O Que é Psicologia Social

O Que é Psicologia Social Silvia Tatiane Maurer Lane

Resenhas - O Que é Psicologia Social

Mariana113 05/03/2024

Para um livro introdutório achei bom. Me provocou várias reflexões e comparações com os dias atuais, além de me instigar a ler outros livros sobre psicologia social.

AquillaSantos 05/03/2024

Apesar da leitura ser fluída, percebi que em muitos momentos a autora "encheu linguiça" . De modo geral, é importante falarmos sobre a Psicologia social. Uma crítica que a autora falou no livro realmente fica em evidência. Estamos sempre nos baseando em artigos e trabalhos de outros países que nem sempre se encaixam em nossa sociedade e Cultura.

Karin 01/03/2024

Li o livro por recomendação do professor da disciplina de psicologia social. Achei que o livro possui uma linguagem acessível e didática até. A autora fala de uma psicologia social crítica brasileira, que não se encontra tanto na maioria dos livros acadêmicos da área. A leitura traz uma certa reflexão sobre os conceitos de sociedade, conscientização de si, linguagem, instituições, etc. Recomendo a leitura para quem tem interesse no assunto.

sarahh.olivs 01/03/2024

Leitura facil e rapida
silvia lane atingiu bem o propósito de trazer um livro simples e bem introdutório sobre a psico social
chega a parecer meio óbvio algumas coisas, porém o intuito do livro é trazer conceitos para um primeiro contato com estudo da sociedade
minha primeira leitura dessa área e estou apaixonada

bookcaseofmari 25/02/2024

Foi uma leitura super rápida, comecei ontem de noite e terminei hoje.
Essa leitura foi uma introdução a matéria de psicologia social, eu achei uma ótima escolha, foi um livro simples, apresenta questões importantes sem falar de forma difícil.
Alguns tópicos apresentados no livro são bem importantes, na minha opinião, são idéias que são introduzidas na nossa vida e nós não reparamos quando isso acontece ou porquê. Esse questionamento é extremamente importante e buscar a resposta é essencial para nosso desenvolvimento. Mesmo sendo um livro rápido, ele explica muito bem as questões. É como se fosse uma linha cronológica, inicia explicando o indivíduo na família e as construções sociais que surgem desse relacionamento. Após isso, vem a escola, o trabalho e o "lazer" (ela fala sobre atividades comunitárias nesse momento).
Livro bom, espero ler e aprender mais sobre o assunto.
Aliás, nós vemos no livro sobre o estudo do indivíduo na sociedade atual e conseguimos ver algumas diferenças que ocorrem entre o ano em que o livro foi escrito até hoje. Interessantíssimo.

Robert 24/11/2023

Ótimo livro de introdução ao Pensamento da Psicologia Socio-Critica, a Silvia Lane como precursora desse movimento consegue sintetizar muito bem as bases dessa visão de atuação da Psicologia Social.
Esse tripé inseparável que ela expõe em pensar, falar e agir me chamou atenção, onde um n deve se separar do outro e sim caminharem juntos a todo momento.

Com certeza irei ler mais livros da Silvia Lane e saber mais sobre sua História.

?O intelectual não é quem fala é quem pensa?

SafiriLeonrei 18/10/2023

Foi uma jornada
Esse livro foi um pouco dificil de ler, porque eu não conseguia ler tipo um hora direto, eu tinha que ler meia hora e dar uma pausa, porque se não a minha cabeça doia real, então foi meio didifil de ler, mas a leitura com certeza compensou.
Esse livro dá muita coisa para pensar (igual tudo na psicologia social) a leitura não é tão herudita assim, mas não é para qualquer um, e nem é um bom livro para começar a ler sobre, acho que em questão de facilidade é melhor começar com Psicologias da Ana Bock.]
O livro é muito bem escrito e ele dá uma boa explicação de todos os termos da psicologia social, e eu gostei que tem uma grande introdução de umas 20 páginas (para um livro de 88 páginas isso é muita coisa), o único defeito para mim é que o livro podia dar uma desenvolvida maior em alguns assuntos, mas de resto ele é muito bom, e ele também é feito para ser uma intrudução.

Minsguel 02/10/2023

Fura a bolha ae meu chapa
O objetivo deste aqui é nos mostrar como o é interação do Homem com a sociedade, e como ambos andam lado a lado constantemente.

Traz um conteúdo científico de fácil entendimento e te ajuda a ter uma visão de mundo ampliada, apesar de grande parte desses conteúdos já serem bastante descutidos.

Leitura nacional e simples, mete bala ae meu bom

Pra mim foi meio cansativo, mais é curtin ent vale a pena ??

ana 26/09/2023

Faz um tempinho que não apareço aqui por conta das leituras acadêmicas então vim registrar uma delas ?
Li o livro pra fazer uma prova e achei ok, mas cansativo. Poderia se aprofundar melhor em certas partes e de uma maneira mais simples de entender, em outras poderia ter ?enrolado? menos.
Vania.Cristina 26/09/2023minha estante
Traga mais das suas leituras academicas pra gente conhecer

Mih 11/09/2023

Muito bom para um iniciante
Achei o livro de fácil compreensão, curto, direto ao ponto, uma escrita simples e direto ao ponto.
Li por indicação dos professores. Então é um livro que dá pra ler sem medo quem está ingressando aí no mundo da psicologia.
Quem tem mais disposição do que eu tive (sim... muita coisa pra ler e muita coisa pra fazer. Desanimei um pouco) lê em um dia.

Mandy 08/09/2023

Li por ser uma referência bibliográfica da minha disciplina de Psicologia Social, porém acabei me identificando muito com o tema , gostei muito dos processos abordados, linguagem simples e clara , fácil entendimento.

Izabela.Leitte 26/08/2023

Leitura é fluída. ?
Consegui fazer a leitura em poucas horas.
A literatura de uma Psicóloga Social brasileira, realmente deveríamos enaltecer mulheres brasileiras. Obrigada Silvia pela leitura esclarecedora. ?

gabriele335 29/07/2023

Eh uma introduçao bem básica sobre o assunto, trata de questões importantes e a escrita é bem fácil de entender. minha unica critica eh q a autora citou turma da monica (minha maior obsessao) e teve a PACHORRA de falar mal da magali portanto perdeu mta credibilidade.

Japa 23/06/2023

Introdutório, como pretende ser
Teve uma resenha cômica que eu li sobre esse livro, em que a pessoa dizia que o livro tinha "claramente inclinação esquerdista". Ora, a perspectiva é marxista!

O vocabulário não é o mais fácil do mundo e o livro não é tão simples de se entender, já que as associações são propriamente da década de 80, em que o livro foi escrito - mas isso não faz dele um livro ruim ou algo do gênero.

O livro responde a algumas perguntas triviais mas importantes (como por exemplo, por que não devemos individualizar as questões psicológicas) e como eu disse, o fato de ter sido escrito há cerca de 40 anos não faz com que ele seja ruim ou incorreto, é necessário que a gente interprete e saiba fazer a ponte entre o livro e a nossa atual realidade, algo muito preconizado inclusive pela autora.

Aos que ainda assim julgam o livro inoperante, tenho que dizer que há livros e estudos muuuito mais antigos e por conta de sua qualidade ainda possuem serventia - coloco "O Que é Psicologia Social" entre eles, com certeza.

Para uma ampliação sobre o assunto em específico, há os estudos de Vladimir Safatle, já consolidado na área, além de outras figuras que ainda não possuem grande proporção mas já possuem estudos contundentes, como Heribaldo Maia. Mas em último instância, não nos esqueçamos de Vigotsky, pioneiro e extremamente atual, mesmo com o tanto tempo passado...

Alessandra 31/05/2023

Muito importante para estudantes
Esse livro trata do contexto histórico da Psicologia social, além de explicar seus principais conceitos e como o indivíduo se encaixa na sociedade. Fui apresentada a esse livro por conta de um curso da ABRAPSO e é bem enriquecedor para qualquer pessoa que queira conhecer ou um dia trabalhar com essa área junto a nossa sociedade atual.