O Segredo de Montenegro

O Segredo de Montenegro Catarina Muniz




Resenhas - O Segredo de Montenegro


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Pausa Para Pitacos 16/12/2015

Uma viagem do céu para o inferno... e de volta ao céu.
Resenha postada por Fabi Carvalhais, em Pausa Para Pitacos.

Dr. Augusto Montenegro é um renomado e respeitado geriatra e administra sua clínica de repouso com maestria. Todos os idosos que ali moram são bem cuidados, tratados com amor e contam com a dedicação de todos os funcionários. Tudo anda às mil maravilhas até que um dia, após o trabalho, Dr. Augusto passa mal e é hospitalizado. Ele sofre um AVE - Acidente Vascular Encefálico - e essa fatalidade o afasta de sua clínica.

Para que os negócios da família não fiquem à Deus dará, Eduardo Montenegro, psiquiatra, único filho do Dr. Augusto, pai de Victor, esposo de Amanda, assume o legado do pai.

É uma mudança e tanto em sua vidinha rotineira, mas ainda assim, encara o trabalho de frente, se esforçando para fazer tudo da mesma forma que o pai faria - mesmo realizando umas mudanças aqui e ali, mas nada que prejudicasse o dia a dia dos idosos e funcionários - ainda.

Eduardo é recebido por todos com alegria e apreensão, tendo em vista que os motivos para o jovem estar ali não são os melhores. Ele é apresentado a cada um deles, e a chefe de enfermagem calorosamente destaca Evelyn, uma jovem enfermeira que se dedica a cuidar dos mais idosos, e seu trabalho é reconhecido e admirado por todos, de funcionários à familiares dos "seus" idosos, como ela os chama.

Certa noite, em meio a relatórios e mais relatórios, o doutor vê Evelyn fazendo algo que o desagrada profundamente, e por isso, ele decide mudá-la de área, fazendo com que o caos se instale na clínica durante esse período. Diante da recusa dos idosos em comer, tomar seus remédios e também do pedido das famílias dos mesmos, ele se vê obrigado a fazer com que Evelyn retorne à sua rotina, mas passa a observá-la de perto. Tanta atenção acaba fazendo com que Eduardo a olhe com outros olhos, e a partir daí, uma louca obsessão nasce, fazendo com que o médico haja de forma doentia e execrável.

Eduardo agora tem que conciliar esses demônios internos ao seu casamento fracassado e ao seu filho que exige cada vez mais sua atenção. O garotinho sente que há algo estranho no ar, sente que seu pai já não é mais o mesmo. Mas, ainda assim, Eduardo se esforça para manter a normalidade de seu lar, mesmo que em vão. Amanda, sua linda esposa, parece não querer colaborar com a tal normalidade, e tais atitudes só servem para alimentar ainda mais o monstro - sim, esse é um nome apropriado - que se alojou no peito do doutor.

Uma série de acontecimentos fazem com que Eduardo conquiste o medo e o pavor de Evelyn, mesmo querendo que ela sinta o contrário. E mais e mais acontecimentos colaboram para que ele se arrependa de tudo que fez com a moça, e ele parte em busca de seu perdão.

Um acidente faz com que a credibilidade da clínica vá para o ralo.
Ela pode ficar financeiramente por um fio.
Dr. Augusto morre.
O chão desaparece sob os pés de Eduardo.

Mas, ao enterrar o pai, ele promete a ele e a si mesmo que irá mudar sua vida. E é o que ele faz.
Sua primeira decisão é vender a clínica. A segunda, ajudar Evelyn a arrumar um emprego e um lugar para morar, pois devido ao seu passado misterioso e sofrido, a Clínica Montenegro não era somente seu trabalho, era também seu lar. Além de ajudar Evelyn, Eduardo quer conquistar seu perdão, sua confiança, seu coração.

E, mesmo depois de tantas atitudes abomináveis, o perdão é dado. Evelyn é uma pessoa bondosa, e sabe que guardar tanto rancor fará mal a si mesma. Mas o perdão desencadeia outros sentimentos que ela ainda não está preparada para lidar...

O segredo de Montenegro nos mostra que é possível ir do céu ao inferno... e depois retornar ao céu.
O início é forte, pesado. Achei que não ia conseguir continuar a leitura. Mas de repente, a leveza toma conta da trama, e nos vemos tendo pena de Eduardo e até mesmo tentando entender seus motivos por ter feito o que fez. Evelyn é uma personagem singela, machucada pelos acontecimentos do passado, ferida por atos hediondos, e ainda assim, amorosa, e com o passar das páginas, encontra forças que a levam a ser ainda melhor. Eduardo, mesmo com todos os problemas e atos terríveis, é uma pessoa boa, que no fundo nos inspira empatia.

A narrativa da autora é rápida e fluida. Mesmo os momentos tensos foram narrados com leveza - e acredito que seja por isso que insisti na leitura. A emoção empregada em cada palavra nos prende, fazendo com que seja impossível largar o livro!

O que dizer...
Simplesmente que o poder do perdão e do amor são insuperáveis. E Catarina explorou esse poder lindamente.
Quero continuação!!!


site: http://pausaparapitacos.blogspot.com.br
comentários(0)comente



Lili No Mundo dos Livros 05/01/2016

E que segredo!!!!
Eduardo Montenegro é um psiquiatra atormentado por problemas pessoais, que possui uma clínica bem sucedida. Seu casamento com Amanda, uma mulher egoísta e fútil, não segue o mesmo sucesso, já que as brigas e discussões intercaladas por momentos de indiferença tornaram-se parte da rotina diária do casal.

Filho único do geriatra Augusto Montenegro, Eduardo se vê compelido a assumir o controle da clínica de repouso do pai quando esse sofre um AVE, local onde conhece Evelyn. Evelyn é uma jovem enfermeira solitária, que carrega a sombra de um passado marcado por grandes cicatrizes e sofrimentos. Dedicada aos "seus" idosos, a jovem faz da clínica de repouso seu porto seguro e dos seus pacientes sua proteção.

Confesso que houve momentos do livro em que fiquei com raiva e nojo de Eduardo. Utilizando-se de suas dores esse assume atitudes inaceitáveis para com Evelyn. Atitudes que nos fazem perguntar: até que ponto dores justificam erros?

"E assim, ambos estiveram presentes nos pensamentos um do outro. Por razões simetricamente opostas".

Neste ponto achei o livro perturbador e pesado, condizendo com a capa do livro. Eu sei que não devemos julgar o livro pela capa, mas gosto muito quando a história e a capa estão relacionados.

Se até a metade do livro a autora constrói esse clima sombrio, marcado pelo medo e pela amargura, da metade para o final ela desenvolve, o que para mim é o melhor da história, um caminho marcado pelo perdão e pelo amor. Deste momento em diante, tanto Evelyn quanto Eduardo se veem obrigados a desenterrar e enfrentar o passado, o que faz com que a inimizade entre eles dê lugar à uma nova forma de relacionamento.

O livro é narrado em terceira pessoa, o que nos permite saber o que está acontecendo tanto com Evelyn quanto com Eduardo. O segredo de Montenegro despertou diversos sentimentos contraditórios em mim, raiva, pena, tristeza, alegria, confusão, admiração e até mesmo choque hahahaha. O livro vale a pena justamente por isso, ele consegue nos guiar para diferentes sensações e emoções.

Não deixem de ler esse livro, prestigiar esta autora tão querida e simpática e descobrir qual é O Segredo de Montenegro.

Lili

site: http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/; https://www.instagram.com/lilinomundodoslivros/
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR