Quando o vento sumiu

Resenhas - Quando o vento sumiu

1 | 2 | 3 | 4

Lara.Bia 26/01/2021

Trilha sonora: Kite - U2
Esse livro possui uma premissa simples e com um ótimo desenvolvimento com base nas escolhas dos personagens que traz algumas reflexões sobre nossas vidas. A escrita da autora flui muito rápido, é um daqueles livros que você não quer parar de ler.
O final duplo varia de acordo com a escolha de cada leitor, mas o que eu mais gostei foi da mensagem por trás de tudo isso..
Aline Michele 26/01/2021minha estante
Hum final duplo, que interessante

Lara.Bia 27/01/2021minha estante
Sim, muito. E bônus: é autora nacional e a história se passa no Rio de Janeiro

Aline Michele 27/01/2021minha estante
Me convenceu rsrs quero ler

Heron R. 11/06/2020

Amei conhecer todos os personagens e o final foi COMPLETAMENTE inesperado.
Amei tudo!

Thila 26/09/2015

"Eu não sei explicar, mas tenho a sensação de que tudo vai se ajeitar na vida. Dá aquele sentimento de que, se o vento sumiu, as coisas vão ficar ruins para sempre."

Os livros nacionais conquistam, cada vez mais, um espaço maior no meu coração. Graciela Mairynk, autora dos livros, 'A Namorada do Meu Amigo' e 'Até Te Encontrar', traz em seu novo livro lançado pela L&PM Editores uma história apaixonante e original. 'Quando o Vento Sumiu' é IMPOSSÍVEL largar.

Tudo começa com Suzan em uma cafeteria na Alemanha. Já era sua terceira visita àquele país, mas sentia como se fosse a primeira vez, pois o lugar era mágico para ela. Suzan é dona de uma pequena agência de viagens e ainda pagava uma parcela da dívida de empréstimo, mas aos poucos as contas estavam sendo quitadas. Realizar esse sonho de infância fora um marco na sua vida.

Enquanto tomava o seu chocolate quente, o inesperado acontece:

"Olhando o movimento a sua volta e ao mesmo tempo remexendo os folhetos de turismo que trouxera na bolsa, viu um homem entrar na cafeteria e fazer o mesmo gesto que ela: puxar o casaco para perto do corpo e proteger-se do frio. Suzan achou a cena engraçada, mas, quando reparou melhor, espantou-se ao reconhecê-lo."

Tratava-se de Renato, um amigo de sua adolescência por quem foi muito apaixonada. Além do choque de tê-lo encontrado ali, Suzan se surpreende ainda mais ao saber Renato havia se casado. Depois de uma breve conversa entre os dois, o leitor é levado para 10 anos atrás.

Naquela época, Suzan estava cursando Turismo na Universidade de Guanabara. Era o seu segundo ano e, dessa vez, tinha vários planos: estudar mais, se dedicar mais ao curso, arrumar um estágio e claro, conquistar definitivamente o coração de Renato.

"Não dava para ficar só imaginando como seria sua vida ao lado dele, precisava focar em outras coisas, mas era difícil. Renato tinha uma presença forte onde quer que fosse."

Já Renato, que também estudava na mesma universidade que Suzan, estava cursando engenharia, porém amava surfar. Seu pai sempre o pressionava para trabalhar na construtora de sua família, pois 'já não era mais um garotinho' e precisava colocar um pouco de responsabilidade em sua vida ao invés de ficar o dia todo na praia.

Trabalhar na construtora era a última coisa que Renato queria naquele momento, entretanto o pai de Suzan (que trabalhava na construtora), estava precisando de um estagiário para ajudar nas obras do novo shopping do Recreio. Renato logo percebe que será difícil se safar mais uma vez de trabalhar mas logo tem uma ideia: indicar seu melhor amigo, Mateus, que acaba ficando com a vaga.

Mateus é a 'última peça' do triângulo de amigos inseparáveis juntamente com Renato e Suzan. Ele tem uma história um tanto complicada já que o pai foi preso quando tinha apenas 15 anos. Seu maior medo era que Vagner fosse solto. Sofreu muito preconceito na escola mas sempre foi um aluno esforçado e excelente amigo. Ele é apaixonado por Suzan, mas ela só tem olhos para Renato. Ele já se acostumara com a situação e não se importava em ter apenas a amizade de Suzan, se era o máximo que ela podia oferecer.

É nesse momento que você deve estar se perguntando: É mais um daqueles livros clichês juvenis que a história toda fica em volta de um triângulo amoroso? Muita calma nessa hora produção! Graciela Mayrink inicia o seu livro dedicando a história para sua irmã, Flávia, uma leitora que não gosta de clichês. Então se prepare para ser surpreendido.

Com a festa na Universidade, Suzan toma uma decisão: ela irá se declarar para Renato. É claro que ela estava insegura e com o medo de colocar a amizade dos dois em perigo se ele a rejeitasse, mas até Becca, sua irmã, estava namorando, então estava decidida. Seria naquela noite. Não aguentava mais sofrer por ele e nem escutar a sua mãe, Helena, que sempre sonhou com a união dos dois.

Agora, a pergunta é: ela conseguiu? Esse é um spoiler que eu jamais darei.

Como disse no início dessa resenha, é impossível largar esse livro. Os capítulos são curtos e você fica naquela famosa história: 'só vou ler mais um'. Quando você percebe, você já leu uns 10 e está virando páginas freneticamente querendo ler mais e mais. O detalhe que mais me agradou no geral, foi que o livro está em terceira pessoa. Dá pra entender o lado de cada personagem e ao mesmo tempo criar um elo seu com cada um deles.

A originalidade desse livro vai 'a mil' quando você chega no final da história. Pense na frase da capa do livro: "E se você pudesse escolher o final da sua história?". O que vem na sua cabeça? Que escolhas são essas? Só lendo você irá descobrir.

O que me resta dizer?
Que o livro mexeu com todas as minhas emoções, então...

Leiam, leiam, leiam.

"A Decisão de ser feliz só depende da gente"

site: http://nuncadesnorteados.blogspot.com.br/

Giu 02/06/2020

Um livro sobre paixão e amor
Quando o vento sumiu conta a história dos três amigos: Suzan, Renato e Mateus. Durante ele o trio passa por muitas coisas e nos ensina a diferença entre amor e paixão, mostra como uma atitude pode mudar nossa vida. Um livro nacional que se passa no Rio de Janeiro e que evidência o valor de amizades de verdade.

Micha 08/11/2020

Susan reencontra Renato, seu amigo e amor da adolescência, numa cafeteria ao acaso, se falam rapidamente e prometem manter contato, e ela volta no tempo ao lembrar tudo que viveram juntos, ao lado de Mateus.
Susan, Renato e Mateus eram amigos desde o ensino médio e foram para a mesma Universidade, onde eles cursavam engenharia e ela turismo. Compartilhavam a companhia do outro também nos finais de semana, quando sempre saiam juntos. Susan era apaixonada por Renato e nem se dava conta que Mateus nutria o mesmo sentimento por ela. ⁣

Quando Renato começou a namorar Tatiana, Susan resolveu dar uma chance a Mateus, e quando tudo estava indo bem entre eles, aconteceu um fato que mudou todo rumo da história. E agora, ela reencontrou Renato, 10 anos depois...
Uma deliciosa história sobre amizade, amor, família, início da vida adulta, com planejamento do futuro, decisões a tomar e muitas indecisões na cabeça. Li todo num dia só, de tão envolvida que fiquei na trama.
Tem final alternativo e fiquei super na dúvida entre qual dos dois escolher. Leia e decida!⁣

site: https://www.instagram.com/estantedamicha/

Kamilla 29/12/2020

Esperava um pouquinho mais, mas foi uma leitura bem legal...
A história é sobre três amigos: Suzan, Mateus e Renato. Eles estudam na mesma universidade, mas são bem diferentes, Renato é o garoto que só quer curtição e é o rico do grupo, a Suzan é classe média e apaixonada há anos pelo amigo, conta com uma mãe que só quer saber de status e dinheiro. Já o Mateus é um ex-rico, aconteceram algumas coisas que fez ela e sua mãe perderem tudo, agora a mãe dele é dona da cantina da faculdade e é disso que eles vivem.

Quando o Renato começa a se relacionar com outra menina, Suzan decide abrir os olhos e dar uma chance ao Mateus. Estava tudo ótimo, até que algumas coisas relacionadas ao Mateus começam a acontecer e isso desestrutura muito ele, os amigos querem ajudá-lo, mas como? E será que Suzan está apaixonada mesmo pelo Mateus? ou ainda gosta do Renato?

A proposta do livro é bem legal, mas não gostei tanto da execução. Eu adoro um clichê, mas achei que o relacionamento entre Mateus e Suzan começou do jeito errado, ele não deveria ser usado pra esquecer o outro.

Outro ponto que não curti foi a mãe da Suzan, que mulher repulsiva, só quer saber de envolver a Suzan com alguém rico, quando ela começa a se relacionar com o Mateus é tanto preconceito que dava vontade de entrar no livro pra falar umas verdades. E o que falar do Renato? não sei o que Suzan viu nele, sabe aqueles machos heteros tops? que não querem trabalhar? só curtir? é a descrição do personagem. Ele não é ruim, mas irrelevante.

Agora o que mais curti foi o Mateus, ele sempre foi muito esforçado e entendi muito bem os dilemas dele. A mãe dele também é ótima, quando eles eram ricos, ela era a típica dondoca, mas não pensou duas vezes em arregaçar as mangas pra recomeçar tudo de novo. Além disso, o mistério em volta do Mateus foi bem desenvolvido e o desfecho foi super satisfatório. A obra possui dois finais alternativos e as duas tem grandes consequências, você que escolhe o final.

No mais, a obra cumpre o que promete: entreter. Não há grandes dilemas ou dramas, só mais pro final mesmo. Eu gostei, mas esperava um pouco mais. Recomendo que leiam e tirem suas conclusões.

site: https://www.instagram.com/p/CJ602PzjVw6/

Giovanna 28/05/2021

comecei a ler meio despretensiosamente sem saber muito o que esperar e foi uma boa surpresa. a escrita é muito fluida e imersiva e quando eu vi já tava na metade do livro. inicialmente não tinha simpatizado muito com os personagens, mas o mateus é um anjinho e acho que a suzan passou por um bom desenvolvimento, embora o mesmo não possa ser dito do renato que começou e terminou o livro como um menino chato mimado. a ideia de dois finais é interessante, mas por Motivos Pessoais eu decidi ignorar o primeiro final pois o coitado do mateus merecia mais.

Drica 17/04/2017

Eu achei muito linda!
Nesse livro, eu encontrei uma história de amizade muito bonita. Uma história, aparentemente comum, mas que se desenrolou tão bem que não dava vontade de parar de ler. Escrita muito fluida e cativante. Amei conhecer a autora e sua maravilhosa escrita! No final, você tem dois finais possíveis. Achei legal, o primeiro final é o que acredito que seja o que se aproxima mais da realidade. O segundo, talvez seja o que a gente sonha. Lindo! E pensar que comprei esse livro porque gostei da capa. No meio do livro você descobre o porquê do título da obra.

kessia18 23/10/2020

Chorei....
Quem não quer mudar o passado. Eu queria mudar muitas coisas que aconteceram comigo nesse ano. Esse livro, me pegou desprevenida. Ele fala muito mais do que sobre amor. Até hoje, quando penso no que passei esse ano principalmente, esse livro vem a minha mente.
Recomendo muito!!!!

Kris Monneska - Conversas de Alcova 03/08/2015

Uma reflexão sobre o que é crescer...
A História começa Suzan reencontrando por acaso um dos seus melhores amigos da adolescência (por quem foi apaixonada) em um café na Alemanha, eles interagem e conversam um pouco mostrando que já não existe mais a cumplicidade de outrora. Daí então, a autora nos leva a uma viagem no tempo onde poderemos entender o que foi essa amizade.

O Flashback começa nos mostrando os três amigos se reencontrando, para o primeiro dia de aula da Universidade da Guanabara, onde Suzan cursa Turismo e Mateus e Renato Engenharia Civil. Eles são amigos desde os tempos da escola e mesmo com grandes diferenças sociais e comportamentais sempre se deram muito bem.

Renato Torres é um playboyzinho, filho único de uma família rica, tem tudo o que quer nas mãos, vive sofrendo pressão da parte do pai para ser mais responsável, mas só quer saber de surfar e ficar com garotas.

Mateus Alves também é filho único, mas é bem o contrário, esforçado, responsável e estudioso. Sentiu na pele as intempéries da vida e o preconceito depois que o pai foi preso por estelionato, anos antes, e ele viu sua vida mudar quando sua mãe teve que largar a vida de dondoca pra pegar no batente.

Suzan Carvalho é a filha mais velha de um casal de classe média. Uma garota comum, estudiosa, sonha em abrir sua própria agência de viagens e é perdidamente apaixonada por Renato. Seu pai é funcionário na empresa do pai dele e sua mãe beira a loucura com a sua obsessão de casar a jovem com o futuro herdeiro dos Torres.

Os três levam uma vida comum para jovens da sua idade, estudos, lazer e vários conflitos pessoais permeiam as suas vidas até que uma noticia inesperada na vida de um deles é capaz de sacudir as estruturas de tudo o que envolve essa amizade.

Quando eu solicitei a prova desse livro eu não esperava me encantar tanto com a história. E essa leitura foi me ganhando aos poucos, até que quando percebi estava imersa e completamente conquistada. Quando comecei a leitura o livro me lembrou muito o poema a quadrilha de Drummond.

Pra começar o livro me passou uma enorme sensação de nostalgia, ao lê-lo senti o gostinho dos infantojuvenis que eu lia nos anos 90/2000 (minha infância e adolescência), onde os autores sabiam onde queriam chegar com suas obras, o publico que queriam atingir, a mensagem que queriam passar e faziam isso da melhor maneira possível. Nos dias atuais esse tipo de infantojuvenil é também chamado de New Adult, pois ele descreve as experiências de jovens no início da vida adulta. Ah e o livro não contém cenas de sexo.

Outra coisa me cativou foi o fato da autora honrar o Brasil com a sua obra, descrevendo com primazia lugares que ela realmente conhece e nos dando ao longo da narrativa várias curiosidades sobre esses lugares. O que desperta em nós leitores uma maior identificação com a obra, além da vontade de conhecer esses lugares (pra quem não conhece pessoalmente). Essa é uma das coisas que eu mais admiro na leitura nacional e sinto falta na contemporânea.

E se isso por si, não bastasse, a escrita da Graciela é sutilmente cativante. O livro é narrado em terceira pessoa o que nos permite ser espectador onipresente da história e estar a par do cotidiano dos personagens. Esses por sua vez são muito bem desenvolvidos e não só os protagonistas, como também os coadjuvantes têm personalidades tão bem definidas que podemos compara-los facilmente com pessoas do nosso convívio, o que ao meu ver torna a obra mais realista ainda. Desses acho que as minhas preferidas foram: Xuxu Rebeca, a irmã louquinha da Suzan e a Paulinha, a amiga louquinha e de cabelos coloridos da Suzan. Dá pra perceber que eu adoro personagens louquinhas, né? Hauhaha, porque será?

A Narrativa inicialmente nos faz crêr que a historia vai falar apenas de um triângulo amoroso, mas ela acaba por nos surpreender completamente ao mostrar que vai muito além de apenas isso.Quando O Vento Parou lida com recém-descobertas, desilusões, preconceitos, erros, acertos, acertos de conta devido aos erros e também segundas chances. É uma história forte e real sobre o que é tornar-se adulto e ter que lidar com as expectativas que criam sobre você e também compreender que pequenas atitudes, quase sempre, terão uma forte repercussão em nossas vidas. E que ao contrário dos contos de fadas às vezes as coisas não terminam bem. O fim da leitura inicialmente choca, para em seguida surpreender e encantar de uma maneira que eu não vou contar para não roubar de vocês essa sensação. Só digo que eu gostaria que a vida real nos proporcionasse a possibilidade que a Graciela proporcionou na sua trama.

Recomendo a leitura sem dúvidas, é uma história realista com a qual você irá se encantar, sorrir e se emocionar! Espero que tenham gostado, não deixem de nos contar nos comentários. Beijooo

"E se você pudesse escolher o final da sua história?"

site: http://www.conversasdealcova.com/2015/08/resenha-quando-o-vento-parou-graciela.html

Nilda 04/08/2015

Resenha || Quando o vento sumiu: e se você pudesse escolher o final da sua história?
Quando a L&PM Editores enviou o email falando sobre Quando o vento sumiu: e se você pudesse escolher o final da sua história?, ao ler a sinopse, eu logo me encantei com tema central, por abordar um dos sentimentos, para mim, mais belo que existe: a amizade.

Mas eu confesso que fiquei preocupada, achando que a história poderia ser um daqueles clichês insuportáveis. É que no livro há uma personagem que é apaixonada pelo amigo, mas ele não percebe. Bom, mas o que seria da vida se não tivemos bom e velho clichê. Mas, depois de ler, posso garantir que o livro não foca diretamente nisso. E também não há triangulo amoroso.

Se você leu a sinopse, deve ter percebido que ela diz muito da narrativa. Então vou tentar ser o mais suscinta que eu conseguir ao falar do enredo.

Quando o vento sumiu traz a história de Suzan, Mateus e Renato. A narrativa inicia com Suzan encontrando Renato em um café em Berlim, no tempo presente. Ao encontrá-lo, Suzan desencadeia lembranças do passado, quando ela, Renato e Mateus eram melhores amigos.

Época em que os três amigos estavam em processo de amadurecimento, passando pelos problemas do inicio da vida adulta, mas ainda convivendo com os resquícios dos dramas da adolescência.

E assim, por meio de um flashback, ficamos conhecendo fatos do passado dos três protagonistas. A amizade dos três começou ainda no colégio. Mas eles sempre tiveram características distintas. Suzan, estudiosa, apaixonada, indecisa; Mateus, o introspectivo, enigmático, responsável; Renato, o mais imaturo dos três, mas muito amigo dos amigos.

Os três estudaram na mesma universidade. Suzan fez turismo, Mateus e Renato cursaram Engenharia Civil. Suzan sempre foi apaixonada por Renato, desde a época do colégio, mas ele sempre a viu como melhor amiga, uma irmã. Renato é o menino rico que foge das responsabilidades. Ele gosta mesmo é de praia e surf. Mateus, ótimo estudante, responsável, o primeiro da sala, mas sempre sofreu com preconceitos por causa do que o pai fez no passado.

Quando o vento sumiu tem uma premissa simples, mas com ótimo desenvolvimento, com base, principalmente, nas atitudes tomadas pelos três protagonistas. O livro é narrado em terceira pessoa, com foco mais na vida da personagem Suzan.

Em alguns momentos eu fiquei com um pouco de raiva da Suzan, pois ela era muito indecisa. Mais de quatro anos apaixonada por um cara e nunca teve coragem de falar nada para ele. A irmã mais nova, Rebeca, tinha muita mais atitude em relação á vida amorosa.

O que movimenta o livro são as atitudes tomadas pelos personagens. Primeiro por Suzan, que influencia diretamente a vida de Mateus. Depois Mateus toma uma atitude que muda para sempre a vida dos dois amigos. Por fim, a atitude tomada por Renato, mesmo que involuntariamente, culmina com o final da história.

E aí vem a grande sacada da autora. O subtítulo do livro "e se você pudesse escolher o final da história?" tem tudo a ver com o final - as atitudes tomadas pelos personagens (ou seria os finais? Mas isso vocês têm que conferirem).

Creio que a grande mensagem do livro é: tudo que fazemos tem consequências, tanto na nossa vida como na vida de outras pessoas.

Quando o vento sumiu é um livro que merece ser lido. É um New Adult nacional que não deixa nada a desejar em comparação com os livros do mesmo gênero que vêm de fora. Com uma linguagem acessível, direta e capítulos curtos. Além disso, se utilizar do gênero mensagem de texto para aproximar ainda mais dos leitores contemporâneos. Ah, a bicicleta da capa e o coração têm relação direta com a história.

site: http://www.osnosdarede.com/2015/08/resenha-quando-o-vento-sumiu-e-se-voce.html#more

Cath´s 23/08/2015

Resenha Quando o vento sumiu.
Quando o vento sumiu se encontra como pré-lançamento da L&PM Editores, mas a editora enviou para alguns blog´s lerem antecipadamente, estando o Fantastic Books entre esses.

A obra conta a história de três amigos: Suzan, Mateus e Renato que estão na faculdade e naquele período em que os romances estão se formando, mas o enredo não fica somente no romance, se estende e a autora traz uma indagação para você: que escolha faria diferente na sua vida?

O livro começa com Suzan encontrando Renato por acaso na Alemanha depois de anos sem se falarem e então somos introduzidos a vida deles voltando no tempo para a época da faculdade para descobrirmos o que aconteceu com a amizade deles e porque dessa período afastados.

Quando voltamos na história encontramos Suzan apaixonada por Renato há anos, mas este somente a vendo como irmã, por sua vez Mateus é apaixonado por Suzan há tempos, mas não fala nada, pois sabe dos sentimentos dela por seu melhor amigo.

Cada personagem traz sua história pessoal a obra, Suzan tem uma mãe que gostaria de viver sua vida por ela, então se mete o tempo todo e fica incentivando a filha a esperar por Renato invés de superar. Renato é mimado, aquele filho que teve tudo o que queria e não precisou passar trabalho para nada, não é que seja má pessoa, mas só que sempre teve as vontades atendidas e por isso não evoluiu como deveria. Mateus tinha uma vida estável, até seu pai ser preso e quase todos do colégio passarem a não falar com ele, depois disso sua mãe reestruturou a vida deles e ele passou a se esforçar para alcançar seus sonhos.

O livro vai se desenrolando e contando os romances, mas também tem um toque de suspense quando acontece algo sobre o pai de Mateus (obviamente não contarei o que ocorre) que termina mudando a vida de todos eles.

Embora seja voltado ao público juvenil o livro não se prende a isso, pois traz a importância das decisões que você toma durante a vida, cada uma, até as minusculas podem te levar para um lugar diferente do que o esperado, e as vezes isso não é mal, mas em outras é.

Além da leitura ser fácil, pois a autora tem um jeito de escrever que te prende, eu adorei que existem dois finais no livro, nenhum deles é um conto de fadas total, mas ela demonstra o que uma decisão diferente poderia mudar futuramente.

Eu admito que me irritei algumas vezes com Renato no decorrer da obra, parando para revirar os olhos (mania que tenho), mas também o desculpei devido a ser mais alienação do mundo real do que maldade. E acho que sem a pretensão a autora demonstrou em uma parte como é necessário se contratar um bom advogado e que as pessoas sem condições terminam se dando mal por isso, ao menos eu vi desse modo já que curso direito e acho que um bom advogado faria diferença, talvez seja exagero meu pensar isso, mas acho que todos livros te dão esse presente: ter ideias a respeito de fatos ocorridos neles, eles devem te fazer pensar.

Lendo a obra vocês vão entender o porque do título, tem explicado, mas não darei spoiler e também verão que a bicicleta na capa combina totalmente com a história.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2015/08/resenha-quando-o-vento-sumiu-de.html

Kirla 15/10/2021

Uma delicia de história que faz com que tu queira descobrir o que vai acontecer e quais as mudanças poderiam acontecer. Uma leitura super fluida, fiquei curiosa com os outros livros da autora.

Julia G 07/01/2016

Quando o vento sumiu
Graciela Mayrink conquistou um espaço na minha estante - e no meu coração de leitora - desde que li Até eu te encontrar. Sou leitora fiel aos autores nacionais, e quando um autor me cativa por suas palavras, sinto-me mais próxima e quero ler qualquer novo livro publicado. Por conta disso, A namorada do meu amigo ganhou seu espaço na prateleira em 2014 e agora, em 2015, chegou a vez de Quando o vento sumiu.

O enredo se desenrola no Rio de Janeiro, especialmente na Universidade da Guanabara, onde estudam Suzan, Mateus e Renato. Também como acontece nos outros livros da autora, a trama é leve e suave, centralizando no cotidiano tudo aquilo que pode mudar a vida dos personagens.

Esse foco no cotidiano é um dos aspectos que mais gosto nas obras de Mayrink, já que a autora não precisa lançar mão de acontecimentos mirabolantes para tornar seu texto atrativo. O texto, por si, conquista o leitor, com sua construção de frases sutis, que contêm, no entanto, uma densidade que poucos autores conseguem atingir. A escrita mescla o necessário de descrição e narração e evita que o texto se torne raso demais ou cansativo demais, e a medida certa atinge o leitor em cheio.

"- Você já teve preguiça da vida? - perguntou Suzan, acordando Mateus de seus pensamentos.
[...]
- Acho que não. Bom, não sei bem o que você quer dizer, mas acho que não.
- Não, nunca teve. Senão, saberia o que é. - Ela o olhou, colocando o queixo no peito dele. Mateus sentiu um frio percorrer sua espinha com a proximidade do rosto de Suzan do seu. - Ultimamente, ando com muita preguiça da vida, sabe. Aquela sensação de que não importa o que eu faça, vai tudo continuar assim, sem nada interessante acontecendo.
Ela terminou de falar e voltou a se deitar no braço dele.
- Bem, às vezes a vida pode te surpreender."

Mesmo com essa construção tão suave, Quando o vento sumiu se infiltrou em mim e abalou minhas estruturas. Fui fisgada pela história e me vi sobrepujar, junto dos personagens, todos os acontecimentos. Ao fazer essa leitura, tive um amor platônico, apaixonei-me por um amigo e sofri por perder alguém que muito amava. Ler esse livro foi como me apaixonar pela primeira vez, com todas as vantagens e desvantagem que esse sentimento traz consigo. E, por conta disso, a leitura foi intensa da forma como uma paixão é.

Não posso falar muito sobre os personagens para não deixar escapar nenhum spoiler. Em regra, gostei de todos, ressalvado o fato de que eu nunca me apaixonaria por Renato, já que playboy malandro não faz meu tipo. rsrs Independente desse comentário bem pessoal, os personagens foram bem construídos, verossímeis, cheios de erros e acertos que os fazem convincentes ao leitor.

"[...] Os lábios dos dois se tocaram de leve e depois com mais intensidade, quando ambos fecharam os olhos. Suzan sentiu a eletricidade percorrer seu corpo, seu coração se acelerou e ela teve certeza que tomara a decisão certa. Parou de pensar e apenas sentiu o momento."

A edição da L&PM ficou inacreditavelmente linda. Como eu só conhecia as edições Pockets da editora, achei que o exemplar seria bem simples e me enganei totalmente - felizmente! A capa não poderia ilustrar melhor a história, e a arte e as cores demonstram todo o cuidado que se teve na composição do livro. Além disso, as imagens de dentes-de-leão no início do livro e de cada capítulo deu um charme especial à obra. O título também faz todo o sentido depois que se lê o livro, e tem um significado lindo.

Sobre a história, ainda, ao final, quando me senti devastada pelos acontecimentos da trama, Graciela trouxe à tona a real dinâmica da obra, e surpreendeu mais uma vez. Com isso, a autora me permitiu terminar o livro com um sorrisinho no rosto e com um sopro de esperança no coração.

Quando o vento sumiu é um livro simples, doce, que eu enquadraria facilmente na categoria "de menininha". Isso não significa, porém, que seja isento de valor. Ele facilmente conquistará quem o ler e atingirá seu coração, pura e simplesmente.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2015/12/quando-o-vento-sumiu-graciela-mayrink.html

vic 26/04/2020

Considerações
O livro se passa no Rio de Janeiro, e pra quem é de lá ou já foi, você sente um regionalismo muito presente. A narrativa da Graciela é bem fluida e fácil, que quando você menos percebe já acabou o livro. Apesar disso, tem uns momentos de diálogos que não tem relevância na história, só pra entreter mesmo.
O enredo é consistente, com um narrador-onipresente que nos faz perceber cada ponto de vista. Amei o contexto da história, é adolescente e divertida em certos pontos, apesar dos problemas que cada personagem enfrenta. Meu personagem favorito foi definitivamente o Mateus, ele era o único que tinha um problema de ?gente como a gente? e o mais batalhador para supera-lo. - {continua no ig @entredoismundos_}

1 | 2 | 3 | 4