Fausto zero

Fausto zero Goethe

Resenhas - Fausto Zero

BJekyll0 26/04/2020

"Frosch - [...]
Há há - a vida é o ar se esvaindo.
Como se estivesse apaixonado"

Miguel.Moreira 13/01/2022

Fausto Zero
Essa é a primeira publicação de Fausto, uma pequena peça de teatro em que o protagonista é um estudioso insatisfeito com sua sabedoria e conhecimento de mundo, pois quanto mais aprende, mais ele percebe que não sabe de nada. Então nisso surge Mefistófeles, um demônio que lhe propõe um acordo, que é satisfazer Fausto ao máximo em troca de sua alma, e Fausto aceita.

A primeira etapa de Mefistófeles é levar Fausto para conhecer o pequeno mundo, mas não passa de um truque barato para o cético estudioso. (E do nada me aparece uma piada do Mário hahaha).

Durante essa etapa, Fausto acaba conhecendo uma linda jovem chamada Margarida, e se apaixona por ela, e faz um pedido à Mefistófeles, o de tê-la em suas mãos. Acontece que eles acabam juntos, mas de alguma forma que não é explicada direito, Fausto leva Margarida à ruína, e desgraça a vida da bela jovem.
E o livro termina com Fausto tentando salvar Guida da desgraça que lhe caiu.

Achei um livro bem fácil de ler, e com muitas passagens que posso levar horas pensando à respeito de alguma determinada fala, como logo no começo, Fausto diz que infelizmente estudou teologia, até agora me pergunto o por quê do "infelizmente"? A obra é basicamente um esboço para desenvolver uma peça imortal, recomendo para quem não sabe do que se trata Fausto de Goethe, assim como eu antes de ler esse livreto, para pessoas mais profundas em teatro ou no próprio Goethe, talvez não seja uma leitura de grande proveito, já que "Fausto uma tragédia" com certeza é mais completo e melhor desenvolvido, mas mesmo sendo um fragmento curto, eu o vi como uma porta de entrada para uma viagem muito distante.

Rose 16/10/2010

Fausto zero.
Fausto, protagonista da história, homem de 30 anos e doutor.
Iniciasua história, falando de suas conquistas e riquezas, exaspera falta de contentamento, nunca tivera um lado espiritual apurado.
Fausto faz pacto com o Mefistófeles, este que é o diabo e ele faz-se servo de Fausto.
Onde começa a fazer magias a seus amigos, mostrando-lhes poder. Ao andar na rua, avista uma bela moça e por esta se apaixona. Pede a Mefistófeles a tal menina, mas ele diz que por ela ele não tem poder, pois a menina é virgem e cristã.
Mas, o diabo planeja uma situação em que Fausto e ela (Margarida) se conheçam e se apixonem. Os dois começam a namorar, mas Guida como era chamada começa a sentir falta de sua religiosidade e começa também a questionar Fausto, que não possuía espírito cristão.
E também confessa a ele que não gostava de seu amigo Mefistófeles, pois sentia nele presença maligna e muita falta de altruísmo.
Guida foi a única personagem da história que percebeu ele como diabo. Depois da conversa com Fausto, Guida começa a delirar.
Em uma noite ela sente-se acusada por um espírito do mal, pelos seus erros cometidos e enloquece e vai para um hospício.
Fausto pede a Mefistófeles que a salve e os dois vão até ela, mas ela começa a delirar e falar bobagens.
Mefistófeles diz: "Vamos, pois esta já está condenada"