem antigo, não sabia quem havia enviado mas reconheceu o que estava anotado ali, tratava-se de alguns trechos do Gênesis Apócrifo de Melquisedeque que, basicamente, mostra mais alguns detalhes que não estão no conhecido livro bíblico (não quero entrar em detalhes religiosos e se o livro é verdadeiro ou não, não cabe a mim falar). Fernando ficou curioso sobre quem enviou o caderno e o porque dele precisar lê-lo.

O professor que chamou Eastmam descobriu no Templo La Luna um câmara e após sua abertura algo curioso acontece na vila de Águas Calientes, toda a população estranhamente teve o mesmo "sonho" e ao amanhecer todos estavam com a mesma história na cabeça. Uma lenda antiga de uma deusa chamada Orejona que veio à Terra ainda nos primórdios do tempo para dar a luz e criar seus filhos, seus descendentes tinham o crânio alongado e existe uma ligação entre Orejona e o planeta Vênus (não vou falar muito sobre essa lenda para que durante a leitura você possa se surpreender, se ainda não conhecê-la).

Os habitantes falam sobre um livro perdido e Fernando secretamente vai em busca dele, vai contar com a ajuda de Rico (homem de confiança do professor) e Lia (uma aeromoça chamada Odalisca). É preciso manter segredo pois o governo não quer que a história chegue ao público e tenta prender Fernando. Sem saber como é o livro ou se realmente existe, eles começam a seguir algumas pistas e se envolvem em uma perigosa aventura cheia de mistérios, conspirações e perseguições.

Quanto mais o grupo se aproxima da verdade mais intensas são as verdades reveladas e piores ficam as perseguições, porém não é apenas o governo Peruano que deseja que toda essa história continue escondida, os verdadeiros líderes que se mantinham ocultos resolvem afrontar Fernando pois perceberam que ele já estava muito perto da verdade.

Pedras Negras dá uma aula de história e geografia, o autor Cesar Luis fez uma viagem onde se encantou com a beleza dos lugares mas principalmente com Machu Picchu (cenário do livro), ele descreve cada local com riqueza em detalhes. Também podemos ver no livro detalhes científicos que de maneira nenhuma tornam a leitura pesarosa ou maçante, muito pelo contrário, esses detalhes nos instigam a buscar mais, inclusive parei a leitura em diversos pontos para poder fazer pesquisas sobre o assunto.

Pedras Negras foi um livro que demorei um pouco para ler pois como mencionei fiz pesquisas enquanto lia, a linguagem que o autor usa é bem atual e isso facilita a leitura. O enredo me incomoda um pouco pois levanta algumas questões religiosas que podem ser (e acredito que são) temas de muitos debates, questões discutidas em diversas línguas e religiões que Cesar Luis aborda mostrando registros históricos e fatos científicos. Outro ponto que me incomodou foi a Odalisca (Lia), ela tem 33 anos (se não me engano) mas é um tanto imatura para a idade.

Mesmo com esses dois pontos que me incomodaram eu gostei muito do livro, todo o mistério envolvendo a busca de Fernando Eastmam é muito instigante e o final do livro superou todas as minhas expectativas, foi muito bom também conhecer os lugares citados pelo autor e descobrir alguns fatos que a ciência revela mas que foram abafados pelos meios sociais.

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

Arca Literária 21/10/2015

A busca pela verdade. Quem nunca quis saber a verdade sobre alguma coisa? Principalmente nos mistérios que o mundo e o universo apresentam? Nós realmente estamos sozinhos no universo? Qual o sentido das pirâmides?
É a esse tipo de pergunta que Fernando Eastman tenta responder, como um estudioso do tema. Filho de Paulo Eastman, desde cedo Fernando foi apresentado aos mistérios da arqueologia e a perguntas que ninguém responde. Mora em Brasília, mas o seu lugar mesmo é no mundo, tentando responder a essas perguntas. Visitando sítios, conhecendo pessoas.
Leia toda resenha no link: http://www.arcaliteraria.com.br/pedras-negras-cesar-luis-2/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/pedras-negras-cesar-luis-2/

Luana 16/12/2015

Pedras Negras foi um livro que me fez questionar como faria essa resenha, eu estou a dias mastigando a pitada de romance e a intensidade da leitura. Como tudo aconteceu, os percalços vividos pelos personagens, os ensinamentos e tudo mais que ele me ofereceu.

Escrito pelo autor Cesar Luis, formado em Direito e especializado em Filosofia do Direito, a obra vai do romance à aventura, o que faz prender leitor da primeira até última página.
Fernando Eastman, personagem principal, é um homem que não precisa se preocupar com questões financeiras, pois seu pai Paulo Eastman, que desaparecera a quase 14 anos, deixou uma grande herança.

“Seu desaparecido pai não foi dado como morto, buscas sem fim não tiveram nenhum resultado. A última vez que foi visto estava indo visitar uma fazenda de gado que administrava perto do Acre. Seu pai sempre foi ausente por causa das viagens intermináveis de negócios pelo país. Essa ausência transformou Fernando em um estudando atento, minucioso, insuportavelmente metódico, quase maníaco, sempre procurando preencher o vazio da falta de atenção de um homem que insistia em não estar lá.”

Eastman tem 34 anos, é formado em Antropologia e foi convidado por um renomado professor, Vicenzo Fontanoura, para fazer uma viagem de estudo no Peru. E é lá que que ele conhece Rico e Lia, juntos tentam desvendar o mistério. Os três vão em busca de respostas que a tempos são questionadas pela humanidade, o que eles não esperavam é que seriam perseguidos.

“Fernando é nascido em São Paulo, capital. Sempre frequentou as melhores escolas da cidade durante a infância e mais tarde cursou Antropologia na Universidade Federal de Brasília – DF. Mudou – se para lá porque seu pai, próspero empresário no ramo imobiliário, achou mais conveniente para a família e para os negócios.”

Os amigos correm contra o tempo para encontrar um livro que possui todas as respostas, e nessa busca, Fernando é “convidado” a testar “sua fé”, ou seja, é dada a chance dele crescer espiritualmente. É partir daí que começa uma grande viagem pelo Peru e Bolívia, pois o autor soube descrever muito bem os lugares que os personagens passaram. E não é só isso, é transcrito também, as manipulações das políticas internacionais, vida inteligente em outros planetas, sociedades e projetos secretos, religião.

Cesar Luis, não escreveu um romance, mas sim deu uma super lição de HISTÓRIA. Não pensem que devido a isso o livro possui uma linguagem difícil, muito pelo contrário, a leitura é muito fluida, de facíl interpretação.

É um livro realmente bom, que ensina e marca o coração do leitor.

site: http://www.leituradelua.com

Marriete 31/10/2017

Pedras Negras ? Resenha Autor: César Luís Editora: Luna ISBN: 9788569453017 Pág: 333
Fernando Eastman é um arqueólogo, mas, diferente da maioria dos seus colegas de profissão, tem a mente aberta para o aparentemente inexplicável. Elucidar mistérios o encanta, e, o faz ser um dos melhores profissionais do ramo. Até por isso que professor Vicenzo Fontanoura solicitou sua presença em uma expedição feita ao Peru.

Doutor Fontanoura fora orientador de Fernando e conhecia suas habilidades como poucos. Precisa do rapaz para tentar solucionar o mistério que se instalou na região. Como num passe de mágica, os moradores da vila Águas Calientes manifestou um conhecimento sobre a lenda de Orejona, a deusa que teria criado uma civilização antiga e muito sábia nas terras do Peru. Não haveria nada de anormal nisso, mas, toda a população da vila acordou com essa lenda na cabeça um dia após o Doutor Fontanoura abrir uma câmara durante a expedição.

Fernando decide investigar os fatos e descobre que a lenda é mais verdadeira do que se pensa. Em busca da verdade, o caminho do rapaz torna-se uma perigosa jornada. Fernando pretende desvendar e expor ao mundo suas descobertas, mas, para isso, precisa fugir e ser mais esperto que o governo do Peru e todos os seres que pretendem deixar a humanidade mergulhada na escuridão.

Aventura, mistério, religião, e, por que não, teoria da conspiração, são indicadores essenciais desse livro maravilhoso, escrito por César Luís. Além de nos apresentar os monumentos e a cultura maravilhosa que recebemos das civilizações antigas, suas teorias podem sim serem tomadas como verdade. Essa é uma característica presente nas obras desse autor, que, nos estimula a pesquisar mais sobre nossas origens e nossas verdades.

Sou muito fã! Recomendo muito a leitura! Abram suas mentes, permitam-se questionar e conhecer! Boa leitura!

#PedrasNegras#CésarLuís#Resenha#MarryAquinnah#AutorNacional#AutorBrasileiro#Literaturanacional#LiteraturaBrasileira#Arqueologia#Peru#CivilizaçãoAntiga#Amoler#Instabooks