Snow Crash

Snow Crash Neal Stephenson

Resenhas - Nevasca

1 | 2 | 3 | 4

vicniro 07/03/2024

Prometeu tudo, mas entregou nada
Quando li a sinopse desse livro eu fiquei com a expectativa muito alta. Pensei que um livro que o protagonista é um cara que é entregador de pizza na vida real e um hacker e espadachim do metaverso tinha tudo o que eu esperava de um livro cyberpunk, mas tudo se perdeu logo nas primeiras páginas. Se você for ler esperando isso, vai se decepcionar completamente, porque tirando uma ou outra situação o livro não trata dessas questões com muito destaque.

Além disso, até a página 400 o livro é muito enrolado, confuso e lento. Quase desisti no meio da leitura, mas as últimas 150 páginas tem um gostinho daquilo que eu estava esperando. Nas partes da Y.T. achei que faltou uma continuidade de um capítulo para o outro porque parecia que começava uma cena totalmente diferente, onde eu não consegui entender da onde surgiu aquela situação. Também achei muito confuso como os lugares e as instituições do livro são descritos, como a Jangada e o Grande Hong Kong do Sr Lee. No geral, eu só pensava em alguma que na minha cabeça parecia que tinha sentido e ia adaptando conforme o livro avançava. O final foi outra decepção. Achei que foi muito cômodo e muito qualquer coisa.

Em relação aos personagens, eu achei que o Hiro foi muito mal explorado como disse acima, e a Y.T. (que toda hora eu lia como youtube), que no começo achei que tinha uma personalidade bem interessante, se mostrou uma adolescente nos seus 15 anos cuja única preocupação parece ser como ela vai conquistar todos os homens do livro. Aqui eu nem vou entrar na questão dos relacionamentos dela, que ela trata como “namorado” quase qualquer pessoa que ela tem uma queda, como o Hiro e o Corvo, que parecem ser muito mais velhos que ela, o que também é problemático considerando sua idade. Sua mãe, que eu esperava que tivesse algum destaque em determinado momento da trama, não serviu pra nada.

No geral, eu achei que ficou faltando explorar muitas coisas, principalmente na parte da realidade da história, como o papel da Y.T. com a máfia, a relação do governo com o Snow Crash, o trabalho da mãe da Y.T., o porquê do Tio Enzo estar indo atrás do Snow Crash entre outras coisas (se alguém souber a resposta para alguma dessas perguntas, por favor, me fala!). Eu entendo a importância que esse livro teve para a ficção científica, mas quando li que tinha inventado o “metaverso” eu achei que seria um lugar mais interessante do que o que foi descrito. Além disso, algumas vezes eu ficava confusa se o que estava acontecendo era no metaverso ou na realidade. Queria muito ter gostado dele, mas não rolou pra mim.

Men 26/02/2024

Alucinante
História bastante visionária e futurista, o autor criou um vasto sistema de possibilidades, ao criar o metaverso, que sabemos que hoje é bastante comum e ainda desenvolveu a história em futuro cyberpunk, no qual inspirou várias mídias tanto no cinema quanto nos quadrinhos em geral. A trama por vezes se mostra confusa, e por isso exige bastante atenção e o conhecimento em tecnologia e informática no geral.

Leandroaug 26/02/2024minha estante
Esse livro é difícil de terminar, concordo totalmente com a análise.

Mari Moraes 27/02/2024minha estante
Meu Deus, que análise incrivel! Vc conseguiu traduzir perfeitamente bem em palavras toda a experiência que eu venho tendo há 2 meses com esse livro que também não consigo terminar de jeito nenhum!

Nicolas 07/02/2024

Investigação, crítica ao capitalismo, metaverso, história?
Eu já tinha lido outro livro cyberpunk (Neuromancer), e não tinha reparado como é um gênero que critica o capitalismo, e critica de uma forma louvável.

Comecei a ler sem esperar o que o livro acabou me entregando, esperava algo parecido com jogar n°1, mas a carga e conteúdo históricos dão um txã. Mistura da realidade com a ficção científica faz com que eu acredite que é uma história real do futuro ksksksks.

E acho que posso afirmar que Hiro Protagonist e Y.T são os meus protagonistas favoritos até agora, tentando lembrar de outras histórias que eu li, mas nenhum foi tão interessante quanto esses dois

cherry_motth 21/01/2024

O terror da ficção científica (não digo isso como elogio)
Dou todo o mérito ao Neal Stephenson pelo pioneirismo na criação do conceito do metaverso e a analogia interessantíssima de representar diferentes religiões como um (meta)vírus, mas no fim é só isso que o livro sabe entregar bem.

A narrativa é confusa e extremamente cansativa, todos os personagens são mal construídos e rasos. Tive que me esforçar pra conseguir terminar e quando o fiz só conseguia pensar ?graças a deus?. Falando nisso inclusive, que final ridículo.

Jamelo Leituras 24/11/2023

Quando o Neil Gaiman mandou o papo e falou "colé, pq vcs tem q demorar tanto pra terminar a sua história?". Essa frase ficou ecoando na minha cabeça o tempo inteiro quando eu lia esse livro.

É bem notável q ele é um livro arrastado, pode afastar muita gente dele, o q é mais do q é compreensível, é uma obra q quis zoar mesmo e trazer o absurdo, seja com um plot meio maluco q chega a envolver a antiguidade ou até o q rola durante os eventos do livro. O q pode parecer positivo, no entanto é notável q ele é um livro carregado, com gordura, o q não torna necessariamente ruim, mas ele dá muita informação sobre história e pouco desenvolve os personagens.

Agora, vai de pessoa e pessoa. Recomendo se vc quer uma leitura de ficção científica q começa descompromissada e q vai escalando, é um livro pra vc, com absurdo sobre absurdo. É uma leitura q, consideravelmente grandinha, não é cansativa quanto poderia ser.

Emanuel Xampy Fontinhas 18/11/2023

É um livro hermético e que, mesmo pra mim, que sou fã de ficção científica, não disse nada de muito interessante. Reconheço o pioneirismo na introdução do metaverso mas, fora isso, nada.

Biel.Rocha 13/11/2023

Difícil, mas proveitoso
É um livro de difícil leitura para eu, que nunca li um livro de ficção científica. As descrições são muito precisas e em momentos é necessário ler mais de uma vez. No mais, a história é boa. O desenvolvimento do vírus "snow crash" é baseada em aspectos históricos de povo antigos - sumérios. Não esperava encontrar tantos aspectos assim neste livro. Pra quem não gosta de LONGOS diálogos, o livro pode ser maçante e com muita informação, mas, pra quem gosta de contrações longas, é ótimo.

IIIERS 10/11/2023

Hacker, drogas, espada e um serviço de entrega expressa..
Imagine fazer uso de alguma droga em seu Avatar virtual e seu corpo físico sentir o baque na vida real, como um vírus destrutivo, essa é premissa inicial do que vemos aqui.

Confesso que ao chegar pra ler, a primeira abordagem junto ao Hiro Protagonist (sim, é o nome dele), não despertou meu interesse imediato, talvez pelo detalhamento demasiado da cidade, todo ambiente criado em um metaverso não me brilhava tanto os olhos.
A entrega de uma pizza e quando conhecermos a Y.T., mudou tudo.

Tudo começa a tomar o interesse do espectador quando Hiro conhece um de seus antagonistas, O corvo oferecendo drogas, em frente ao The Black Sun, salão exclusivo a Hackers.

A história em diante, se torna curiosa, intercalando as narrativas e personagens, querer saber o que acontece a cada passo, o conceito de Avatares, Metaverso, toda base é criada nesse livro que permeia seus mais de 30 anos.

A aventura de um Hacker com espadas Samurai, uma Courier de entregas, a Máfia que aprendeu a viver os novos tempos e um vilão visceral em seus momentos, confesso? é envolvente.

Vale a leitura de cada capítulo, a aflição gerada em inúmeros momentos, ação e toda sensação de perigo que alguns diálogos e cenas trazem, torna uma aventura prazerosa de ler.

Alexandre 04/09/2023

Meio neuromancer
O livro é muito bom no começo. Daria 5 estrelas até a página 200. Depois não é ruim, mas tica um pouco maçante as descrições em meio a aventura dos acontecimentos. Esse livro é para ser lido com bastante paciência.

Dai Solyom 19/08/2023

Snow Crash na leitura
Eu jamais tiraria o mérito do autor ter lançado esse livro em 92, realmente a criatividade dele e imaginação foi além dos anos 90.

A criação do metaverso é interessante, e todas as questões tecnológicas a ela relacionada.

Mas quando se trata da qualidade da história, aí o autor passa longe.

Personagens mal construídos, história sem nexo misturando tecnologia com religiões milenares, vilões fracos e infantis.

Um porre de leitura.

Larissa.Herbsthofe 18/08/2023

Não sabia o que esperar sobre essa história, mas fui surpreendida e enquanto ia avançando fui ficando cada vez mais envolvida com os personagens, a trama, tudo!
Só queria avançar mais e mais pra saber seu desfecho. Mas confesso que queria mais algumas páginas no final...

Luiz Pereira Júnior 21/06/2023

Em um futuro (nem tão) distante (assim)...
Em um futuro talvez distópico (afinal, se é distopia ou não dependerá da classe social do personagem; para os privilegiados do sistema ou da sociedade, a pior das situações para os miseráveis poderá não ser uma distopia para eles) um motoboy futurista corre para salvar o mundo de um vilão que quer conquistar o mundo.

Em que pese o argumento banal, “Nevasca”, de Neal Stephenson, é um livro à frente de seu tempo, em que a linguagem corriqueira se mistura a temas do universo nerd/geek, mas nada que impeça a fluidez do leitor disposto a seguir até o final do livro e saber como a aventura, o corre-corre, acaba.

Misturando religião e crítica social (excelente a ideia de retratar os refugiados do mundo em uma Jangada tão grande que é considerada um continente artificial), o livro cumpre um importante papel ao chamar a atenção dos leitores mais jovens para o mundo que o (nos) rodeia, ao bordar temas como o subemprego, a fuga da realidade por meios virtuais (o Metaverso), o domínio do poder pelas grandes corporações, o uso de drogas, o esfacelamento do Estado, a mudança climática... Enfim, um livro que vale a pena, sim – isso se você estiver disposto a passar pela linguagem (nem tão) densa (assim) da técnica de escrita do autor...

1 | 2 | 3 | 4