O Vitral Encantado

O Vitral Encantado Diana Wynne Jones

Resenhas - O Vitral Encantado

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bruna Coutinho 27/06/2023

O livro é muito bom, porém...
Esse não é o primeiro livro dessa autora que leio. O primeiro foi Howl's Moving Castle e fiquei curiosa para ler mais.

A história demorou um pouquinho pra me prender. Na verdade, a primeira metade do livro parecia que era só construção de universo e que nada de fato estava acontecendo. Aí na segunda metade tudo passou a acontecer ao mesmo tempo.

Apesar da metade do livro ser construção de universo, não tem lá muita explicação do porque as coisas acontecem. Por que existe esse campo de proteção? Pra proteger os Brandon? Ou a vila/cidade toda? Proteger contra o que? As fadas? Outra coisa? Ao mesmo tempo que as pessoas não reagem com surpresas para os eventos e as criaturas mágicas, aparentemente eles não sabem que magia existe.

No geral a história é divertida apesar de algumas conveniências de roteiro. Tipo, em um espaço, sei lá, três capítulos uma palavra específica aparece umas 10x, Andrew sempre fala que vai pesquisar, mas dois minutos depois já nem se lembra mais. Sabem que Aidan está sendo perseguido e que os Perseguidores estão no mesmo lugar que eles, mas não vão embora. "Andrew, não se esquece de reforçar o campo", mas ele se esquece o tempo todo!

Vale mencionar que, mesmo tendo o livro em casa, por algum motivo me esqueci disso e li o ebook. Quando terminei, precisei pegar o livro físico pra ter certeza que não estava faltando páginas porque... Tá pra nascer final mais abrupto. E aparentemente nem continuação tem.

Enfim, a história é legal, alguns personagens são irritantes e Andrew é tão sonso quanto Percy Jackson. Mas é isso. Não espere explicações e você vai se divertir com esse livro.

Pedro 24/10/2015

O Vitral Encantado
O Vitral Encantado foi o último livro escrito pela autora britânica de fantasia Diana Wynne Jones, antes de morrer em 26 de março de 2011. O livro traz uma boa pitada de humor e fantasia para agradar qualquer leitor.

Com a morte do seu avô , Andrew, aos 30 anos, abandona as salas de universidade de Melton, onde leciona, para tomar conta da propriedade mágica em Mestone, a qual o herdou do avô Jocelyn. Lá, ele conhece a governanta da casa, a Sra.. Stock e o jardineiro Sr. Stock; ambos com personalidades distintas e por isso tendem a soltar faíscas quando não se dão muito bem e quem acaba levando o pato é o novo proprietário do campo. Andrew, apesar de ter convivido com um dos maiores magos (seu avô), se tornou uma pessoa cética e por isso ignorou muitos ensinamentos de sua juventude que poderiam lhe ajudar agora. Seu grande desejo então é escreve um livro de história, e com o dinheiro herdado, ele acha que conseguirá tranquilidade em um lugar afastado da cidade.

Mas não é bem o que acontece. Mal sabia Andrew que um órfão garotinho fugitivo de forças estranhas iria aparecer na propriedade a procura de ajuda. Aidan é seu nome e ele perdeu a avó que era grande amiga do Jocelyn. É dessa forma que Andrew se sensibiliza com o garoto e resolve acolhe-lo.

Como se não bastasse a chegada de um garoto, Andrew descobre que coisas estranhas estão acontecendo em torno da região. Um tal de Sr. Brown está querendo tomar conta de Melstone House e caberá à Andrew buscar em suas lembranças e nos papeis deixados pelo avó, uma forma de evitar que isso aconteça.

Foi muito o que eu falei até agora? Creio que sim, mas é justamente dessa forma que Diana Wynne Jones trabalha, explorando inúmeros pontos do seu mundo criado e com isso, consegue aprofundar bastante sua história, que apesar de ser para crianças, toma um ar de mais seriedade e não fica em uma história "boba" com uma lição no final. Mas traz uma maravilhosa mistura de magia com nostalgia.

Os personagens são muitos e bem peculiares mas cada um com sua função na trama. Tem humanos, doppelgangers, gigantes, fadas... A autora vai lançando os personagens e puxando outros a partir dos últimos justamente porque são da mesma família ou conhecidos. Ter isso foi bom, mas confesso que não gostei muito dos nomes que ela deu a alguns, pois o "Stock" era um sobrenome comum na região e isso acabou deixando difícil associar nome ao personagem (e como o livro é para criança, creio que confundirá mais ainda).

Além dos nomes repetidos, outra coisa que não agradou muito foi o final. Senti como se a autora tivesse parado de escrever naquele momento para tomar o chá das 17h e esqueceu de voltar. Fiquei até pensando se ela não tinha pretensão de escreve outros livros (já que foi o último publicado). Analisando bem, boa parte do que estava na trama, foi explicado, no entanto, o livro poderia ter mais alguns capítulos para um final bem amarrado e mais explicações para o próprio vitral do título (de onde veio? existem outros? Como foi parar ali?).

O Vitral Encantado é um livro para se ler no jardim em uma tarde ensolarada, para ser transportado aos campos de Melstone e os fãs de fantasia (e da J. K. Rowling) vão amar conhecer a Melstone House.

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2015/10/resenha-114-o-vitral-encantado-diana.html

Beatriz 16/05/2020

Razoável
A história é simples, confortável, até de se ler. O tipo de livro que você lê numa tarde chuvosa quando não se tem nada melhor para fazer. Os personagens são simpáticos, mas nada de emocionante ocorre na história, que também é pouco explorada e desenvolvida. Achei a relação da stashe com o andrew superficial demais. A tradução não é lá essas coisas existem alguns erros de revisão.

Kikibel 15/01/2021minha estante
[SPOILER comment]: Eu fiquei com gosto de quero mais e devo dizer que compreendo seus pontos, pensei a mesma coisa no final. Tipo, amadah, revelação agora? Mas enfim, passei meu pano porque é um infanto-juvenil e as vezes algumas conveniências são jogadas no leitor, geralmente tento não focar nisso (ex.: O casamento). E sobre a paternidade no final, acho que não seria tão relevante pra história no geral ela mostrar as conversas e reações posteriores, mas gostaria de ter visto sim como o Aidan reagiria. Pelo menos ele encontrou uma família, acho que isso me fez deixar pra lá esse final doido.

Caroline 31/05/2021

historinha leve e com ar de filme de fim de tarde
Eu adorei a leitura, é muito gostosa, trata-se de uma fantasia voltada para crianças, mas que é perfeita para aqueles momentos que precisamos de um livro levinho, só para arejar a mente. Eu o li enquanto estava voltando ao ritmo das leituras para a faculdade.
A história é interessante, tem uma certa semelhança com O Castelo Animado, a forma como a magia é abordada, há um certo suspense e uns mistérios, construídos lentamente, que predem a leitura. Admito que ri do final.
Dei 5 estrelas, porque apesar de não ter gostado do casal, analisei o livro como o que ele se propõe a ser, uma história para crianças.

Xandy 27/06/2022

Diana Wynne Jones se tornou uma de minha autoras favoritas de fantasia graças a trilogia de O Castelo Animado. Fiquei muito feliz ao ver que a Galera havia lançado esse novo livro dela, O Vitral Encantado. Diana sabe muito bem como trabalhar suas histórias e personagens, porém, tenho que admitir que o final do livro é... inusitado, para dizer o mínimo. Não é algo que eu esperaria que um autor fizesse... ainda mais em uma história sem continuação.
VinAcius49 27/06/2022minha estante
Acho que ser ?inusitado? é um traço das criações da Diana ?

Karem.Geovana 11/05/2022

Mágico
Acho que os livros dessa autora todos têm essa vibe gostosinha de ler ?
Vitral encantado é leve, adorável, ótimo pra ler e esquecer dos problemas.
Se você gosta de fofoca, vc vai gostar desse livro, pq é cada surpresa que ele vai mostrando kkk

Mariana 30/01/2022

No fim fiquei nervosa porque o livro tava acabando e não tava resolvendo nada, aí vem o final e manda um plot twist e você fica: CÊ TÁ DE SACANAGEM COM MINHA CARA!!!

CADÊ A CONTINUAÇÃO???

Raysa 13/08/2023

Era o que eu esperava
É o terceiro livro que leio da autora, então, já estou acostumada com o estilo dela. É uma história simples e leve, que eu usei para sair da ressaca literária.

gabilemos 05/12/2015

"Uma história sobre heranças,perdas,dimensões paralelas, e a magia oculta em cada um de nós.''
Um certo dia, no tour da Editora Record em Recife, uma garota levanta a mão e pergunta:
- Vocês pretendem lançar mais livros da Diana Wynne Jones?
Ainda me lembro como se fosse ontem...
O último livro da Diana lançado no Brasil foi lançado em 2010 (um ano antes dela falecer devido ao câncer), A Casa de Muitos Caminhos (o último livro da trilogia do Castelo).
Esse é o segundo livro da autora lançado nesse ano, o primeiro foi Tesourinha e a Bruxa (que terá resenha neste humilde blog!!).
Eu sou fã de carteirinha da autora, leio pelo menos um livro dela a cada ano, e releio toda vez que dá vontade.
Diana Wynne Jones é uma autora britânica de fantasia,vencedora do Guardian Prize entre outros prêmios. Ela é bastante famosa pelos seus livros pois abordam Magia, eu considero ela como uma autora precursora do fenômeno Harry Potter, é uma pena que ela não seja muito conhecida aqui no Brasil.
Ela foi estudante de Tolkien e de C S Lewis na faculdade, e era amiga do Neil Gaiman (tanto que ela dedica um livro dela à ele e vice versa).
Voltemos ao livro,ok?
Andrew Hope acaba de herdar a casa de seu falecido avô,que foi um mago e que protegia a área de Melstone House com sua barreira de proteção.
Ao chegar, ele depara com uma casa enorme que tem um vitral encantado com várias cores e lindo!
Do outro lado somos apresentados a Aidan Caim, um garoto de dez anos que está fugindo de Perseguidores, ele perdeu a avó recentemente.
E sua avó pede para encontrar Jocelyn Brandon, o avô de Andrew.
Temos muito material que Jones sempre trabalhou como a Magia oculta dentro de cada um, o poder dos nomes, os duplicatas (ela usando em baixa escala os plots de dimensões paralelas,já usada em várias obras dela), e aquela sensação de pequeno vilarejo onde todo mundo conhece todo mundo.
É um livro leve, divertido, com personagens cativantes (a Sra Stock e suas couves gratinadas) e nos apegamos com as pequenas mania de cada um (o professor distraído e seus óculos), o realismo mágico sendo aplicada nos dias de hoje e de forma sutil.
O único problema é que poderiam mostrar mais conceitos e personagens duplicatas, ou mais de Andrew e Stashe.... hehe
O Vitral Encantado é aqueles livros para se ler num domingo chuvoso, com chá e biscoitos

site: http://wondergeekblog.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-vitral-encantado-de-diana.html

slowlyroses 14/02/2022

Confuso e não intrigante
Comecei a ler o livro empolgada por ser da mesma autora que Castelo Animado e realmente estava gostando da história e todo enredo mágico no início, mas a leitura se tornou arrastada com explicações confusas, cenas sem sentido, batalhas sem graça e um final inesperado, mas que não me empolgou. O livro é bem morno e quando achei que a história ia ficar mais interessante, continuou morno.

Tilim 01/10/2020

De novo, jeito tão natural de
Falar sobre magia, permeado-a com a realidade e o dia a dia. Eu adoro especialmente como as coisas mais estranhas acontecem e são ligadas com tamanha serenidade. De fato, quem não gostaria de viver no mundo construído pela Diana nesse livro?

1 | 2 | 3 | 4 | 5