O Aprendiz Taran Matharu

Resenhas - O Aprendiz

Sah 03/07/2020

Uma leitura leve
A escrita do livro é super fluida e agradável. Foi uma leitura rápida.
Os personagens são carismáticos e tem um desenvolvimento relativamente bom. Recomendo.

sky 27/06/2020

Uma experiência sensacional! O livro é de fácil compreensão e deliciosamente divertido, são capítulos exutos que facilitam a fluidez da leitura.
Creio que como qualquer outro livro, o autor deixou de explorar certos aspectos importantes, mas nada que afete a qualidade da obra.

Mel 18/06/2020

O começo de uma boa série
Fazia muito tempo que eu não lia uma série e essa fez com que me lembrasse o porquê de eu gostar tanto de histórias assim

Natty 12/06/2020

Um livro de fantasia incrível!!
Um livro rico em detalhes sem deixar cansativo, possuem cenas de ação e de calmaria. Um mundo fantástico,um final que deixa com gostinho de quero mais pelo 2° vol da série.
Personagens inteligentes, perspicazes e de grande personalidade.

Rebekah 30/05/2020

Muito bom!
No começo achei meio devagar porém foi ficando mais interessante.

Tiiko 24/05/2020

O Aprendiz
A história me envolveu desde o início. Cheia de magia, demônios, elfos e anões. Não tem enrolação e isso que me fez gostar mais ainda da leitura. Agora partir pra continuação!

Thaysa 18/05/2020

Surpreendente
O livro lembra muito Eragon no início, ambos personagens encontram algo que fazem com que eles precisem deixar tudo para trás. Daí me lembra um pouco de Pokémon, devido aos demônios (mesmo que não tenha sido intencional do autor, fazer alguma referência). O autor trás um mundo com demônios, anões, elfos, humanos e orcs que vivem em guerra, porém, trás a tentativa de aliança entre espécies, para derrotar um inimigo em comum (que não citarei qual porque seria spoiler) e no meio disso tudo, um órfão fugitivo buscando entender quem ele é e o que pode fazer. Indicaria totalmente para qualquer um que goste da temática! Ansiosa para ler os próximos e descobrir o que acontece com Fletcher.

Ps: coisas que me incomodaram: o livro tem folhas brancas, o cheiro é estranho (isso é relativo pra algumas pessoas) e alguns detalhes das características dos demônios e espaço não ficaram tão claras

Bella 11/05/2020

Qualquer um que ame magia vai amar o mundo de O Conjurador
Se curte Harry Potter, Senhor dos Anéis e um pouquinho de Game of Thrones, pode comprar a saga inteira de uma única vez, porque todos os três livros da trilogia são INCRÍVEIS.

A saga foi indicação do meu irmão, e ele me aconselhou a comprar os três livros de uma só vez, porque segundo ele os dois primeiros livros terminam de uma forma que é impossível não querer começar o próximo. E ainda bem que escutei meu irmão, porque quando terminava um livro eu ficava em estado de choque. E acabei lendo os 3 seguidos e muito rápido, sem nem querer vir aqui e fazer as resenhas.

O primeiro livro da saga tem toda a introdução de espaço, cenário, personagem, tempo e mundo. No livro existem demônios, orcs, gremilins, conjuração, mana, feitiços, campeonatos, escola de magia, críticas políticas e sociais, inclusão, guerra, e muita coisa incrível que deixou o livro muito redondo.

Os personagens são construídos com muito cuidado e sensibilidade. Fletcher ganhou meu coração ja no primeiro capítulo. Um bebê abandonado numa vila, com muitos traumas e obstáculos hierárquicos, como não se apaixonar? Fora a relação dele com Ignacio e Berton.

Todos os personagens me agradaram, Serafim poderia ser melhor trabalhado e incluso melhor no roteiro, porque ele é realmente muito bom, como pessoa e conjurador. Mas com certeza Otelo e Salomão (demônio de Otelo) são minha dupla favorita. Todos os personagens do ciclo afetuoso de Fletcher me conquistaram de uma maneira muito boa.

A escrita de Taran Matharu é muito fácil de fluir a leitura, bem explicativa (com um novo mundo de demônios sendo inserido é obrigatória uma escrita didática). Maaaaas como nem todo mundo é uma J.k Rowling, a escrita do autor as vezes se perde no tom e ?maturidade?. Alguns momentos ele se perdia com o público na escrita, em pontos era mais formal e sério, com uma escrita adulta e muito mais elaborado, semelhante às vezes, foquem no ?as vezes?, com George Martin.. mas em outros usava diálogos muito teens, bem adolescente e bobos. Tiveram momentos que eu ficava me questionando qual era o público do livro. Fora os clichês básicos de malhação: mocinho, vilao e diálogos provocativos e infantis.

Ah vale lembrar que a editora cometeu diversos erros digitais, palavras sem espaçamento, letra faltando, tinta manchada nas palavras. Além de ter tradução errada, as vezes traduziam os nomes em inglês e as vezes não, as vezes lia Arcturo (português) e no MESMO PARÁGRAFO lia Arcturus (inglês). Eu nunca entendo como um setor dentro da editora aprova uma impressão com tantas falhas ortográficas. Porque não passa só por uma única pessoa, são diversos olhos conferindo e lendo.

Mas tirando esse detalhe da escrita (e não da editora porque isso não é culpa do autor) o roteiro e o mundo que Taran Matharu cria são bem envolvente e intrigante. Gostaria de explicar melhor alguns pontos, mas poderia ser interpretado como spoiler. Mas é muito bom debater com quem já leu, são muitos assuntos e pautas bem gostosos de serem debatidos e analisados.

Adorei passar o tempo lendo a trilogia, e recomendo pra todo amante de magia e ficção.
wandersorn 11/05/2020minha estante
tenho uma leve vontade de ler...

Bella 11/05/2020minha estante
Se curte magia é uma ótima dica. O livro 2 é o meu favorito

Pri Martins 27/04/2020

Todo livro merece segunda chance
Quando li esse pela primeira vez, eu o achei chato, a leitura não fluía. Por fim, deixei de lado e peguei outro livro.

Mas agora dei uma segunda chance e adorei a estória! A leitura foi rápida e o que antes considerava chato, agora era legal, divertido.

Um livro para jovens, com lutas incríveis e muitas aventuras, além de passar bons valores.

muffim_triste 24/04/2020

Ótimo! - Conjurador, o aprendiz
O livro é maravilhoso e nos imerge em um universo único, com elementos mágicos interessantes e uma crítica social. Recomendo.

JulinhoGameplays 15/04/2020

Gostei muito
Eu gostei muito quando eu li, está até entre os meus Favoritos, pena que com o segundo livro isso não aconteceu

Thatiane 11/04/2020

Um livro muito bom com diversas referências a obras literárias e da cultura popular. Não esperava gostar quando comecei, mas acabei achando a historia bem envolvente e interessante

BelaBela 04/04/2020

O Aprendiz
O livro fala sobre Fletcher, um menino órfão, criado por um ferreiro em um pequeno vilarejo chamado Pelego. O destino o faz encontrar certo livro, um livro de conjurador que muda toda sua vida. Por um motivo bem convincente, Fletcher é obrigado a deixar seu vilarejo. Não sei se foi o acaso, destino ou sorte mesmo, mas Fletcher consegue entrar para uma escola de magos onde ele aprende a lidar com toda a sua magia e seu pequeno demôniozinho.

Esse livro superou todas as minhas expectativas, fiquei completamente apaixonada por todos os personagens, mas tem uns que vão te fazer arrancar os cabelos. Enfim, é simplesmente perfeito, me envolveu completamente e sempre me deu o gostinho de querer saber o que vem depois. Dou 5 estrelinhas com orgulho do meu novo bebê, e não vejo a hora de ler o próximo livro.

kauzzara 31/03/2020

O personagem é aquele tipo bem comum em livros de fantasia, um órfão que descobre que tem habilidades incríveis mas mesmo assim o livro não deixa de ser maravilhoso, combina elementos de livros de fantasia como elfos e anões mas também tem demônios que lembram bastante pokémons.

Major Skolf 11/03/2020

O fim da ressaca literária
Quando comecei a ler esse livro estava há meses sem conseguir me preender numa leitura de verdade, tudo que eu pegava eu largava. Mas com o Aprendiz foi diferente, o livro é leve e com um universo incrivelmente interessante e uma história que vai te prendendo a cada capítulo, ele é a definição do meme "Só mais um capítulo", onde você começa e não quer parar de ler. As criaturas que preenchem esse mundo são fascinantes, é bem diferenciado a maneira como eles invocam os monstros, precisando de couros de invocação. E embora no início eu ache que o Fletcher é bem inocente e ingênuo, ele parece ir ficando mais esperto com o tempo. O fim do livro é sem dúvidas a melhor parte, acaba de uma maneira que você se sente obrigado a iniciar no mesmo momento o livro dois pra saber o que aconteceu logo após.