O que é geografia

O que é geografia Ruy Moreira

Resenhas - O Que é Geografia

Wendyyyyy 07/03/2022

entendiante
li para a escola pois vou fazer uma prova sobre. o começo é bem entediante e tem muitos conceitos, mas no fim fica bom porque fala sobre a relação da geografia, do homem, do trabalho e do capitalismo.

Oct 06/06/2021

Leitura muito tranquila e muito importante para os que desejam aprofundar no conhecimento da Geografia enquanto uma ciência: como ela se desenvolveu, quando se desenvolveu, quais são as suas correntes de pensamento, etc.

Foi um livro bem gostoso de ler e importante para a minha formação enquanto geógrafo.

Apesar de ser um livro introdutório, contém uma grande quantidade de informações a respeito de cada momento de desenvolvimento da Geografia enquanto ciência. É importante que o geógrafo conheça a origem e desenvolvimento de sua ciência.

Leitura rápida, com termos fáceis. É válido que se tenha um bom conhecimento dos mais diversos contextos históricos que são citados na obra, facilita o entendimento da caracterização das ciências naquele período.

julia.cout 16/09/2021

Só li por obrigação, mas até que não foi tão ruim. Apresenta os conheceitos importantes da geografia e suas fases ao longo da história da disciplina.

Getulio.Silva 05/01/2017

A construção da Geografia como ciência
Um livro pequeno, porém objetivo. Ruy Moreira descreve como surgiu a Geografia desde de Estrabão na Grécia antiga até os dias atuais.
Ruy menciona as várias correntes da ciência geográfica, assim como as suas ideais e contradições. Um excelente estudo para estudantes de ciências humanas e amantes da Geografia.

Linara.Chaves 27/10/2021

O que é a geografia?
Um livro muito bom que aborda o que é a Geografia, para que serve e a quem ela serve. Nos permitindo refletir acerca dessa ciência tão ampla e encantadora.

xLeoSaraiva 15/05/2022

"Não precisamos frequentar a escola para comungar com a geografia. Nós a percebemos e a aprendemos por força do nosso próprio cotidiano".
"O que é Geografia"? Faço do título desse livro a introdução da presente resenha.
Enquanto geógrafo em formação, me sinto desafiado a responder à essa pergunta com minhas próprias ideias. No entanto, se por um lado vejo que "a geografia serve, em primeiro lugar, para fazer guerra"¹, como afirma Yves Lacoste, por outro, vejo também que "das coisas sem serventia, uma delas é a geografia"², como afirma o Prof. Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto, a quem sou grato por ser aluno na disciplina de História do Pensamento Geográfico.
Ainda que o objetivo do livro seja explicar o que é (ou, o que significa) a geografia, não acredito que autor tenha feito uma longa contextualização sem a intenção de induzir os(as) leitores(as) a uma nova reflexão. Já sabemos, afinal, o quão diversas são as faces que a disciplina admitiu ao longo dos anos de acordo com as sociedades em que estava inserida. Do mesmo modo, sabemos a quem ela serviu e como atuou na produção do conhecimento. Tudo isso já foi registrado pela historiografia, mas ainda nos resta refletir: o que queremos da geografia?
Ruy Moreira, autor do presente livro, é um ícone da geografia marxista brasileira e seu posicionamento é bastante evidenciado a partir da segunda metade da obra por meio de uma série de críticas à geografia serva do capital. Analisando essa relação, Moreira expõe como o capitalismo foi capaz de mercantilizar a terra e fazer desta uma propriedade mediada e monopolizada pelas relações comerciais e, portanto, pelos interesses dos homens que a possuem.

SARAIVA, L.

"Livros que li na USP" #002 - O que é Geografia

xLeoSaraiva 15/05/2022minha estante
¹ LACOSTE, Y. A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 2012.
² SOUSA NETO, M. F. de. Aula de geografia e algumas crônicas. Campina Grande: Bagagem, 2008.