Red Dragon

Red Dragon Thomas Harris

Resenhas - Red Dragon

Dayane.Persil 11/08/2021

O que eu mais gostei desse livro sem duvida foi a forma como o autor conseguiu me fazer odiar e amar praticamente todos os personagens desse livro.

Acho que da pra resumir esse livro como a "predisposição do ser humano para o bem e para o mal, para o bom ou o ruim".

Você pode não concordar com as atitudes ou escolhas dos personagens, mas podemos entender o motivo delas e isso que faz com que eles sejam tão humanos.

Andre 13/04/2020

Esse livro me decepcionou um pouco, é muito parado, demora pra acontecer algo, mas no final das contas é um bom livro.

Melissa Meira 29/12/2022

Ótima leitura
Sempre gostei muito das adaptações dos livros do Thomas Harris, e Red Dragon é realmente muito bom.

Sempre fui fascinada pelo Will Graham, em como ele é tão perspicaz, mas se torna um refém do seu próprio talento e empatia.

Quero continuar a ler o restante dos livros da série.

ohainana 03/02/2014

RED DRAGON (DRAGÃO VERMELHO) – Thomas Harris, 1981 (SEM SPOILERS!)
A história:
Duas famílias não relacionadas são assassinadas em circunstâncias parecidas. O FBI, para encontrar e prender o serial killer, busca a ajuda de um especialista que se encontra afastado. Will Graham, o especialista, é capaz de colocar-se no lugar do criminoso e entender seus passos – habilidade que no passado o ajudou a parar outros psicopatas, mas acabou colocando sua vida e sanidade em risco. Agora, com sua própria família em perigo, ele acaba recorrendo ao homem que, anos atrás, quase o matou: o doutor Hannibal Lecter (ou Hannibal, o canibal).

Ler por quê?
Você certamente já deve ter ouvido falar sobre Hannibal Lecter. “Dragão vermelho” é o primeiro livro em que o personagem aparece e, apesar de sua participação ser singela e sua importância na trama mínima, é impossível não identifica-lo. As obras de Thomas Harris envolvendo o psicopata canibal já foram adaptadas para o cinema algumas vezes, sendo “O silêncio dos Inocentes” (“The silence of the lambs”, 1991) sua adaptação mais conhecida. Atualmente em sua segunda temporada, a série “Hannibal” (NBC, 2013) trouxe para a televisão o universo dos livros, usando como inspiração os personagens e alguns acontecimentos citados em “Dragão vermelho”.
Se você gosta da série de tv, vale a pena ler e descobrir as diferenças. A série, por exemplo, acontece em um passado (alternativo) ao livro e alguns de seus personagens femininos eram, originalmente, masculinos. Se você já leu o livro e gostou, vale a pena ver a série – mas não espere encontrar uma adaptação completamente fiel ao livro (“inspirado em” é uma descrição muito mais acurada). Espere Will Graham e seus cães em ambas as versões, de qualquer forma.
“Dragão vermelho” é um thriller policial dinâmico, com personagens bem trabalhados e justificados em suas personalidades estabelecidas – é possível compreender o assassino e, de certa forma, até mesmo torcer por ele. Nada é gratuito ou completamente óbvio (espere sustos e surpresas) e o fato da história se passar numa época muito anterior aos celulares e à internet torna tudo muito mais complicado e interessante. No início das edições mais recentes do livro há um capítulo extra (“Foreword to a fatal interview”), no qual Harris fala sobre seu processo de escrita, o descobrimento da história e o primeiro encontro com seu personagem mais conhecido. Se você se interessa pelo processo criativo da escrita, vale muito a pena ler (é possível encontrar esse capítulo online, no “look inside” da versão para kindle do livro, no site da Amazon).
Gosta de livros sobre investigação policial? Suspense? Personagens bem escritos? Hannibal Lecter? Então leia! Só não recomendo se você tiver o estômago fraco para descrições de assassinatos, corpos mutilados e coisas do tipo.

site: http://draumrkopa.wordpress.com/

Guilherme 16/04/2020

Thomas Harris disse que quando estava escrevendo sobre Hannibal Lecter pela primeira vez sentiu um certo desconforto, como se o personagem estivesse observando o criador e não o contrário como é de praxe. Aparentemente Harris também ficou com medo de escrever um livro decente e publicou essa porcaria! Só terminei de ler pra dizer que tenho a capacidade de terminar um livro em inglês.

sereia do lago ness 12/01/2022

Dragão Vermelho - 1/13 em 2022
" A percepção é uma faca de dois gumes ".

Eu adorei o livro, fiquei viciada e terminei em menos de uma semana. A escrita é muito fluida, de modo que você sabe tudo que precisa saber sem ser rápido demais, ou cheio de arrodeios e descrições desnecessárias. Parece literalmente um filme, a forma como o autor passa de um personagem para outro, de momentos para outro é impecável. Foi bem construído, a narrativa, a história e todo o desenvolvimento de cada personagem que conhecemos ao longo do livro. Além disso, entramos na cabeça de cada personagem, compreendo? embora muitas vezes não justificando, as ações de cada personagem. Gerando uma... Empatia? Talvez a palavra seja humanidade. Todos temos luzes e trevas, uns mais que outros. Os personagens são muito bem introduzidos, elaborados e desenvolvidos.

O tempo todo da leitura eu fazia conexões com a série hannibal, e me deu saudades.
Estou ansiosa de ir para o silêncio dos inocentes, embora eu já saiba de antemão que não teremos mais Will graham, a quem tenho muito carinho. Adoro a forma tortura e brilhante que ele tem de raciocinar.

O livro é instigante, sem embromação, e quando chegou no final pensei, ih, decaiu. E me fez até questionar uma parte do plot se foi rápida demais, ou se realmente fazia sentindo. Mas isso foi brevemente sanado do capítulo posterior em que ocorre A REVIRA VOLTA. Um ótimo final,? e no finalzinho fiquei confusa com um detalhe, granham pensando em um homem que não foi citado anteriormente mas que possa ser referência dos próximos livros. Nada que interfira de fato com o fechamento do livro e sua qualidade.

A nota foi 4,5/5 por motivos de, em leves momentos a leitura não fica clara, como expliquei anteriormente.

Ju Hirata 06/06/2020

Sou apaixonadíssima por todos os personagens desse enredo e pela forma como as relações entre eles são construídas e destruídas. Adoro entrar na cabeça desses personagens e ver a forma detalhada e intrincada com a qual Thomas Harris construiu a psique de cada um desses indivíduos. Super recomendo a leitura.

Júlia 28/02/2023

Esse livro foi uma baita surpresa pra mim. eu tinha algumas expectativas a respeito dessa série e do Thomas Harris, mas fui totalmente surpreendida com a qualidade da escrita e com o desenvolvimento extremamente bem construído da trama. Thomas Harris é simplesmente um GÊNIO! a forma em que ele vai tecendo a psiquê dos personagens me deixou fascinada e eu já quero devorar os próximos livros.
AVISO: é uma VERGONHA que as edições brasileiras tenham traduções tão porcas desse livro. as nossas traduções são horríveis e comprometem muito o desenrolar da narrativa; é uma experiência de leitura completamente diferente. se souber inglês, leia em inglês.