O Vitral Encantado

O Vitral Encantado Diana Wynne Jones

Resenhas - O Vitral Encantado

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Karini.Couto 31/08/2015

O Vitral Encantado é um livro muito gostoso de fantasia onde a imaginação é o limite! Vi-me presa as suas páginas e imaginando cada detalhe do mundo criado por Diana Wynne Jones que me encantou e me deixou maravilhada com seus personagens altruístas, generosos e muito corajosos! Esta foi à primeira leitura que eu fiz da autora e já estou louca por ter mais livros para deleitar-me com sua criatividade! Adoro livros de fantasias e contos.. Fascinam-me e me fazem viajar completamente pelo mundo maravilhoso da imaginação!

A história nos apresenta Andrew Hope que após a morte de seu avô, herda a Melstone House e todas as terras ao redor, assim com um grande campo de poder e proteção que cerca suas propriedades que ele não entende muito bem a principio, mas que no decorrer da história percebe que estava sendo preparado para aquilo desde muito pequeno quando visitava seu avô. No começo ele apenas pensa que herdas Melstone fosse lhe propiciar tempo e tranquilidade para escrever o livro que tanto deseja, por isso deixa seu emprego na Universidade e segue rumo para sua nova vida. Mas pouco a pouco percebe que as coisas não são tão simples, e um mundo de magia, contrapartes e personagens muito peculiares lhe aguardam; assim como grandes aventuras!

"Andrew reconheceu o avô.
- Bem, pelo menos não matei o senhor - disse. - Ou matei?
Esta dúvida surgiu porque Andrew percebeu que podia ver a
faixa branca no centro da estrada através do corpo de seu avô."

Amei cada personagem que eu conheci nessa deliciosa história e me encantei mesmo pelos mais mal humorados, que na verdade com todo o jeitão de ser eram personagens com um coração enorme e dispostos a tudo para proteger aqueles que se propõe!

"Andrew sentiu-se ficando mais alto que Groil. Era um tronco poderoso,
imensos ganhos retorcidos, ramos de raios e milhares de folhas crepitando
com força. Sua mente trovejava. Ele lutou para encontrar uma voz que as
pessoas compreendessem. Lutou para encontrar o próprio cérebro. Era um
frágil vestígio de uma mente humana, mas ele o encontrou e agarrou-se a ele.
Então apontou um dedo, ou talvez um galho, para o Sr. Brown, agora quase
ao seu lado na plataforma."

Sobre alguns personagens:

Sra.Stock com sua couve flor gratinada e mania de mudar a mobília de lugar para mostrar a Andrew Hope o quanto ele lhe aborreceu! E sua proteção com o frágil Shaun.

Sr.Stock com seu jeito de sair abrindo a porta que possui o vitral entregando caixas e mais caixas de todos os vegetais que não lhe serviam para o concurso que se aproxima.

Aidan o jovem que está fadado a ser perseguido após a morte de sua avó que é de grande importância, pois seu futuro promete. O jovem aparece em Melstone e ganha o coração generoso de Andrew que prontamente lhe oferece ajuda e abrigo, sem nem mesmo saber quem o menino é! Aidan é um adolescente impressionante e com grande poder de magia. Muito bom de coração e me conquistou logo no começo.

Groil o gigante (ainda não tão gigante) que come os vegetais do alpendre despachados por Andrew. Ele é a contraparte de Shaun. Enquanto Shawn é desprovido de inteligência, Groil apesar de ser “um gigante e peculiar” é o seu oposto. Como se cada parte possuísse um dom ou e magia. Ambos são bons, mesmo que se espere que aqueles que não usem ferro sejam malvados ou estejam ao lado do Sr.Brown.

Sr.Brown é o rei do outro lado do muro da magia, aquele que não usa ferro e disposto a tudo para se firmar em Melstone e tomar todo o território para si! Com planos diabólicos e temíveis!

Tarquin o “perneta” gentil e gracioso, muito bom com seu jardim e na cozinha. Pai de Stashe que é “mandona” meio “louca” e que conquista o coração do querido professor Andrew!

Rolf o menino cão fofo que me encantou!

Entre vários outros personagens que abrilhantaram a história! Se eu for falar de cada um deles, não termino essa resenha! rs

O que posso dizer para concluir é o quanto me encantei com a escrita de Diana Wynne Jones e o quanto desejo mais leituras como essa! O final me surpreendeu no sentido da revelação. Achei perfeito e deixou um gancho para novas aventuras!
Camila Lobo 13/09/2015minha estante
Será que a autora pretendia fazer uma continuação? Nunca vamos saber... :c

Xandy 27/06/2022

Diana Wynne Jones se tornou uma de minha autoras favoritas de fantasia graças a trilogia de O Castelo Animado. Fiquei muito feliz ao ver que a Galera havia lançado esse novo livro dela, O Vitral Encantado. Diana sabe muito bem como trabalhar suas histórias e personagens, porém, tenho que admitir que o final do livro é... inusitado, para dizer o mínimo. Não é algo que eu esperaria que um autor fizesse... ainda mais em uma história sem continuação.
VinAcius49 27/06/2022minha estante
Acho que ser ?inusitado? é um traço das criações da Diana ?

Kikibel 15/01/2021minha estante
[SPOILER comment]: Eu fiquei com gosto de quero mais e devo dizer que compreendo seus pontos, pensei a mesma coisa no final. Tipo, amadah, revelação agora? Mas enfim, passei meu pano porque é um infanto-juvenil e as vezes algumas conveniências são jogadas no leitor, geralmente tento não focar nisso (ex.: O casamento). E sobre a paternidade no final, acho que não seria tão relevante pra história no geral ela mostrar as conversas e reações posteriores, mas gostaria de ter visto sim como o Aidan reagiria. Pelo menos ele encontrou uma família, acho que isso me fez deixar pra lá esse final doido.

Beatriz 14/10/2015

Ótimo para passar o tempo
Andrew Hope é pesquisador de uma universidade que está tentando escrever seu próprio livro mas sempre que ele começa a escrever alguma coisa acontece. Escrever o livro fica ainda mais difícil depois que seu avô morre.

Depois que avô morre Andrew fica com a responsabilidade de cuidar da casa e de toda a área em volta. Existe um campo de magia ali por perto mas demora bastante tempo até que Andrew descubra qual o objetivo da magia encontrada ali.

Após muitas coisas mudarem na vida de Andrew aparece um garoto órfão chamado Aidan e como todos da Melstone House são muito generosos, eles decidem abrigar o garoto por alguns dias. Mas depois que Aidan fica por ali Andrew percebe que o menino tem o poder e conhecimento da magia e juntos os dois vão explorar todo esse lugar mágico que está cercado de mistério.

Esse é um livro de fantasia cheio de mistério e magia que cumpre seu papel como livro infantil. Os personagens são muito bem construídos e cada um deles possui características únicas, até o mais emburrado deles consegue ser divertido através da narrativa.

O livro não me surpreendeu tanto mas foi uma leitura gostosinha para passar o tempo e eu acabei dando três estrelinhas. Achei que o livro demorou bastante para acontecer e quando aconteceu foi tão rápido que não deu tempo de aproveitar todos os acontecimentos. O final também ficou bastante aberto então pode ser que venha alguma continuação por aí.

Recomendo para quem gosta de livros infantis e desse universo de magia. Como eu disse, é uma leitura para passar o tempo e se divertir. :)

site: http://www.prateleiracolorida.com.br/2015/10/o-vitral-encantado-diana-wynne-jones.html

Pedro 24/10/2015

O Vitral Encantado
O Vitral Encantado foi o último livro escrito pela autora britânica de fantasia Diana Wynne Jones, antes de morrer em 26 de março de 2011. O livro traz uma boa pitada de humor e fantasia para agradar qualquer leitor.

Com a morte do seu avô , Andrew, aos 30 anos, abandona as salas de universidade de Melton, onde leciona, para tomar conta da propriedade mágica em Mestone, a qual o herdou do avô Jocelyn. Lá, ele conhece a governanta da casa, a Sra.. Stock e o jardineiro Sr. Stock; ambos com personalidades distintas e por isso tendem a soltar faíscas quando não se dão muito bem e quem acaba levando o pato é o novo proprietário do campo. Andrew, apesar de ter convivido com um dos maiores magos (seu avô), se tornou uma pessoa cética e por isso ignorou muitos ensinamentos de sua juventude que poderiam lhe ajudar agora. Seu grande desejo então é escreve um livro de história, e com o dinheiro herdado, ele acha que conseguirá tranquilidade em um lugar afastado da cidade.

Mas não é bem o que acontece. Mal sabia Andrew que um órfão garotinho fugitivo de forças estranhas iria aparecer na propriedade a procura de ajuda. Aidan é seu nome e ele perdeu a avó que era grande amiga do Jocelyn. É dessa forma que Andrew se sensibiliza com o garoto e resolve acolhe-lo.

Como se não bastasse a chegada de um garoto, Andrew descobre que coisas estranhas estão acontecendo em torno da região. Um tal de Sr. Brown está querendo tomar conta de Melstone House e caberá à Andrew buscar em suas lembranças e nos papeis deixados pelo avó, uma forma de evitar que isso aconteça.

Foi muito o que eu falei até agora? Creio que sim, mas é justamente dessa forma que Diana Wynne Jones trabalha, explorando inúmeros pontos do seu mundo criado e com isso, consegue aprofundar bastante sua história, que apesar de ser para crianças, toma um ar de mais seriedade e não fica em uma história "boba" com uma lição no final. Mas traz uma maravilhosa mistura de magia com nostalgia.

Os personagens são muitos e bem peculiares mas cada um com sua função na trama. Tem humanos, doppelgangers, gigantes, fadas... A autora vai lançando os personagens e puxando outros a partir dos últimos justamente porque são da mesma família ou conhecidos. Ter isso foi bom, mas confesso que não gostei muito dos nomes que ela deu a alguns, pois o "Stock" era um sobrenome comum na região e isso acabou deixando difícil associar nome ao personagem (e como o livro é para criança, creio que confundirá mais ainda).

Além dos nomes repetidos, outra coisa que não agradou muito foi o final. Senti como se a autora tivesse parado de escrever naquele momento para tomar o chá das 17h e esqueceu de voltar. Fiquei até pensando se ela não tinha pretensão de escreve outros livros (já que foi o último publicado). Analisando bem, boa parte do que estava na trama, foi explicado, no entanto, o livro poderia ter mais alguns capítulos para um final bem amarrado e mais explicações para o próprio vitral do título (de onde veio? existem outros? Como foi parar ali?).

O Vitral Encantado é um livro para se ler no jardim em uma tarde ensolarada, para ser transportado aos campos de Melstone e os fãs de fantasia (e da J. K. Rowling) vão amar conhecer a Melstone House.

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2015/10/resenha-114-o-vitral-encantado-diana.html

Camila Lobo 20/11/2015

Resenha: O Vitral Encantado (Por Livros Incríveis)
Andrew Hope é neto de um feiticeiro podereso, e herda a casa e o campo de proteção do avô quando ele morre. Um pouco depois de ele se mudar para Melstone House, o jovem Aidan aparece desesperado na casa de Hope. O garoto é neto de uma feiticeira que também faleceu recentemente e agora está sendo perseguido por criaturas estranhas que querem o capturar. Agora, Andrew precisa abrigar o garoto, organizar toda a Melstone House e ainda descobrir como fortalecer novamente os campos de proteção criados por seu avô, que parecem enfraquecer.

Essa resenha é meio complicada para mim, porque eu não sei muito o que pensar. Vejam bem, a Diana Wynne Jones é uma das minhas grandes inspirações. Ela é a autora de uma das minhas histórias eternamente favoritas, O Castelo Animado. Com O Vitral Encantado eu senti a magia que sempre sinto ao ler a autora, mas foi... Diferente.

Uma das coisas que mais gosto na autora é sua narrativa, que é muito fluída. O leitor lê rapidamente, porque é uma leitura fácil e divertida, que mesmo em horas de tensão, há um toque de humor, o que dá leveza à história. Ri muitas vezes quando não deveria.
Todos os personagens são cativantes. O livro possui uma aura forte de magia e criaturas mágicas. São incluídos feiticeiros, demônios, gigantes e doppelgängers, o que enriquece muito a história e universo criados na cidade fictícia de Melstone, na Inglaterra.

“Com um calafrio, de forma muito semelhante ao estranho momento em que compreendera tudo sobre a História, ele soube que a magia era uma das grandes forças do universo e que despontou desde o começo de tudo, ao lado da gravidade e da força que mantém os átomos juntos, tão poderosa quanto ou ainda mais poderosa que qualquer outra força.”

Eles são marcantes e com personalidades muito distintas, apesar de quase a cidade toda ter o sobrenome Stock! Como por exemplo, a mandona Sra. Stock e suas couves-flores gratinadas que cozinha quando está com raiva, o Sr. Stock e sua negligência com todos os afazeres, a não ser cuidar da horta, Tarquin e a falta de sua perna e Stashe, sua filha, que é uma mulher decidida e moderna para a pequena cidade. Andrew e Aidan tem uma relação muito bonita, como se fossem irmãos. Apesar de ter a cabeça em outro mundo, Hope tem um senso muito forte de proteção com relação ao garoto, que é muito inseguro e perdido desde que perdeu a avó.
Já uma coisa que me deixou triste foi o romance. Diana não tem o romance como foco em suas histórias, apesar de formar os casais, e mesmo assim, parece o relacionamento ideal por ser puro companheirismo e confiança. Mas o casal d'O Vitral Encantado não me convenceu, porque a química entre eles pareceu nula. Além disso, foi tudo muito rápido e do nada. Em um momento eles não possuem nada em comum, além de atração por parte dele, e em outro, eles estão noivos.

O final deixou a desejar. Na verdade, como esse foi o último livro escrito em vida pela autora, eu acredito firmemente que ela queria escrever uma continuação, mas que não foi... possível. Por causa disso, o final do livro é bem aberto, onde muitas coisas não foram explicadas e possuem um possível gancho. Isso acabou me incomodando muito, porque a falta de respostas foram muitas. Apesar disso, Jones fecha o livro e responde várias outras coisas, e claro há muita confusão. O final continua bem desenvolvido e com as familiares reviravoltas que ela gostava tanto de fazer.

“Ainda podia ver a avó, exatamente como ela fora, aparecendo com seus ditadozinhos objetivos e geralmente – a menos que o dito fosse cruel – sorrindo ao dizê-lo. Ele podia sentir o cheiro dela, sentir seu corpo nas raras ocasiões em que ela o abraçava. Podia ouvir sua voz... E, no entanto, nunca mais iria ouvi-la, senti-la ou vê-la outra vez.”

“Queremos finais que nos deem esperança, porque o mundo em que vivemos parece estar desmoronando.”

Leia mais resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2015/11/resenha-o-vitral-encantado-diana-wynne.html?m=1

gabilemos 05/12/2015

"Uma história sobre heranças,perdas,dimensões paralelas, e a magia oculta em cada um de nós.''
Um certo dia, no tour da Editora Record em Recife, uma garota levanta a mão e pergunta:
- Vocês pretendem lançar mais livros da Diana Wynne Jones?
Ainda me lembro como se fosse ontem...
O último livro da Diana lançado no Brasil foi lançado em 2010 (um ano antes dela falecer devido ao câncer), A Casa de Muitos Caminhos (o último livro da trilogia do Castelo).
Esse é o segundo livro da autora lançado nesse ano, o primeiro foi Tesourinha e a Bruxa (que terá resenha neste humilde blog!!).
Eu sou fã de carteirinha da autora, leio pelo menos um livro dela a cada ano, e releio toda vez que dá vontade.
Diana Wynne Jones é uma autora britânica de fantasia,vencedora do Guardian Prize entre outros prêmios. Ela é bastante famosa pelos seus livros pois abordam Magia, eu considero ela como uma autora precursora do fenômeno Harry Potter, é uma pena que ela não seja muito conhecida aqui no Brasil.
Ela foi estudante de Tolkien e de C S Lewis na faculdade, e era amiga do Neil Gaiman (tanto que ela dedica um livro dela à ele e vice versa).
Voltemos ao livro,ok?
Andrew Hope acaba de herdar a casa de seu falecido avô,que foi um mago e que protegia a área de Melstone House com sua barreira de proteção.
Ao chegar, ele depara com uma casa enorme que tem um vitral encantado com várias cores e lindo!
Do outro lado somos apresentados a Aidan Caim, um garoto de dez anos que está fugindo de Perseguidores, ele perdeu a avó recentemente.
E sua avó pede para encontrar Jocelyn Brandon, o avô de Andrew.
Temos muito material que Jones sempre trabalhou como a Magia oculta dentro de cada um, o poder dos nomes, os duplicatas (ela usando em baixa escala os plots de dimensões paralelas,já usada em várias obras dela), e aquela sensação de pequeno vilarejo onde todo mundo conhece todo mundo.
É um livro leve, divertido, com personagens cativantes (a Sra Stock e suas couves gratinadas) e nos apegamos com as pequenas mania de cada um (o professor distraído e seus óculos), o realismo mágico sendo aplicada nos dias de hoje e de forma sutil.
O único problema é que poderiam mostrar mais conceitos e personagens duplicatas, ou mais de Andrew e Stashe.... hehe
O Vitral Encantado é aqueles livros para se ler num domingo chuvoso, com chá e biscoitos

site: http://wondergeekblog.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-vitral-encantado-de-diana.html

Rotina Agridoce 22/12/2015

Resenha de O Vitral Encantado
Quando o avô de Andrew Hope morre, o professor universitário recebe como herança um casarão e as terras ao redor, Melstone House. Seu avô Jocelyn Brandon era um mago poderoso, e Melstone House possui um grande campo de poder e proteção que cerca suas propriedades.

Embora treinado em magia por seu avô, Andrew nunca aprendeu o verdadeiro segredo de Melstone, nem do vitral encantado que se encontra na porta da cozinha ou a natureza de um misterioso pergaminho, que Andrew viu apenas em uma visão. Como resultado, ele assume a responsabilidade de cuidar e proteger da propriedade e de seus moradores daqueles que poderiam minar seus poderes para seus próprios fins, mas sem ter nenhuma ideia da importância disso ou do perigo eminente. O perigo só aumenta quando um jovem chamado Aidan aparece em sua porta, em busca de refúgio dos seres sombrios que estão caçando o menino por razões que nem ele nem Andrew podem sondar.

Leia o restante no blog, acesse:

site: http://www.lostgirlygirl.com/2015/10/resenha-660-o-vitral-encantado-diana.html

FabiSaLi 12/01/2016

A autora não explica a mitologia
A autora não explica a mitologia utilizada, pois, não é necessário. Desde a primeira página você já se sente parte desse universo fantástico tentando desvendar os mistérios...

site: https://textosdefada.wordpress.com/2016/01/12/resenha-o-vitral-encantado/

Le Mazur 07/04/2024

Como todos os livros dessa autora, são maravilhosos te prendem do início ao fim, sabe conduzir você e te deixar maravilhado

Andrea 08/02/2016

Mais uma narrativa encantadora
Nesse livro, Jones nos contará a história de Andrew Hope, herdeiro de um grande mago que acabou de falecer, ele deve responsabilizar-se pelo "campo de proteção" que seu avô deixou, bem como de todas as pessoas que vivem nele, mas quando o jovem Aidan Cain chega a sua casa desesperado por ajuda, nós e Andrew descobriremos que há muito mais mistérios envolvendo a magia do local e que o Vitral acima da porta da cozinha pode ser decisivo na épica batalha do Bem contra o Mal.
Como em O castelo Animado, as personagens dessa narrativa convivem em dois mundos: o atual e tecnológico e aquele no qual a magia existe e é completamente comum, dessa forma, é fácil ver alguém ouvindo música em seu Ipod e depois conversar sobre qual é o melhor feitiço de proteção de maneira totalmente corriqueira. Confesso que demorei para pegar o ritmo porque eu não conseguia assimilar essa proximidade entre o mundo "real" e o fantástico, mas depois dos três primeiros capítulos a leitura engrenou e eu não consegui mais largar esse livro!
Com uma forte referência a obra clássica de Shakespeare, Sonho de uma Noite de Verão, Diana Wynne Jones nos transporta para um mundo no qual pessoas comuns convivem com fadas e outros seres fantásticos, nos mostrando também, tal qual Shakespeare, que essas interações nem sempre são amigáveis e podem trazer sérios problemas para os seres humanos.
Escrito com um enredo simples e encantador, utilizando o tão reconhecido "humor inglês", O Vitral Encantado é um livro que agrada crianças e adultos por tratar de temas importantes e sérios de forma leve e despretensiosa, uma ótima sugestão de leitura e de presente também!

site: http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

Fimbrethil Call 10/02/2016

Divertido
Bom e divertido, esse livro cheio de magia que é a marca de Diana Wynne Jones.

Nanda 08/04/2016

Eu nunca havia lido nada da autora, mas a sinopse do livro me chamou a atenção. Confesso que demorei a pegar o ritmo da leitura, pois em algumas partes a história se tornava arrastada, mas depois de um tempo me acostumei.

A narrativa em terceira pessoa nos apresenta Andrew Hope. Neto de um dos magos mais poderosos, quando o avô falece, ele herda uma mansão. Além disso, existe também um campo de proteção, que é uma das maiores responsabilidades a ele atribuídas, pois a segurança do vilarejo onde ele vai mudar depende disso.

Como já disse, em alguns pontos a leitura se tornou arrastada, no entanto a apresentação dos personagens ocorreu de forma muito rápida, o que considero uma questão negativa. Não apenas isso, mas a autora apresenta alguns termos que foram difíceis (para mim) entender o significado. Meio que deixa a entender que este não é o primeiro livro de uma série, como se fosse a minha obrigação entender todas as partes.

Boa parte do livro se passa com Andrew tentando descobrir o passado de Aidan e o motivo pelo qual ele é tão perseguido. Existe também o tal vitral encantado que dá título ao livro. Assim como boa parte do livro, eu também não entendi essa parte. O que me pareceu é que ele era apenas mais um objeto mágico na casa, mas sem envolver nenhum mistério grandioso o suficiente.

Outro ponto que me incomodou bastante foi a quantidade enorme de detalhes. Sim, alguns fizeram diferença, mas a grande maioria só serviu para encher páginas. O que faltou na história foi um ponto chave onde todas as questões se reunissem e fossem respondidas.

Este livo pretendia ser parte de uma série, porém a autora veio a falecer. Por conta disso, o final permanece com muitas pontas soltas. Final este que foi muito simplório comparado ao que a sinopse prometia. Eu esperava mais da história e não acredito que exista a desculpa de que é um livro juvenil, pois já li vários que considero melhor.

Não é um livro que eu recomendaria, principalmente pela questão de terminar em aberto. Cheguei à conclusão de que narrativas fantasiosas com muitos detalhes (vide Neil Gaiman) não são para mim.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2015/12/resenha-o-vitral-encantado-diana-wynne.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5