O Trono de Diamante

O Trono de Diamante David Eddings

Resenhas - O Trono de Diamante

Amanda 22/03/2021

Surpreendeu
De início achei que seria maçante e tedioso, mas com o passar das praias foi se tornando fluido, interessante e viciante. Apesar de muitas voltas em torno de si, foi um livro muito bom, deixando um desejo de ?quero saber mais?.

Vanessa.Rafaela 26/01/2021

Ótima leitura
Esse foi um livro bem diferente dos que li até o momento.
Trono de diamante é uma trama para quem tem certa paciência com a leitura, o que para minha surpresa, eu tive.
De início você tem uma visão sobre o mesmo, temos um paladino mais maduro, mais velho, que traja sua aventura ao lado de seus companheiros.
Os acontecimentos da história são bem lentos e demoram a acontecer.
Uma coisa que me irritou foi o fato de por várias vezes, Sparhawk andar de um lado a outra parecendo estar perdido. Ele vai até uma cidade, a outra, outra e outra, e nesse primeiro livro só temos um vislumbre sobre oq ele procura ao final dele, fazendo com que a procura do mesmo fique para o próximo livro.

Num Geral, esse autor tem uma escrita super fluida que cativa o leitor. Por mais que a história tenha sido demorada, eu amei demais. Os personagens são incríveis.

Phelipe.Pompilio 19/09/2015

Resenha feita pelo blog Bravura Literária
O Trono de Diamante, lançado em Agosto desse ano, foi o primeiro livro do gênero Fantasia publicado pela Editora Aleph, que é famosa por seus lançamentos do gênero de Ficção Científica. Grande admirador de Tolkien, o autor David Eddings foi um dos mais bem sucedidos escritores de fantasia do século XX. A Aleph apostou, e eu posso afirmar que o tiro foi certeiro!

No livro somos apresentados a Sir Sparhawk, um cavaleiro da Ordem Pandion, uma das quatro ordens de cavalaria que servem à Igreja, que foi exilado pelo falecido rei Aldreas. Após 10 anos exilado em Rendor, Sparhawk decide voltar para Elenia.

"? Esse é o campeão da rainha ? exclamou o segundo guarda. ? Nunca fique no caminho dele."

Chegando em Cimmura, uma cidadela de Elenia, Sparhawk toma conhecimento de que a rainha Ehlana, filha do rei Aldreas, foi acometida por uma misteriosa doença que a deixou à beira da morte, sem condições nenhuma de subir ao trono. Dessa forma, Annias, um clérigo da Igreja e membro do Conselho Real que deseja muito mais do que somente o trono de Elenia, colocou seu protegido Lycheas, um jovem de 16 anos e filho da princesa Arissa (irmã do rei Aldreas), como príncipe regente.

Com a saúde precária da rainha e a tentativa de tirar o poder das mãos de Annias para não deixar que seus planos para com o reino se concretizem, um grupo de doze cavaleiros Pandion e a feiticeira styrica Sephrenia tiram a rainha de seu leito, colocando-a em seu trono. Com a ajuda dos doze cavaleiros, a feiticeira realiza um feitiço que envolve a rainha e seu trono em uma barreira de diamante, mantendo-a desse modo viva por um pouco mais de tempo, ou até que a cura para sua doença seja encontrada.

Mais adiante seremos apresentados à Sir Kalten, o cavaleiro Pandion amigo de Sparhawk; Kurik, escudeiro de Sparhawk; Sir Vanion, preceptor da Ordem Pandion; Berit, o noviço aspirante a cavaleiro; Talen, o pequeno ladrão; Martel, ex-cavaleiro Pandion e muitos outros personagens.

Sem mais história, pois corro o risco de contar spoilers e ser fortemente apedrejado! Hahahahaha.

O autor David Edding nos apresenta um mundo medieval fantástico, onde a magia existe de forma sútil, e nem todos a conhecem.

O autor caprichou no detalhamento de lugares e personagens, tornando dessa forma a construção de seu mundo muito mais fácil para nós leitores.

O continente de Eosia, onde a trama ocorre, nos traz referências a povos já conhecidos por nós, como: vikings, árabes e muitos outros.

Com poucas partes de ação, os pontos fortes do livro são os conflitos políticos, religiosos e raciais que foram muito bem colocados e explorados durante o decorrer da história, tornando tudo muito intrigante, deixando o leitor com aquela ansiedade para descobrir o que acontecerá a seguir.

Na questão da religião, o autor se aprofundou bastante em diversas crenças, onde os elenos acreditam em somente um deus, enquanto outros povos possuem deuses e deusas novos e antigos, muitíssimo poderosos e que podem ser invocados pelo povo que os servem.

A narrativa é em terceira pessoa, em uma linguagem não muito simplificada, mas também não tão arcaica, com algumas partes de humor, tornando desse modo a leitura gostosa e muito bem fluída.

Vale destacar que o livro nos lembra em todos os sentidos uma Quest Épica de jogos de RPG. Os personagens variam entre Paladinos, Magos, Ladinos e muitos outros.

A edição é simplesmente belíssima! A capa chama muito a atenção, a diagramação é excelente, e a editora caprichou (e muito!) na revisão ortográfica!

Estou ansioso para a leitura do segundo livro da trilogia, e espero que Aleph não demore para lançá-lo para nós hahahaha!

Marcos Pinto 03/12/2015

Fantasia de boa qualidade
Eosia é um grande continente e que, depois de muitos anos em batalha, se encontra em relativa paz. Isso se deu porque a Igreja conseguiu, através de suas ordem militares, pacificar os povos e convencê-los de que a instituição religiosa merecia ser temida e respeitada. Mesmo que cada reino tivesse seus governantes, a igreja era soberana e ponto final.

Contudo, até mesmo dentro das ordens religiosas existiam pessoas ambiciosas e que queriam o poder para si. Isso, como sempre, gera mortes e problemas. Por causa de um jogo de interesses, a tensão começou a pairar no ar daquelas terras pacificadas. Não obstante, a rainha de Elenia, Ehlana, adoece de maneira muito suspeita e fica entre a vida e a morte. Apenas um feitiço pagão a mantém viva, sentada em seu trono, dentro de uma grande estrutura de diamante.

Se tudo isso não fosse o bastante, aparentemente os deuses pagãos parecem querer mostrar a sua força novamente. Além disso, alguns povos dominados começam a mostrar insatisfação pela dominação da Igreja. Com tantos elementos problemáticos, só uma coisa é certa: muitas aventuras e intrigas virão.

“Por vezes, em Pelosia, há rumores de que a sombria figura do troll-anão imortal assombra as bordas pantanosas do Vnne nas noites desprovidas de lua. Desde então, por conta de seus membros defeituosos, Ghwering não ousa entrar nas águas negras do lago para sondar suas profundezas, mas ele ronda as suas margens, ora lamuriando seu desejo imenso pela Bhelliom, ora dançando e uivando de frustração por ela não lhe responder” (p. 15).

Partindo da premissa acima apresentada, David Eddings cria uma fantasia madura, com uma trama inteligente e personagens bem delineados e cativantes. Pensando nos mínimos detalhes, o autor consegue traçar uma linha de intrigas verossímil e uma disputa pelo poder inquietante. Digo inquietante porque, apesar de se passar em um mundo fantástico, é impossível não ver as semelhanças com nossa realidade.

Aliado a esses aspectos, a trama ainda ganha com a escrita do autor. Apesar de a obra ter elementos característicos da fantasia que a deixam um pouco mais lenta, como nomes e lugares estranhos, criaturas mágicas novas, deuses ancestrais e etc, o autor consegue acelerar a leitura nos demais momentos com diálogos interessantes e diversas reviravoltas.

Outro ponto alto da narrativa são os personagens. Sir Sparhawk, na minha concepção, é o grande destaque. Apesar de ser um cavaleiro e protetor da rainha, possui um aura cativante tão intensa quanto sua responsabilidade e zelo pela sua soberana. Sephrenia também merece destaque por ser uma mulher forte, inteligente e uma feiticeira poderosíssima. Além deles, ainda se sobressai Kalten, que é perigoso como um matador profissional e tem um humor como de uma criança. Os três, atuando juntos, formam uma combinação surpreendente e imprevisível.

“– Um homem precisa de alguns vícios, Sparhawk. Isso lhe dá algo para se arrepender quando ele vai à capela” (p. 67).

A obra também é enriquecida pela excelente parte física desenvolvida pela editora Aleph. A capa é maravilhosa, tem total relação com a obra e também com o gênero no qual o livro se insere. A tradução e revisão também estão excelentes, o que torna a leitura mais agradável. Além disso, a diagramação está boa: possui mapas que ajudam a localizar-nos espacialmente dentro do enredo, uma fonte mediana e um espaçamento excelente.

O Trono de Diamante, sem dúvidas, me surpreendeu com seu enredo e com a constituição dos personagens. Um livro maduro, bem escrito e que consegue envolver o leitor sem dificuldades. Se você procura uma boa fantasia, essa obra é perfeita para você. Leia, você não irá se arrepender.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/03/resenha-o-trono-de-diamante.html

Fer 07/01/2023

Não há muito o que dizer, comecei o livro quase que no início do ano passado, então. E esqueci um pouco da experiência de leitura, é um bom livro, e merecia mais atenção, está na minha lista de re-leitura

Júlio 26/08/2020

Uma série com potencial, primeiro livro desgastante
Logo de início somos apresentados a uma história e personagens muito interessantes e cativantes. Conhecemos um pouco sobre a ordem dos cavaleiros e todo o jogo político que envolve o reino, os personagens como já falados anteriormente, são muito bons e cativam, porém, com avançar do livro, a história começa a ficar cansativa, muitas viagens vão acontecendo de um ponto a outro e cai em uma especia de looping, que ao chegar o fim, é perceptível que, pelo menos o primeiro livro, poderia facilmente ser reduzido em 200 páginas, uma vez que o motivo dessas viagens, acontece quase sempre da mesma forma. Enfim uma série com muito potencial, com um primeiro livro bem cansativo.

Tami 13/10/2020

Maravilhoso
Não sou muito boa em resenhas, então vou direto ao ponto. O livro é sensacional.

Eu indico pra todas as pessoas que curtem fantasia, e quem quer entrar nesse gênero. O livro tem humor, personagens cativantes, o desenrolar e a escrita são muitos boas. Não sei 5 estrelas pq o começo foi lento, mas a partir da pag 100, tudo começou a melhorar e eu praticamrnte engoli o livro.

É uma fantasia medieval (minha primeira) e a minha experiência com ele foi muito boa, triste que nao tem o terceiro livro publicado aqui no Brasil, mas espero que logo publiquem.

llirioazul 17/04/2022

Eu gostei da escrita do autor, mas achei que faltou um pouquinho de emoção, os problemas do Sparhawk são resolvidos muito facilmente e ele sempre sai por cima

Euflauzino 21/10/2015

Quando a espada era lei e a magia comum como um copo d’água

Eu poderia fazer uma resenha bem curtinha. Mas isso seria um pecado. Não faria jus à complexidade da construção das personagens de O trono de diamante (Aleph, 405 páginas) e não seria de bom tom deixar passar os sentimentos que me percorreram durante a leitura.

O autor David Eddings começou a me fascinar no instante em que resolveu narrar sua saga de fantasia épica durante a Idade Média. Confesso que gostaria de ter vivido nessa época. Consolidação das estruturas sociais, as Cruzadas, a poesia de Dante, as viagens de Marco Polo, a peste negra, o domínio da Igreja, o obscurantismo. Tudo isso confere ao período um ar de dominação pelo medo.

Ao iniciar a leitura me deparei com um mapa. De certa forma isso é bom, elucidativo. Mas comecei a torcer o nariz, porque se parecia com “O senhor dos anéis”. O prólogo, fantasioso demais até para uma obra de fantasia, com deuses se imiscuindo em assuntos humanos foi um balde de água fria. Onde é que estavam os valentes cavaleiros com suas armaduras imponentes?

Não desanimei, havia lido poucas páginas. Minha insistência me presenteou com uma das obras mais espetaculares que já li, sem sombra de dúvidas.

Sir Sparhawk, cavaleiro da Ordem Pandion, retorna ao reino de Elenia, após anos de exílio, e se depara com a rainha acometida por uma estranha doença, protegida por uma barreira de cristal, feitiço que a mantém viva, porém não por muito tempo, é preciso encontrar a cura.

Sparhawk é o Campeão da Rainha, a quem jurou honrar e proteger. Então ele parte rumo ao desconhecido, com o coração estraçalhado, enfrentando inimigos reais e sobrenaturais, além de toda gama de sortilégios. Vai tomando consciência, paulatinamente, de sua importância neste jogo de xadrez mitológico.

Nesta aventura ele contará com a ajuda de amigos, todos eles com características marcantes, tremendamente bem construídos.

Seu fiel escudeiro Kurik:

— Tenho uma má notícia para você, Sparhawk — Kurik murmurou, enquanto os dois passavam pelo acampamento chacoalhando os pandions para acordá-los. — Martel não está liderando a coluna.
— Quem está? — Sparhawk perguntou, enquanto uma onda quente de decepção percorria seu corpo.
— Adus. Ele tem uma mancha de sangue cobrindo todo o queixo. Acho que andou comendo carne crua novamente.
Sparhawk soltou um palavrão.
— Pense por este lado: pelo menos o mundo será um lugar mais limpo sem Adus, e acho que Deus vai querer ter uma longa conversa com ele, de um jeito ou de outro.
— Temos de fazer tudo o que pudermos para providenciar isso.

Seus irmãos de armas, entre eles o grande amigo Kalten, com tiradas sempre hilárias, provocativas e espirituosas:

— Eu conheço um lugar. Não é muito longe. Você consegue andar?
— Consigo ir aonde você for. Sou mais novo, você se lembra?
— Apenas por seis meses.
— Mais novo é mais novo, Sparhawk. Não vamos discutir sobre números.

A feiticeira Sephrenia, uma espécie de tutora da Ordem Pandion, que venera sua Deusa. Outro ponto para David Eddings, afinal de contas, quem conhece um pouco de história, sabe que o povo Celta foi praticamente dizimado por ir contra o machismo católico. A tentativa de apagar a cultura e os costumes deste povo, que tinha como ponto central a mulher, e por consequência uma deidade feminina, por gerar a vida, foi inócua e sobreviveu a todo banho de sangue.

site: Leia mais em: http://www.lerparadivertir.com/2015/10/o-trono-de-diamante-vol-01-trilogia.html

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 05/09/2016

JÁ LI
Em qualquer rápida pesquisa sobre autores de Fantasia, David Eddings aparece como um grande nome do gênero. Falecido em 2009, muitas obras suas ainda são publicadas postumamente e me interessei pela trilogia Elenium. Aqui neste post, falarei sobre o primeiro volume dela, "O Trono de Diamante".

A princesa Ehlana, do reino de Elenia, acometida por uma estranha doença, está adormecida em seu trono de cristal há anos. Embora ainda esteja viva, ninguém é capaz de encontrar uma cura para sua condição. Enquanto isso, Annias manipula o príncipe regente e é quem realmente governa o reino de Elenia, sendo membro importante da Igreja e do Conselho Real. É este o cenário que Sparhawk encontra após dez anos de exílio, tempo que ficou fora em uma missão para a Ordem Pandion. Ele é o Campeão da Rainha de Ehlana e, quando se depara com a situação dela e de seu reino, resolve descobrir o que está por trás de sua misteriosa doença e quais são as reais intenções de Annias.

O livro é cheio de boas premissas, mas vou começar falando sobre o que não gostei: a estória é basicamente e predominantemente escrita em diálogos. Logo no início da leitura, pensei que seria algo passageiro e que Eddings retomaria o estilo épico fantasioso que este tipo de trilogia costuma adotar - as descrições pormenorizadas das personagens e das situações, assim como o aprofundamento das questões culturais de cada localidade onde o livro se passa e assim por diante. Mas isso não aconteceu. Página atrás de página, capítulo atrás de capítulo, a narrativa era apenas baseada em diálogos. Claro que eu vejo um certo mérito no estilo dele, pois deve ser difícil passar todos os acontecimentos e atmosferas ao leitor sem trechos narrativos e descritivos, porém, a leitura torna-se muito cansativa e, sobretudo, repetitiva.

Por conta deste estilo de narração, tive uma enorme dificuldade em me conectar com a estória. O livro tem uma série de personagens com um grande potencial de desdobramentos - Sephrenia, uma sacerdotisa poderosa; Kurik, o escudeiro de Sparhawk; Talen, um garoto ladrão e morador de rua; apenas para citar os que mais gostei - mas este potencial não é explorado. Afinal, eles aparecem apenas nos diálogos, com poucos momentos de ação, reflexão ou aprofundamento.

O mesmo ocorre com as localidades e as tramas políticas que estão envolvidas no governo do reino de Elenia. Tenho como exemplo a "Saga Mistborn" ou "Elantris", ambos do escritor Brandon Sanderson, que conseguem levar o leitor a participar de diversos pontos-de-vista políticos e históricos de uma mesma situação. Aqui, Eddings dá um panorama muito genérico sobre as alianças políticas. Além disso, os inúmeros personagens que surgem para ajudar Sparhawk a tirar Annias de Elenia não tiveram uma identidade forte para mim, tampouco uma presença marcante no enredo.

E, para completar o pacote, achei o final extremamente previsível. Lendo o prólogo do livro e seu primeiro capítulo, rapidamente se percebe o que irá acontecer.

Ou seja: me decepcionei bastante com este livro e não pretendo continuar a Trilogia. Acho que o enredo deixou muito a desejar, principalmente por ser uma estória de Fantasia com toques medievais. Esperava muito mais.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/2016/08/ja-li-23-trilogia-elenium-vol-1-o-trono.html

Larissa Canêjo 08/02/2020

Complexo
O primeiro livro da trilogia Elenium é simplesmente fantástico. Apesar de começar um pouco arrastado e, muito detalhista desde o início, isso acaba se tornando a melhor característica da história. O que era arrastado fica quase que impossível de se parar de ler e, os detalhes ao que nos deixa muito bem informados sobre o que acontece, ao mesmo tempo nos deixa ainda mais curiosos pra saber como cada situação irá se resolver.
Em alguns momentos pode se mostrar complexo e, em alguns casos é bom ter um dicionário por perto, pois a linguagem por vezes é bem rebuscada e, nem sempre o contexto deixa totalmente claro o que quer dizer determinadas palavras.

Fernanda Bard Chagas 28/05/2020

O trono de diamante
Confesso que ainda que eu seja uma leitora habitual de fantasias, achei esse livro um pouco lento de início e muitas vezes previsível! Alguns desfechos poderiam ser considerados infantis.
No entanto, a história é muito bem contada e fechada, e aos poucos o livro foi me rendendo na minha primeira impressão! Os personagens e as diferenças étnicas entre eles foram os pontos que mais gostei no livro, além de do fato de ele ter um tom cômico!
Vale a pena conhecer!

Nathaniel.Figueire 12/12/2022

Interessante, mas há elementos xenofóbicos
Achei legalzinho, vou terminar de ler a trilogia. Porém, adianto que não é isso tudo que a editora queria que fosse. A frase da capa chega a ser risível: "Sparhawk é o herói mais bem construído da fantasia moderna". (!) Acho que não, né, Aleph?

Enfim, como eu já joguei várias vezes de paladino em RPG's, é legal ver a história de um protagonista dessa classe e as tramas das ordens guerreiras religiosas (inclusive me fez pensar os paladinos e suas ordens de outra forma, mais inspirada nas ordens religiosas do período das Cruzadas). O cenário é interessante e a história da Bhelliom, apesar de ser meio que uma cópia de o Senhos dos Anéis, chamou-me bastante a atenção.

Na parte ruim, uma coisa que me incomodou foi que os conflitos são todos facilmente resolvíveis. Os planos dos heróis funcionam, tudo dá certo... Faltou mais adversidade e frustração nesse livro! Vamos ver se na continuação tudo continua sempre da melhor forma possível para o protagonista e sua missão...

O que mais me incomodou foram os elementos xenofóbicos na obra. Os redoranianos, assemelhando-se aos povos beduínos do Deserto da Arábia, e o culto religioso que seguem, semelhante ao islamismo, são representados na obra como: o primeiro, um povo ignorante e fanático; o segundo, uma religião para idiotas. Apesar de eu desgostar de religiões monoteístas (coisa que o autor também parece pensar, pois também há muita crítica ao Deus único seguido pela Igreja na obra), especialmente da prática islâmica de alguns países do Oriente Médio, achei aqui que o autor acabou pensando a mão demais, porque TODOS os redorianos para o protagonista são imbecis e essa opinião é muito pouco matizada na história.

Alguém poderia dizer que isso é da perspectiva do protagonista em seu "eleniumcentrismo", mas a própria história poderia ter matizado um pouco essa mão pesada que o autor deu contra esse povo. Para deixar claro: sem sombra de dúvidas há pessoas maravilhosas no Irã, não podemos pegar de exemplo o horror que é o regime ditatorial teocrático dos aiatolás e os grupelhos fanáticos que os dão suporte e considerar que esses meliantes representam todo o povo iraniano...

Aí, no fim, Eddings herda talvez a parte mais chata de Tolkien: seu forte precoceito contra povos e culturas não-europeias.

De qualquer maneira, a história me prendeu o suficiente para eu querer saber o que vai acontecer com o pandion Sparhawk e sua rainha petrificada no trono de diamante (e essa capa do Simonetti, nossa, ele não parecia estar muito afim de desenhar, já vi trabalhos muito superiores dele). Acho que vale a pena a leitura para quem gosta de fantasia medieval, especialmente que já jogou RPG.

Nicole 11/05/2023

Diferente
Esse livro foi bem diferente de tudo que eu já li, inclusive de fantasia, porque foge MUITO do clichê, foge tanto que não tem nenhuma descrição braba de batalha (o que eu tava esperando :')) e pouco foco em elementos fantásticos como em outros livros.

Na minha cabeça foi mais uma "descrição histórica" de acontecimentos do mundo do que uma narração de uma aventura, porque as coisas acontecem de um jeito natural demais. O livro é muito fluído porque tem mais diálogo que descrição e em nenhum momento parece que houve algum problema real pros personagens, com exceção da missão que eles vão tem no livro 2. É principalmente por essa razão dos problemas se resolverem muito rápido e facilmente que parece mais uma descrição histórica, além do que eu citei dos elementos fantásticos serem descritos de forma tão natural que não tem aprofundamento sobre eles. Isso pra mim foram dois pontos negativos porque achei que tira a magia e emoção da coisa; aquela empolgação que a gente normalmente tem lendo fantasia, eu não consegui ter com esse livro. Apesar disso, é muito bem escrito e o universo é interessante (seria mais com mais aprofundamento mas ok né). Só não fiquei com muita vontade de ler o próximo pelos pontos que citei.

Fernanda 15/12/2015

Resenha: O trono de dianante
CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/12/resenha-o-trono-de-diamante-david.html