Nova reunião

Nova reunião Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Nova Reunião

Julia 01/07/2023

O maior que temos
Drummond é bizarro. Cada poema é uma obra prima, e a complexidade por trás de tudo é surreal. É inacreditável como já tivemos alguém desse cacife na literatura, o homem era uma máquina de acertar.
Mais um querido que acolhi no meu coração graças as aulas de LB que não vou parar de ler nunquinha.

manupst 29/12/2022

Minha companhia em 2022, em vários momentos peguei pra ler algum trecho, vai deixar saudade! recomendo pra ir lendo aos poucos

Isa 23/07/2022

Talvez poesia não seja pra mim? Poucas foram as que eu realmente gostei e me senti tocada (fora as que eu já conhecida dos textos dos livros de português da escola). Talvez um dia eu tente novamente e consiga apreciar melhor a obra.

Rodrigo 26/04/2022

O maior poeta brasileiro
Ótima obra para conhecer Drummond. Apesar de não ter os 23 livros reunidos como se promete, ainda há muito de suas obras e escritos. Por se tratar de um grande volume, há cansaço em certos pontos da leitura. Mas nada apaga a importância desse livro, que também serve como um mapa das preciosidades do autor.

Roberto 10/04/2022

Certa vez, Manoel Bandeira escreveu "Não quero mais saber do lirismo que não é libertação", anunciando dois princípios da poesia modernista, que abriu mão da métrica e da rima. A partir do modernismo, os poetas passaram a adotar o verso livre, sem se preocupar com a contagem de sílabas poéticas, e branco, no qual a rima deixou de ser essencial. Carlos Drummond de Andrade, considerado o maior poeta brasileiro do século XX e um dos maiores do país, aderiu a esses princípios, vindo a se tornar um dos grandes representantes da segunda geração do modernismo. Muitos poemas do autor não apresentam rimas, além de observarmos claramente uma liberdade de escrita em suas composições.

O tomo Nova Reunião: 23 Livros de Poesia é uma coletânea póstuma, organizada pela editora Companhia das Letras. Ele contém 16 livros integrais (Alguma Poesia, Brejo das Almas, Sentimento do Mundo, José, A Rosa do Povo, Novos Poemas, Claro Enigma, Fazendeiro do Ar, A Vida Passada a Limpo, Lição de Coisas, A Falta que Ama, As Impurezas do Branco, Paixão Medida, Boitempo I, Boitempo II e Boitempo III) e seleções de poemas de outras sete obras de Drummond (Viola de Bolso, Versiprosa, Discurso de Primavera e Algumas Sombras, Corpo, O Amor Natural e Farewell).

Esta coletânea apresenta um panorama bem amplo da obra do príncipe dos poetas brasileiros, que teve uma vida longeva e produtiva. Nela, vemos Drummond retratar cenas da vida cotidiana, memórias de Itabira (sua cidade natal), lembranças do colégio interno em que estudou, impressões sobre o Rio de Janeiro, onde passou boa parte de sua vida, bem como sua ideologia política, próxima ao socialismo. Um autor tão profícuo abordou tantos temas que não caberiam nesta resenha.

Tive alguma dificuldade para ler o livro, que afinal são 23 em um só. Drummond é um dos autores que admiro desde o Ensino Médio, devido aos poemas e excertos publicados em livros didáticos de Língua Portuguesa, mas foi a primeira vez que tive contato com suas obras integrais. Essa experiência foi um pouco incômoda, porque ao lado de poesias curtas, similares àquelas que eu já conhecia e estimava, o autor possui poemas muito longos. Confesso que, em alguns desses, acabava me perdendo na leitura, tendo que relê-los ou deixá-los de lado, com o intuito de acabar o volume. Acredito que se tivesse lido os livros individualmente, a sensação de desespero que me acometia algumas vezes seria atenuada.

Ainda assim, fiquei mais maravilhado ainda com os poemas do autor e recomendo a leitura para aqueles que querem conhecer mais de Drummond. Só indico que o leitor prepare o espírito para passar longos meses na companhia dele, a não ser que o leia junto com outros livros, de maneira intercalada.
JurúMontalvao 10/04/2022minha estante
Ótima resenha! Parabéns ?

Roberto 10/04/2022minha estante
Obrigado!

Claudio 10/06/2021

O maior de todos os nossos poetas
A obra quase completa do maior dos nossos poetas, ativo desde os anos 30 até os 80! Um espetáculo !
Tem clássicos da nossa poesia, pérolas escondidas.

delicadas.leituras 23/12/2020

As palavras de um poeta
Uma reunião de seus livros publicados entre 1930 e 1969, depois foram acrescentados outros. Suas poesias possuem uma diversidade espantosa, desde o famoso 'No meio do caminho', também 'Sentimento do Mundo', e dois que gosto muito 'Ode no cinquentenário do poeta brasileiro' e 'Os inocentes do Leblon'. São poemas de tempos idos, e me trazem recordações do que sequer vivi.

luzzy 01/06/2020

sem palavras pra Drummond, só poema sensacional! por ser um livro extenso, recomendo ler ele junto de um outro livro e ir apreciando aos poucos

Ronnie 02/05/2020

Belo
23 vezes Drummond em um único livro. 23 livros em um só. O melhor do Drummond. A resenha mais fácil. O que falar do Drummond? Não se fala do Drummond, se senti. Belíssimo livro.

jessyhehe 25/08/2019

Depois de 4 meses lendo finalmente terminei.
O livro reúne os livros do grande poeta. Não recomendo ler apressadamente, ou ler somente esse livro e mais nenhum outro. Pois é um livro extenso e que cada poesia deve ser apreciada.

Adriana Scarpin 29/07/2016

Eu daria cinco estrelas para essa edição se de fato ela se constituísse de 23 livros, mas a verdade é que são 16 livros completos e seleções de sete livros. Sinceramente, preferiria que houvessem apenas os 16 livros completos do que ler os demais poemas separados do tôdo.
Anderson 08/02/2017minha estante
Obrigado por essa resenha. Coloquei nos desejados, mas pelo menos agora não vou ter a sensação de ter sido ludibriado quando tiver o livro em mãos. Até no site da editora deixa a entender que os livros estão completos. Abraço.

Carlos 11/04/2018minha estante
Obrigado por esta observação. Quero adquirir os livros que não estão completos.

Nanda 18/07/2018minha estante
Poxa que pena que não tem TODOS os contos. É a coletânea com mais contos dele disponível ao menos.

isa.dantas 29/04/2016

Drummond como sempre impecável. Ótima reunião!