O vilarejo

O vilarejo Raphael Montes

Resenhas - O Vilarejo

Lip | @phillip.pinheiro 07/04/2021

PÉSSIMO! Mas o Sub devolveu meu dinheiro. ??
O sugo do lixo! Colocaram o maior hype no livro; booktubers o puseram no céu, ao lado da N.S. Aparecida. Como a Fernanda Torres tem a coragem de dizer: ?Não ficou devendo nada ao Stephen King.?? Devia de tá muito chapada pra dizer isso ou o jabá da Suma de Letras foi muito bom.

Livro sem revisão, com erros ortográficos. Contos intercalados (boa ideia), mas completamente sem surpresas, sem conteúdo ou inovação... Minha fatura da companhia elétrica tem mais conteúdo e surpresas no fim do mês.

Me desculpem os que se sentirem ofendido, mas poderão constatar isso ao ler esse livro do Raphael Montes. Ele pode até ter acertado em outros títulos, mas nesse, ele perdeu a mão, ficou devendo bastante.

Aos que vão elogiar a arte, livros da editora Wish mandaram lembrança.
Péssimo, me jogou numa baita ressaca literária.
IvAnia17 07/04/2021minha estante
Nunca li esse livro, mas a sua resenha tá muito boa ?

Lip | @phillip.pinheiro 09/04/2021minha estante
hahahaha... Ivi, fiquei passado.... Guardei ele para Semana Santa e foi uma via crucis. ? Mas tu bem sabes que nós leitores pegamos umas bombas vez outra ?. Abração! ?

Roneide.Braga 09/04/2021minha estante
Nem vou perder meu tempo lendo esse livro ??. Obrigada pela resenha

IvAnia17 09/04/2021minha estante
Lip, ima

Lip, pela sua resenha percebe-se que foi mesmo. Ainda bem que há tantos livros bons por aí que os ruins a gente passa reto e finge que não existiram ?
Abraços e boa sorte na sua próxima leitura ?

Lip | @phillip.pinheiro 12/04/2021minha estante
@Neidinha, não perca mesmo, minha amiga. kkkkk Qualquer santinho de candidato a vereador tá melhor. ?

@Ivi, pior que vou precisar de toda sorte mesmo, pois o ?bendito? me colocou em ressaca literária, acredita?! O baque foi grande, tchê. ?
Mas retomo hoje, sem falta.???

Ju_allencar 08/04/2024

??
O primeiro conto já te dá um susto tremendo, os outros são muito bons também, muito bem amarrados e no final meio que se juntam. Escrita maravilhosa, meu primeiro contato com Raphael Montes. Indico a leitura. ???
Gildson 09/04/2024minha estante
Adorei esse livro. Meu primeiro contato com esse autor também. Quero ler mais obras dele

Ju_allencar 10/04/2024minha estante
Muito bom mesmo, leitura muito dinâmica ???

Rafael Oliveira 13/04/2024minha estante
Raphael Montes é incrível. Este ainda não li, mas li outros 4 ou 5 dele. ??

Ju_allencar 13/04/2024minha estante
Só li esse aqui dele, não tô acostumada com esse tipo de livro kk mas eu gostei.

Rafael Oliveira 13/04/2024minha estante
Se for no mesmo estilo dos outros, é pesado kkk

Giu 18/09/2020

O vilarejo e seus pecados capitais
Que livro, meus senhores!! Que obra de arte! Raphael é um dos meus escritores favoritos e, mais uma vez, podemos perceber muito o por quê disso. Contos rápidos, com uma narrativa fácil e que te prende do início ao fim.
O senhor Raphael ama dar fins aos livros com plot twists e neste não podia ser diferente: eu GRITEI ao ver a foto na última página.
É incrível como cada história se entrelaça uma a outra e eu devo admitir que não notei a importância do velho em todas elas, até chegar ao final. E, claro, fiquei boquiaberta.
De verdade, eu não me cansaria se o livro tivesse mais centenas de páginas, pra mim a leitura dos livros do Montes é sempre um deleite.
Perfeito, zero defeitos. Com certeza um dos meus favoritos que vou procurar para ler mais vezes.
Camila.Pinheiro 19/09/2020minha estante
Amei o livro tbm. Mas ele fez uma tradução certo? Ou esse fato fazia parte da história?

Giu 19/09/2020minha estante
Então, Cá, acredito que ele tenha criado as histórias, mesmo. Se você já leu Suicidas (outro livro dele), você vai entender o por quê. O Raphael sempre faz esse tipo de coisa. Então tenho 90% de certeza de que é dele, mesmo!

Camila.Pinheiro 19/09/2020minha estante
Foi o primeiro livro que li do autor. Agora, com vc escrevendo isso, vejo que faz parte do livro mesmo, faz mais sentido. Amei esse livro, vou pesquisar mais sobre o autor.

Giu 19/09/2020minha estante
Ele é maravilhoso! Se você ler mais livros dele, não vai se arrepender. Ele ama colocar plot twist nas histórias e a imaginação dele tá sempre se superando.

Camila.Pinheiro 19/09/2020minha estante
Já está na lista. Amo livros nesse estilo, ainda mais sendo nacional.

Ana Sá 24/08/2023

Tipo "Irmãos Grimm roteiristas de Seven"
Um vilarejo está sendo devastado e cada capítulo traz um conto que nos ajuda a ir montando esse quebra-cabeças. Por sua vez, cada peça que o autor nos dá remete a um dos sete pecados capitais.

O livro tem seus altos e baixos, mas é coerente no que se propõe. Achei um ótimo entretenimento, foi o típico caso de "é bom de ler!". Pena que os contos foram perdendo força (os primeiros achei melhores, alguns muuuito envolventes e originais!), até que chegou a um desfecho que eu não gostei! Detesto quando o autor termina de forma muito didática, como se ele dissesse: "você não é capaz de entender, então vou desenhar!". Senti minha inteligência sendo subestimada, o que levou, a meu ver, a uma quebra de ritmo e de qualquer possibilidade de encanto final! rs

Mas enfim, pra quem quer uma leitura meio "Irmãos Grimm roteiristas de Seven", este aqui serve bem. Dois dos contos foram bem marcantes pra mim!

Talvez eu devesse ler algo com uma pegada mais contemporânea/realista/brasileira escrito pelo Raphael... Continuo curiosa para descobrir o que ele é capaz de entregar! Aceito indicações! :)

Obs.: terror/horror não é meu gênero favorito, isso pode ter influenciado a minha avaliação de leitura! rs
Fabio 24/08/2023minha estante
Adorei a resenha, Ana!!!
Leia, "Suicidas" e "Uma Mulher no Escuro", que pra mim, são os dois melhores dele.?

Ana Sá 26/08/2023minha estante
Anotado, Fábio!! Depois volto pra contar! ?

Flávia, eu consigo imaginar um bom texto infanto-juvenil dele, sabia? Neste que eu li ele dá indícios de que consegue passear por esse universo... Por isso agora queria algo ainda mais "adulto" rs...

Vamos ver... mais um livro dele a minha curiosidade garante! rs

Gleidson 30/08/2023minha estante
No meu caso, esse foi o único que realmente gostei. O texto dele fluiu melhor pra mim nesse. Nos outros dele que li achei bem forçados, exagerados no desenvolvimento dos personagens.

Ana Sá 30/08/2023minha estante
Então Gleidson, minha impressão pelos enredos é que os outros são diferentes deste, por isso fiquei curiosa... Vai saber se não acontece que nem vc e O Vilarejo se torna meu favorito! ?

Gleidson 31/08/2023minha estante
Ah sim, são diferentes mesmo. De repente vc gosta dos outros... Eu só li O Jantar Secreto, Dias Perfeitos, Suicidas (abandonei), acho que só.

laura3105 21/06/2023

Raphael Montes = meu ídolo
Esse livro me salvou de uma ressaca literária enorme, é muito fluido e rápido, li em algumas horas!!
eu amei mais a desenvoltura das histórias, e minha cabeça foi explodindo pedaço por pedaço a cada vez q as histórias revelavam algum tipo de interligação, achei criativo demaaaaais

única coisa q me deixou meio encucada foi o final do último conto, se alguém entendeu me explica pfv ??
pyethra.bernardes 22/06/2023minha estante
mulheeer, o que foi que tu não entendeu muito bem do final? sobre o velho?

pyethra.bernardes 22/06/2023minha estante
minha interpretação: o velho era o diabo (isso ele deixa nas entrelinhas, enquanto usa muitas referências religiosas) e era ele que estava por tras de tudo. Se vc reparar bem, o velho estava em todas as histórias. Ele estava próximo à trilha do trem quando uma das gêmeas planejou matar o namorado da irmã, estava no bar com uma menina no colo pra instigar o jovem à prostituição, etc.

pyethra.bernardes 22/06/2023minha estante
ou seja, o diabo estava por trás de todas as desgraças porque ele tinha o controle de tudo (ele fala fala na pág 86) e a dona do caderno que o Raphael achou, o que continha os contos amaldiçoados, era de uma das gêmeas (pq mostra a foto dela no final, com a manhca no rosto)

pyethra.bernardes 22/06/2023minha estante
a única coisa que não entendi foi como a gêmea conseguiu enganar as pessoas se passando pela irmã após matar ela, pq uma delas tinha um sinal no rosto e a outra não ?????

Emily.Zoldan 24/06/2023

Meu primeiro contato com Raphael Montes não poderia ter sido melhor.
Extremamente macabro, esses contos são um presente para os leitores que amam um bom terror/suspense.
E o final? as últimas páginas?
Confesso que li na ordem em que eles vão aparecendo, mas não sei se a experiência teria sido muito diferente caso tivesse lido em outra ordem.
Enfim, voltarei a ler esse autor.
bat.eliza 24/06/2023minha estante
Esse livro é MUITO bom!!!!! As últimas páginas deixam a gente sem fala

Emily.Zoldan 24/06/2023minha estante
demais!!!!!!

Dark.Passenger 24/06/2023minha estante
Recomendo o livro dele que chama Suicidas. Muito bom tbm

Emily.Zoldan 24/06/2023minha estante
é o próximo dele da minha lista!!

Eu.lendo 23/08/2023

Macabro
Agora me diz, quem é Stephen King perto de Raphael Montes? Quando se trata se cenas de terror o Raphael se supera. Em 100 páginas esse livro conseguiu ser o mais bizarro que já li, beirando ao desconforto, mas é sensacional como as histórias vão se interligando ao decorrer. Para quem gosta de terror, horror e bizarrice como eu, está aí o livro perfeito.
Naiara 30/10/2023minha estante
eu gosto demais de terror..
fiquei curiosa com esse, vou ver se acho pdf pro futuro (ando meio seisivel pra terror ultimamente)..

Eu.lendo 01/11/2023minha estante
Acho que para quem está acostumado, seja leve, é que normalmente não leio tanto esse gênero, mas recomendo, ele é bem curtinho.

Naiara 03/11/2023minha estante
sei como é.. mas parece que ler, pelo menos pra mim, me deixa mais tensa, vejo filme de terror e ok, mas ler nos obriga a perceber cada detalhe..

tem um livro brasileiro muito bom, Nova Jaguaruara, maravilhoso, nao sei se ja leu..
Falo dele pra emgrandecer as obras nacionais tao pobres :/

Eu.lendo 04/11/2023minha estante
Não li ainda não, irei colocar na minha lista de leitura!

Juh 17/10/2020

Um compilado de 7 contos...
Esse é um livro com 7 contos que estão interligados. Os contos são criados a partir de 7 demônios que tem relação com um dos 7 pecados capitais.
Todos eles acontecem em um vilarejo isolado afetado pela guerra e enfrentando um inverno rigoroso e escassez de comida. Os contos vão apresentar cada morador se enveredando pelo caminho obscuro de algum dos 7 pecados.
Apesar da menção dos demônios o ponto principal são as ações horripilantes e degradantes dos moradores.
Temos cenas fortes e temas como canibalismo e pedófila sendo tratados.
Eu já tinha lido um livro anterior do autor de suspense e já tinha gostado da sua escrita.
Nesse livro confirmei como ele escreve de uma maneira fluida e que envolve o leitor ao que está sendo contado.
É um livro que de certa forma me fez refletir sobre as maldades humanas e sobre as situações que fizeram alguns moradores cometerem determinado pecado.
Não foi um livro que me fez ter medo mas me trouxe sentimento de aflição, nojo e horror em determinados momentos.
Além disso é um livro com uma bela diagramação, acompanhado com ilustrações.
ana 20/10/2020minha estante
Adorei esse livro, depois dele só queria ler coisas do Raphael Montes ?

Juh 17/11/2020minha estante
Realmente o autor tem uma escrita otima. Além desse , li uma mulher no escuro m

ana 17/11/2020minha estante
eu também li esse e amei, se tornou um dos meus favoritos?

Juh 17/11/2020minha estante
Concordo. Eu adorei esse livro. ??

Sil 25/01/2017

De arrepiar os cabelos!!
Olá pessoas mais queridas,
Depois de tanto ouvir falar em O vilarejo, resolvi conferir o motivo do auê!
O livro começa com uma introdução feita pelo autor Raphael Montes, que comenta as circunstâncias pelas quais essa história veio parar em suas mãos e da dificuldade que teve em traduzi-la (ahahm, sei), pois a mesma estava escrita em uma língua morta.

Fala sobre um pequeno vilarejo que inexplicavelmente sumiu do mapa, juntamente com seus moradores. Nesse vilarejo, temos pessoas bem diferentes, que possuem histórias de vida totalmente diferentes também, e as suas motivações podem ser as mais bizarras possíveis.

Somos apresentados á esses personagens através de vários contos, que no final se interligam de alguma forma, nos trazendo então a resposta desse tão intrigante mistério.
O livro tem somente 92 páginas, o que me impede de falar nos contos em si, sem dar spoilers, pois o autor não enrola muito, ele é bem direto em sua escrita (coisa que eu adoooorooo!!).

Confesso que fiquei pasma com a explicação que me foi oferecida, eu esperava algo diferente (amoo ser surpreendida), e por esse motivo o livro conquistou um lugar na minha estante (livros que não me agradam são rapidamente trocados). Vale ressaltar que o li em duas horas, tamanha era a minha curiosidade.

PS: Há uns anos, li uma pesquisa que afirmava, que se nós temos um grupo entre 10 e 100 pessoas, encontraremos nesse grupo vários tipos de pessoas: estupradores, ladrões, assassinos, bem feitores, inteligentes, vaidosos, gananciosos... o que isso nos faz pensar sobre nosso dia a dia? (Dorme com essa!!!) Lembro que fiquei muito impressionada com isso na época, e quando ia á uma festa, ficava pensando se essa teoria realmente se aplicava. O que isso tem a ver com o livro? Sei la...melhor você ler.

site: www.colunadovale.com.br
Mel 26/01/2017minha estante
Estou com esse livro em mãos para ler!!! Farei isso hoje! Lendo sua resenha me deu mais vontade ainda!!!

Sil 26/01/2017minha estante
Olá Mel, tomara que você tambem goste!! :)

Mel 28/01/2017minha estante
Curti muito! Diferente do que eu imaginava. Muito intrigante! Também bem cruel!

Sil 28/01/2017minha estante
Siiiim!! Adorei tambem :)

Vinny Britto 25/07/2018

Macabro
Tenho dificuldades em gostar de contos, mas mais uma vez fui surpreendido e minha maior alegria é por ter sido por um autor brasileiro.

Os contos são bem amarrados e a trama é macabra, o livro é curto e acabei lendo numa pegada só. O final foi excelente e o prefácio e o posfácio foram sabiamente usados para dar ainda mais poder ao que estava sendo contado.

Recomendo demais!!!
Juca Fardin 25/07/2018minha estante
O que está achando da leitura? Achei fraquinho o livro!!!!

Ricardo Tavares 25/07/2018minha estante
Também li de uma só vez. Gostei muito. Sou fã do Raphael. Às ilustrações também são ótimas.

Cripta Da Leitura 26/07/2018minha estante
Também adorei! Foi o primeiro livro do Raphael Montes que eu li, e já virei fã!

Vinny Britto 26/07/2018minha estante
Bem lembrado Ricardo, excelentes ilustrações pra dar um up no livro.

Monroe 06/10/2022

GENIAL
A muito tempo eu não ficava tão impactado e com medo após uma leitura.
(Leiam durante a madrugada!)
vicqs 07/10/2022minha estante
Raphael e incrível em todos os livros

Monroe 09/10/2022minha estante
Primeiro que eu leio dele, amei. Esse mês ainda quero ler o Bom Dia Veronica.

vicqs 09/10/2022minha estante
Naaaaaao, leia uma mulher no escuro antes

Monroe 10/10/2022minha estante
Eu queria ler bom dia verônica para engatar na segunda temporada da série, mas se você está indicando, bora?

Bart 03/04/2020

O Vilarejo
*Elfrida Pimminstoffer* traduzido por *Raphel Montes*
Interessante como só o nome do tradutor aparece na capa.
hoje (p/mim), o livro que cumpre com o propósito de botar medo no leitor, é "O Exorcista", simples assim.
O Vilarejo só tem propaganda, sinto muito, e pior (p/mim), é um livro de contos...
Pelo menos são contos interligados das "pessoas" (cada capítulo tem o nome de um demônio) que moram nesse "vilarejo", e todos são partes de uma história maior.
Livro de terror, assustador...(?), talvez pelo fato das histórias serem brutais... pedofilia, racismo, canibalismo, assassinato, humanos em cativeiros como animais ... contados com "normalidade surtada"! Só isso!
Outra coisa, o livro é fino 110 páginas.
Ainda bem que já comecei outro livro, totalmente "arriador", tô rindo muito, e dele vai ser o próximo post, "Malícias & Delícias" *Tara Sivec*, procurem a capa e vc ja vai rir de cara!
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!
Claudia Canazart 05/04/2020minha estante
Q pena que vc não gostou.
Eu não sou fã de contos, mas gostei bastante desse.

Agora se vc quer "botar medo no leitor" eu ainda não achei esse livro...kkkk
Nem o exorcista me fez ficar com medo...kkkkk

Estou com um aqui que lerei daqui uns meses que dizem que coloca medo mesmo.
Vamos ver... tomara...kkkkk

Eitaaa! Compartilhe o nome dessa maravilha em potencial?! Kkkkkkk

Bart 05/04/2020minha estante
Se for o caso manda por mensagem!! ?????

Bart 05/04/2020minha estante
Infelizmente, fui com mt sede ao pote, e (na mha opinião) li textos brutais! Mesmo com o nome dos demônios

pietrarebeca 09/10/2023

"O pecado nos mata, meu caro Anatole. Não importa quanto tempo seja preciso. O pecado nos mata."

É impressionante assustador e impressionante bom. O que eu mais admiro no escritor, Raphael Montes, que é extremamente perspicaz em cada palavra posta em cada linha. Raphael é um escritor muito inteligente, tudo aquilo que escreve em seus livros é devidamente muito bem pensado. Sua mente vale milhões!
Poderia ficar sem fôlego para poder representar o quanto o livro é bom.
Curtinho, fluido e rápido de ler.
As imagens, meu amor, as imagens! Perfeitamente ilustradas. E a última... fiquei sem palavras.

Cada conto dos pecados descritos me impressionou, é maravilhosamente descrito e detalhado cada um, fazendo sentido a ordem descrita e organizada. O final me deixou assustada e eu pedi por mais. Se o livro tivesse mais mil páginas, com certeza leria sem nem perceber. Sem duvidar, Raphael se sobressaiu nesse!

Todo meu amor a escrita de Raphael Montes. ?
Kayane 09/10/2023minha estante
Perfeição de livro! Simplesmente inesquecível.

pietrarebeca 09/10/2023minha estante
Faço de suas palavras as minhas!

Júlia Fortuna 09/10/2023minha estante
Você sempre me convencendo a ler um livro dele pela suas resenhas!

pietrarebeca 09/10/2023minha estante
Você não sabe o tanto que isso me deixa feliz, meu amor!

Mi 17/06/2017

O vilarejo é um livro que contém sete contos bem sangrentos e macabros , cada um desses contos, estão relacionados a um pecado capital. Algo que irá acontecer é que em um conto, certo morador é apenas mencionado, e no seguinte ele vira o protagonista da história.
Muito bom.
Tipo, o que acontece entre os personagens, as situações são...sinistras, assustadoras, bem loucas.
Só sei que a cada conto, minha vontade era ler cada vez mais o livro.
Observamos nele, que diante de certas situações, pessoas boas são capazes de cometer atos terríveis, por medo, inveja ou por instinto de sobrevivência.
É aquela famosa história, todos nós temos escuridão dentro de nós, alguns mais que outros, e são diante de situações difíceis, que ira se sobrepor
o bem ou mal, pois luz e trevas não podem coexistirem juntas ( uma acaba engolindo a outra ).

O conto da Doce Jekaterina é simplesmente repugnante.
Nossa muito louco isso tudo.

"Perceba, Anatole, que nunca inseri o pecado ou o mal nas pessoas. O mal
já estava lá. Eu apenas o potencializei."
Fabi129 24/06/2017minha estante
PPs: O conto do Negro Caolho cara..é muito..ai meu Deus kkk É triste, revoltante é...ai meu Deus kkkk.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk misericórdia chega senti algo repugnante aqui, só com sua reação sobre este livro =)
leio este livro nao, to fora kkkk

Mi 25/06/2017minha estante
Kkkkkkkkkkkk Sem comentários Kkkkkkkkkk

Mi 25/06/2017minha estante
Kkkkkkkkkkkkk
Que isso...
O livro é mó dahora kkkkkkkkkkkkkk

Fabi129 27/06/2017minha estante
kkkkkkkkkkkk deixo p/ outros leitores haha

sami 15/02/2021

Cada conto mais bizarro que o outro. Reúne os 7 pecados capitais dando nome aos 7 reis do inferno e meu deus, tudo muito bem elaborado e conectado. Primeira experiência com o Raphael Montes, e foi extremamente positiva, me dando um novo olhar pro gênero do terror.
Lari 18/02/2021minha estante
Eu quase vomitei real com esse livro, tenho estômago para esse tipo de coisa não

sami 18/02/2021minha estante
KKKKKKKKKKK

Lari 18/02/2021minha estante
Sério mesmo, quase não terminei o livro por causa da ancia, cada conto me dava mais nojo, juro que até hoje não entendo quando dizem que amaram este livro, amaram o que? Estupro? Racismo? Homofobia? O caralho a quatro que tem?

sami 18/02/2021minha estante
sla eu não levei pra esse lado, achei que são contos muito bizarros e que esses temas fizeram parte pra chocar o leitor