Muito Mais Que 5inco Minutos

Muito Mais Que 5inco Minutos Kéfera Buchmann

Resenhas - Muito Mais Que Cinco Minutos

Lucas Goncz 06/09/2015

Mal chegou aos 5inco Minutos
Conheci o canal 5inco Minutos em 2014 de maneira bem inusitada: em uma tarde, meu vizinho resolveu tocar vuvuzela, completamente do nada.
Revoltado com a situação, pesquisei as palavras "vizinho" e "vuvuzela" no Twitter, para ver se mais alguém também passava por isso. Então, encontro uma tweet com um vídeo sobre esse tema, de uma tal Kefera que eu conhecia só de nome.
Este foi o primeiro vídeo do canal dela, em 2010, e, por coincidência o primeiro que eu assisti, isso após 4 anos de 5inco Minutos!

Me identifiquei bastante com seu jeito revoltado e sincero, xingando seus vizinhos da mesma forma que eu xingo os meus. Quando cliquei para assistir ao próximo vídeo sugerido do canal, vejo-a falando que adora novelas (também curto!), que a sua novela favorita foi O Clone (que também foi a minha!) e que sua atriz predileta é a Giovanna Antonelli (já sabem, né? rs). Seria o destino? Encontrei minha alma gêmea? Hahaha

Poucas horas depois, eu já estava inscrito no canal e já tinha visto quase todos os vídeos de uma vez. Desde então, venho acompanhando todo o trabalho da Kefera, assistindo a cada vídeo novo, e inclusive tive o prazer de assistir a peça Deixa Eu Te Contar em São Paulo, em que ela e a Bruna Louise dão um show!

Enfim, vamos à resenha de fato.

Por meio de suas redes sociais, descobri que ela estava escrevendo um livro, e fiquei curioso para ler, afinal, uma menina com pouco mais de 20 anos ser uma das figuras mais populares da internet brasileira deve ter muita história para contar.
Eu queria saber tudo sobre o início do canal, sobre a recepção do público, como ela lidou com as críticas, como as oportunidades foram surgindo e tudo o que a levou a chegar aonde chegou por conta de seu esforço e talento. Porém, infelizmente, não é disso que o livro trata.

“Muito Mais Que 5inco Minutos” conta histórias aleatórias sobre a infância e adolescência de Kefera, como o bullying que sofreu na escola e seus primeiros namoradinhos de infância, e praticamente se resume a isso. Não acrescenta muita coisa ao que já sabíamos por meio dos vídeos, das entrevistas e das lives.

O canal de fato só é citado no epílogo, de forma breve. Kefera deixou a impressão de que contar sobre uma experiência com fezes no carro do namorado possui mais relevância para ser escrito em um livro do que falar sobre conquistar cinco milhões de inscritos em um canal do youtube.

Os poucos pontos altos do livro são as frases de humor, garantindo algumas risadas aos leitores que leem as frases escutando a voz de Kefera, e os momentos em que ela diz como superou alguns problemas, com reflexões sobre autoconfiança e motivação, o que acaba dando ao livro uma função muito mais de autoajuda, no que se refere a conteúdo e utilidade.

A diagramação talvez seja o maior ponto baixo do livro: com uma letra desnecessariamente grande e uma absurda sequência de 10 fotos que mostram apenas Kefera levantando o braço para mostrar o dedo do meio. Algo sujo e vulgar uma vez que grande parte do público de Kefera são crianças com menos de 12 anos, além de ser um típico "jeitinho" para aumentar o tamanho do livro e poder dizer que tem mais de 100 páginas.

Na última página, Kefera insinua que lançará outro livro focado apenas na história do canal. Para efeito de comparação, apenas em relação ao formato do livro, cito o “Não Faz Sentido – Por Trás da Câmera”, de Felipe Neto. Não sou fã dele, porém seu livro é muito bem estruturado, citando cada detalhe sobre o surgimento e desenvolvimento de seu canal (que, convenhamos, é o que a maioria dos inscritos de um youtuber deseja saber), além de também apresentar breves histórias sobre a infância e a adolescência, superação e autoconfiança.

O livro “Muito Mais Que 5inco Minutos” tem o título irônico e enganoso, uma vez que mal chega aos 5inco minutos de fato e nem mostra o que seria esse "a mais" (o que eu, sinceramente, espero que não tenha sido o relato sobre a experiência com fezes). Como um frequente telespectador dos canais do Youtube, me senti decepcionado, pois minhas expectativas para um livro que teoricamente contaria a história de um canal popular estavam altas, e me deparo com algo extremamente fútil e incompleto. A leitura é rápida (li em pouco mais de uma hora), e o leitor termina o livro com aquela sensação de que faltam páginas, de que aquilo tudo foi apenas um longo prólogo com muitas coisas desnecessárias, concluindo, então, que o primeiro livro de Kefera não cumpre o que promete.
Lili 09/06/2016minha estante
Acho engraçado biografia de uma moça tão jovem!!! O livro é extremamente idiota e tosco,a única vantagem não precisa prestar muita atenção ,tudo o que tem ali é dispensável, papel desperdiçado a toa!!!BOBO,BOBO,BOBO!!!!

Siuah 04/01/2021

Pois é, me decepcionei.
Eu até gosto e respeito o trabalho da Kéfera, pois não é qualquer um que faz o que ela faz! Mas o livro é um pouco fora do normal, foi meio que um soco na literatura. Péssima organização e escrita, não me simpatizei em nenhum momento. Mas ainda assim respeito o trabalho além do livro da Kéfera! (Não me ?hateiam?)

vicky86 28/02/2023

Resenha: Muito Mais Que 5inco Minutos
Achei bem razoável. Li por que estava entendiada e me lembrei que tinha esse livro. Talvez alguém com um pouco menos de idade goste de ler, mas esse livro realmente não faz meu tipo. Para quem gosta de livros assim, creio que irá se apaixonar pela história.

Giovanni Nekros 04/12/2015

Nn sabia
Tbm serve de papel higiênico

Beatriz.Rozeno 23/10/2020

apenas li por ter sido um presente dado pela minha madrinha, meio desinteressante mas ainda da para ler no tédio

Carolina 05/01/2016

5inco minutos para sermos mais seletivos
Tudo bem que ser famosa no youtube é legal, mas escrever um livro sobre a própria vida com piadinhas engraçadas é motivo? Hoje em dia qualquer coisa vira livro mesmo, melhor sermos mais seletivos.
Damas do Rabisco 09/01/2016minha estante
Você quer ganhar o LIVRO DA KEFERA??? O meu blog esta fazendo o sorteio dele!! Entre no link da postagem e participe!!! Serão apenas uns #5minutos rsrs
Link: http://damasdorabisco.blogspot.com.br/2016/01/sorteio-do-livro-muito-mais-que-cinco.html

Milena 04/06/2021

Entretenimento
Como eu já esperava é um livro para passar o tempo... Pois é um livro simples, sem nada de muito novo, rápido, repetitivo e até divertido.
Se eu tivesse lido esse livro na época do lançamento dele eu teria adorado, mas não li, acabei lendo muitos anos depois. Não que isso seja um problema, só que percebi que esse livro foi escrito por uma jovem adulta para os seus "fãs" de 12 a uns 16 anos, sendo assim uma pessoa que não esteja mais nessa faixa etária não se "conecta" tanto com a história, mas o lado bom é que a escrita dela é muito fluida e o livro todo, cada detalhe dele transmite a essência da Kéfera, e que isso já é muito bom, ela tem potencial para novas histórias... Estou ansiosa para ler os próximos livros dela

Suely.Fernandes 26/09/2021

Divertido, mas fraquinho...
Achava que ela falaria mais sobre o canal no YouTube dela, contando sobre. Mas foi mais um relato da vida na infância, seus traumas, vivências e paixões, enfim, contando da vida.
Não gostei do fato de ter sido um tanto quanto contraditória, falando que gostava de ver o lado bom das coisas e ser positiva, mas depois lá estava a Kéfera fazendo uma lista de reclamações, achei desnecessário!

Thali 14/09/2015

Razoável
Eu posso dizer que de 0 a 5, daria 2.
Talvez seja por eu nao ser fã de biografias, mas achei o livro "juvenil" demais, e ela contou coisas que ja havia contado em vídeos.

Vanessa 21/05/2023

Dá para passar o tempo lendo isso, se você for fã com certeza vai gostar mas eu acho que todo fã dela já leu esse livro porque é bem antigo. Se eu tivesse 10 anos com certeza eu ia amar
vicc 21/05/2023minha estante
esse foi o primeiro livro que eu li na minha vida

Christian90 09/06/2023minha estante
Esse é um clássico kkkk

Dani Gazaniga 20/03/2021

Muito mais que um minuto
Eu ganhei esse livro da minha prima, e confesso que nunca tinha me interessado em ler uma autobiografia da Kefera Buchmann, porém eu gostei muito da leitura, ela é muito engraçada, e tem muita coisa interessante que ela conta a respeito ds vida dela.
Depois disso assisti um filme em que ela participa, e achei bem interessante também: Gosto de discute.
Para mim a leitura e o cinema se complementam.

Karen 30/08/2021

Nem bom, nem ruim. Comprei porque estava R$ 2,50 no sebo e achei que seria interessante ler a biografia de uma youtuber. Foi um livro bom pra passar o tempo, bem leve. E gostei de ?entrar na cabeça da Kéfera?. Tem várias partes que achei muito chatas, a forma como ela escreve, etc., mas tem partes legais, também, como quando ela conta sobre os problemas que ela enfrentou, e como superou eles.

15/09/2015

Muito Mais Que Cinco Minutos
O Livro "Muito Mais Que Cinco Minutos" fala sobre a infância e a adolescência de uma menina chamada Kéfera Buchmann.
Ela sofria muito... "Bullying" na sua infância e adolescência como: balão, rolha de poço, saco de areia, balofa, pneu de trator, bolo fofo, pudim de banha, baleia, etc.
Fala também sobre o seu primeiro Beijo. Ela deu tapa na cara do menino, porque ele ia da um beijo nela.
Kéfera na adolescência gostava de um menino da sua escola, mais ele não gostava dela, então ela criou um perfil falso no MNS, (não lembro o nome da menina), mais colocou que morava nos Estados Unidos da America (EUA). Mais no final ele descobriu que era a Kéfera. Ele não foi à escola durante três dias, e quando ele voltou falou para todos os alunos da escola sobre o que aconteceu com ele!
Quando ela ficou bonita ela encontrou com o amigo dela que era apaixonada, e perguntou para ele se lembra dela ele falo que não e pediu desculpa, e ela falo que e a Kéfera. Ele foi para cima para da um beijo mais ela não deu!
Ela faz comparação com homens e mulheres tinham horas que ela odiava ser mulher e queria ser homem, porque ele fazia coisas mais fácies que as mulheres.
Hoje ela venceu todo o “Bullying”, tem um canal no YouTube muito... conhecido, ela só tem 5.767.149 pessoas inscritas no canal.
Todos os dias ela recebe mensagens pelas redes sócias dos seus FÃS os “KELOVER”, (eu sou um também, sou muito... Fã da KÉFERA)!
Gisly 05/02/2016minha estante
Se eu não me engano o nome do MSN Fake de Kéfera era Talita.