Destino La Templanza

Destino La Templanza María Dueñas

Resenhas - Destino La Templanza

Leticia.Lottermann 25/03/2024

Resenha Destino La Templanza
A escrita da autora é excelente em todos os livros dela. É uma história emocionante e prende bastante. Seria um ótimo filme ??

Thay Rosa 25/09/2023

O livro é maravilhoso... da metade em diante
Bem, eu queria dizer que o livro é todo maravilhoso, MAS não é. Foi difícil chegar até a metade. Apesar de ser muito bem escrito, com cenários verídicos e fatos históricos bem pesquisados e contextualizados, a trama se arrasta por 240 páginas de forma lenta e... chata. O personagem foi bem construído, mas a agonia que dava de pensar que a Soledad aparece na metade era de matar. Em compensação, da metade pra frente o livro finalmente anda e a história começa a ter muitas reviravoltas e emoção. Eu levei quase 4 meses pra ler 240 páginas, mas devorei as outras 240 em pouco mais de 1 semana. É isso. O final me deixou um pouco triste, pq achei que precisava de mais detalhes, afinal no começo teve tanta descrição, achei que podia ter deixado os detalhes no final um pouco melhores...
Contudo, de forma geral, a história é boa, principalmente pra quem gosta de romances de época.

DêlaMartins 16/04/2023

Esperava bem mais....
Arrumando estante e encontrando notas sobre leituras antigas que não estavam no skoob... Como meu objetivo é ter todas as minhas notas aqui, resolvi atualizar mais este.

Este eu li em 2016. Foi meu 3o livro da autora e cada leitura me parece completamente diferente da anterior. O "Destino de la Templanza" não me empolgou... Achei a história arrastada. A narrativa é sobre Mauro e seus problemas financeiros. Começa no México e depois passa por Cuba e pela Espanha, com o personagem sempre tentando resolver seus problemas... me cansou, não me impactou. Como eu mesma anotei na contracapa, é um romance com situações "nada a ver".

Esse, não recomendo.

Karina Q. Belin 16/07/2022

É o terceiro livro que leio da autora, mas o meu preferido continua sendo Tempo Entre Costuras. Até a metade do livro não estava vendo graça nenhuma e sem entender aonde a autora queria chegar, mas depois a história vai nos envolvendo e tem um final interessante.

Renata - @luardelivros 06/10/2021

Posso ser suspeita a falar desse livro, pois sou apaixonada por romances históricos. E em La Templanza, María Dueñas nos dá um pouco da história de México, Cuba e Espanha, em um contexto delicioso de ser acompanhado.

Gostaria de ressaltar que o livro nos traz, em sua maior parte, a história de Mauro Larrea. Suas perdas e suas vitórias na vida, a construção de seu império e o desmoronamento do mesmo. Um homem que não teme recomeçar, mas zela por seus filhos e por isso se dispõe a não medir esforços para reconquistar a fortuna.

Nessa crítica caminhada, Soledad Montalvo entra em sua vida trazendo novos problemas. E podemos presenciar uma parceria incrível, onde ambos os personagens nutrem a necessidade de ajudar um ao outro, esperando em troca apenas o conforto de ter alguém em que se possa confiar.

Uma história linda de superação, empatia, amor, lealdade. Foi dos favoritos do ano.

voandocomlivros 12/09/2021

Romance histórico novelesco
"Destino: La Templaza" permeia por cenários mexicanos, havaneses, jerezanos e gaditanos, pelos quais se desenrolam tramas recheadas de adversidades, intrigas familiares e transformações guiadas pela paixão.

Depois de sofrer muito na Espanha, Mauro Larrea resolve começar do zero no México. Sua vida nas minas de prata não é nada fácil, mas depois de muito trabalho árduo, ele conquista uma situação confortável. Infelizmente, um golpe de azar quase o leva a bancarrota. Já beirando aos cinquenta anos, Larrea se vê obrigado a correr atrás do prejuízo. Entre algumas opções, ele escolhe viajar à Havana, mas esse não é o seu destino final, pois o acaso o leva até Jerez. E é assim, de volta à Espanha, que Larrea conhece a deslumbrante Soledad Montalvo, e seus problemas, que já não eram fáceis, acabam se triplicando.

A autora pesquisou e consultou especialistas em questões históricas vinculadas ao comércio do vinho em Jerez, então todas as cenas que acontecem nos vinhedos, vinícolas e até todo o sistema de comercialização do vinho entre Espanha e Inglaterra é bem verossímil. A exploração das minas de prata no México, e a evolução da escravidão e o tráfico negreiro na Cuba colonial, também ganhou algumas leves pinceladas verídicas durante a obra.

Se você gosta de um romance com jeitão novelesco cheio de intrigas e reviravoltas, vai adorar essa leitura. Apesar de aparecer só em uma parte do enredo, eu amei conhecer mais sobre a vinícula de Jerez e terminei a leitura morrendo de vontade de experimentar o jerez (ou xerez), vinho que promete ser forte e licoroso.

O livro ganhou adaptação em série e está disponível no prime vídeo. Eu já conferi e gostei muito. Apesar de não ser totalmente fiel, a essência se mantém. Falando de maneira geral, as principais diferenças são: a linearidade dos acontecimentos; o aumento da atratividade e sentimentalismo em algumas cenas; e a mudança total no desfecho de alguns personagens.

Eu não consegui decidir se gostei mais do livro ou da série haha... Na minha cabeça os dois acabaram se complementando. E o melhor é que como são bem diferentes, escollhi o final que mais me agradou.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/destino-la-templaza-resenha

Patrícia | @lendocomapaaty 20/08/2021

Resenha postada no perfil @lendocomapaaty
Mauro Larrea é um audacioso espanhol, que através da mineração e muito trabalho árduo conquistou uma gigantesca fortuna no México, fortuna essa, que logo no início da obra, o personagem havia perdido tudo, em um negócio arriscado! Depois de tantos anos de trabalho e com tantas dívidas acumuladas, ele vê seu império ruir, mas, para preservar seu prestígio arduamente conquistado, ele recorre a um golpista para conseguir uma quantia em dinheiro e parte para Cuba, em busca de um novo negócio! É em Havana que a sorte de Mauro começa a retornar, e após um jogo de bilhar, o destino o leva de volta a Espanha e a conhecer Soledad Montalvo!

A obra é dividida em três partes, a primeira apresenta o leitor ao México e atual condição de Mauro, a segunda a Cuba, e é principalmente onde a estória começa, onde Mauro inicia o recomeço da sua vida e a sua nova aventura tem início. E a última parte da obra ocorre em Jerez, onde Mauro encontra Soledad e tudo se transforma!

Esse é um romance repleto de reviravoltas, perigos, intrigas, ambições, brigas familiares, detalhes históricos que remetem o leitor aos locais da época, consegui visualizar perfeitamente as ruazinhas de Cuba e as vinícolas de Jerez! Assim como Mauro é um homem audacioso e determinado, Sol é uma mulher forte e imbatível! Sua perspicácia, tanto para os negócios, quanto para o amor vai além de uma mulher do seu tempo.

A autora possuí uma escrita viciante e detalhista. Toda a ambientação é incrível, os personagens, tanto os protagonistas, quanto os coadjuvantes que são essenciais para a obra, são maduros e bem desenvolvidos. Se você gosta de um bom romance, com muitos desencontros, aventuras, lindos lugares e claro, vinhedos, precisa conhecer a obra! Espero que a adaptação esteja à altura da mesma, pretendo conhecê-la em breve!

site: https://www.instagram.com/p/CQqcCz8N_er/

Elizabeth 29/07/2021

A escrita do livro não é fluída, talvez por ser tão detalhista. Mas acredito que a autora tenha optado por fazer um início mais lento, para poder ir construindo o protagonista. Em compensação a última parte do livro é corrida.
Gostei da narrativa misturando diálogos com pensamentos.
E gostei do modo como a autora descreve as cidades por onde Mauro Larrea passa, as construções, os hábitos...

Alan (@coracaodeleitor) 08/06/2021

Olá literáriooooos!

Hoje iremos conversar sobre Destino:La Templanza. Que ganhou série no Prime Vídeo e vem ganhado muitos elogios.

Mauro perdeu toda sua fortuna após anos de trabalho árduo na mineração de prata por um infortúnio do destino. Sem ter muito para onde correr ele decide arriscar seus últimos recursos numa jogada duvidosa, sai do México e vai para Cuba.

Mas isso lhe dará novas oportunidades que ele nunca imaginou. Então Soledad entra em sua vida de forma muito misteriosa.

Enquanto ele buscar recomeçar sua vida ele irá perceber que ainda há muito a mais pela frente a ser vivido.

Aqui o romance não é o foco principal e sim a trajetória da vida de Mauro. E posso falar que é muito interessante a forma como a autora trata tudo isso, podemos ver que foi tudo muito bem pesquisado e encaixado da história.

O romance acontece sim porém depois da página 200, o que pra mim funcionou muito bem e deixou tudo mais amarrado e crível. A autora escreve aqui uma bela jornada, porém sem pressa, tomando seu tempo pra detalhes e descrições que tornam tudo mais rico.

Já na segunda metade do livro esse ritmo acelera e temos uma ótima conclusão. A autora voltou a ganhar meu coração nessa obra. E em breve espero assistir a série e poder desgastar um pouco mais desse universo.
maria valeria 08/08/2021minha estante
Oi Alan! Também estou aqui pensando pra terminar! Mas como chama a série do Prime Vídeo? Já procurei e não encontrei...

HELO 10/08/2021minha estante
Oi Maria Valéria.
O nome da série é o mesmo do livro.

Vivi 12/05/2021

Essa capa maravilinda me enganou!! Mas calma não me decepcionou ( rs). Romance aqui demora e muiiiito para acontecer porque vamos acompanhando todo o desenvolvinto do personagem. Suas derrotas, aventuras, conquistas e bemm lá na frente quando Soledad e que o envolve em um rolo todo familiar é que pareça engrenar mais rápido a leitura. Este o motivo de eu ter demorado tanto. Mas é sim uma excelente aventura. Até o momento o único livro da autora que pra mim não rolou foi O melhor está por vir. Aqui os personagens são muito cativantes e conseguimos compreender e muito suas qualidades e defeitos . Fiquei sabendo conversando com uma amiga que existe a série ( ?) que em breve quero conferir. Se fizer jus a esse homem tão forte que foi Mauro e a astúcia se Sol com certeza deve ser otima.
Sinopse: Mauro Larrea jamais imaginou que perderia, por um azar do destino, a fortuna acumulada depois de anos de trabalho árduo. Afogado em dívidas e incertezas, aposta seus últimos recursos em uma jogada imprudente, que lhe dará uma oportunidade parase reinventar. Até que a perturbadora Soledad Montalvo, mulher de um marchant de vinhos de Londres, entra de forma misteriosa em sua vida, arrastando-o para um futuroque jamais suspeitou. Da jovem república mexicana à radiante Havana colonial, das Antilhas a Jerez da segunda metade do século XIX, quando o comércio de vinhos com a Inglaterra transformou a cidade andaluz em um lendário enclave cosmopolita.

Bia 14/09/2020

Poderia ser filme
O livro prende, leitura leve e rápida. Gostei bastante, gostaria que virasse filme.
clarasantana 21/05/2021minha estante
virou série, na amazon, muito boa!

HELO 10/08/2021minha estante
Será que abrange mais que uma temporada? Eu vi a primeira e estou ansiosa pelas próximas.

GreiceG 13/07/2020

Ok
Li tempo entre costuras e me apaixonei pelo estilo da autora. Quando comecei a ler Destino La Templanza, achei o livro um tanto quanto arrastado até a metade e a parte final muito acelerada. A história não é ruim, mas não me agradou tanto. Criei expectativa esperando ler um romance com a vinicultura de pano de fundo...

andrealog 27/04/2020

Me decepcionei
De todos os livros da autora achei esse o pior, a história não convence, o ?mocinho? menos ainda

09/01/2020

Destino La Templanza – María Dueñas
O livro conta a história de Mauro Larreas, um viúvo espanhol que vive no México e ficou rico explorando minas de prata. Porém, num desses reveses da vida perdeu sua fortuna e deixou o México para tentar se reerguer. Seu primeiro destino foi Havana e os acontecimentos o levaram de volta à Espanha, na cidade de Jerez e lá sua vida começa a passar por uma transformação a partir do momento que conhece a sedutora esposa de um marchant de vinhos.
Um livro cheio de intrigas e revelações surpreendentes.