O Que é Psicologia Social

O Que é Psicologia Social Silvia Tatiane Maurer Lane

Resenhas - O Que é Psicologia Social

Takakura 28/11/2021

Achei a leitura muito rápida e de fácil acesso. Pareceu-me um resumo do livro "psicologia social: o homem em movimento".

SArya0 08/02/2023

Comecei por indicação da professora achando que seria monótono mas me surpreendi. É um livro curto, abordando de forma clara e objetiva o que é a psicologia social e suas diversas áreas com uma escrita bem leve e de fácil compreensão. Achei muito bom!!!

Izabela.Leitte 26/08/2023

Leitura é fluída. ?
Consegui fazer a leitura em poucas horas.
A literatura de uma Psicóloga Social brasileira, realmente deveríamos enaltecer mulheres brasileiras. Obrigada Silvia pela leitura esclarecedora. ?

Carol Martins 12/08/2022

Leitura para a faculdade
Linguagem de fácil acesso, algumas partes mais difíceis de se compreender, mas dá um bom panorama geral da disciplina. Ainda acho que existem livros mais completos e mais atuais sobre o assunto.

Alexia 16/03/2022

Livro de natureza introdutória que nos dá um belo espectro da psicologia social, até mesmo para aqueles que não tem muita proximidade com a área. Vale muito a pena a leitura, até mesmo para poder aprofundar as questões depois com uma boa base.

bibia 09/04/2023

Interessante
Li pra faculdade, um bom livro pra ler em um dia só e a escrita é bem fácil de ler, recomendo........

Robert 24/11/2023

Ótimo livro de introdução ao Pensamento da Psicologia Socio-Critica, a Silvia Lane como precursora desse movimento consegue sintetizar muito bem as bases dessa visão de atuação da Psicologia Social.
Esse tripé inseparável que ela expõe em pensar, falar e agir me chamou atenção, onde um n deve se separar do outro e sim caminharem juntos a todo momento.

Com certeza irei ler mais livros da Silvia Lane e saber mais sobre sua História.

?O intelectual não é quem fala é quem pensa?

Japa 23/06/2023

Introdutório, como pretende ser
Teve uma resenha cômica que eu li sobre esse livro, em que a pessoa dizia que o livro tinha "claramente inclinação esquerdista". Ora, a perspectiva é marxista!

O vocabulário não é o mais fácil do mundo e o livro não é tão simples de se entender, já que as associações são propriamente da década de 80, em que o livro foi escrito - mas isso não faz dele um livro ruim ou algo do gênero.

O livro responde a algumas perguntas triviais mas importantes (como por exemplo, por que não devemos individualizar as questões psicológicas) e como eu disse, o fato de ter sido escrito há cerca de 40 anos não faz com que ele seja ruim ou incorreto, é necessário que a gente interprete e saiba fazer a ponte entre o livro e a nossa atual realidade, algo muito preconizado inclusive pela autora.

Aos que ainda assim julgam o livro inoperante, tenho que dizer que há livros e estudos muuuito mais antigos e por conta de sua qualidade ainda possuem serventia - coloco "O Que é Psicologia Social" entre eles, com certeza.

Para uma ampliação sobre o assunto em específico, há os estudos de Vladimir Safatle, já consolidado na área, além de outras figuras que ainda não possuem grande proporção mas já possuem estudos contundentes, como Heribaldo Maia. Mas em último instância, não nos esqueçamos de Vigotsky, pioneiro e extremamente atual, mesmo com o tanto tempo passado...

maria20786 05/12/2022

perfeito
esse livro eh simplesmente incrível e tem uma linguagem mt facil. além de usar vários exemplos que facilitam a interpretação e todo contexto

Inlectus 18/05/2016

Bom.
É bom, mas poderia ter uma linguagem mais simplificada para leigos, já que esta série os tem entre seus públicos alvos.

Ny 23/02/2023

O que é psicologia social
Li esse livro por recomendação da professora para ter um melhor embasamento sobre o tema. Recomendo o livro para ter uma breve noção do que seria a psicologia social. No entanto, para um aprofundamento maior, é necessário ler outros livros com mais informações.

nanda.autumn 24/03/2016

Psicologia social
O livro de Silvia Lane é uma introdução bastante interessante de como se formou a psicologia social, e os processos históricos que ocorreram para que se firmasse a psicologia social no Brasil.
No livro, descreve aspectos importantes, objeto de estudo e o que é psicologia social. Situa bem na realidade social da época e é possível de se trazer algumas análises para o contexto atual (evitando-se cometer anacronismos, claro).

Paulo @paulocorrea.br 25/02/2020

Importante
Importante para contextualizar todos que desejam conhecer mais sobre a Psicologia. Eu indico para quem é da área.

ana 26/09/2023

Faz um tempinho que não apareço aqui por conta das leituras acadêmicas então vim registrar uma delas ?
Li o livro pra fazer uma prova e achei ok, mas cansativo. Poderia se aprofundar melhor em certas partes e de uma maneira mais simples de entender, em outras poderia ter ?enrolado? menos.
Vania.Cristina 26/09/2023minha estante
Traga mais das suas leituras academicas pra gente conhecer

Ádria Loiola 21/02/2022

Mais uma leitura obrigatória da faculdade? Mas deu tanto gosto de ler que vou até pesquisar mais sobre. Várias vezes meu cérebro deu um curto com alguma frase, o que é muito bom! Linguagem de fácil compreensão e bem curtinho.