O vilarejo

O vilarejo Raphael Montes

Resenhas - O Vilarejo

Enillaa 29/08/2023

Incrível
Primeiro livro que leio do Raphael e já amei a escrita.
Cada conto é único e incrível mesmo sendo Interligados. Cada um horrendo e assustador.

thiagsz 08/10/2023

O Vilarejo
"O Vilarejo", de Raphael Montes, é um conjunto de contos muito interessantes. Eu percebi que esses contos retratam os sete pecados capitais. Alguns contos são muito bons e outros mais ou menos. Os contos sao bem escritos e tem bastante cenas perturbadoras (o que eu já esperava vindo do autor).

Andy 14/04/2020

Obscuridade
Um dos poucos livros que começa exatamente como termina, de forma trágica, macabra e totalmente enigmática.
Desde a primeira página, que o autor cita como conseguiu os manuscritos, você sente-se absorto nas palavras. O modo como o autor escreve também é peculiar, um pouco parecido com o de Cornelia Funke, em O Labirinto do Fauno, com poucos diálogos e descrições sucintas do ato.
Um livro recomendado pra quem gosta de se aventurar no grotesco, no obscuro.

Mabii!! 16/01/2024

"O pecado nos mata. Não importa quando tempo seja preciso."
No vilarejo, falar que o pecado mora ao lado é mais do que um dito popular: é uma verdade ameaçadora da qual os moradores se dão conta pouco a pouco. E, para alguns, é tarde demais. Como resistir ao mal? À luxúria, à ganância, à ira? Como não ceder aos pecados da carne quando a guerra chega e o inverno castiga, quando o frio e a fome tomam conta, quando uma força maior parece conspirar e rodear os moradores para que eles se entreguem a seus piores instintos?

E mais uma vez me encontro lendo um livro do Raphael Montes. Não esperava pouco, o conheço bem e sei as atrocidades medonhas que ele escreve. "O Vilarejo" é um livro difícil de ser digerido e eu precisei fazer algumas pausas durante a leitura para recuperar a sanidade mental (isso é um pedido de ajuda sim).

O enredo gira em torno dos habitantes de um pequeno vilarejo que após uma guerra foi abandonado e assolado pela fome e pelo frio. São sete capítulos; sete contos que evidenciam o que há de pior na natureza humana, os sete pecados capitais invocados pelos Sete Reis do Inferno: Asmodeus (luxúria), Belzebu (gula), Mammon (ganância), Belphegor (preguiça), Satan (ira), Leviathan (inveja) e Lúcifer (soberba). Em cada capítulo, somos expostos ao lado sombrio de cada um dos moradores do Vilarejo, cada um entregue a um desses pecados. São contos viscerais e desconfortáveis, mas sei que o Raphael não tem medo de escrever sobre o lado mais podre do ser humano.

Apesar de ser uma leitura rápida, os personagens são desenvolvidos de forma meticulosa, cada um com seus objetivos e segredos sombrios. A trama é igualmente bem planejada e o autor conseguiu ligar uma história à outra de uma forma brilhante, de modo que tudo no livro é interligado e as ações de um personagem influenciam na história de outros.

O verdadeiro "terror" dessas histórias é saber que existem pessoas assim fora da ficção.

"Perceba, Anatole, que nunca inseri o pecado ou o mal nas pessoas. O mal já estava lá. Eu apenas o potencializei. Humanos vivem carregados de uma crueldade sufocada."

No fim das contas, resta o questionamento: até onde a humanidade é capaz de ir quando está em momentos de crise?

Vale mencionar ilustrações do livro, muito bem feitas pelo Marcelo Damm.

E vou terminar dizendo que, assim como qualquer outro livro do Raphael Montes, não é uma leitura fraca. Não é seu livro mais pesado, mas não deixa de ser uma leitura desconfortável em algumas partes. Recomendo para quem gosta do gênero!!!

P.s.: Observem com atenção a última imagem do livro. Tem um detalhe medonho e revelador ?

Pedro Manso 26/05/2021

Montes...
Até hoje só tive uma decepção com esse autor, e amém esse livro não ter sido a segunda.
Todos os contos se encaixam muito bem no pecado que usa como base, o gore de Raphael não deixa nada a desejar.
O final pra mim fechou com chave de ouro, mesmo ele indicando ler em ordem aleatória, eu indico deixar a última parte apenas para o final da leitura.

Lusca 12/12/2023

Que livrinho macabro
Esse vilarejo é o lugar mais doentio quebjabli até hoje (não leio muito terror, diga-se de passagem).
O que achei incrível foi que, assim como na vida real, todos tentam manter um padrão de perfeição, de que são pessoas ideias, de bem e que fazem o bem. Mas no fundo todos tem um ladro podre. O que me faz cada vez mais querer manter a distância das pessoas perfeitas.
Leia, porém tenha estômago para algumas coisas...
anacarolsbr 12/12/2023minha estante
Acho que todos do Raphael Montes deixam esse sentimento de não confiar em ninguém haha

Lusca 12/12/2023minha estante
SIM, EXATAMENTE ISSO. Não confiar em ninguém

Bruna 10/03/2023

Essa série de contos é de embrulhar o estômago. A narrativa é tão bem feita que a cada página eu me sentia enjoada com o tom mórbido da história.
Mais uma vez, Raphael Montes me prendeu com a sua forma única de escrever, colocando o seu toque particular nessa tradução.

Gabinas 02/04/2020

Assustador
Primeiro livro do autor que leio e adorei o viés de terror e psicológico. Leitura leve e fluída que te prende do início ao fim.
Felipe1503 02/04/2020minha estante
Primeiro que li dele foi Dias Perfeitos ou algo assim. Muito legal e diferente desse (até onde eu li), o protagonista é um estudante de medicina e tudo parte do ponto de vista distorcido dele, mesmo sendo em terceira pessoa. A trama se passa no Rio de Janeiro e em Teresópolis também. Bem legal as descrições das cidades. Gertrudes, pronto, não falei mais.

Cinara... 14/04/2020

Sopinha que esquenta o coração com gostinho de pé humano...
"Repugnância e prazer caminham lado a lado. "

Eu li pela primeira vez O Vilarejo ano passado em e-book. E olha foi uma das leituras mais pesadas que eu já tinha feito até então. E comigo acontece duas coisas com livros, ou eles me marcam, ou eu os esqueço completamente, até mesmo livros que favoritei. Na época eu nem favoritei e nem dei uma nota alta. Mas ao passar do tempo aquela leitura ficava me cutucando me puxando e me chamando de novo. Eu precisava reler, mesmo lembrando de tudo! Claro que agora físico né?! Sou uma pessoa de livro físico que cheira e sente o livro em cada canto.
Continua pra mim uma leitura brutal, sanguinolenta e terrível, mas reconheço que será uma leitura que vou querer reler sempre!!! ?
Como a frase diz "Repugnância e prazer caminham lado a lado. ", realmente tanto que todo o canibalismo ficou guardado no meu coração!
???

Primeira resenha de 14.04.2020
"- Perceba, Anatole, que nunca inseri o pecado ou o mal nas pessoas. O mal já estava lá. Eu apenas o potencializei.
- Como?
- Humanos vivem carregados de uma crueldade sufocada."

Tem que ter estômago pra terminar :o

Tatiane.Toloto 08/03/2024

Muito bom, cada conto é interligado, todos muito absurdamente louco, seres humanos horríveis, fazendo atrocidades, eu poderia dizer que esse tipo de coisa não é possível mas estaria mentindo pra mim mesma, sei que é muito possível. Horrivelmente possível.

Malu Melo 01/12/2023

Meu Deus que livro fantástico. É a terceira obra de Rafel Montes que eu leio, e simplesmente fiquei boquiaberta. A maneira como esses contos se conecta é fantástica, e apesar de ser dito que você pode ler em qualquer ordem, recomendo que leia normalmente (especialmente no que se fere ao último capítulo, acho tão mais impactante se ele for deixado por último). É uma leitura muito rápida e envolvente, que gera angústia em várias ocasiões, com cenas pesadas e grotescas (exatamente como todos os livros do autor), e acho fascinante a capacidade que ele tem de colocar esses horrores no papel. Recomendo fortemente, está entre as minhas top 2 narrativas de Rafael Montes, já que ele tem um jeito totalmente novo de abordar um tema tão batido como os 7 pecados capitais.

Dantas 18/03/2023

Meu deus!
Incrível como tudo que o Raphael escreve é bom. Adorei completamente esse livro! Os contos e os plot twists são muito legais para um livro tão curto.

dudica. 20/01/2024

Tomei vários cagaços com os plots e agora estou com medo de dormir !
muito bom amei parabéns 5 estrelas
literatbea 20/01/2024minha estante
muito bommmm

bibia 21/08/2023

O Vilarejo
O Raphael Montes é facilmente um dos meus autores favoritos do Brasil. Preciso urgentemente ler mais livros dele, se todos forem perfeitos como os que eu já li, ele vira o favorito em um piscar de olhos. A escrita dele é bem fluida e muito bem escrita, o jeito que ele consegue deixar a gente surpreso a cada plot e consegue deixar o mistério no ar é incrivelmente perfeito.

Nesse livro, o início, o primeiro conto, eu havia achado bem confuso mas ao decorrer da história peças se encaixaram e eu falei tantos "puta merda" que as palavras pararam de fazer sentido pra mim. Quando o plot veio a se revelar, eu fiquei muito surpresa, tipo como alguém consegue pensar nisso? O que me leva a pensar na saúde mental do querido Raphael. E a velhinha de mancha vermelha está me dando muito medo no momento, me fez questionar muitas coisas. O Raphael tem esse poder, da última vez me fez ficar sem comer carne por 1 mês, não ironicamente, esse livro já ia me levando para o mesmo caminho.

É muito bom, perfeito e o plot incrível. Agradeço ao Raphael por me proporcionar traumas inesquecíveis!