O vilarejo

O vilarejo Raphael Montes

Resenhas - O Vilarejo

Gustavo Rodrigues 15/01/2021

Macabro
Cumpre ao que se propõe. Leitura muito fluida, sem enrolação e direto ao ponto. É pra ler em um dia sem fazer esforço.

O livro é dividido em 7 contos que são totalmente interligados. Todos acontecem em um Vilarejo bem distante e isolado de outras cidades, que é castigado pelo frio e pela solidão.

Cada conto representa, de certa forma, um pecado capital. Todos bem escritos, envolventes, bem sanguinários e violentos. A ligação entre eles é feita de forma explícita, porém tem alguns detalhes nas entrelinhas que fortalecem ainda mais a ligação. Observar tais pormenores enriquece um pouco mais a leitura.

O autor não ameniza nas descrições de cenas violentas/macabras, deixando tudo bem evidente, cru. Algumas passagens são bem pesadas e dão até um embrulho no estômago.

Recomendo demais pra quem quer uma leitura rápida, fluida e um pouquinho macabra.
Alice 15/01/2021minha estante
To terminando dias perfeitos, do Rapha montes também. Vou tomar como indicação e ler Vilarejo em seguida ?

Gustavo Rodrigues 16/01/2021minha estante
Tô aguardando sua opinião sobre o livro que você tá terminando, Alice! Depois desse livro de contos, vou procurar mais obras do autor.

Alice 16/01/2021minha estante
Gustavo, eu passei dos 90% de Dias Perfeitos e, até agora, se for pra indicar um livro do Raphael Montes indico Jantar Secreto, sem dúvidas! Esse livro me marcou muito, é daqueles que tu quer esquecer a trama pra ler novamente.

Joy 16/01/2021minha estante
Raphael Montes nunca erra

Rafa 16/01/2021minha estante
Obrigada, vou comprar pra ler ??

Evaldo7 19/01/2021minha estante
Sim! Esse livro é fantástico... E a escrita do Raphael é muito foda!

Nil 07/02/2021minha estante
Eu li todos os livros de autoria solo do Raphael. Só não li ainda o Bom dia, Verônica, que ele escreveu em parceria.
Todos os livros dele são muito bons.

Cah 09/02/2021minha estante
Se é do Raphael ja sabemos que eh bom ??

Clara 22/02/2021minha estante
morro de medo dos livros dele, vou tomar coragem pra ler

Pri 31/05/2021minha estante
Perfeita sua resenha! Livro macabro, bem escrito, perturbador mas fluido e sem enrolação. Também gostei muito

Tom 17/10/2021minha estante
É um "belo" conjunto de contos que te prendem de jeito, deixando explícito as atrocidades que as pessoas são capazes de fazer quando abandonam sua sanidade e princípios, em razão de uma pequena centelha acendida próxima das suas fraquezas.
E que eventualmente toma as proporções de um incêndio...

Gi 19/01/2022minha estante
O livro ja começa surpreendente.

Vic 16/02/2022minha estante
Terminei de ler hoje, achei demais esse livro, ainda mais com toda a história por trás? foda!

nat 04/10/2022minha estante
que resenha bem feita.

Velcev 15/10/2022minha estante
No começo eu não entendi a proposta mas quando a leitura foi fluindo ficou perfeito o final é surpreendente o último conta é o melhor o meu conto preferido foi o do porco de cerâmica muito bom o livro super recomendo

Bruna.Krombauer 26/01/2023minha estante
Dês do prefácio ao posfácio o livro é danado de bom??

Milena323 09/02/2023minha estante
Estalei esse app hoje e não sei como se faz pra ler o livro ?

Mariane140 05/03/2023minha estante
Não sei como gostei desse livro kkkk é muito bizarro

Helem5 22/07/2023minha estante
Como que lê

Helem5 22/07/2023minha estante
Como que muda de página?

Sueli 27/09/2023minha estante
Tenho vontade de ter esse livro pra guardar numa caixinha de tão perfeito ?

Jadson Dantas 03/01/2024minha estante
Este livro é excelente. Os contos são realmente muito bem escritos e a ligação entre eles é perfeita.

juliarasselen 23/02/2024minha estante
eu to traumatizada e to no segundo conto ainda ?

LourencoJess 04/04/2024minha estante
É um dos meus favoritos, principalmente porque foge da "normalidade"

Lê Rebeschini 05/02/2024

Li em apenas algumas horas porque depois que comecei não consegui mais largar.
Leitura fluida, não muito pesada (em comparação com outros livros dele), curtinho, mas com a marca dos livros do Raphael Montes.
Impressionante como os contos se interligam, me deixando de boca aberta em alguns (principalmente os dois primeiros).
E o final? Quando percebi o que ele quis dizer, meu queixo literalmente caiu!!
Muito mais que recomendado!!
Isasfarias 05/02/2024minha estante
Tá na minha lista de leitura! ??

b.menezes18 05/02/2024minha estante
P0rr* esse livro é bom de mais, tive a mesma reação que vc, eu ainda não acredito naquele final, era tudo que eu menos esperava

Eva199 05/02/2024minha estante
o final é mto bom

Lê Rebeschini 05/02/2024minha estante
Sim. O final é muito bom. E eu tbm não esperava nada daquilo

Camila.Mendonca 05/02/2024minha estante
Só vc pra me convencer a ler algo dele (se for sanguinário a nossa amizade acabaaaa!!!!!!!)

Maria 01/04/2024

Um livro muito fácil e curto, apesar de ser pesado. Li em poucas horas, porque quando comecei não quis mais parar até acabar, a escrita do Raphael é inegavelmente incrível, já é o terceiro livro que leio dele e novamente terminei pensando "esse cara é genial". As conexões dos contos são feitas de uma forma tão envolvente, maravilhoso. O desfecho também foi ótimo! Eu não achei que fosse ter uma explicação para aquilo, mas quando se trata do Raphael Montes, eu sempre sou enganada!

Um livro pra quem tem estômago, com um plot mais absurdo que o outro a cada conto. Adoro essa pegada de pecados capitais, sempre prende muito a minha atenção. Eu amei tudo. Apesar de ser um livro muito curto, acho que é um dos mais pesados do autor, realmente bizarro. Recomendo demais!!
lufenty 01/04/2024minha estante
Vale lembrar que os contos não são dele, ele apenas traduziu

Alexandra272 01/04/2024minha estante
@lufenty Na verdade AMG essa parte acho que faz parte da história tbm kkkkk

Mary Ann 01/04/2024minha estante
Minha BFF vomitou lendo esse livro

Sahð 01/04/2024minha estante
Dicou mana, ameiii??

Frankxz 01/04/2024minha estante
vou ler porque é curto, depois eu faço uma resenha

Beatriz 09/10/2016

meio complicado, um livro com temática inteligente, o Raphael conseguiu juntar 7 contos de um jeito muito bom, foirerlamente inteligente a junção que ele fez. A ligação que vemos no livro.
Mas as histórias não me agradaram não. Dão uma certa angustia um sentimento ruim. Mas eu senti falta de aprofundamento nos pecados capitais, como o da preguiça e inveja. A atmosfera também é boa, mas não consegui me conectar com nenhum personagem. Eu lia e eles morriam e eu bocejava.
Alguns pontos foram realmente muito fortes. Algumas cenas muito pesadas, mas só. Algumas histórias se destacam de outras.

Enfim, o trabalho de marketing e edição foi lindo, as ilustrações deram um ponto. Mas se você tirar a inteligencia da ligação entre as historias e os "pecados" as histórias e os personagens por si so não se sustentam.

ps: e essa historia de tradução não me desceu pela forma simples da escrita (reconheço que o autor tem uma bela forma de narrar), mas chega a ser atual e não remete a tempos antigos.
pss: O que mais me incomodou foi o racismo nesse livro.

Camila1856 04/01/2024

O vilarejo
Muito bom! Livro que apesar de pequeno, te prende do início ao fim. São 7 contos de terror que abordam os 7 pecados capitais, todos ambientados dentro de um vilarejo. O que mais gostei foi a conexão que o autor vai fazendo entre os contos, o que traz uma ótima experiência de leitura.
Jhonatan108 04/01/2024minha estante
Eu amo, lia 1 conto por noite antes de dormir

Clara3346 04/01/2024minha estante
Esse autor é maravilhoso e esse livro vai te chocando a cada conto

Gabyz.z 04/01/2024minha estante
Coragem hein kkkkk
Acho que eu tentei ler tudo de uma vez, terminei de noite e levei um susto kkkk

Medeia.Miron 04/01/2024minha estante
Eu amei d+ esse livro

Emilly176 04/01/2024minha estante
Parei na pag 66 e to chocada kkkkkkkk

maria 26/04/2020

Surpreendente! A cada capítulo, o livro conta contos diferentes, interligados um com outro, sobre um vilarejo. Ele é simplesmente incrível! Uma leitura rápida que prende o leitor. O final é incrível.
Simplesmente amei.
João 24/12/2020minha estante
Amiga eu N entendi o final, quem é aquela velha?

annacsfraccaro 03/01/2023

Primeiro do ano
Eu simplesmente amei a história desse livro. Amei como tudo se liga e amei como tudo foi inesperado.
É uma leitura de uma sentada só, li rapidinho.
Primeira leitura do ano já foi maravilhosa!
Mateuzinhz 03/01/2023minha estante
Oi pode curtir minha última postagem pfvr

moonlight4 03/01/2023minha estante
vc ja terminou um livro?? como assim!!?

Gustavo_P 26/02/2023

Um bom livro
Um livro com sete histórias que narra os sete pecados capitais. O Vilarejo trata-se de uma comunidade que tornou-se desolada com uma série de acontecimentos macabros.

A premissa do livro é contar a história da decadência de um vilarejo perdido entre as montanhas de algum país do leste europeu. Fatigados pelo frio, pela fome e pela guerra, os habitantes começam a perder o controle, a tramar uns contra os outros, a ficarem paranoicos.

O livro me causou uma certa expectativa mas devo admitir que não cumpriu. Muitos contos foram fracos, ou não causaram medo, ou ainda foram muito previsíveis. Contudo, a narrativa de Raphael Montes é envolvente e faz com que o leitor não consiga parar de ler. A escrita muito boa. Como trata-se de contos que se conectam independente da.ordem de leitura (achei isso muito legal), percebi uma certa repetição de elementos no decorrer dos mesmos. No final o propósito do livro se revela, "o mal está nas pessoas", pelo menos foi meu entendimento.

Em suma, foi uma ótima leitura, apesar dos poucos aspectos negativos. Recomendo.
Tutu Cavalieri 26/02/2023minha estante
Realmente a escrita de RM é mto envolvente!

Nilsonln 27/02/2023minha estante
Li já faz algum tempo, mas quero ler outros do autor. Excelente resenha, compartilho da maior parte do que você escreveu nela.

safira archeron 13/12/2023

Meu deus.
Gente, a última ilustração, to em completo choque desde que vi que era uma das gêmeas.
pqp eu gostei demais

É MT terror?

stargirlg 13/12/2023minha estante
esse livro é bom demais

userbooks 13/12/2023minha estante
isso daí não é spoiler, não?

Cássia 13/12/2023minha estante
Tô doida pra ler um livro desse cara

safira archeron 13/12/2023minha estante
gente foi mal o spoiler, esqueci de marcar a opção KKKKK

Steh 13/12/2023minha estante
Vc acabou de tornar o livro muito melhor pra mim

safira archeron 13/12/2023minha estante
graças a deus, não me matem

Welliton.Moreira 05/02/2021

Os 7 pecados muito bem descritos - Macabro
MONTES, Raphael. O Vilarejo. Ed. Suma de Letras. 2015

Acabo de conhecer esse autor brasileiro, o livro me chamou atenção primeiramente a capa, depois com os comentários de vários leitores resolvi fazer essa leitura e saber do que se trata. O primeiro capítulo já me deixou em choque no qual eu ficava me perguntando, "o que está acontecendo?", de modo geral o livro aborda os 7 pecados capitais de uma forma tão macabra, mas ao mesmo tempo denotando que se pararmos pra pensar, muitos seres humanos praticam as mais apavorantes e crueis tipos de maldade. A influência do mal no coração desses personagens mostrados na história é nítido a cada capítulo. Um entidade a qual foi denominado o nome de Velho Curvado armou os acontecimentos desde o início, se aproveitou de todas as fraquezas e levou as pessoas do vilarejo a ruína por seus próprio pecados que afloraram.
O livro tem um clima pesado, todo capítulo termina de uma forma trágica, eu gostei porque nunca tinha lido nada igual, e isso me fez refletir muito sobre os comportamentos humanos, mais um autor brasileiro para a lista.
She King 05/02/2021minha estante
tenho aqui pra ler, mas confesso que estou com medo pq sei de uns livros dele pesado kkkk

Caroline 05/02/2021minha estante
Q bom q gostou! Recomendo "jantar secreto" e "bom dia verônica", do mesmo autor ?

Welliton.Moreira 05/02/2021minha estante
Vou ver sim, obrigadoo pelas recomendações

Mah 05/02/2021minha estante
Esse autor eh super legal! Eh o mesmo de Bom dia Verônica. Estou com o ?Jantar Secreto? ou algo assim que dizem ser o melhor dele!

Mi Rubin 06/02/2021minha estante
??????????

zabs. 31/12/2023

O menor livro que eu já li, mas um dos melhores
Esse livro é literalmente uma delícia. Escolhi ele por ter poucas páginas e fechar minha meta de livros e esse ano, e me perguntei, caraca? Como não tinha lido ele antes?

Os contos são bons demais! E o mais legal é pensar que cada personagem tem a sua história ou aparece no conto seguinte.
Gabyz.z 31/12/2023minha estante
É bom realmente

Lara.Bia 29/04/2020

Qual seria o seu pecado capital?
Acho que o meu seria a preguiça.
O livro tem sete capítulos, no qual cada uma leva o nome de um dos sete reis do inferno que, por sua vez, originaram cada qual um dos sete pecados capitais.
Em histórias relativamente simples, o autor consegue trazer características complexas da natureza humana, que são, muitas vezes, potencializadas em tempos de crise.
asnmendes 09/06/2020minha estante
Adorei este. Foi o primeiro do autor que li e me surpreendi com essa simplicidade pra histórias sangrentas. Aliás, sangue é o que não faltou, não é mesmo?! Rs
É uma boa leitura nacional:)

Lara.Bia 09/06/2020minha estante
Sim, cada vez mais estou abrindo meu leque para autores nacionais

lariiissaa_ 13/07/2022

Extremamente bizarro e perturbador
Mais uma vez o reizinho do suspense nacional entregou tudo; entregou horror, medo, aflição, e principalmente mostrou o qnt o ser humano pode ser cruel, vai te deixar assustado e perturbado a cada linha q vc lê, vai por mim(experiência própria) mas eh mto bom

Eu devorei esse livro tão rapidinho q nem deu tempo de vim atualizar nada aq
7 contos de terror cada um representando um dos 7 pecados capitais, e eu achei isso simplesmente genial, a cada conto eu ficava mais horrorizada, assustada e perturbada, esse é o poder do Raphael Montes, já dizia o Casimiro: esse cara eh fod@!!!

ESSE HOMEM EH ABSURDO!! E digo mais, o rei do suspense nacional sim, com licença vc tem um momento p escutar a palavra do Raphael Montes?
Eu n tenho mto oq falar aq, a n ser q esse livro é extremamente bizarro e perturbador em todas as 109 pgs, mas isso q torna ele mto bom??? enfim recomendo mto se vc gosta do gênero de suspense e terror, do Raphael Montes, ou dos dois
O FINAL BOY Q Q FOI AQUILO??? eu tô horrorizada tá? 5 estrelinhas pq se eu n sair desse jeito n eh um livro do Raphael Montes

Amyjuby 30/07/2023

Raphael meu filho, o que tu toma para escrever teus livros?
Primeiro contato com a escrita do Raphael e agora entendo o por que falam que as histórias dele remetem ao SK (mesmo nível de loucura)kkkkkk.

Achei esse livro bem estranho, mas não num mal sentido claro. E bem escrito e interessante.

Os personagens são horríveis na maior parte do tempo e o plot final foi de cair o 🤬 #$%!& da bunda. Realmente não estava esperando por aquilo kkkk.

Enfim, gostei bastante mas não sei se tenho estômago para ler outra coisa dele no momento.
Livia790 30/07/2023minha estante
Leia sim. Mas são todos bem perversos.

A Leitora Compulsiva 30/07/2023minha estante
Ah, que saudades desse livro!

Raphinha é realmente o rei do desconforto KKKKKKK

Dudu    29/11/2023minha estante
Mt boas suas resenhas, se você não tiver lido ainda, "Suicidas" é um livro sensacional

Arlefe_ 06/11/2021

O VILAREJO
O vilarejo é um livro de contos cujas histórias se passam num mesmo vilarejo e os seus personagens se encontram abandonados na própria sorte. A obra reúne sete contos, sendo que cada um gira em torno de um dos sete pecados capitais.

Eu fiquei literalmente impactado com esse livro, tem plot até na última página?
Ãlex Santos 10/01/2022minha estante
Este livro é muito bom!