O Vampiro

O Vampiro John Polidori

Resenhas - O Vampiro

1 | 2 | 3 | 4

B.norte 24/12/2023

Recomendo... ... para quem gosta de histórias com vampiros!
Um conto de leitura rápida e bem instigador. Comecei a ler sem muita expectativa, visto que não conhecia o autor. Por ser uma história de outra época, o enredo se mostrou bem trabalhado e relativamente leve se comparado às diversas produções escritas sobre vampiros publicadas nos dias atuais. A escrita tem seu charme e eu aprovei.

Leitura realizada pelo Kindle Unlimited!
Núbia Cortinhas 25/12/2023minha estante
A sinopse é bem interessante! Ainda não li nada do gênero, fiquei curiosa, kkk.

B.norte 25/12/2023minha estante
É algo de fato bem leve, não tem nada que puxe para o grotesco ou pornográfrico como grande parte das histórias de vampiro.

Melissa.Molinos 04/07/2023

Legalzinho
Considerando que esse é o primeiro conto de vampiro que surgiu a gente passa pano mesmo.Gostei, mas nada de extraordinário.

David 19/02/2020

Dos primórdios!
Muito interessante conhecer aos clássicos, de onde se originaram o que temos de melhor em diversas expressões artísticas. Vale muito a leitura, o conhecimento de "como" os vampiros foram sendo conhecidos vivendo em meio a sociedade.

Glas Glas 14/10/2023

Bom, levando em conta que foi escrito em uma noite, apenas pra criticar o comportamento de um provável amigo; foi bom para uma história introdutória do vampiro que conhecemos hoje. A criatura deixou de ser um morto-vivo para um cara persuasivo e sem escrúpulos.

E pensar que este livro e Frankenstein foram escritos por causa de um desafio de desocupados em um verão tempestuoso ocasionado por uma erupção na Indonésia.

Aninha 11/01/2024

Fiquei com vontade de ler mais literatura gótica!
Esse conto está no final do livro Carmilla, apesar de não ser do mesmo autor nem da mesma história, li por lá e é uma das primeiras histórias em prosa sobre vampiros.

Eu achei a história muito bem contada e envolvente, apesar de ser bem curtinha me fez ficar desesperada e assustada, os elementos da literatura romântica gótica são bem trabalhados em poucas páginas e marca bem esse período.

Adorei as descrições e os desenvolvimentos dos personagens.

Almir Junior 17/10/2021

Talvez o 1° vampiro
Interessante conhecer esse clássico da literatura gótica. Pena ser um conto tão curto, se fosse uma história mais completa seria mais marcante. Polidori tem um talento pra histórias dantescas.

Carla 08/09/2021

A verdadeira origem
Esse conto foi escrito por um amigo de Mary Shelley quando ela foi desafiada a escrever um conto de terror.

Polidori tbm escreveu o seu sobre um vampiro que desvirtua a sociedade com sua luxúria, ódio, amargura...

A ideia do vampiro sugador de sangue sai do folclore para chegar à literatura.

O vampiro que estraga tudo que toca e todos que conhece, provavelmente inspirado na figura de Lord Byron, foi originalmente publicado sob a autoria do próprio Byron e só depois da morte de Polidori atribuído ao seu verdadeiro escritor.

Mare 03/01/2023

Me lembrou Frankenstein
Não sei por que mas acho q a escrita me lembrou um pouco Frankenstein, curioso pq foram escrito sobre a mesma circunstância kdkdkdk

Não gosto muito de contos mas ok, esperava bem mais pra ser sincera

Matheus Goncalves 30/01/2021

Polidori descreve, através do seu vampiro, todo o desprezo que possuiu por Lord Byron. Sem saber, ele ajudou a refundamentar a figura mítica que tanto marcou a literatura gótica de forma universal. É graças ao vampiro de Polidori que nasce Drácula de Bram Stoker, e a criatura como crítica à aristocracia europeia.

Ninasg 02/04/2021

O vampiro
Muito interessante conhecer a inspiração para os livros de vampiros mais recentes.
Mais uma obra que saiu da noite de encontro com Lord Byron, Polidori e Mary Shelley.

nicolehuberr 20/07/2021

Minha visão sobre a obra
Muito contente por ter concluído essa obra, idealizada por Polidori na auspiciosa noite na residência de Lord Byron, junto de Percy e Mary Shelley. Apesar disso, não me surpreendi com a narrativa, talvez por já conhecer o enredo da obra. Ainda assim, finalizar a leitura da narrativa em que consta a criação do vampiro aristocrático me deixa muito contente, especialmente logo depois de ter lido Drácula, que foi o que me instigou a buscar por este conto.

Mikhaella 09/06/2020

Fascinante
Não sei bem o que esperava com esse livro, mas tinha ficado curiosa sobre ele desde a primeira menção que tive de Lord Ruthven na obra O Conde de Monte Cristo. Ali foi plantada a semente.

Depois ter passado um bom tempo desde que tive a primeira faísca de curiosidade despertada resolvi lê-lo. E que grata surpresa... A história é fascinante e a forma como foi construída a imagem de um mal que se esconde por trás da máscara da aristocracia ficou perfeita.

Recomendo muito que deem uma chance para esse clássico. Ele realmente deixou sua digital na literatura que trata de seres monstruosos.

Julia.Martins 25/06/2021

O vampiro clássico dos clássicos
John Polidori inaugura o mito europeu vampiresco com seu Lord Ruthven, vampiro aristocrático e sedutor que fazia suas vítimas pelas ruas de Londres e outros lugares da Europa. O conto de Polidori é fruto da famosa reunião e aposta entre os amigos e escritores ilustres Lord Byron, Mary e Percy Shelley e John Polidori em uma dia chuvoso na Suíça em 1816. Da aposta entre os amigos saiu Frankenstein de 1817 e O vampiro de 1819 - ambos clássicos do gótico do período Romântico. Carmilla e Dracula continuam sendo meus vampiros favoritos, mas Polidori ganha pelo pioneirismo que influenciou inúmeros autores do período, inclusive Le Fanu e Stoker.

1 | 2 | 3 | 4