Devagar e simples

Devagar e simples André Lara Resende

Resenhas - Devagar e Simples

Márcia 09/02/2022

Devagar e Simples - André Lara Resende
“Devagar e simples: Economia, Estado e vida contemporânea” é a obra do economista neoclássico André Lara Rezende, publicada em 2015 pela editora Companhia das Letras. O filho do escritor Otto Lara Rezende participou da elaboração do Plano Real, foi presidente do BNDES no governo FHC e fez parte da última campanha de Marina Silva à presidência da República. O livro dispõe de uma coletânea de trabalhos selecionados ao longo dos últimos anos distribuído em três capítulos, tendo como eixo central a desvalorização da política e a necessidade de repensar o Estado em prol da revalorização da vida pública.
O livro divide-se em três partes, a primeira com foco na economia e, mais especificamente, nas questões relacionadas ao crescimento econômico, a segunda em questões filosóficas e metodológicas, e a terceira em questões referentes ao direito, à política e à cidadania.
A primeira parte é intitulada As fortunas do crescimento. Nela, Lara Resende faz uma rigorosa análise da evolução do conceito de crescimento econômico e da diferença entre ele (que envolve fatores meramente quantitativos) e o de desenvolvimento (que, além dos fatores quantitativos envolve também os qualitativos).
A segunda parte, intitulada Das insatisfações difusas, também é constituída de quatro capítulos, ao longo dos quais Lara Resende volta a se referir a diversos nomes consagrados para examinar aspectos relacionados à metodologia pura e à metodologia aplicada à economia.
Por fim, a terceira parte do livro, que se intitula Para repensar o Estado, é composta de cinco capítulos, ao longo dos quais Lara Resende passa mais uma vez por destacados nomes da economia, da filosofia e da política com destaque para Amartya Sen e sua teoria do desenvolvimento como liberdade, cidadania e espírito público, Hannah Arendt e Richard Sennett, na análise da moderna desvalorização da vida pública, e Max Weber e Raymundo Faoro, na abordagem, respectivamente, do patrimonialismo e do caráter patrimonialista do capitalismo brasileiro.

Lu Lu Lu 19/07/2021

Diferente do que eu pensei que fosse
Achei que teria mais foco na simplicidade, por isso comprei. Mas são artigos sobre economia - excelentes - e um deles trata do tema. Valeu a pena.