Teus Pés Toco na Sombra e Outros Poemas Inéditos

Teus Pés Toco na Sombra e Outros Poemas Inéditos Pablo Neruda

Resenhas - Teus Pés Toco na Sombra e Outros Poemas Inéditos

Joy Barreto 31/01/2021

Poemas inéditos
como grande fã de Neruda, aprecio seus poemas que tanto merecm atenção. Neste livro, há uma reunião de poemas encontrados em caixas e baús que nem sob a percepção de Matilde aurrutia (sua espoja) foram notados. Incluvlsive alguns dospoemas estão incompletos. Todos os poemas foram traduzidos neste mwsmo livro. além das fotos de seus manuscritos encontrados. Para quem é fá do poema Chileno, vale a leitura.

mariana 12/04/2023

Não tem outro como o neruda né!!! edição perfeita, muito explicativa e o fato de ser bilíngue *chefs kiss*

Kris Monneska - Conversas de Alcova 20/08/2015

Tuas palavras me tocam na alma
Olá galera.

Vocês tem ideia da responsabilidade que é resenhar esse livro? Quando terminei a leitura, ainda meio entorpecida por ela pensei:

"Caramba, como se faz pra resenhar Neruda?" mas, em seguida lembrei que eu não preciso resenhar Pablo Neruda, até porque isso seria tentar descrever o indescritível, o que eu preciso é apenas falar pra vocês sobre a experiência maravilhosa que obtive com essa leitura.

Teus Pés Toco na Sombra e Outros Poemas Inéditos, é como fica claro no título, uma coletânea póstuma de Neruda composta apenas por poemas inéditos. Poemas esses que de alguma maneira se esconderam de Matilde Urrutia, a viúva do poeta que também foi a primeira a pesquisar as obras inéditas e/ou raras do autor logo após a sua morte. É como se esses poemas houvessem se omitido especialmente, para que nos dias de hoje pudessem surpreender aos fãs do autor com esse pedaço, até agora, não desbravado da sua obra.

Os poemas são datados dos mais diversos períodos, indo desde 1950 até pouco antes de sua morte em 1973, escritos em cadernos avulsos, papéis soltos, blocos, cardápios, em suma, Neruda escrevia no que lhe vinha à mão.

O livro é composto por 23 poemas, alguns inacabados, porém não menos belos e tocantes, por esse motivo. Divididos em duas partes: Poemas de Amor e Outros Poemas, publicados tanto em português, quanto em espanhol, a língua pátria do autor. Além dos poemas o livro apresenta ainda, uma Seção de Notas que nos apresentam detalhes sobre cada poema, um a um e uma Edição Fac-Similar composta pelas imagens reais dos poemas originais manuscritos ou datilografados.

O Trabalho editorial da José Olympio está incrível. O design da capa apresenta um estilo minimalista mesclado ao contraste entre o preto e o amarelo, que atraem para si grande atenção. A diagramação é a clássica de um livro de poesia, clara e concisa. As folhas são levemente amareladas e possuem uma gramatura maior, facilitando assim a leitura e o manuseio. A revisão do livro está impecável!

É lógico que eu recomendo a leitura, apesar de "Quem sou eu para recomendar Neruda". As poesias são sublimes, singelas, falam conosco. Uma coisa que tenho percebido nos comentários de outras resenhas se poemas, são pessoas falando que não leem poesia, pois tem medo de entender. Meus amores, poesia não se entende, se sente. Permitam-se senti-la e vocês a entenderam. Teus pés toco na sombra é um livro maravilhoso que sem dúvidas encantará os assíduos fãs de Pablo Neruda e conquistará os poucos leitores que ainda não conhecem a obra desse renomado poeta, ganhador do prêmio Nobel de Literatura.

Quero muito agradecer a José Olympio e ao Grupo Editorial Record pela oportunidade por terem cedido o exemplar e me proporcionarem a oportunidade de fazer essa leitura incrível. Espero que todos tenham gostado da resenha.
Beijos e interajam conosco pelos comentários!

site: http://www.conversasdealcova.com/2015/08/resenha-teus-pes-toco-na-sombra-e.html

Na Literatura Selvagem 26/08/2015

Teus pés toco na sombra e outros poemas inéditos...
Recebi o livro Teus pés toco na sombra e outros poemas inéditos como cortesia da José Olympio Editora e confesso que é difícil pôr em palavras as sensações que os versos de Pablo Neruda me fazem sentir... Essa linda edição bilíngue traz uma coletânea de vinte e um apaixonantes poemas, que retratam o amor de maneira única, que só Pablito poderia descrever...

"Matilde, com os beijos que aprendi de tua boca
meus lábios aprenderam a conhecer o fogo."

O livro é uma ode à sua terra, com versos profundos, pungentes, recobertos com uma 'casca' de saudosismo, orgulho e naturalismo, que fazem o leitor visualizar os detalhes contidos nas palavras do autor...

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2015/08/teus-pes-toco-na-sombra-e-outros-poemas.html

Anna 25/09/2015

Resenha no blog www.pausaparaumcafe.com.br
Fora uns poemas aqui e outros acolá eu nunca tinha realmente lido Pablo Neruda. Lá no fundinho do meu coração as vezes eu acho que alguns autores não são para mim. Acho que um dia eu vou ler, mas por enquanto não estou pronta. Não está na hora.

Confesso, tenho medo.

Pablo era um deles.

E veja bem, era. Assim no passado, pois agora ele já faz parte da minha estante, com seus versos e até letras. Pois uma das coisas mais lindas dessa edição com alguns de seus poemas inéditos é trazer para o leitor um pouco mais da experiência de ler o autor. Com fotos dos originais, dos papeis onde ele depositou ali um pouco de seu amor em forma de escrever.

O livro é curto, daqueles que a gente lê depois do almoço quando não pode dormir e aproveita para encantar o resto do dia com as palavras que descobriu através dessa nova leitura.

A leitura foi fantástica, ainda acredito que poderei um dia aprender muito mais com uma releitura. Mas uma das coisas que agora sei, após ter criado coragem para fazer essa aventura é que os livros são para quem tem coragem.

Não existe certo ou errado na hora de tirar um pouco de amor das palavras do poeta que ganhou o Nobel, mas com certeza adoraria saber que também ganha novos espaços em nossas estantes.

Pablo Neruda tem um jeito de escrever que transpassa a alma da gente para deixar ali dentro suas palavras, como se tocasse não nossos pés, mas nossas almas na sombra.

Teus pés toco na sombra reúne 21 poemas inéditos, encontrados recentemente nos arquivos de Pablo Neruda. Datilografados ou escritos à mão em cardápios ou prospectos de companhias aéreas

site: http://pausaparaumcafe.com.br/poemas-ineditos-de-pablo-neruda/

Blog Imaginação 25/01/2016

Teus Pés Toco na Sombra e Outros Poemas Inéditos
Depois de tirar uma pequenas férias nesses últimos dias, vamos ao primeiro post e resenha do ano. Mas antes de começar a falar do livro preciso dizer que talvez essa resenha seja um pouco diferente do que vocês estão acostumados aqui no blog, por ter mais fotos dessa vez.

Nunca fui muito fã de poesias, desde que comecei minha vida na literatura a poesia não era um dos maiores atrativos para mim, entretanto, depois de um tempo lendo livros com algumas citações, alguns poemas começaram a chamar minha atenção e isso fez com que eu procurasse livros de poesias e sonetos.

Os poemas desse homem são simplesmente apaixonantes para mim e lindos, me identifico muito com grande parte deles e sempre que posso estou lendo. E foi mais ou menos isso o que me fez solicitar esse livro para a editora quando soube de seu lançamento.

Esse novo livro do autor, conta com vários poemas inéditos, em que ele fala de amor, decepções, amigos e si próprio. Trazendo fotos de alguns dos manuscritos originais, o livro é bilíngue, onde podemos ler o poema original, se assim preferir.

Uns poemas aqui, outros aqui, nunca tinha lido nenhum livro do autor, esse é o meu primeiro contato direto e depois desse livro tive uma necessidade muito grande de ter os livros dele na minha estante.

Eu adorei o livro! Pablo Neruda é meu autor amorzinho e não tem como não recomendar esse livro. Os poemas desse homem são maravilhosos! Verdadeiros, capaz de adentrar em nossos corações sem nenhuma dificuldade e permanecer lá por tempo indeterminado.

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2016/01/resenha-teus-pes-toco-na-sombra-e.html

Batata 02/03/2016

O coração é uma folha, o vento a faz palpitar
Eu já havia lido alguns poemas do Neruda no colégio, e quando vi esse livro, soube que tinha que lê-lo. Soube que tinha que conhecer Neruda mais a fundo.

Este livro é um compilado de vários poemas inéditos do autor. Alguns deles ainda inacabados, outros não revisados. São poemas brutos, que foram achados recentemente quando a mulher de Neruda arrumava algumas de suas coisas.

Em certas ocasiões o poeta chegou a escrever em menus de restaurantes, em cartilhas de programas musicais de cruzeiros em que ele viajava, seus versos corriam entre pratos principais e vinhos mostrados no cardápio.

Esta é uma edição bilíngue, enquanto na primeira página está a versão original em espanhol, na segunda está aquele trecho traduzido. Alguns dos poemas transcritos originalmente, estavam faltando alguns trechos, visto que os papéis achados com os poemas estavam muitas vezes rasgados ou rabiscados. Como eram poemas inacabados ou não revisados, não dava para saber o que Neruda pretendia com aquele poema. Várias palavras ainda estavam inlegíveis, ou até mesmo ambíguas na oração.

A tradução foi do consagrado poeta brasileiro Alexei Bueno, que fez um trabalho fantástico ao decifrar algumas passagens, assim como Darío Oses conseguiu achar a palavra adequada para o que Neruda supostamente quis dizer. Darío ainda escreveu uma nota ao início do livro falando da dificuldade de interpretar as particularidades de cada manuscrito.

Este é um livro bastante curto, passível de ler em apenas um dia. Tem encarte de 32 páginas com a edição fac-símile dos manuscritos dos poemas, uma espécie de explicação do contexto de cada poema, facilitando a compreensão.

Teus pés toco na sombra e outros poemas, também agradará fãs de Paulo Leminski. Estreia em julho no Brasil, o filme Neruda, que fala sobre a sua trajetória na política chilena, e sobre o tempo que precisou fugir por conta de perseguições políticas.

Confira a resenha na íntegra com fotos e citações da obra no blog O Casulo das Letras.

site: http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/2016/03/resenha-teus-pes-toco-na-sombra-pablo.html

Aryane 12/07/2016

Apenas BRILHANTE!
Eu nunca tinha lida nada de Pablo Neruda e essa foi uma promessa que fiz neste ano. Ganhei este livro de presente e protelei a leitura, achando que não gostaria. O que posso dizer é que perdi tempo. Perdi tempo em não ter lido suas obras antes.

Suas poesias, além de românticas, possuem um cunho social e político, que me agrada muito, além de enaltecer seu povo e suas raízes.

Já estou pesquisando outras obras do autor, porque essa eu devorei em apenas um dia.

Recomendo a leitura.

Cinco estrelas!

site: amoremletras.wordpress.com

isa.dantas 01/10/2017

Nesses 21 poemas inéditos, Neruda, claro, fala de amor: a Matilde, sua musa, mas também a sua terra e sua gente. Amor da melhor forma que Neruda poderia fazer, com seus versos!